NissanExtrator - Interface

De Wiki NBS
Revisão de 18h59min de 22 de abril de 2024 por Thalita.santana (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar


Para retornar à Página Principal - Soluções NBS - Montadoras - NISSAN - NissanExtrator - Interface


Seta-topo.png

Introdução

Objetivo

Disponibilizar a Interface e as rotinas necessárias para o envio de informações transacionais para os servidores da NISSAN de acordo com as especificações de layout preconizadas.

O objetivo destas integrações é a troca de informações entre a Montadora e a Rede de Concessionárias Nissan de modo a suportar o novo processo de reposição de peças chamado pela montadora de: RIM (Retail Inventory Management).

Importante
  • O não envio ou até mesmo o envio com atraso dessas informações pode acarretar em perdas financeiras às concessionárias em relação ao processo de reposição de peças.

  • Interfaces entre o Sistema NBS e Webservice Nissan do Brasil

    As informações abaixo devem ser providenciadas junto à Nissan do Brasil antes do início da configuração do módulo.

    {{{alt}}}
    ID Operação Descrição
    1 Código Concessionária (BIR) Esta informação é fornecida pela Nissan do Brasil.
    2 E-Mail RIM / Senha Esta informação é fornecida pela Nissan do Brasil.
    3 Senha (E-Mail RIM) Esta informação é fornecida pela Nissan do Brasil.

    Roteiro de Configuração para a Implantação das Interfaces.

    Antes de iniciarmos o envio das informações, precisamos fazer algumas checagens dentro do NBS, para que os dados sejam enviados de forma correta, segue tabela abaixo dos processos necessários:

    Importante
  • É obrigatório que os parâmetros abaixo estejam ativos/configurados.
  • ID Módulo Caminho Parâmetro
    1 Tabelas Parâmetros Gerais 3 > Parâmetros > Específico > Nissan/Renault Novo Processo de Reposição de Peças
    2 Tabelas Parâmetros Gerais 3 > Parâmetros > Específico > Nissan/Renault Validar quantidade da embalagem ao inserir Pedido
    3 Tabelas Parâmetros Gerais 3 > Parâmetros > Específico > Nissan/Renault Validar quantidade mínima ao inserir Pedido
    4 Tabelas Parâmetros Gerais 3 > Parâmetros > Diversos > Peças Forçar selecionar itens “para” em itens que tenham De-Para no pedido
    5 NBS_OS Menu Tabelas > Controle de O.S > Tipos de O.S Ao ir à aba Cadastro por Empresa, deverá clicar no botão  e selecionar qual tipo de Fábrica, se adequa melhor ao tipo de O.S selecionada. Aplicar esse processo por empresa da Nissan do grupo e a todos os tipos de O.S. Ativas.

    Acessos necessários:

    Acesso Descrição
    C0266 Pode acessar NissanExtrator;
    C0267 Parâmetros > Empresas – NissanExtrator;
    C0349 Permissão de acesso a rotina de backup Carga NissanExtrator;
    C0353 Pode acessar a tela de cadastro de empresas do modulo NissanExtrator;
    C0354 Pode acessar a tela de cadastro de empresas de Web Service – URL do modulo NissanExtrator;
    C0355 Pode acessar a tela de Cruzamento do modulo NissanExtrator;
    C0356 Pode acessar tela de Manutenção de Backup NissanExtrator;
    C0357 Pode excluir Cruzamento da operação do módulo NissanExtator;
    C0358 Pode realizar Cruzamento da operação do módulo NissanExtator;
    C0359 Pode realizar cadastro de operação do módulo NissanExtrator

    Tela Principal

    RIM - Retail Inventory Management

    Nissan Extrator - Menu Interface - Rim.png Ao clicar na opção, o sistema exibirá o formulário abaixo.

    Opções do Formulário

    Ao acessar à Interface, o usuário verá o formulário abaixo com as seguintes guias/botões:

    Parâmetros
    Interface
    • NDI
    • RIM
    • ECO
    DE-PARA * Não há opções disponível para o processo RIM
    Notas Fiscais * O processo RIM não faz uso destas opções;
    Nissan RIM
    Alertas * Alertas
    Manutenção * Backup
    Botao Home.png Ir para a Tela Inicial
    Nuvem enviando.png Envio de Cadastro de Peças / Acessórios para Nissan;
    Nuvem baixando.png Recebimento de Cadastro de Peças / Acessórios da Nissan

    Outros Módulos

    Módulo Pedidos

    Ao visualizar a tela, o usuário terá acesso às funções imediatas (através dos botões na parte inferior do formulário) de: Inclusão, Continuar (dará continuidade ao processo do Pedido de Compra), Edição/Alteração, Exclusão, Impressão dos Pedidos de Compra, Interface, Aprovação e Geração do CSV.

    Inclusão

    Quando o usuário efetuar a inclusão do Pedido, o sistema realizará o cruzamento das informações relacionadas ao cadastramento do pedido de compra, com seus respectivos itens, reservas e informações relacionadas ao transporte.

    Pedidos - Botao Inclusao - Form Inclusao de Pedidos - Aba Fechamento - Aba Detalhe do Fechamento.png Ao selecionar o Tipo: 'Outros Pedidos', o sistema NÃO ENVIARÁ A INFORMAÇÃO PARA A MONTADORA, esta opção não irá enviar e validar nenhuma regra da Nissan.
    Tipos de Pedido:
    • 880 – PVI = É enviada para a Nissan somente com O.S. aberta – Aba Pedido – Filtro Vendas Pendentes OU na guia "Fechamento > Detalhe do Fechamento" o campo "Chassi" deve ser preenchido.;
    • 190 – DMS (Manual) = Item do catalogo da Nissan do tipo NBA – Se a flag para a empresa no NissanExtrator - Menu Parâmetros – Cruzamento Empresa x Operação (Pedidos Aprovados e Não Aprovados) – campo Pedidos DSH estiver ativa, também poderá incluir itens para este tipo;
    • 270 – Syncron = Pedidos feitos via site da Nissan – Não possível de inclusão na NBS;
    • 370 – Peças DHS = Pedidos feitos via site da Nissan – Não possível de inclusão na NBS;
    • 170 – NBA(Manual) = Pedidos feitos via site da Nissan – Não possível de inclusão na NBS;
    • Outros Pedidos = Não é enviada para a Nissan e não obedece a nenhum tratamento específico para o RIM. 

    Exclusão Pedido

    Pedidos - Botao Excluir - Tela Informativa.png O sistema NÃO permitirá a exclusão do pedido. Quando houver a necessidade de se efetuar a exclusão, o usuário deve contatar a montadora para que esta realize o procedimento de exclusão.

    Alterar Pedido

    O pedido só poderá ser alterado quando o status não for o de status Enviado.

    Caso já foi enviado o pedido para a fábrica, qualquer alteração nele, conforme a mensagem, não irá ser enviada para a mesma.

    Pedidos - Botao Alterar - Tela Informativa.png O sistema não efetuará a alteração do pedido junto à Montadora, o processo só será executado na NBS.

    Interface RIM

    Consulta de Status do Pedido na Fabrica


    Para retornar à Página Principal - Soluções NBS - Montadoras - NISSAN - NissanExtrator - Interface