CargaBMW - ISPA - Regras de Operações

De Wiki NBS
Ir para navegação Ir para pesquisar

Voltar para Soluções NBS - Montadoras - BMW - CargaBMW - ISPA - Regras de Operações


Operações

Nesta página iremos detalhar as regras do negócio contidas nas operações.


getSetupValues

A operação getSetupValues tem o objetivo  de consultar dados de Cidades, Profissões, Veículos, Modelos, Cores, Acessórios e Impressoras cadastradas no sistema NBS.  

getOrderList

A operação getOrderList tem o objetivo de consultar todas as Pré-Ordens que foram criadas no sistema NBS, não possuem vínculo com ISPA Next (GUID) e estão com status “A Confirmar” ou “Confirmado”.

  • Para consultar as Pré-Ordens, o sistema considera 15 dias antes da data enviada na tag <creationDateFrom> e desconsidera a data da tag < creationDateTo>. 
    • Exemplo: <creationDateFrom> = 07/07/2020: Será listado todas as Pré-Ordens que foram criadas ou atualizadas a partir de 22/06/2020.

searchCustomer

A operação searchCustomer tem o objetivo de consultar no sistema NBS, por meio do Chassi, quem é o proprietário do veículo. A consulta irá retornar o número do CPF.

  • Quando a consulta não encontrar o Chassi cadastrado em nenhuma frota ou se a frota está marcada como "Foi Vendido", o sistema irá retornar um erro para o ISPA Next.

getCustomerDetails

A operação getCustomerDetails tem o objetivo de consultar no sistema NBS, por meio do CPF retornado na operação searchCustomer, os dados do cliente (Nome, telefone, endereço...).

checkPartsAvailability

A operação checkPartsAvailability tem o objetivo de consultar a disponibilidade da peça em estoque.

  • Na execução da operação, o Sistema NBS irá verificar se a peça enviada pelo ISPA Next tem De-Para “Óleo Motor”. Na hipótese de possuir De-Para, o código da peça resultante (Para) será usada para fazer uma busca no De-Para nativo do módulo Compas.exe. Se o resultado for positivo, utilizará a peça “Para” do De-Para nativo para retornar o saldo em estoque. Caso contrário, usará a peça “Para” do De-Para “Óleo Motor” para retornar o saldo em estoque. 
  • Na condição de não encontrar De-Para de “Óleo Motor”, o Sistema NBS irá verificar se a peça enviada pelo ISPA Next tem De-Para “Demais Peças”. Na hipótese de possuir De-Para, o código da peça resultante (Para) será usada para fazer uma busca no De-Para nativo do módulo Compas.exe. Se o resultado for positivo, utilizará a peça “Para’ do De-Para para retornar o saldo em estoque. Caso contrário, usará a peça “Para” do De-Para de “Demais Peças” para retornar o saldo em estoque. 
  • Caso não encontre De-Para “Óleo Motor” e “Demais Peças”, irá verificar se a peça enviada pelo ISPA Next tem De-Para nativo do Sistema NBS (Módulo Compras.exe). Sendo positivo, utilizará a peça “Para” para retornar o saldo em estoque. Outro, usará a peça enviada pelo ISPA Next para retornar o saldo em estoque.

Nota: Havendo De-Para, o sistema NBS irá retornar o saldo em estoque e o código da peça "Para", a partir desta ação, o ISPA Next utilizará o o código da peça "Para" nas operações: getPriceInformation, storeNewOrderBase e addJob.

  Acessar De-Para de Óleo Motor e Demais Peças: De-Para Peças.

getPriceInformation

A operação getPriceInformation tem o objetivo de consultor preços de kits, serviços e/ou peças.

  • Na consulta de preço do kit, o sistema NBS utiliza a quantidade e
  • Na ocasião que o sistema encontrar o kit, porém o serviço e/ou peça não estão cadastrados (situação que o kit no ISPA Next tem a opção de serviço/peça alternativa), será retornado o preço zerado para os itens não encontrados.
  • Para retorna o preço de serviço não original BMW / MINI, o sistema NBS verifica o parâmetro “Como Cobrar” do cadastrado de serviço:

Selecionado "por Preço": O sistema retorna o preço de venda do serviço.        

Selecionado "por Tempo": O sistema multiplica o "valor hora" do Tipo de O.S. pelo tempo de execução cadastrado no serviço para retornar o preço.

Selecionado “não Cobrar”: O sistema retorna o preço "0.00".

