NBS OS - OS - Codificar Serviço

De Wiki NBS
Revisão de 14h38min de 27 de fevereiro de 2023 por Monalisa.oliveira (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Voltar para a Página principal > Soluções NBS - Oficina > NBS OS - OS - Codificar Serviço


Seta-topo.png

Conceito

Durante a abertura da Ordem de Serviço (OS), o usuário fará a codificação do serviço, ou seja, irá informar o problema real com o veículo.

O serviço nasce da descrição do problema feita pelo cliente durante a abertura da OS e, neste ponto o usuário fará a codificação do real problema, após entender a dificuldade do cliente.

Abaixo será descrito o fluxo da codificação do serviço na OS.


Tela Menu Principal

NBS OS - OS - Codificar Servico.png Após a abertura da OS, o usuário fará a codificação do serviço ao acessar a opção no Menu ou o fluxo alternativo (abaixo).

Fluxo Alternativo

NBS OS - Tela Menu Principal - Botao Codificar Servico.png Clique no botão, para efetuar a codificação do serviço.

Codificar o Serviço

Após a abertura da OS, o usuário fará a codificação do serviço a ser atendido.

NBS OS - Tela Menu Principal - Botao Codificar Servico - Tela Informativa.png A Tela Informativa ao lado será exibida quando o usuário acessar a opção de codificação do serviço sem ter selecionado a OS na qual será feito o vínculo.
NBS OS - Tela Menu Principal - Botao Codificar Servico - Form Codificar Servico.png Por padrão, o sistema abrirá o formulário na aba Serviços.

Nesta aba será exibido o serviço informado(relatado pelo cliente) no ato da abertura do evento.

Utilize os botões localizados na parte inferior do formulário para acrescentar nova Reclamação, Serviço, Pacote/Kit, Iniciar o atendimento, Parar o atendimento, Liberar a OS.


Atenção: Ao clicar nos botões exibidos na parte inferior do formulário, conforme imagem identificada ao lado, o sistema irá exibir o formulário correspondente à solicitação.

Botões

Reclamação

O usuário irá utilizar o botão Botao Reclamacao2.png quando, houver a necessidade de inclusão de uma nova reclamação na OS em aberto.

NBS OS - Botao Codificar Servico - Form Codificar Servico - Botao Reclamacao - Form Nova Reclamacao.png Utilize o campo de digitação livre para a inclusão de Nova Reclamação.

Clique no botão Confirmar para salvar a Nova Reclamação na OS.


Inclusão de Serviço

Para o atendimento da reclamação do cliente, na maioria dos casos será necessário que se vincule um serviço à reclamação inicial do cliente.

Clique no botão Botao Inc. Servico.png, para efetuar a inclusão de serviço utilizando o formulário exibido na parte inferior do formulário.

NBS OS - Botao Codificar Servico - Form Codificar Servico - Botao Inc. Servico2.png Para efetuar a inclusão de um serviço, execute os passos abaixo.
Para efetuar a inclusão de um novo serviço, execute:
  1. Utilize os filtros em Tela para pesquisa do serviço a ser incluso;
  2. Selecione o Serviço na Grid;
  3. Clique no botão Botao Seta Vermelha 2.png para efetuar a inclusão do serviço na OS;
  4. O serviço incluso será adicionado abaixo da Reclamação Livre inicial;
    • Atenção: Ao marcar o Novo Serviço incluso, o sistema irá habilitar o botão de Serviços Adicionais (Botao +1.png)
  5. Botão Botao +1.png
    • Ao clicar no botão, o sistema irá exibir (na parte inferior do formulário) os Serviços Adicionais Disponíveis (conforme exibido abaixo).
  6. Botão Bota Sair2.png
    • Ao clicar no botão, o sistema irá encerrar o formulário, retornando para o Menu Principal.
NBS OS - Botao Codificar Servico - Form Codificar Servico - Botao Inc. Servico - Botao Mostra Servicos Adicionais.png Ao clicar no botão Botao +1.png, será habilitado a sessão para a inclusão de Serviços Adicionais Disponível.
  1. Efetue a pesquisa utilizando o filtro em Tela;
  2. Selecione o Serviço Adicional na Grid;
  3. Clique no botão Botao Seta Vermelha 2.png para efetuar a inclusão do Serviço Adicional na OS;
  4. O Serviço Adicional será exibido na grid de Serviços;
  5. Clique no botão Bota Sair2.png, para encerrar esta sessão.

