Extrator AGCO

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Apresentação

Esse manual constitui um instrumento de orientação para os clientes NBS, quanto à utilização do Módulo ‘AGCO Extrator’.

A NBS está em constante aprimoramento dos seus processos de negócio, objetivando a melhoria dos serviços e a satisfação dos clientes.


Introdução

O ‘Projeto AGCO Extrator’ vem para fortalecer a integração via interface das informações entre a Montadora e a utilização pelos ‘Dealers’.

Objetivo

O objetivo do processo visa a integração de informações de cadastro, estoque, venda e compra de peças.


Interfaces entre Sistema NBS e Webservice AGCO do Brasil

As informações abaixo devem ser providenciadas junto à AGCO do Brasil antes do início da configuração do módulo.

ID Operação Descrição
1 Código Concessionária Esta informação é fornecida pela AGCO do Brasil.
2 E-Mail Esta informação é fornecida pela AGCO do Brasil.
3 Senha Esta informação é fornecida pela AGCO do Brasil.

Roteiro de Configuração para a Implantação das Interfaces.

Antes de iniciarmos o envio das informações, precisamos fazer algumas checagens dentro do NBS, para que os dados sejam enviados de forma correta, segue tabela abaixo dos processos necessários:

Exclamation i.png Importante:
  • É obrigatório que os parâmetros abaixo estejam ativos / configurados

ID Módulo Caminho Parâmetro
1 Tabelas Parâmetros Gerais 2 > Parâmetros > Serviços > [Aba] [1] Forçar atualizar cadastro de clientes a cada 1 dias;
2 Tabelas Parâmetros Gerais 2 > Parâmetros > Peças > [Aba] [1] Forçar atualizar cadastro de clientes a cada 1 dias;
3 Tabelas Parâmetros Gerais 2 > Parâmetros > Veículos > Propostas Forçar atualizar cadastro de clientes a cada 1 dias;
4 Tabelas Parâmetros Gerais 3 > Parâmetros > Diversos > Cliente Forçar CNAE em cadastro de pessoa jurídica.
5 Tabelas Parâmetros Gerais 3 > Parâmetros > Diversos > Diversos Forçar campos na inclusão/alteração no cadastro de usuário.
6 Tabelas Parâmetros Gerais 3 > Específico > Nissan / Renault Para empresas que gostariam do usuário não alterar as

informações do AT001 (NF-e Nissan / Concessionária (ATACADO)

(substituto do BIR.CAR)), poderá marcar o parâmetro e não

poderá alterar as informações vinda da fabrica como o produto,

modelo, cor, renavam e motor.

7 NBS_User Usuários > Incluir / Alterar Todos os gerentes e vendedores tem que estar cadastrado

CPF e E-mail.

8 CRM Gold Test Drive > Veículo Test Drive Todo veículo de test-drive usado por empresa Nissan

deverá ter que cadastrar o Chassi,

8 CRM Gold Controle de Lead > Tipo de Evento Parâmetro:
  • Veio da Montadora;
  • Tempo Atenção Fábrica para atendimento 60 Minutos;
  • Tempo de Fábrica para atendimento 120 Minutos;
9 Serviços do Windows NBS O usuário deve efetuar a instalação dos serviços Nissan (ao lado),

conforme instruções do Manual de Instalação NBServicePanel

(publicado no FTP, em: Sistema Delphi > Manuais > Interfaces >

Especificas > Manual de Usuário – NBSServicePanel.pdf)

Serviços:
  • Nissan NDI CRM Vendas;
  • Nissan NDIGet;
  • Nissan NDIPost;

Nissan extrator - tela importante 2.png


Roteiro de configuração para implantação das Interfaces

Para o início do envio das informações, é necessário que se efetue algumas checagens dentro do NBS, para que os dados sejam enviados de forma correta, conforme abaixo:

Nissan extrator - tela nbs user.png

Módulo Caminho Configuração
NBS_USER NBS_User.exe > Grupo de E-mail Configurar Grupo de E-mail para TI (Para o recebimento das notificações de Envio)
NBS_USER NBS_User.exe > Acesso x Função Configurar os acessos para o responsável na execução do Módulo

Os itens acima devem estar devidamente configurados uma vez que serão necessários ao longo da execução deste manual.


