NBS Recap Web - Botão Produção
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Produção
O processo de recapagem pelo qual passa o pneu é composto de várias fases no qual será identificado como Produção.
A produção corresponde a nove fases, sendo elas: Inspeção Inicial, Raspagem, Escareação, Dissolução, Gomagem, Preparação de Bandas, Roletagem, Cozimento e, Inspeção Final.
Estas etapas serão disponíveis de acordo com o perfil do técnico, portanto a visão das informações abaixo poderá ser diferente das apresentadas neste manual.
Após gerada a Ficha do Cliente e encaminhada para a Produção, esta será visível nesta área, para acessa-la, siga os passos abaixo.
Utilize o botão , para exibir o formulário abaixo. |
Produção Pneu
Visualize o processo de recapagem para cada ficha em Produção.
O usuário poderá acompanhar as etapas executadas/em execução, conforme será descrito sobre os procedimentos ao longo deste manual.
Fases da Produção
O processo de produção possui nove (9) fases, sendo cada uma pré-requisito da próxima, ou seja, a ficha só passará para a fase seguinte após sua confirmação / aprovação, as fases de produção são:
- Inspeção Inicial
- Raspagem;
- Escareação;
- Dissolução;
- Gomagem;
- Preparação de Bandas;
- Roletagem;
- Cozimento;
- Inspeção Final.
Inspeção Inicial
Toda ficha encaminhada para a Produção será iniciada na fase Inspeção Inicial.
Nesta fase, será Realizada a inspeção de todas as partes da carcaça (interior, flancos, talões e bandas de rodagem), classificando-a como apta ou não para ser reformada ou reparada.
Na fase da inspeção inicial é possível informar a Planta, alterar a data e hora do início e término. Os campos adicionais obrigatórios deverão serem preenchidos com as informações de cada uma das fases. Caso tenha, preencha as Observações dessa fase.
Marque a ficha para qual terá o seu atendimento e, clique no botão o usuário será direcionado para o formulário abaixo, com as seguintes abas:
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Etapa
Atenção: Os campos destacados com * são de preenchimento obrigatório.
O usuário deve preencher os campos da ficha e, identificar o status da carcaça: Aprovado ou, Reprovado.
Importante: Ao reprovar a ficha, será habilitado novos campos para preenchimento obrigatório. Para a necessidade de lançamento de Serviços / Consumo, clique no botão , clique AQUI para maiores detalhes |
Dados da Ficha
Esta aba terá as seguintes sub abas:
- Dados
- Ficha Técnica Pneu
Dados
Durante a inspeção, em caso de dúvidas é possível consultar os dados da ficha.
As informações nessa sub aba será apenas para conhecimento, uma vez que o usuário não poderá efetuar alteração nos dados exibidos. |
Ficha Técnica Pneu
Para recapadoras que desejam que o técnico acesse somente a produção, poderá passar para o usuário o acesso E0801 - Acesso etapa de produção recapagem, aonde somente irá apresentar a produção e o usuário poderá somente ver as fichas das etapas que eles estão cruzados.
Necessário o acesso E0302 – Pode alterar a ficha - Produção - Recapagem.
Raspagem
Após a aprovação na fase anterior, a ficha será encaminhada para esta fase automaticamente.
Nesta fase, será retirada a banda de rodagem desgastada respeitando os perfis e espessuras recomendadas pelos fabricantes, a fim de obter uma geometria e rugosidade da superfície raspada precisa para a colocação de uma nova banda de rodagem.
Na fase da Raspagem é possível informar a Planta, alterar a data e hora do início e término. Os campos adicionais obrigatórios deverão serem preenchidos com as informações de cada uma das fases. Caso tenha, preencha as Observações dessa fase.
Para executar esta fase da Produção, marque a ficha para qual terá o seu atendimento e, clique no botão | |
O usuário deve preencher os campos da ficha e, identificar o status da carcaça: Aprovado ou, Reprovado.
Importante: Ao reprovar a ficha, será habilitado novos campos para preenchimento obrigatório. Atenção: Os campos destacados com * são de preenchimento obrigatório. Para a necessidade de lançamento de Serviços / Consumo, clique no botão , clique AQUI para maiores detalhes |
Escareação
- Verificar o estado da carcaça e avaliar sua recapabilidade após verificar a dimensão dos danos e aplicar as tolerâncias especificadas para o posto.
- Eliminar as partes deterioradas da carcaça tratando os danos com as ferramentas do posto antes de avançar para a próxima etapa do processo.
- Preparar a superfície da carcaça para receber os produtos necessários para o processo de recapagem e/ou reparação (Exemplo: manchão, goma de ligação, goma de reparação).
- A reparação permite restaurar a estrutura da carcaça para permitir sua reutilização nas condições em que foi concebido o pneu.
Na fase de Escareação é possível informar a Planta, alterar a data e hora do início e término. Caso tenha, preencha as Observações dessa fase.
Dissolução
Aplicar dissolução nas áreas preparadas para receber produtos a cru.
Na fase da Dissolução é possível informar a Planta, alterar a data e hora do início e término.
