COMPRAS - Tabela de Locações x Itens

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Conceito

Nesta opção, o usuário poderá efetuar pesquisas relacionadas ao cadastro de Locações x Itens além de, ser permitido que também se efetue a criação das locações de Estoque.


Tela Menu Principal

Compras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens.png Ao clicar na opção, o sistema irá direcionar o usuário para outro formulário.

Cadastro de Locações

O usuário irá gerenciar suas locações, podendo efetuar novas Inclusões, Alterar cadastros já existentes ou Excluir cadastros não utilizados.

Compras - Estoquista - Tabela de Locacao - Tela informativa.png
Compras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens - Form Locacoes x Codigos.png Para um novo cadastro de locação, clique no botão: Inclusão.
  • O sistema irá direcionar o usuário para a aba Cadastro (conforme exibição da figura abaixo).

Para excluir um cadastro de locação não utilizado, clique no botão: Exclusão.

  • Para excluir um local de locação, o usuário irá marcar a opção na grid e clicar no botão Excluir.
  • Importante: O sistema só permitirá a Exclusão quando o saldo alocado é igual a 0 (zero);

Para a alterar a quantidade de Itens em uma locação, clique no botão: Alteração Qtde;

  • O usuário será direcionado para ao formulário: Estoque na Locação, onde irá efetuar o ajuste na quantidade de estoque de itens (conforme imagem abaixo);

Para salvar o resultado da pesquisa em formato arquivo, clique no botão: Excel.

  • O usuário será direcionado para ao formulário: Salvar Lista em Arquivo, onde irá efetuar a configuração dos campos a serem exibidos (conforme imagem abaixo).

Para exibir os Locais de Estoque já cadastrados, efetue a pesquisa utilizando os filtros disponíveis e clique no botão Pesquisar (em evidência).

Para encerrar o módulo, clique no botão Sair (em evidência).

Compras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens - Form Locacoes x Codigos - Aba Cadastro.png Para a inclusão de um novo cadastro de Locação, execute os seguintes passos:
  • Empresa;
    • Por padrão, o sistema trará a empresa logada marcada, o usuário poderá selecionar qualquer opção dentre as cadastradas;
  • Cód. Item;
    • Informe o código do Item a ser cadastrado;
  • Local do Estoque;
    • Selecione o Local do Estoque dentre as opções cadastradas;
  • Fornecedor;
    • Selecione o Fornecedor dentre as opções cadastradas.
  • Locação;
    • Informe o nome para a nova locação;

Atenção: O usuário poderá efetuar a pesquisa de itens por Locação ao utilizar o campo:

  • Pesquisa Locação;
    • Ao clicar no botão Pesquisar, o sistema fará a pesquisa utilizando os dados fornecidos pelo usuário no campo digitável;
    • O resultado será exibido na grid
  • O usuário deve definir que tipo de locação deseja efetuar a pesquisa;
    • Locação sem definição;
    • Locação definidas porem vazias;
    • Todas as Locações;
  • Botões:
    • Confirmar;
      • Ao clicar no botão, o sistema irá salvar as alterações efetuadas;
    • Cancelar;
      • Ao clicar no botão, o sistema irá cancelar todas as alterações efetuadas;
Modulo Compras - Estoque - Tabela de Locacao - Form Cadastro de Locacoes - Tela Informativa.png O sistema irá emitir a tela informativa após a criação da nova locação.
  • Ao clicar na opção: YES;
    • O sistema irá habilitar o formulário para novo cadastro;
  • Ao clicar na opção: NO;
    • O sistema irá encerrar os formulários, retornando para o menu anterior.
Compras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens - Form Locacoes x Codigos - Botao Alteracao Qtde - Form Estoque na Locacao.png Ao clicar no botão: Alteração Qtde, o sistema irá direcionar o usuário para o formulário ao lado.

O formulário deve ser utilizado APENAS para ajuste de estoque e NUNCA durante uma CONTAGEM DE ESTOQUE.

Para efetuar a alteração, o usuário deve marcar o item na grid do formulário Locações x Códigos (aba Lista) e informar a quantidade de itens total em estoque.

Ao clicar em OK o sistema irá atualizar o estoque para a nova quantidade.

