CRM Parts - Orçamento

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Conceito

Nesta sessão será exemplificado o processo de abertura de um orçamento/pré-nota a partir de um novo Lead.


Tela Pesquisa Cliente

A abertura de um orçamento se inicia na abertura de um novo Lead.

Importante: Para este exemplo foi feito a pesquisa do ciente, utilizando o filtro em Tela para então efetuar a abertura do Lead, conforme os passos exibidos abaixo.

CRM Parts - Orçamento - Novo Lead - Form Novo Lead.png
  • Clique no botão Botão Novo Lead.png;
  • Pesquise o cadastro do Cliente e clique no botão Botão Salvar 5.png
  • O usuário será direcionado para o formulário abaixo.

Orçamento - Abertura

Para a geração do orçamento o usuário irá efetuar o preenchimento das seguintes abas:

  • Lead
  • Pesquisar
  • Escolhidos
  • Total
  • Pagamento
  • Adicionais
  • Dados Adicionais

Atenção: Este processo é muito semelhante ao já existente no módulo Vendas do sistema Delphi também disponível no NBS.

Aba Lead

Importante: O sistema irá abrir o formulário na aba Pesquisar, acesse esta aba para confirmar os dados do Cliente.

CRM Parts - Orçamento - Aba Lead.png Nesta aba o usuário terá as informações do cliente selecionado em Tela.
Atenção: Utilize o botão Botão Cadastro 1.png quando necessário efetuar algum ajuste no Cadastro do Cliente.

Aba Pesquisar

Nesta aba o usuário fará a seleção dos itens que irão compor o orçamento.

Importante: Por padrão o sistema irá abrir o formulário nesta aba.

CRM Parts - Orçamento - Aba Pesquisar.png
  • Pesquise o item a ser incluso no Orçamento ao utilizar o campo digitavel: Código, Part-Number (se não souber o código ou o part-number do item digite: %%%, será listado TODOS os itens cadastrados);
  • O resultado será exibido nas colunas da grid, marque o item a ser incluso e clique no botão Botão + Incluir 2.png

Importante: Execute este processo para cada item a ser incluso no orçamento.

Aba Escolhidos

Nesta aba o usuário poderá conferir os itens escolhidos.

CRM Parts - Orçamento - Aba Escolhidos.png Utilize esta aba para:

Efetuar a conferência dos itens pedidos;

  • Para aplicar a política de Desconto ao informar o percentual (%) a ser utilizado e clique no botão Botão Aplicar desconto máximo.png para salvar a aplicação;
  • Para efetuar a exclusão de um item, clique no botão Botão Excluir 3.png
CRM Parts - Orçamento - Aba Escolhidos - Tela Informativa.png Ao informar o percentual (%) de desconto utilizado, o sistema irá exibir a Tela Informativa ao lado.

Aba Total

CRM Parts - Orçamento - Aba Total1.png Efetue a conferência dos valores orçados;

Utilize esta aba para incluir os valores adicionais (Frete, Seguro), Impostos (ICMS, PIS/COFINS, etc) ou Tipo de desconto;


Importante: O valor do Frete poderá ser incluso na aba Dados Adicionais;

Aba Pagamento

CRM Parts - Orçamento - Aba Total.png Selecione a forma de pagamento (cadastrada no módulo Tabelas) e clique no botão Botão Incluir 5.png;

Para efetuar a alteração da forma de pagamento (quando este já foi feito o cruzamento), é necessário que seja feito a exclusão da forma de pagamento previamente selecionada ao clicar no botão Botão Excluir 8.png


Aba Adicionais

CRM Parts - Orçamento - Aba Adicionais.png Preencha os campos (quando necessário) dos campos exibidos do formulário ao lado.
Importante: O campo E-Commerce virá marcado quando a venda vier de uma integradora
CRM Parts - Orçamento - Pré-Nota - Aba Adicionais - Filtro Empresa-Vendedor de Veículos.png Para vincular a venda a outra empresa, chique no botão Botão Pesquisar 9.png, será aberto o formulário abaixo para pesquisa.
CRM Parts - Orçamento - Pré-Nota - Aba Adicionais - Botão Pesquisar - Form Pesquisar Vendedor Veículos.png Utilize os filtros em Tela para pesquisa da Empresa.
  • Clique no botão Botão Aceitar 7.png para importar a informação para o formulário anterior.
CRM Parts - Orçamento - Pré-Nota - Aba Adicionais - Botão Lixeira - Tela Confirmação.png
  • Para limpar a informação do formulário, clique no botão Botão Lixeira 1.png
  • Será exibido a Tela de Confirmação.
  • Confirme para finalizar o processo de exclusão.