Pacote/Kit

Quando for necessário a utilização de pacotes/kits, o usuário fará ao clicar no botão Botao Pacote-Kit.png, e utilizará o formulário para a inclusão dos Pacotes/Kits na OS em aberto.

NBS OS - Botao Codificar Servico - Form Codificar Servico - Botao Pacote-Kit.png Para efetuar a inclusão do Pacote e/ou Kit execute:
  1. Utilize os filtros em Tela para pesquisa do serviço a ser incluso;
  2. Selecione o Serviço na Grid;
  3. Agrupador de Serviço Botao Agrupador de Servico.png;
    • Ao clicar no botão, será exibido o formulário abaixo;
  4. Clique no botão Botao Seta Vermelha 2.png para efetuar a inclusão do Pacote e/ou Kit na OS;
  5. O serviço incluso será adicionado abaixo da Reclamação Livre inicial;
  6. Botão Bota Sair2.png
    • Ao clicar no botão, o sistema irá encerrar o formulário, retornando para o Menu Principal.
NBS OS - Botao Codificar Servico - Form Codificar Servico - Botao Pacote-Kit - Botao Agrupador de Servico - Aba Lista.png Ao clicar no botão Agrupador de Serviço Botao Agrupador de Servico.png, será exibido o formulário ao lado.

Atenção: O processo de Serviços Agrupados poderá ser visto CLIQUE AQUI.


Incluir Serviço Adicional

Para a inclusão de serviço adicional à OS em aberto, o usuário irá utilizar o botão Botao Inc. Adic.png, para a inclusão no formulário que será exibido na parte inferior do formulário.

NBS OS - Botao Codificar Servico - Form Codificar Servico - Aba Serviços - Botao Inc. Adic.png Quando houver a necessidade de inclusão de serviço adicional, clique no botão Botao Inc. Adic.png
NBS OS - Botao Codificar Servico - Form Codificar Servico - Botao Inc. Adic.png No campo digitavel, informe a descrição do Serviço Adicional a ser pesquisado.

Localize o serviço a ser incluso na OS dentre as opções exibidas na grid e, clique no botão Botao Seta Vermelha 2.png para vincular à OS.


Excluir

Quando houver a necessidade de exclusão do Serviço e/ou Reclamação, o usuário irá utilizar o botão Botao Excluir3.png.

NBS OS - Botao Codificar Servico - Form Codificar Servico - Aba Serviços - Botao Excluir.png Marque o Serviço ou Reclamação que deseja efetuar a exclusão e clique no botão Excluir.

Importante: Ao executar este processo, não há como reverter, o item marcado será excluído em definitivo.

NBS OS - Botao Codificar Servico - Form Codificar Servico - Aba Serviços - Botao Excluir - Form Excluir OS Serviço.png O sistema trará os dados do serviço ou reclamação preenchido nos campos do formulário exibido ao lado.

Preencha o Motivo pelo qual está sendo feito o cancelamento e clique no botão Confirmar. O sistema irá deletar o item marcado na grid.

NBS OS - Botao Codificar Servico - Form Codificar Servico - Aba Serviços - Botao Excluir - Tela Informativa.png Para este exemplo excluímos o serviço e posteriormente a Reclamação para qual o item estava vinculado.

Ao solicitar a Exclusão da Reclamação, o sistema irá exibir a Tela Informativa ao lado. Ao clicar em SIM - O sistema irá efetuar a exclusão em definitivo.


Alterar

Ao clicar no botão Botao Alterar4.png


Iniciar o atendimento

Ao clicar no botão Botao Começar.png


Apontar

Ao clicar no botão

Parar o atendimento

Ao clicar no botão Botao Parar-Encerrar.png


Alterar OS

Ao clicar no botão Botao Alterar OS.png


Liberar a OS.

Ao clicar no botão Botao Liberar OS.png


Voltar para a Página principal > Soluções NBS - Oficina > NBS OS - OS - Codificar Serviço