Nota: Local onde é configurado "Como Cobrar": Módulo NBS_OS.exe > Menu Tabelas > Serviços > Tabela de Serviços (TMO) >> Aba Cadastro >> Como Cobrar:

  • Quando o código da peça consultada não é original BMW / MINI e tem saldo no estoque em mais de um fornecedor, o sistema NBS irá retornar um erro, solicitando ao usuário que preencha o código do fornecedor + "." + Código da peça. Exemplo: 99.99999999999.
  • Quando o código do pneu consultado é original BMW / MINI e tem saldo no estoque em mais de um fornecedor, o sistema NBS irá retornar um erro, solicitando ao usuário que preencha o código do fornecedor + "." + Código da peça. Exemplo: 99.99999999999.
  • Quando o código da peça consultada é original BMW / MINI e tem saldo no estoque em mais de um fornecedor original, o sistema NBS irá retornar o seguinte erro: Existe mais de um Fornecedor Original para a peça. Obrigatório definir somente um Fornecedor Original.
  • Para serviço original BMW / MINI, o sistema NBS verifica se o serviço pode ser utilizado para o chassi em questão, caso não seja, será retornado o seguinte erro: O serviço não pode ser executado no Chassi.
  • Se a empresa é participante do Programa de desconto Fidelidade e a consulta é de kit, serviço e/ou peça original BMW / MINI, o sistema NBS irá aplicar o desconto do programa e retornará o preço líquido para o ISPA Next.  

Nota: Local onde é configurado o Programa Fidelidade: Módulo Tabelas.exe > Parâmetros Gerais [3] > Parâmetros > Específico > BMW > BMW e MINI Fidelidade: Aplicar descontos automáticos na Oficina.

  •    Na ocasião de ser consultado o preço de um kit, o sistema NBS irá utilizar as quantidades de UT e peças que estão definidos no cadastro do kit e desconsiderará os dados enviados pelo ISPA Next. Na hipótese de não encontrar a peça cadastrada no kit, o sistema irá considerar a quantidade enviada pelo ISPA Next e utilizará o preço do cadastro da peça. Ação necessária para atender o cenário que o kit no ISPA Next, tem a opção de peça alternativa.

Nota: Local do cadastro do kit: Módulo NBS_OS.exe > Menu Tabelas > Serviços > Reclamações Padrões/Kits.

  • Quando a consulta não é de kit, o sistema NBS irá utilizar a quantidade enviada pelo ISPA Next para calcular o preço.
  • Se o sistema NBS identificar que o cadastro da peça está com unidade de medida ML, será convertido em litro para retornar para o ISPA Next.

Exemplo: No caso de 4500ML, será retornado para o ISPA Next: 4500/1000 = 4.5. 

getLocalFlatRateGroupList

A operação getLocalFlatRateGroupList tem o objetivo de consultar os setores da oficina cadastrados no módulo NBS_OS.

  • O Sistema NBS irá retornar para o ISPA Next, os códigos de setores da oficina que possuem pelo menos um serviço não original vinculado e que estão relacionados com Tipo de Concessionária BMW ou sem marca.

Nota: Local onde é configurado o setor: NBS_OS.exe > Menu Tabelas > Serviços >> Setores.

Observação: Para definir a marca BMW no setor, é necessário realizar a configuração em: Módulo Tab_veic.exe > Secundárias > Marcas > Cadastro > Tipo concessionária. 

getLocalFlatRateGroup 

A operação getLocalFlatRateGroup tem o objetivo de consultar os serviços da concessionária de acordo com o código do setor. 

  • Se o setor está definido para marca com Tipo de Concessionária BMW, o sistema NBS irá retornar todos os serviços não original que estão vinculados ao setor. 
  • Se o setor está sem definição de marca, o sistema NBS irá retornar todos os serviços não original do setor que estão configurados para "Considerar para BMW ISPA Next”.  

Nota: Local para configurar o serviço: NBS_OS.exe > Tabelas > Serviços > Tabela de Serviços (TMO) > Considerar para BMW ISPA Next.

getLocalSRPGroupList

  • A operação getLocalSRPGroupList tem o objetivo de consultar grupos de kits que estão associados a marca BMW, que tenha pelo menos o cadastro de um kit não original, vigente e com o código do grupo. Também serão consultados os grupos de kits que não possuem marca definida, que tenha pelo menos o cadastro de um kit não original, vigente e com o código do grupo.

Nota: Local onde é configurado grupo de kit: NBS_OS.exe > Tabelas > Serviços > Grupo de Reclamações Padrões / Kits.

getLocalSRPGroup

A operação getLocalSRPGroup tem o objetivo de consultar kits de acordo com o código do grupo, isto é, todos os kits que estão cadastros com o código do grupo, serão retornados os códigos deles para o ISPA Next.

