NBS OS - OS - Codificar Serviço

De Wiki NBS
Revisão de 20h37min de 27 de fevereiro de 2023 por Monalisa.oliveira (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Voltar para a Página principal > Soluções NBS - Oficina > NBS OS - OS - Codificar Serviço


Seta-topo.png

Conceito

Durante a abertura da Ordem de Serviço (OS), o usuário fará a codificação do serviço, ou seja, irá informar o problema real com o veículo.

O serviço nasce da descrição do problema feita pelo cliente durante a abertura da OS e, neste ponto o usuário fará a codificação do real problema, após entender a dificuldade do cliente.

Abaixo será descrito o fluxo da codificação do serviço na OS.


Tela Menu Principal

NBS OS - OS - Codificar Servico.png Após a abertura da OS, o usuário fará a codificação do serviço ao acessar a opção no Menu ou o fluxo alternativo (abaixo).

Fluxo Alternativo

NBS OS - Tela Menu Principal - Botao Codificar Servico.png Clique no botão, para efetuar a codificação do serviço.

Codificar o Serviço

Após a abertura da OS, o usuário fará a codificação do serviço a ser atendido.

NBS OS - Tela Menu Principal - Botao Codificar Servico - Tela Informativa.png A Tela Informativa ao lado será exibida quando o usuário acessar a opção de codificação do serviço sem ter selecionado a OS na qual será feito o vínculo.
NBS OS - Tela Menu Principal - Botao Codificar Servico - Form Codificar Servico.png Por padrão, o sistema abrirá o formulário na aba Serviços.

Nesta aba será exibido o serviço informado(relatado pelo cliente) no ato da abertura do evento.

Utilize os botões localizados na parte inferior do formulário para acrescentar nova Reclamação, Serviço, Pacote/Kit, Iniciar o atendimento, Parar o atendimento, Liberar a OS.


Atenção: Ao clicar nos botões exibidos na parte inferior do formulário, conforme imagem identificada ao lado, o sistema irá exibir o formulário correspondente à solicitação.

Botões

Reclamação

O usuário irá utilizar o botão Botao Reclamacao2.png quando, houver a necessidade de inclusão de uma nova reclamação na OS em aberto.

NBS OS - Botao Codificar Servico - Form Codificar Servico - Botao Reclamacao - Form Nova Reclamacao.png Utilize o campo de digitação livre para a inclusão de Nova Reclamação.

Clique no botão Confirmar para salvar a Nova Reclamação na OS.


Inclusão de Serviço

Para o atendimento da reclamação do cliente, na maioria dos casos será necessário que se vincule um serviço à reclamação inicial do cliente.

Clique no botão Botao Inc. Servico.png, para efetuar a inclusão de serviço utilizando o formulário exibido na parte inferior do formulário.

NBS OS - Botao Codificar Servico - Form Codificar Servico - Botao Inc. Servico2.png Para efetuar a inclusão de um serviço, execute os passos abaixo.
Para efetuar a inclusão de um novo serviço, execute:
  1. Utilize os filtros em Tela para pesquisa do serviço a ser incluso;
  2. Selecione o Serviço na Grid;
  3. Clique no botão Botao Seta Vermelha 2.png para efetuar a inclusão do serviço na OS;
  4. O serviço incluso será adicionado abaixo da Reclamação Livre inicial;
    • Atenção: Ao marcar o Novo Serviço incluso, o sistema irá habilitar o botão de Serviços Adicionais (Botao +1.png)
  5. Botão Botao +1.png
    • Ao clicar no botão, o sistema irá exibir (na parte inferior do formulário) os Serviços Adicionais Disponíveis (conforme exibido abaixo).
  6. Botão Bota Sair2.png
    • Ao clicar no botão, o sistema irá encerrar o formulário, retornando para o Menu Principal.
NBS OS - Botao Codificar Servico - Form Codificar Servico - Botao Inc. Servico - Botao Mostra Servicos Adicionais.png Ao clicar no botão Botao +1.png, será habilitado a sessão para a inclusão de Serviços Adicionais Disponível.
  1. Efetue a pesquisa utilizando o filtro em Tela;
  2. Selecione o Serviço Adicional na Grid;
  3. Clique no botão Botao Seta Vermelha 2.png para efetuar a inclusão do Serviço Adicional na OS;
  4. O Serviço Adicional será exibido na grid de Serviços;
  5. Clique no botão Bota Sair2.png, para encerrar esta sessão.