Aba Dados Adicionais

CRM Parts - Orçamento - Aba Dados Adicionais.png Informe:
  • A Modalidade Frete;
  • A Transportadora
    • Clicar no botão Botão Selecionar Transportadora 1.png
  • Placa do Veículo
    • Clicar no botão Botão Selecionar Placa de Veículo.png
  • Volume (quantidade, marca, peso, etc)
    • Gere o cálculo do volume ao clicar no botão Botão Calcular Peso.png.
  • Observações pertinentes (deve ser postada no campo Dados Adicionais)
  • Selecione o local de Entrega
    • Ao clicar no botão Botão Selecionar.png.
CRM Parts - Orçamento - Aba Dados Adicionais - Botão Selecionar Transportadora - Form Cadastro Transportadora.png Ao clicar no botão Botão Selecionar Transportadora 1.png, será exibido o formulário ao lado.

Efetue a Pesquisa da Transportadora:

  1. Utilize os filtros em Tela;
  2. Clique no botão Pesquisar;
  3. Ao exibir o resultado da Pesquisa nas colunas da Grid, selecione a Transportadora;
  4. Clique no botão Aceitar;
CRM Parts - Orçamento - Pré-Nota - Aba Dados Adicionais - Botão Seleciona Placa Veículo - Formulário Cadastro de Veículos da Transportadora.png Selecione a placa do veículo ao clicar no botão Botão Selecionar Placa de Veículo.png.

Selecione a placa do veículo da listagem exibida na grid. Se necessário utilize os filtros em Tela para pesquisa.


Atenção: Só será direcionado para o formulário quando houver veículos cadastrados para a transportadora selecionada.
ligação=Arquivo:CRM_Parts_-_Bot%C3%A3o_Novo_Lead_-_Pesquisa_Cliente1.png Ao clicar no botão Botão Selecionar.png, o usuário será direcionado para o formulário ao lado.

Se necessário, utilize o filtro em Tela para pesquisa do Cliente. Selecione o Endereço de Faturamento e clique no botão Botão Aceitar 2.png para importar a informação para o formulário anterior.

Para maiores informações sobre a funcionalidade do formulário acesse a sessão Novo Lead


Botão Kit

Utilize esta sessão para efetuar a inclusão de itens pertencente aos Kit's cadastrados.

Clique no botão Botão Kit.png, para exibir o formulário abaixo.

CRM Parts - Orçamento-Pré-Nota - Botão Kit - Form Orçamentos Pré-Definidos.png Pesquise o Kit para qual deseja efetuar a inclusão das peças no campo digitavel, ou clique no botão Pesquisar para exibir o cadastro dos Kits.

Marque o Kit para exibir os Itens pertencentes ao qual deseja efetuar a inclusão e clique no botão Aceitar.


Botão Xentry Parts

O botão Botão Xentry Parts.png só será habilitado para as empresas que possuírem a integração Xentry Portal Pro.

CRM Parts - Orçamento-Pré-Nota - Botão Xentry Parts.png


Pré-Nota

Após executar todos os passos acima, o usuário poderá finalizar a abertura do Orçamento ou gerar a Pré-Nota.

Importante: Para este exemplo, será feito o processo de conversão para a Pré-Nota.

Para a geração da Pré-Nota, clique no botão Botão Pré-nota.png. o sistema irá converter todas as informações fornecidas (nas abas) e irá gerar a pré-nota, ao final do processo será exibido a Tela Informativa com a confirmação da geração do processo.

CRM Parts - Orçamento - Aba Dados Adicionais - Botão Pré-Nota - Tela Informativa.png

Será exibido as informações geradas da Pré-Nota. Estas informações serão exibidas nas seguintes abas:

  • Cliente
  • Pré-Nota
  • Notas Fiscais e Orçamentos relacionados
  • Histórico

Atenção: Para este exemplo utilizamos uma pré-nota aberta anteriormente.


Aba Cliente

Nesta sessão será exibido os dados do cliente. Confira se está tudo correto antes de solicitar a emissão da mesma.

