Cockpit - LGPD
Apresentação
O projeto Cockpit LGPD visa adequar os Dealers à nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Este projeto irá atingir os novos cadastros de clientes onde, será necessário a anuência assinada sob a forma do Termo de Consentimento para que a empresa, possa entrar em contato com o cliente através do departamento de marketing.
A empresa terá o controle (por empresa/filial) das restrições / liberação dos dados dos clientes, já adequadas à LGPD.
Objetivo
Adequação do sistema para que o cadastro de novos usuários sejam contemplados com a determinação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A empresa que não efetuar a Manutenção do CRM flags para o LGPD, NÃO PODERÁ atualizar os módulos, uma vez que o cadastro de cliente interliga vários nos módulos, isso tornará impeditivo a sua atualização.
Para auxilio á adequação as normas do LGPD o usuário poderá acessar a tela informativa diretamente no módulo clientes ou à página do wiki em: http://ajuda.nbsi.com.br:84/index.php/Manuten%C3%A7%C3%A3o_CRM_Flags_para_LGPD
Vídeo de Apresentação
A NBS providenciou um vídeo apresentação de como efetuar a manutenção do CRM Flags (módulo Clientes) em:
O Sistema NBS e a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados
Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – Lei Nº 13.709/18
Iremos citar o primeiro capítulo, por enfatizar uma maior abrangência da lei.
CAPÍTULO I
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
Art. 1º Esta Lei dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.
Parágrafo único. As normas gerais contidas nesta Lei são de interesse nacional e devem ser observadas pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. (Incluído pela Lei nº 13.853, de 2019).
Art. 2º A disciplina da proteção de dados pessoais tem como fundamentos:
I - o respeito à privacidade;
II - a autodeterminação informativa;
III - a liberdade de expressão, de informação, de comunicação e de opinião;
IV - a inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem;
V - o desenvolvimento econômico e tecnológico e a inovação;
VI - a livre iniciativa, a livre concorrência e a defesa do consumidor; e
VII - os direitos humanos, o livre desenvolvimento da personalidade, a dignidade e o exercício da cidadania pelas pessoas naturais.
Para o acesso à lei completa disponível na página da Presidência da República acesse: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13709.htm
Cadastro do Clientes do Sistema NBS
No processo do Cockpit ao acessar a aba Configuração o usuário irá:
- Emitir Termo de Consentimento (Opt-in);
- Retirara do Termo de Consentimento (Opt-out);
- Relatório de Dados Pessoais;
Tela Menu Principal
Na tela do Menu Principal, aba Cockpit LGPD só será exibido para clientes Pessoa Física e, SOMENTE quando o cliente pesquisado estiver com pendência referente à adequação à Lei do LGPD no cadastro, conforme figura abaixo:
Logs
O sistema irá exibir todas as interações efetuadas no cadastro do cliente (para a exibição dos dados o usuário deve possuir o parâmetro: Ativar Log: CLIENTE (em: Módulo Tabelas) ativo.
O sistema irá exibir todas as atividades efetuadas no cadastro do cliente marcado (aba Lista).
As alterações serão exibidas na Grid:
O sistema irá exibir os Logs gerados no cadastro do cliente. Será exibido os dados nos seguintes campos:
|
Cockpit LGPD
O usuário irá ter o controle por Empresa das Restrições ou Liberação dos dados dos clientes.
Nesta aba o usuário irá efetuar as alterações necessárias no cadastro do Cliente Pessoa Física conforme as exigências preconizadas na Lei LGPD.
Ao acessar a aba Cockpit LGPD, será exibido as seguintes sub-abas abaixo, essas abas ao serem acionadas irão direcionar o usuário para outras páginas explicativas:
- Geral;
- Por Empresa;
- Anexos;
- Visualizar Termos e Relatório( Configurado conforme explicado AQUI).
Ao clicar na aba Cockpit LGPD o sistema irá exibir as sub-abas existentes, conforme a imagem ao lado. |
Cockpit LGPD nos Módulos
O Cockpit LGPD irá simplificar os parâmetros existentes que irá gerir o cadastro do cliente, esse processo irá atingir os módulos abaixo:
Ao clicar nos liks abaixo, o sistema irá direcionar para a página exibindo a alteração foi efetuada.
Módulo | Alterações | Versão de lançamento |
---|---|---|
Clientes | Cockpit LGPD | 5.127.0.0 |
Compras | Alteração LGPD | 7.268.0.0 |
Ger Veic | Alteração LGPD | 3.333.0.0 |
NF Vendas | Saídas Diversas - Cliente | 5.294.0.0 |
NBS CRM | Atendimento LGPD | 3.177.0.0 |
NBS CRM Prem | Alteração LGPD | 2.57.0.0 |
NBS Fiscal | Alteração LGPD | 8.327.0.0 |
NBS Gerencial | Alteração LGPD | 2.34.0.0 |
NBS OS | 3.382.0.0 | |
Tabelas | Parâmetros LGPD | 5.265.0.0 |
Vend Veic | Emissão e Impressão de Proposta | 3.185.0.0 |
Vendas | Orçamento / Pré-Nota | 4.209.0.0 |
Versão de lançamento do NBSScripts: 1.57.49.92
Relatórios
O usuário poderá utilizar os seguintes relatórios com a opção de anomização de dados do cliente (a parametrização destes dados deve ser feita no módulo MREL). Estes relatórios poderão ser utilizado no módulo NBS_OS.
Relatório | Utilização |
---|---|
Rel4-001 | O.S. ou O.S. Orçamento |
Rel4-002 | Requisição |
Rel4-017 | Permissão de Saída |
Rel4-018 | Requisicoes de O.S |
Rel4-049 | O.S. Fabrica |
Rel4-053 | Agenda-Pre-O.S. |
Para efetuar os ajustes no cadastro do Cliente Pessoa Física, clique na sub-aba Geral.
Para maiores informações sobre como efetuar a manutenção do cadastro de clientes para adequação à LGPD acesse: http://ajuda.nbsi.com.br:84/index.php/Manuten%C3%A7%C3%A3o_CRM_Flags_para_LGPD