Pacote/Kit

Quando for necessário a utilização de pacotes/kits, o usuário fará ao clicar no botão Botao Pacote-Kit.png, e utilizará o formulário para a inclusão dos Pacotes/Kits na OS em aberto.

NBS OS - Botao Codificar Servico - Form Codificar Servico - Botao Pacote-Kit.png Para efetuar a inclusão do Pacote e/ou Kit execute:
  1. Utilize os filtros em Tela para pesquisa do serviço a ser incluso;
  2. Selecione o Serviço na Grid;
  3. Agrupador de Serviço Botao Agrupador de Servico.png;
    • Ao clicar no botão, será exibido o formulário abaixo;
  4. Clique no botão Botao Seta Vermelha 2.png para efetuar a inclusão do Pacote e/ou Kit na OS;
  5. O serviço incluso será adicionado abaixo da Reclamação Livre inicial;
  6. Botão Bota Sair2.png
    • Ao clicar no botão, o sistema irá encerrar o formulário, retornando para o Menu Principal.
NBS OS - Botao Codificar Servico - Form Codificar Servico - Botao Pacote-Kit - Botao Agrupador de Servico - Aba Lista.png Ao clicar no botão Agrupador de Serviço Botao Agrupador de Servico.png, será exibido o formulário ao lado.

Atenção: O processo de Serviços Agrupados poderá ser visto CLIQUE AQUI.


Incluir Serviço Adicional

Para a inclusão de serviço adicional à OS em aberto, o usuário irá utilizar o botão Botao Inc. Adic.png, para a inclusão no formulário que será exibido na parte inferior do formulário.

NBS OS - Botao Codificar Servico - Form Codificar Servico - Aba Serviços - Botao Inc. Adic.png Quando houver a necessidade de inclusão de serviço adicional, clique no botão Botao Inc. Adic.png
NBS OS - Botao Codificar Servico - Form Codificar Servico - Botao Inc. Adic.png No campo digitavel, informe a descrição do Serviço Adicional a ser pesquisado.

Localize o serviço a ser incluso na OS dentre as opções exibidas na grid e, clique no botão Botao Seta Vermelha 2.png para vincular à OS.


Excluir

Quando houver a necessidade de exclusão do Serviço e/ou Reclamação, o usuário irá utilizar o botão Botao Excluir3.png.

NBS OS - Botao Codificar Servico - Form Codificar Servico - Aba Serviços - Botao Excluir.png Marque o Serviço ou Reclamação que deseja efetuar a exclusão e clique no botão Excluir.

Importante: Ao executar este processo, não há como reverter, o item marcado será excluído em definitivo.

NBS OS - Botao Codificar Servico - Form Codificar Servico - Aba Serviços - Botao Excluir - Form Excluir OS Serviço.png O sistema trará os dados do serviço ou reclamação preenchido nos campos do formulário exibido ao lado.

Preencha o Motivo pelo qual está sendo feito o cancelamento e clique no botão Confirmar. O sistema irá deletar o item marcado na grid.

NBS OS - Botao Codificar Servico - Form Codificar Servico - Aba Serviços - Botao Excluir - Tela Informativa.png Para este exemplo excluímos o serviço e posteriormente a Reclamação para qual o item estava vinculado.

Ao solicitar a Exclusão da Reclamação, o sistema irá exibir a Tela Informativa ao lado. Ao clicar em SIM - O sistema irá efetuar a exclusão em definitivo.


Alterar

O usuário poderá efetuar a alteração na Reclamação, no Preço e no Tempo do Serviço.

Alteração na Reclamação

Quando houver a necessidade de complementar a Reclamação, o usuário poderá efetua a alteração da Reclamação Original.

NBS OS - Botao Codificar Servico - Form Codificar Servico - Aba Serviços - Botao Alterar1.png Ao marcar a Reclamação e clicar no botão Botao Alterar4.png, o sistema irá exibir o formulário para a alteração da Reclamação, conforme imagem identificada ao lado.

Atenção: Foi efetuado a complementação da Reclamação

NBS OS - Botao Codificar Servico - Form Codificar Servico - Aba Serviços - Botao Alterar2.png Será exibido a reclamação com a alteração.
Alteração no Preço do Serviço

O sistema permitirá que o usuário efetue o ajuste no preço do serviço.