Os campos adicionais obrigatórios deverão serem preenchidos com as informações de cada uma das fases.
No caso da Dissolução é informado o início da dissolução para que o módulo calcule o prazo para secagem da cola e destacando na lista mudando a cor facilitando a visualização do time técnico.
É apenas visual (não irá bloquear lançar etapa) nos parâmetros de tempo mínimo e máximo de secagem da cola.
Amarelo: Iremos calcular automaticamente a data de início da gomagem e antes de 10 minutos para o tempo de Min. De Secagem.
Verde: O tempo após o tempo Min. De Secagem e antes do Tempo Máx. de Secagem.
Vermelho: Após o tempo Máx. de Secagem.
Caso tenha, preencha as Observações dessa fase.
Gomagem
Reconstituir o perfil da carcaça nas áreas que foram escareadas, por meio de preenchimento com goma de reparação e aplicação de peças de reforço (manchões), quando necessário.
Na fase da Gomagem é possível informar a Planta, alterar a data e hora do início e término. Os campos adicionais obrigatórios deverão serem preenchidos com as informações de cada uma das fases.
Caso tenha, preencha as Observações dessa fase.
Fabricante do Manchão e Reparos
Quando for necessário a inclusão de novos Manchões e/ou Reparos, clique no botão , os campos do formulário abaixo são de preenchimento obrigatório.
Preparação de Bandas
Preparar a banda de rodagem no comprimento adequado conforme o perímetro da carcaça garantindo a continuidade do desenho da escultura.
Na fase da Preparação de Bandas é possível informar a Planta, alterar a data e hora do início e término. Os campos adicionais obrigatórios deverão serem preenchidos com as informações de cada uma das fases. Caso tenha, preencha as Observações dessa fase.
Para executar esta fase da Produção, marque a ficha para qual terá o seu atendimento e, clique no botão | |
Importante: Nesta fase NÃO será permitido a identificação dos Status: Reprovado ou Retrabalho.
Atenção: Os campos destacados com * são de preenchimento obrigatório. Para a necessidade de lançamento de Serviços / Consumo, clique no botão , clique AQUI para maiores detalhes |
Roletagem
Aplicar goma de ligação a quente. Aplicar e roletar a banda de rodagem com tensão repartida sobre o topo da carcaça preparada para recebê-la.
Na fase da Roletagem é possível informar a Planta, alterar a data e hora do início e término. Os campos adicionais obrigatórios deverão serem preenchidos com as informações de cada uma das fases. Caso tenha, preencha as Observações dessa fase.
Cozimento
Garantir a coesão dos produtos: Banda de rodagem, goma de ligação e carcaça através do processo de vulcanização.
Na fase da Cozimento é possível informar a Planta, alterar a data e hora do início e término. Os campos adicionais obrigatórios deverão serem preenchidos com as informações de cada uma das fases.
Caso estejam cadastrados os envelopes deverão ser informados os dados da Vulcanização como Envelope Externo, Interno, Autoclave e Lote.
O Controle de envelope para quem deseja utilizar iremos controlar cada envelope usado, ele só será disponibilizado para o próximo uso, após o tempo mínimo da última utilização e que não tenha atingido a quantidade mínima para o próximo uso.
Caso tenha, preencha as Observações dessa fase.
Para executar esta fase da Produção, marque a ficha para qual terá o seu atendimento e, clique no botão | |
Importante: Nesta fase NÃO será permitido a identificação dos Status: Reprovado ou Retrabalho.
Atenção: Os campos destacados com * são de preenchimento obrigatório. Para a necessidade de lançamento de Serviços / Consumo, clique no botão , clique AQUI para maiores detalhes |
Inspeção Final
Avaliar o aspecto dos pneus recapados e/ou consertados de maneira a liberar somente produtos dentro dos padrões de qualidade estabelecidos nos referenciais do posto.
Na fase da Inspeção Final é possível informar a Planta, alterar a data e hora do início e término. Os campos adicionais obrigatórios deverão serem preenchidos com as informações de cada uma das fases: Aprovado, Reprovado ou Retrabalho
Aprovado
Nesta fase, temos duas opções de aprovação:
Classificação D: Classificação atribuída a um Pneu conforme.
Classificação R1: Classificação provisória atribuída a um pneu, que após a verificação final necessita de uma intervenção sem aplicação de goma e passa a ser obrigatório o Critério de Qualidade.
Caso tenha, preencha as Observações dessa fase. Elas serão exibidas no laudo e na ficha do pneu.
Status do atendimento
Para executar esta fase da Produção, marque a ficha para qual terá o seu atendimento e, clique no botão | |
Atenção: Os campos destacados com * são de preenchimento obrigatório.
Para a necessidade de lançamento de Serviços / Consumo, clique no botão , clique AQUI para maiores detalhes | |
Em caso de a etapa de Inspeção Final for aprovada e salva, automaticamente a ficha abaixo será exibida com o status de APROVADO |
Reprovado
Em caso de a Inspeção ter o status Reprovado aparecem os campos Número do Laudo, Motivo Qualidade, Motivo Reprovação e a opção de inserir Imagem do Pneu
Ao selecionar este status, o usuário irá selecionar a classificação.