Interface Nissan – Operações.

A Nissan opera com 18 operações padrão e 03 serviços do Windows NBS, são elas:

ID Operação Nissan; Descrição
1 DM001 Ficha Gama – EMI Nissan;
Botao movimento de consulta de ficha gama.png
1
Esta interface visa fornecer aos Sistemas DMS e CRM Homologados as informações oficiais de Veículos Nissan, o que inclui códigos de modelos, versões, cores disponíveis além das descrições comerciais padrões além da Tabela de Preços Atualizada dos Veículos Nissan.
2 CL001 Cadastro de Clientes; 2
Botao movimento de cadastro de clientes.png
Esta interface visa integrar as informações de Cadastros de Clientes existentes no Banco de Dados dos Sistemas DMS Homologados sempre que acontecer uma nova inclusão ou atualização nos registros.

No caso, entende-se por cliente o “cliente de fato”, ou seja, aquele para o qual foi emitido ao menos uma Proposta (Pedido); Ordens de Serviço; Notas Fiscais de venda (NF-e ou NFS-e) de veículos, peças, acessórios, lubrificantes, pneus, serviços, etc.

Para estes casos acima, todas as informações do cliente devem ser previamente enviadas através deste serviço.

3 FL001 – Registro e Atualização de Atendimento; 3
Botao movimento fluxo de atendimento de vendas.png
Este serviço é a interface para que o Sistema CRM Homologado envie à Nissan o registro de um novo atendimento/oportunidade registrado pela concessionária como, por exemplo, uma nova campanha ou um novo Lead gerado pela concessionária em seu site, redes sociais ou anúncios diversos.

O mesmo serve ainda para o envio de possíveis atualizações de informações pertinentes como, por exemplo: Canal de Vendas, Mídia de atração, vendedor responsável, gerente de vendas, dados básicos do cliente entre outros campos.

4 FL002 – Registro das Tentativas de Contato ou Agendamento; 3
Botao movimento fluxo de atendimento de vendas.png
Este serviço é a interface para que o Sistema CRM Homologado envie à Nissan as tentativas de contato ou agendamentos para visita ao showroom ou test-drive relativas a um atendimento/oportunidade.

Portanto, o mesmo não deve ser utilizado para registro de todas as “ações” relativas ao atendimento/oportunidade como visitas ao showroom, test-drive, negociações, propostas, etc., mas somente deve registrar as tentativas de contato ou agendamentos.

É através destas informações que a Nissan identifica o Prazo de Atendimento ao Hot Lead Nissan – importante indicador da efetividade da concessionária referente ao atendimento aos Leads.

5 FL003 – Registro das Visitas do Cliente ao Showroom; 3
Botao movimento fluxo de atendimento de vendas.png
Este serviço é a interface para que o Sistema CRM Homologado envie à Nissan os registros das visitas ao showroom da concessionária relativas a um atendimento/oportunidade.

É através destas informações que são contabilizados o Fluxo de Loja da concessionária pela Nissan.

6 FL004 – Registro e Atualização da Qualificação do Cliente; 3
Botao movimento fluxo de atendimento de vendas.png
Este serviço é a interface para que o Sistema CRM Homologado envie à Nissan os dados referentes a qualificação de um atendimento/oportunidade.
7 Fl005 – Registros de Test-Drive Realizados; 3
Botao movimento fluxo de atendimento de vendas.png
Este serviço é a interface para que o Sistema CRM Homologado envie à Nissan os dados referentes aos Test-Drives realizados relativos a um atendimento/oportunidade.
8 FL006 – Registros das Negociações; 3
Botao movimento fluxo de atendimento de vendas.png
Este serviço é a interface para que o Sistema CRM Homologado envie à Nissan os dados referentes as negociações relativas a um atendimento/oportunidade.
9 FL007 – Registro do Sucesso – CRMs; - OPERAÇÃO NÃO LIBERADA PELA NISSAN PARA A NBS – Por default está desabilitada!