CRM Parts - Pré Nota - Aba Cliente.png

Botões

Botão Mensagem para o Financeiro Botão Mensagem para o Financeiro.png

CRM Parts - Orçamento - Pré-Nota - Aba Clientes - Botão Mensagem para o Financeiro - Form Mensagens Leads com Financeiro.png

Botão E-mail Botão Email.png

CRM Parts - Orçamento - Pré-Nota - Aba Clientes - Botão Email - Form Enviar Email.png

Botão Calendário Botão Calendário.png

Botão

Para enviar o e-mail para o cliente (link do B to B), clique no hyperlink Botão Enviar Link.png

CRM Parts - Pré Nota - Aba Cliente - Botão Enviar Link - Form Cadastro BtoB.png O usuário irá selecionar as opções de:
  • Tipo de Entrega
  • Endereço de Faturamento;

Botão Cadastro

Clique no botão Botão Cadastro 2.png para acessar o Cadastro do Cliente e, efetuar as alterações necessárias.

Botão Histórico

Clique no botão Botão Histórico 1.png para acessar o histórico do cliente. O formulário será exibido com as seguintes abas:

  • Eventos;
  • Veículos;
  • Ligações e SMS;
  • Frota;
CRM Parts - Pré Nota - Aba Cliente - Botão Histórico - Form Histórico do Cliente.png Será carregado todos os eventos relacionados (por grupo) para o cliente.
CRM Parts - Pré Nota - Aba Cliente - Botão Histórico - Form Histórico do Cliente - Aba Veículos.png Será exibido o histórico de vendas de veículo (ou frota) do cliente (NF).
CRM Parts - Pré Nota - Aba Cliente - Botão Histórico - Form Histórico do Cliente - Aba Ligações e SMS.png Será exibido o histórico das chamadas feitas (via NextIP) para o cliente.
CRM Parts - Pré Nota - Aba Cliente - Botão Histórico - Form Histórico do Cliente - Aba Frota.png Será exibido os veículos pertencente à frota do cliente e, as OS's vinculadas à esses veículos, exibindo os serviços e/ou peças utilizadas.

Botão Vendas

Clique no botão Botão Vendas 1.png para acessar as vendas efetivadas do cliente.

Utilize os filtros em Tela para a geração do Gráfico, ou clique nos botões para a exibição dos

CRM Parts - Pré Nota - Aba Cliente - Botão Vendas - Ficha do Cliente.png Atenção: O cliente selecionado para este exemplo não possui histórico de compras, portanto, não será possível demonstrar a geração dos gráficos de compras
CRM Parts - Pré Nota - Aba Cliente - Botão Vendas - Histórico Vendas.png Importante: Utilizamos a informação de outro cliente para a exibição do Gráfico de vendas.
  • Utilize os filtros para gerar a exibição das vendas do período do cliente.
  • Ao selecionar o tipo de venda (Total, Varejo & Atacado, Oficina ou Veículos) , será gerado o gráfico correspondente.Para este exemplo foi utilizado o gráfico do tipo Empilhamento.

Botão Flags

Clique no botão Botão Flags 1.png para acessar os parâmetros vinculados ao cliente e, efetuar as alterações necessárias..


Aba Pré-Nota

Nesta sessão será exibido as informações do fechamento da Pré-Nota. Efetue a conferência da mesma se os valores e impostos estão corretos antes de efetuar a impressão da mesma.

CRM Parts - Pré Nota - Aba Pré Nota.png

Botões Pré-Nota

  • Clique no botão Botão Alterar 4.png, para efetuar alteração na Pré-Nota;
  • Para efetuar a impressão da Pré-Nota, clique no botão Botão Imprimir 1.png
  • Clique no botão Botão Markup.png
  • Clique no botão Botão Cortesia 1.png
  • Clique no botão Botão Venda.png
  • Para excluir a Pré-Nota, clique no botão Botão Excluir 9.png

Aba Notas Fiscais e Orçamentos relacionados

Nesta sessão será exibido as Notas Fiscais e/ou orçamentos relacionados ao cliente.

CRM Parts - Pré Nota - Aba Notas Fiscais e Orçamentos.png

Aba Histórico

Nesta sessão será exibido o histórico de venda do cliente.

CRM Parts - Pré Nota - Aba Histórico.png
CRM Parts - Pré Nota - Aba Pré-Nota - Botão Observação - Form Observação do Evento.png Botão Botão + Observação.png

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