CargaBMW - ISPA - Regras de Operações
Voltar para Soluções NBS - Montadoras - BMW - CargaBMW - ISPA - Regras de Operações
Operações
Nesta página iremos detalhar as regras do negócio contidas nas operações.
getSetupValues
A operação getSetupValues tem o objetivo de consultar dados de Cidades, Profissões, Veículos, Modelos, Cores, Acessórios e Impressoras cadastradas no sistema NBS.
getOrderList
A operação getOrderList tem o objetivo de consultar todas as Pré-Ordens que foram criadas no sistema NBS, não possuem vínculo com ISPA Next (GUID) e estão com status “A Confirmar” ou “Confirmado”.
- Para consultar as Pré-Ordens, o sistema considera 15 dias antes da data enviada na tag <creationDateFrom> e desconsidera a data da tag < creationDateTo>.
- Exemplo: <creationDateFrom> = 07/07/2020: Será listado todas as Pré-Ordens que foram criadas ou atualizadas a partir de 22/06/2020.
searchCustomer
A operação searchCustomer tem o objetivo de consultar no sistema NBS, por meio do Chassi, quem é o proprietário do veículo. A consulta irá retornar o número do CPF.
- Quando a consulta não encontrar o Chassi cadastrado em nenhuma frota ou se a frota está marcada como "Foi Vendido", o sistema irá retornar um erro para o ISPA Next.
getCustomerDetails
A operação getCustomerDetails tem o objetivo de consultar no sistema NBS, por meio do CPF retornado na operação searchCustomer, os dados do cliente (Nome, telefone, endereço...).
checkPartsAvailability
A operação checkPartsAvailability tem o objetivo de consultar a disponibilidade da peça em estoque.
- Na execução da operação, o Sistema NBS irá verificar se a peça enviada pelo ISPA Next tem De-Para “Óleo Motor”. Na hipótese de possuir De-Para, o código da peça resultante (Para) será usada para fazer uma busca no De-Para nativo do módulo Compas.exe. Se o resultado for positivo, utilizará a peça “Para” do De-Para nativo para retornar o saldo em estoque. Caso contrário, usará a peça “Para” do De-Para “Óleo Motor” para retornar o saldo em estoque.
- Na condição de não encontrar De-Para de “Óleo Motor”, o Sistema NBS irá verificar se a peça enviada pelo ISPA Next tem De-Para “Demais Peças”. Na hipótese de possuir De-Para, o código da peça resultante (Para) será usada para fazer uma busca no De-Para nativo do módulo Compas.exe. Se o resultado for positivo, utilizará a peça “Para’ do De-Para para retornar o saldo em estoque. Caso contrário, usará a peça “Para” do De-Para de “Demais Peças” para retornar o saldo em estoque.
- Caso não encontre De-Para “Óleo Motor” e “Demais Peças”, irá verificar se a peça enviada pelo ISPA Next tem De-Para nativo do Sistema NBS (Módulo Compras.exe). Sendo positivo, utilizará a peça “Para” para retornar o saldo em estoque. Outro, usará a peça enviada pelo ISPA Next para retornar o saldo em estoque.
Nota: Havendo De-Para, o sistema NBS irá retornar o saldo em estoque e o código da peça "Para", a partir desta ação, o ISPA Next utilizará o o código da peça "Para" nas operações: getPriceInformation, storeNewOrderBase e addJob.
Acessar De-Para de Óleo Motor e Demais Peças: De-Para Peças.
getPriceInformation
A operação getPriceInformation tem o objetivo de consultor preços de kits, serviços e/ou peças.
- Na consulta de preço do kit, o sistema NBS utiliza a quantidade e
- Na ocasião que o sistema encontrar o kit, porém o serviço e/ou peça não estão cadastrados (situação que o kit no ISPA Next tem a opção de serviço/peça alternativa), será retornado o preço zerado para os itens não encontrados.
- Para retorna o preço de serviço não original BMW / MINI, o sistema NBS verifica o parâmetro “Como Cobrar” do cadastrado de serviço:
Selecionado "por Preço": O sistema retorna o preço de venda do serviço.
Selecionado "por Tempo": O sistema multiplica o "valor hora" do Tipo de O.S. pelo tempo de execução cadastrado no serviço para retornar o preço.