Este serviço é exclusivo às Concessionárias que usam Ferramentas Específicas de CRM Homologadas (não o módulo de CRM dos DMS) para informar à Nissan do “Sucesso” na(s) venda(s) referente a um atendimento/oportunidade.

10 FL008 – Registro da Proposta Aceita (Pedido) DMSs; 3
Botao movimento fluxo de atendimento de vendas.png
Este serviço é exclusivo para Concessionárias que usam o Módulo de CRM do próprio DMS Homologado para envio da Proposta Aceita (Pedido Firme) à Nissan referente a um atendimento/oportunidade.

IMPORTANTE: Antes de realizar a chamada a este serviço, o Sistema DMS Homologado deve obrigatoriamente realizar a chamada ao serviço (Operação 2) – CL001 – Cadastro de Cliente para envio do Cadastro de Cliente.

11 FL009 – Registro de Oportunidade Perdida (Insucesso); 3
Botao movimento fluxo de atendimento de vendas.png
Este serviço é a interface para que os Fornecedores de Sistemas DMS/CRM Homologados enviem à Nissan o registro das Oportunidades Perdidas (Insucessos).
12 FL010 – Registro de Tentativa de Resgate de Oportunidade; 3
Botao movimento fluxo de atendimento de vendas.png
Este serviço é a interface para que os Fornecedores de Sistemas DMS/CRM Homologados enviem à Nissan o registro dos processos de Tentativa de Resgate de Oportunidades Perdidas (Insucessos).
13 LD001 – Hot Leads Nissan; 4
Hot Lead.png
Este serviço visa prover aos Sistemas CRM Homologados o consumo dos Leads gerados e enriquecidos pelo processo de Lead Management Nissan de tal forma que a concessionária dê continuidade no atendimento ao cliente que começou com a Nissan.
14 AT001 NF-e Nissan / Concessionária (ATACADO) 5
Nota Fiscal.png
Esta interface visa fornecer aos Sistemas DMS e CRM Homologados as informações de todas as Notas Fiscais faturadas pela Nissan contra a concessionária (todas as operações fiscais) para que tanto o estoque contábil de veículos como de peças das concessionárias seja devidamente atualizado com estas informações. São informadas ainda neste serviço as NFs de Venda Direta faturadas pela Nissan (Nissan > Cliente Final) relativas a concessionária “agente da venda”.

Também, em caso de NF de Venda Varejo (Nissan > Concessionária), os possíveis descontos comerciais aplicados a cada NF como, por exemplo, Mídia cooperada, Fundo FVN e Desconto Comercial Incondicional são informados.

15 AT002 - Cancelamento de NF-e Veículos Nissan (ATACADO) 6
Nota Fiscal.png
Esta interface visa fornecer aos Sistemas DMS e CRM Homologados as informações de cancelamentos de NF-e de Veículos e Peças Nissan previamente faturados contra a concessionária para que o estoque contábil de veículos dela seja devidamente atualizado com essas informações.
16 NF001- Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) 7
Nota Fiscal.png
Esta interface visa integrar todas as informações de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) emitidas pelas concessionárias, independente do código de operação fiscal (CFOP).
17 NF002 - Cancelamento de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) 7
Nota Fiscal.png
Quando houver um Cancelamento de uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), este serviço deve ser acessado para informar tal evento.
18 DM004 – Consulta Veículos Nissan 8
Botao movimento de consulta de ficha gama.png
Esta interface visa fornecer aos Sistemas DMS e CRM Homologados a possibilidade de consultar as informações oficiais de Veículos Nissan a partir da Placa ou do Chassi do Veículo.
Serviços do Windows NBS
1 NBS – Nissan NDIGet 1 Operações NBS: 1, 4, 5, 6 e 8
2 NBS – Nissan NDIPost 2 Operações NBS: 2 e 7. 
3 NBS – Nissan NDI CRM Vendas 3 Operação NBS: 3.

