Cockpit - LGPD

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 Apresentação

O projeto Cockpit LGPD visa adequar os Dealers à nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Este projeto irá atingir os novos cadastros de clientes onde, será necessário a anuência assinada sob a forma do Termo de Consentimento para que a empresa, possa entrar em contato com o cliente através do departamento de marketing.

A empresa terá o controle (por empresa/filial) das restrições / liberação dos dados dos clientes, já adequadas à LGPD.


Objetivo

Adequação do sistema para que o cadastro de novos usuários sejam contemplados com a determinação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A empresa que não efetuar a Manutenção do CRM flags para o LGPD, NÃO PODERÁ atualizar os módulos, uma vez que o cadastro de cliente interliga vários nos módulos, isso tornará impeditivo a sua atualização.

Para auxilio á adequação as normas do LGPD o usuário poderá acessar a tela informativa diretamente no módulo clientes ou à página do wiki em: http://ajuda.nbsi.com.br:84/index.php/Manuten%C3%A7%C3%A3o_CRM_Flags_para_LGPD


Vídeo de Apresentação

A NBS providenciou um vídeo apresentação de como efetuar a manutenção do CRM Flags (módulo Clientes) em:

O Sistema NBS e a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados


Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – Lei Nº 13.709/18

Iremos citar o primeiro capítulo, por enfatizar uma maior abrangência da lei.

CAPÍTULO I

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º Esta Lei dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.

Parágrafo único. As normas gerais contidas nesta Lei são de interesse nacional e devem ser observadas pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. (Incluído pela Lei nº 13.853, de 2019).

Art. 2º A disciplina da proteção de dados pessoais tem como fundamentos:

I - o respeito à privacidade;

II - a autodeterminação informativa;

III - a liberdade de expressão, de informação, de comunicação e de opinião;

IV - a inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem;

V - o desenvolvimento econômico e tecnológico e a inovação;

VI - a livre iniciativa, a livre concorrência e a defesa do consumidor; e

VII - os direitos humanos, o livre desenvolvimento da personalidade, a dignidade e o exercício da cidadania pelas pessoas naturais.

Para o acesso à lei completa disponível na página da Presidência da República acesse: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13709.htm


Cadastro do Clientes do Sistema NBS

No processo do Cockpit ao acessar a aba Configuração o usuário irá:

  • Emitir Termo de Consentimento (Opt-in);
  • Retirara do Termo de Consentimento (Opt-out);
  • Relatório de Dados Pessoais;

Tela Menu Principal

Na tela do Menu Principal, aba Cockpit LGPD só será exibido para clientes Pessoa Física e, SOMENTE quando o cliente pesquisado estiver com pendência referente à adequação à Lei do LGPD no cadastro, conforme figura abaixo:

Exclamation i.png Importante:
  • A aba Cockpit LGPD será exibida somente quando o Cliente for Pessoa Física.
Modulo clientes - tela menu principal.png Quando o usuário efetuar a pesquisa de cliente Pessoa Física e este possuir pendência em seu cadastro referente à adequação a Lei do LGPD, será exibido a aba Cockpit LGPD.
Alfinete (2).png Importante:
  • Para os Clientes Pessoa Jurídica NÃO será exibida a aba Cockpit LGPD, o processo para estes Clientes permanece o mesmo.
Clientes - Flags - Flags1 - FlagsCRM.png
Alfinete (2).png Atenção:
  • A alteração destes campos mudou para a guia "Cockpit LGPD".

Logs

O sistema irá exibir todas as interações efetuadas no cadastro do cliente (para a exibição dos dados o usuário deve possuir o parâmetro: Ativar Log: CLIENTE (em: Módulo Tabelas) ativo.

Modulo Clientes - Tela Menu Principal - Aba Logs.png O sistema irá exibir todas as atividades efetuadas no cadastro do cliente marcado (aba Lista).

As alterações serão exibidas na Grid:

  • Data de alteração;
  • Quem alterou;

O sistema irá exibir os Logs gerados no cadastro do cliente.

Será exibido os dados nos seguintes campos:

  • Cadastro;
  • Validade;
  • Última Alteração;
  • Responsável Cadastro;
  • Responsável (Última Alteração);
  • Data Consulta Crivo;
  • Validade Consulta Crivo;

Cockpit LGPD

O usuário irá ter o controle por Empresa das Restrições ou Liberação dos dados dos clientes.

Nesta aba o usuário irá efetuar as alterações necessárias no cadastro do Cliente Pessoa Física conforme as exigências preconizadas na Lei LGPD.

Ao acessar a aba Cockpit LGPD, será exibido as seguintes sub-abas abaixo, essas abas ao serem acionadas irão direcionar o usuário para outras páginas explicativas:

Clientes - Cockpit lgpd - geral.png Ao clicar na aba Cockpit LGPD o sistema irá exibir as sub-abas existentes, conforme a imagem ao lado.

Cockpit LGPD nos Módulos

O Cockpit LGPD irá simplificar os parâmetros existentes que irá gerir o cadastro do cliente, esse processo irá atingir os módulos abaixo:

Ao clicar nos liks abaixo, o sistema irá direcionar para a página exibindo a alteração foi efetuada.

Módulo Alterações Versão de lançamento
Clientes Cockpit LGPD 5.127.0.0
Compras Alteração LGPD 7.268.0.0
Ger Veic Alteração LGPD 3.333.0.0
NF Vendas Saídas Diversas - Cliente 5.294.0.0
NBS CRM Atendimento LGPD 3.177.0.0
NBS CRM Prem Alteração LGPD 2.57.0.0
NBS Fiscal Alteração LGPD 8.327.0.0
NBS Gerencial Alteração LGPD 2.34.0.0
NBS OS 3.382.0.0
Tabelas Parâmetros LGPD 5.265.0.0
Vend Veic Emissão e Impressão de Proposta 3.185.0.0
Vendas Orçamento / Pré-Nota 4.209.0.0
Versão de lançamento do NBSScripts: 1.57.49.92

Relatórios

O usuário poderá utilizar os seguintes relatórios com a opção de anomização de dados do cliente (a parametrização destes dados deve ser feita no módulo MREL). Estes relatórios poderão ser utilizado no módulo NBS_OS.

Relatório Utilização
Rel4-001 O.S. ou O.S. Orçamento
Rel4-002 Requisição
Rel4-017 Permissão de Saída
Rel4-018 Requisicoes de O.S
Rel4-049 O.S. Fabrica
Rel4-053 Agenda-Pre-O.S.

Para efetuar os ajustes no cadastro do Cliente Pessoa Física, clique na sub-aba Geral.


Para maiores informações sobre como efetuar a manutenção do cadastro de clientes para adequação à LGPD acesse: http://ajuda.nbsi.com.br:84/index.php/Manuten%C3%A7%C3%A3o_CRM_Flags_para_LGPD