NBS OS - Botao Codificar Servico - Form Codificar Servico - Aba Serviços - Botao Alterar.png Quando for necessário a alteração no valor do Serviço, o usuário irá marcar o serviço a ser alterado em seguida irá clicar no botão Botao Alterar4.png
NBS OS - Botao Codificar Servico - Form Codificar Servico - Aba Serviços - Botao Alterar - Tela Informativa - Preço.png Será exibido a Tela Informativa ao lado, questionando qual tipo de alteração o usuário deseja efetuar.

Ao selecionar por Preço, será habilitado os campos referentes ao preço para alteração. Ao finalizar, clique no botão Confirmar para salvar as alterações.

Alteração do Tempo de Execução do Serviço

O sistema permitirá que o usuário efetue o ajuste no tempo do serviço.

NBS OS - Botao Codificar Servico - Form Codificar Servico - Aba Serviços - Botao Alterar - Tela Informativa - Tempo.png Selecione a opção Tempo, para habilitar os campos para alteração.

Ao finalizar, clique no botão Confirmar para salvar as alterações.


Iniciar o atendimento

Após a inclusão do serviço, deve ser iniciado o atendimento através do botão Botao Começar.png

NBS OS - Botao Codificar Servico - Form Codificar Servico - Aba Serviços - Botao Começar.png Para iniciar o atendimento do serviço incluso, execute o processo:
  • Marque o serviço;
  • Clique no botão Botao Começar.png
NBS OS - Botao Codificar Servico - Form Codificar Servico - Aba Serviços - Botao Começar1.png
  • Selecione o produtivo dentre as opções cadastradas;
  • Será exibida a data do dia;
    • Não será permitido a alteração na data;
  • Será exibida a hora atual;
    • Efetue o ajuste se for necessário;
  • Clique no botão Começa, para iniciar o atendimento.
NBS OS - Botao Codificar Servico - Form Codificar Servico - Aba Serviços - Botao Começar2.png O serviço será identificado como em Serviço.

Parar o atendimento

O usuário irá utilizar esta opção quando for necessário efetuar a parada do atendimento do serviço.

Ao clicar no botão

NBS OS - Botao Codificar Servico - Form Codificar Servico - Aba Serviços - Botao Parar-Encerrar.png Marque o serviço que será feita a parada no atendimento do produtivo e, clique no botão Botao Parar-Encerrar.png
NBS OS - Botao Codificar Servico - Form Codificar Servico - Aba Serviços - Botao Parar-Encerrar1.png Informe o motivo da parada no atendimento do serviço;

O sistema trará os campos: Produtivo, Entrada (Data e Hora) e Saída (Data e Hora) preenchidos.

NBS OS - Botao Codificar Servico - Form Codificar Servico - Aba Serviços - Botao Parar-Encerrar2.png O status do Serviço será alterado para Parado.

Alterar OS

Para efetuar a alteração na OS clique no botão Botao Alterar OS.png

NBS OS - Botao Codificar Servico - Form Codificar Servico - Aba Serviços - Botao Alterar OS.png Marque o Serviço que será feito a alteração;

Clique no botão Botao Alterar OS.png

NBS OS - Botao Codificar Servico - Form Codificar Servico - Aba Serviços - Botao Alterar OS - Form Alterar Dados de OS.png Será exibido o formulário de alteração.

Efetue o preenchimento dos campos:

  • Andamento;
  • Observação
  • Prisma/BoxClique no botão Confirmar para salvar as alterações.

Liberar a OS.

Ao término do atendimento do Serviço, o usuário deve efetuar a liberação da OS.

Ao clicar no botão Botao Liberar OS.png

NBS OS - Botao Codificar Servico - Form Codificar Servico - Aba Serviços - Botao Liberar OS.png Marque o Serviço e clique no botão Botao Liberar OS.png
NBS OS - Botao Codificar Servico - Form Codificar Servico - Aba Serviços - Botao Liberar OS - Form Liberação de OS.png Será exibido o formulário com as informações:
  1. Exibe os dados do veículo, do Cliente, se consta alguma reserva e/ou Vendas Pendentes;
  2. Trará todas as OS Relacionadas;
  3. Ao clicar no botão confirmar, o sistema irá salvar as alterações.
NBS OS - Tela Menu Principal - Aba Lista - OS Liberada.png Ao pesquisar a OS, esta estará com o Status de Liberado marcado.

Voltar para a Página principal > Soluções NBS - Oficina > NBS OS - OS - Codificar Serviço