Selecionado “não Cobrar”: O sistema retorna o preço "0.00".
Nota: Local onde é configurado "Como Cobrar": Módulo NBS_OS.exe > Menu Tabelas > Serviços > Tabela de Serviços (TMO) >> Aba Cadastro >> Como Cobrar:
- Quando o código da peça consultada não é original BMW / MINI e tem saldo no estoque em mais de um fornecedor, o sistema NBS irá retornar um erro, solicitando ao usuário que preencha o código do fornecedor + "." + Código da peça. Exemplo: 99.99999999999.
- Quando o código do pneu consultado é original BMW / MINI e tem saldo no estoque em mais de um fornecedor, o sistema NBS irá retornar um erro, solicitando ao usuário que preencha o código do fornecedor + "." + Código da peça. Exemplo: 99.99999999999.
- Quando o código da peça consultada é original BMW / MINI e tem saldo no estoque em mais de um fornecedor original, o sistema NBS irá retornar o seguinte erro: Existe mais de um Fornecedor Original para a peça. Obrigatório definir somente um Fornecedor Original.
- Para serviço original BMW / MINI, o sistema NBS verifica se o serviço pode ser utilizado para o chassi em questão, caso não seja, será retornado o seguinte erro: O serviço não pode ser executado no Chassi.
- Se a empresa é participante do Programa de desconto Fidelidade e a consulta é de kit, serviço e/ou peça original BMW / MINI, o sistema NBS irá aplicar o desconto do programa e retornará o preço líquido para o ISPA Next.
Nota: Local onde é configurado o Programa Fidelidade: Módulo Tabelas.exe > Parâmetros Gerais [3] > Parâmetros > Específico > BMW > BMW e MINI Fidelidade: Aplicar descontos automáticos na Oficina.
- Na ocasião de ser consultado o preço de um kit, o sistema NBS irá utilizar as quantidades de UT e peças que estão definidos no cadastro do kit e desconsiderará os dados enviados pelo ISPA Next. Na hipótese de não encontrar a peça cadastrada no kit, o sistema irá considerar a quantidade enviada pelo ISPA Next e utilizará o preço do cadastro da peça. Ação necessária para atender o cenário que o kit no ISPA Next, tem a opção de peça alternativa.
Nota: Local do cadastro do kit: Módulo NBS_OS.exe > Menu Tabelas > Serviços > Reclamações Padrões/Kits.
- Quando a consulta não é de kit, o sistema NBS irá utilizar a quantidade enviada pelo ISPA Next para calcular o preço.
- Se o sistema NBS identificar que o cadastro da peça está com unidade de medida ML, será convertido em litro para retornar para o ISPA Next.
Exemplo: No caso de 4500ML, será retornado para o ISPA Next: 4500/1000 = 4.5.
getLocalFlatRateGroupList
A operação getLocalFlatRateGroupList tem o objetivo de consultar os setores da oficina cadastrados no módulo NBS_OS.
- O Sistema NBS irá retornar para o ISPA Next, os códigos de setores da oficina que possuem pelo menos um serviço não original vinculado e que estão relacionados com Tipo de Concessionária BMW ou sem marca.
Nota: Local onde é configurado o setor: NBS_OS.exe > Menu Tabelas > Serviços >> Setores.
Observação: Para definir a marca BMW no setor, é necessário realizar a configuração em: Módulo Tab_veic.exe > Secundárias > Marcas > Cadastro > Tipo concessionária.
getLocalFlatRateGroup
A operação getLocalFlatRateGroup tem o objetivo de consultar os serviços da concessionária de acordo com o código do setor.
- Se o setor está definido para marca com Tipo de Concessionária BMW, o sistema NBS irá retornar todos os serviços não original que estão vinculados ao setor.
- Se o setor está sem definição de marca, o sistema NBS irá retornar todos os serviços não original do setor que estão configurados para "Considerar para BMW ISPA Next”.
Nota: Local onde para configurar o serviço: NBS_OS.exe > Tabelas > Serviços > Tabela de Serviços (TMO) > Considerar para BMW ISPA Next.
Voltar para Soluções NBS - Montadoras - BMW - CargaBMW - ISPA - Regras de Operações
Voltar para Soluções NBS - Montadoras - BMW - CargaBMW - ISPA - Operações