Compras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens - Form Locacoes x Codigos - Botao Alteracao Qtde - Tela Informativa.png O sistema irá emitir a tela informativa após a alteração do estoque.
  • Ao clicar na opção: Sim;
    • O sistema irá salvar a nova quantidade de itens em estoque;
  • Ao clicar na opção: Não;
    • O sistema irá encerrar os formulários, retornando para o menu anterior.
Compras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens - Form Locacoes x Codigos - Botao Excel - Form Salvar Lista em Arquivo.png Ao clicar no botão: Excel, o sistema irá direcionar o usuário para o formulário ao lado para que seja efetuada a configuração.
  1. O sistema trará por padrão o nome do formulário como nome do relatório.
    • O sistema permite a alteração do nome do relatório.
    • Caso deseje que seja exibido a Data/Hora da geração do relatório, deve efetuar a marcação do flag.
  2. O usuário deve selecionar o tipo de arquivo que deseja criar;
  3. Por padrão, o flag: Inclui Cabeçalho da Coluna, virá marcado, caso não deseje que seja exibido o cabeçalho, deve desmarcar o flag.
  4. O usuário deve selecionar os campos que deseje que seja exibido no relatório;
  5. Ao utilizar as setas, os campos selecionados serão inclusos ou excluídos do relatório;
  6. Os campos escolhidos serão exibidos nesta coluna;
  7. O usuário poderá mover as colunas de posição ao utilizar as setas;
  8. Botões:
    • Confirmar
      • Ao clicar no botão, o sistema irá efetuar a geração do relatório considerando os parâmetros selecionados;
    • Cancelar;
      • Ao clicar no botão, o sistema irá cancelar a solicitação.
Compras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens - Form Locacoes x Codigos - Botao Excel - Form Salvar Como.png O sistema irá direcionar o usuário para a tela do menu raiz para que seja salvo o relatório.

O usuário deve informar um nome para o arquivo.

Compras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens - Form Locacoes x Codigos - Botao Excel - Relatorio .png O arquivo gerado será protegido, ou seja não será permitido nenhum tipo de alteração.

Menu Flutuante

O sistema disponibiliza outras opções de filtro ao utilizar o menu flutuante (utilize o botão direito do mouse na grid).

Os filtros extras são:

  • Ordenar;
    • Esta opção não está disponível no momento;
  • Exportar;
    • Exporta dos dados exibidos na grid sob forma de relatório TXT ou Excel;
  • Imprimir;
    • Imprime os dados exibidos na grid sob forma de relatório;
  • Configurar;
    • A ação efetua a configuração das colunas exibidas na grid;
  • Salvar.
    • A ação salva a configuração exibida na Grid;
  • Restaurar;
    • A ação restaura a configuração exibida na Grid;
  • Bloquear
    • A ação efetua o bloqueio de acesso para a função selecionada;

Exportar

Para efetuar a exportação dos dados exibidos na grid

Compras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens - Form Locacoes x Codigos - Menu Flutuante - Exportar - Tela Informativa.png

ImageCompras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens - Form Locacoes x Codigos - Menu Flutuante - Exportar.png Ao clicar com o botão direito do mouse sobre a grid o sistema irá exibir o menu flutuante com novas opções de filtros.

Ao selecionar a opção Exportar, o sistema irá direcionar o usuário para o formulário Exportação, conforme exibido abaixo.

Compras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens - Form Locacoes x Codigos - Menu Flutuante - Exportar - Form Exportacao.png O usuário deve selecionar as opções que deseja serem exibidas no relatório.
  • Formato
    • Por padrão o sistema trás marcado a opção TXT;
  • Arquivo
    • O usuário deve clicar no botão Botao Pesquisa 5.png, para selecionar o local onde será salvo o arquivo.
    • O usuário deve nomear o relatório quando for salvar o arquivo.
Compras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens - Form Locacoes x Codigos - Menu Flutuante - Exportar - Form Exportacao - Relatorio.png O relatório salvo.

Atenção: Para esse exemplo foi salvo o arquivo em modo Excel.


Imprimir

Ao realizar a entrada de notas fiscais onde existam produtos sem cadastro de locação, esses produtos serão associados a uma locação padrão “SL” (Sem Locação). Porém, para que seja possível extrair uma relação desses produtos e realizar o devido ajuste, o sistema permite que o usuário imprima o resultado da pesquisa.

Compras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens - Form Locacoes x Codigos - Menu Flutuante - Imprimir.png A relação ao lado contempla todos os produtos que tem saldo alocado na locação “SL”. Para que seja possível imprimir essa relação, utilize o filtro disponível no menu flutuante (clique com o botão direito do mouse na grid), na opção “Imprimir” o sistema irá permitir gerar o relatório contendo esses dados, conforme exibido na imagem abaixo.
Compras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens - Form Locacoes x Codigos - Menu Flutuante - Imprimir - Relatorio2.png O relatório irá exibir os dados exibidos na Grid.

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