Classificação H: Classificação atribuída a um pneu não conforme e sem condições de rodar com segurança.
A classificação H já é selecionada automaticamente, deve ser informado o Motivo Qualidade, Motivo Reprovação e o Critério de Qualidade são itens obrigatórios de ser informado o motivo.
Atenção: Os campos destacados com * são de preenchimento obrigatório.
Preencha os campos obrigatórios com as informações que gerou a reprovação. | |
Modelo da etiqueta de status REPROVADO |
Aba Imagem Pneu
Caso o técnico queira adicionar imagem do pneu para justificar também o motivo da reprovação é possível
Importante: Esta aba só será visível ao selecionar uma das opções: Retrabalho ou Reprovado;
Atenção: O usuário poderá incluir imagem com o tamanho máximo de 6.097MB. |
Retrabalho
Ao selecionar este status, o usuário irá selecionar a classificação, sendo elas:
Classificação B: Classificação provisória atribuída a um pneu que necessita ser reprocessado.
Ao selecionar a classificação B, o Pneu irá retornar para a fase:
2 – Raspagem > 3 – Escareação > 4 – Dissolução > 5 – Gomagem > 6 – Preparação de Banda > 7 – Roletagem > 8 – Cozimento > 9 – Inspeção Final.
Classificação R3: Classificação provisória atribuída a um pneu que necessita de uma intervenção em Escareação, Gomagem e Vulcanização.
Ao selecionar a classificação R3, o Pneu irá retornar para a fase:
3 – Escareação > 4 – Dissolução > 5 – Gomagem > 8 – Cozimento > 9 – Inspeção Final.
Nas Classificações R3 e B, Motivo do Retrabalho e Critério de Qualidade devem ser informados.
Após a finalização da Produção, o usuário deve retornar à Agenda de Produção para fazer o tratamento e a Liberação do pneu.
Ficha - Botões coluna Ações
Ao acessar a Ficha, esta será apresentada com as etapas da produção e a grid com as fichas pendentes.
Na ficha, será exibido na coluna Ações os seguintes botões:
- Alterar Ficha;
- Histórico da Ficha;
- Imprimir Etiqueta;
- Imprimir Requisição.
Para recapadoras que desejam que o técnico acesse somente a produção, poderá passar para o usuário o acesso E0801 - Acesso etapa de produção recapagem,aonde somente irá apresentar a produção e o usuário poderá somente ver as fichas das etapas que eles estão cruzados.
Botão Alterar Ficha
Necessário o acesso E0302 – Pode alterar a ficha - Produção - Recapagem.
Botão Histórico Ficha
Nesta sessão o usuário poderá acessar o histórico da ficha.
Botão Imp. Etiqueta
Nesta fase, o usuário fará a impressão da etiqueta da ficha.
Botão Imprimir Requisição
Nesta sessão o usuário irá efetuar a impressão da requisição.
Ao clicar no botão , será gerada a ficha para a impressão. | |
Exemplo da ficha para impressão. |
Botão Lançar Dados da Etapa
Nesta sessão o usuário irá lançar informações na etapa vigente.
Botão Serviços Adicionais
Para a inclusão de serviços adicionais, clique no botão será exibido o formulário abaixo com as seguintes abas:
- Serviços
- Consumo
Importante: A identificação do formulário será o nome da fase em que o usuário se encontra. Para este exemplo estamos utilizando um evento cuja fase se encontra na Inspeção Inicial, portanto, o formulário está indicando que a fase se trata da: 1- Inspeção Inicial.
Atenção: Consumo, Kit e Serviços não adicionados na ficha ou coleta podem ser lançados dependendo da necessidade encontrada.
Sub Aba Serviços:O usuário poderá adicionar pacotes de serviço através dos seguintes botões: | |
Sub Aba Consumo:O usuário poderá adicionar os pacotes de Consumo através do botão: |
Botão Kit
Nesta sessão o usuário irá selecionar os Kits já programados (com itens/peças), ao clicar no botão , o processo será executado no formulário abaixo.
Botão Serviços
Nesta sessão o usuário irá selecionar os serviços através do botão , o processo será executado no formulário abaixo.
Sub Aba Consumo
Nesta sessão o usuário irá selecionar o Item através do botão , o processo será executado no formulário abaixo.
Coluna Ações - Botões
Atenção: Os botões exibidos nesta aba será os mesmos exibidos na aba Serviços, portanto, devido ao processo ser o mesmo, só iremos demonstrar este processo nesta guia.
Botão Desconto
Utilize este botão para conceder desconto diretamente no item.
Botão Exclui
Quando necessário, o usuário poderá excluir o Kit, Serviço ou Item, desde que a ficha se encontre em aberto.
Marque o Item, Serviço ou Kit a ser excluído e clique no botão . A linha marcada será eliminada. | |
Neste exemplo o item já não está mais vinculado à ficha, ou seja, foi excluído em definitivo. |
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