  • Se o usuário pressionar a opção "A oferta adequada para cada estação", localizado na aba Markentig do ISPA Next, será invocado a operação getLocalSRPGroup para consultar códigos de kits que estão configurados com código de grupo fábrica MM01 (Tag <localSRPGroupID>MM01</localSRPGroupID>).
  • Se o usuário pressionar a opção "Acessórios de manutenção", localizado na aba Markentig do ISPA Next, será invocado a operação getLocalSRPGroup para consultar códigos de kits que estão configurados com código de grupo fábrica MM02 (Tag<localSRPGroupID>MM02</localSRPGroupID>). 
  • Se o usuário pressionar a opção "Pecas Originais e Acessórios", localizado na aba Markentig do ISPA Next, será invocado a operação getLocalSRPGroup para consultar códigos de kits que estão configurados com código de grupo fábrica MM03 (Tag<localSRPGroupID>MM03</localSRPGroupID>). 
  • Se o usuário pressionar a opção "Pneus originais e rodas", localizado na aba Markentig do ISPA Next, será invocado a operação getLocalSRPGroup para consultar códigos de kits que estão configurados com código de grupo fábrica MM04 (Tag<localSRPGroupID>MM04</localSRPGroupID>). 
  • Se o usuário pressionar a opção "Smart Repair", localizado na aba Markentig do ISPA Next, será invocado a operação getLocalSRPGroup para consultar códigos de kits que estão configurados com código de grupo fábrica MS01 (Tag<localSRPGroupID>MS01</localSRPGroupID>). 

Nota: Local onde é configurado o código do grupo no kit: NBS_OS.exe > Tabelas > Serviços > Reclamações Padrões/Kits > Cadastro > Grupo.

 getLocalSRPDetails

A operação getLocalSRPDetails tem o objetivo de consultar os dados de kits (descrição, serviço e peça), por meio do código do kit retornado na operação getLocalSRPGroup.

  • Se dentro do kit tiver peça com unidade de medida ML, o sistema NBS irá retornar a quantidade em litro.

Exemplo: No caso de 4500ML, será retornado para o ISPA Next: 4500/1000 = 4.5.

storeNewOrderBase

A operação storeNewOrderBase tem o objetivo de criar Pré-Ordem e Evento CRM no sistema NBS.

  •  Se a empresa não está configurada para Obrigar a confirmação da agenda pelo módulo NBS_OS.exe, o sistema NBS irá criar a agenda com status "Confirmado". Caso contrário, será criado a agenda com status "A Confirmar".

Nota: Local onde é configurado o status da agenda: NBS_CRM.exe > Tabelas > Parâmetros > Padrão >> Agenda Premium – Obrigar confirmação da agenda com o cliente pelo NBS_OS (A Confirmar).

  • Se a empresa está configurada para Reservar itens no agendamento (NBS_CRM), o sistema NBS irá reservar as peças na criação da Pré-Ordem.

 Nota: Local onde é configurado a reserva na Pré-Ordem: Tabelas.exe > Parâmetros Gerais [2] > Parâmetros > Específicos > CRM/Agenda Premium/ TSW > Reserva itens no agendamento (NBS_CRM).

  • Todos os serviços da Pré-Ordem entrarão automaticamente no bolso, com intuito de também possibilitar a programação do técnico pelo módulo NBS_Painel.exe.
  • Quando a reclamação enviada pelo ISPA Next não tem serviço, o sistema NBS irá usar o serviço padrão, configurado no módulo NBS_CRM.exe e utilizará o Tipo de O.S doutra reclamação.

Nota: Local onde é configurado o serviço padrão: NBS_CRM.exe > Tabelas > Parâmetros > Padrão >> Código de Serviço Padrão para Agendamento com Descrição Livre na reclamação.

  • No momento da criação da Pré-Ordem, o sistema NBS também criar um De-para na entidade NBSWS_BMW_ISPA_JOB do banco de dados, com a finalidade de retornar o cost unit correto para o ISPA Next.
  • O Sistema NBS somente irá permitir incluir o mesmo Serviço mais de uma vez, quando for adicionado com Tipo de O.S diferente, ou se o Tipo de O.S estiver configurado para “Permitir inclusão do mesmo serviço em reclamações diferentes”.

Nota: Local onde é configurado a permissão de repetir o serviço: NBS_OS.exe > Menu Tabelas > Controle de O.S > Tipos de O.S. > Cadastro por Empresa > Flag [1] > Permitir inclusão do mesmo serviço em reclamações diferentes.

   


Voltar para Soluções NBS - Montadoras - BMW - CargaBMW - ISPA - Regras de Operações

Voltar para Soluções NBS - Montadoras - BMW - CargaBMW - ISPA - Operações