Nissan extrator - tela importante 3.png


Pré-Configuração

NBS_User

Selecione o aplicativo NBS_User no diretório ou atalho padrão onde se encontram os módulos do Sistema NBS e execute-o, informando o ‘login/senha/servidor’ para a abertura do módulo: 

Módulo Caminho Configuração
NBS_USER NBS_User.exe > Grupo de E-mail Configurar Grupo de E-mail para TI (Para o recebimento das notificações de Envio)
NBS_USER NBS_User.exe > Acesso x Função Configurar os acessos para o usuário responsável;

Liberação de Acesso ao Usuário.

Para o acesso ao módulo é necessário que seja concedido os seguintes acessos ao usuário (através do Módulo NBS_User):

Acesso Descrição
C0266 Pode acessar NissanExtrator;
C0267 Parâmetros > Empresas – NissanExtrator;
C0349 Permissão de acesso a rotina de backup Carga NissanExtrator;
C0352 Pode acessar menu DE-PARA do módulo NissanExtrator;
C0353 Pode acessar a tela de cadastro de empresas do modulo NissanExtrator;
C0354 Pode acessar a tela de cadastro de empresas de Web Service – URL do modulo NissanExtrator;
C0355 Pode acessar a tela de Cruzamento do modulo NissanExtrator;
C0356 Pode acessar tela de Manutenção de Backup NissanExtrator;
C0357 Pode excluir Cruzamento da operação do módulo NissanExtator;
C0358 Pode realizar Cruzamento da operação do módulo NissanExtator;
C0359 Pode realizar cadastro de operação do módulo NissanExtrator

Repita o processo para todos os acessos necessários. Nissan extrator - tela importante 4.png


Módulo Tabelas

Selecione o aplicativo Tabelas.exe no diretório ou atalho padrão onde se encontram os módulos do Sistema NBS e execute-o, informando o ‘login/senha/servidor’ para a abertura do módulo:

Tela de Login - Tabelas.png
Nissan extrator - tela importante 7.png

O usuário deve habilitar os seguintes parâmetros

Parâmetro Local
Forçar atualizar cadastro de clientes a cada _1_ dia Parâmetros Gerais 2 > Parâmetros > Serviços > Aba (1)
Forçar atualizar cadastro de clientes a cada _1_ dia Parâmetros Gerais 2 > Parâmetros > Peças> [1]
Forçar atualizar cadastro de clientes a cada _1_ dia Parâmetros Gerais 2 > Parâmetros > Veículo > Propostas
Forçar CNAE em cadastro de pessoa jurídica Parâmetros Gerais 3 > Parâmetros > Diversos >  Aba Cliente
Forçar campos na inclusão-alteração no cadastro de usuário
  • Os vendedores e gerentes serão obrigados a ter e-mail e CPF cadastrado no NBS_USER
Parâmetros Gerais 3 > Parâmetros > Diversos >  Aba Diversos

Nissan extrator - tela atencao 2.png


CRM_Gold

Criar tipo de Evento

Descrição Caminho / OBS
Esta configuração é necessária para a execução da operação Hot Lead no módulo Nissan Extrator Menu Principal > Tabela > Controle de Lead > [Botão] Tipo de Eventos

Para a parametrização, execute os seguintes passos:

1.      Clique no botão Incluir;

2.      Marque os parâmetros:

  1.         Nome do tipo de evento: Nissan – Hot Leads
  2.         Grupo: Negócios
  3.         Veio da montadora;
  4.         Tempo Fábrica Atenção 60 Minutos;
  5.         Tempo Fábrica para atendimento 120 Minutos;
    1. O tempo padrão a ser cadastrado será de 120 (minutos, o equivalente a 2 horas para o atendimento) para a tentativa do primeiro contato com o cliente;
  6. Selecione os itens (a empresa escolhe o da sua preferencia) para o restante do cadastro;
  7. Clique no botão Alterar para salvar as alterações efetuadas.

Adicionar Chassi em veículo de Test-Drive

Descrição Caminho / OBS
Cadastro de Chassis dos veículos de Test-Drive. Menu Principal > Tabela > Controle de Lead > [Botão] Veículo Test-Drive

Acesse:

1.     Menu Principal > Tabela > Controle de Lead > [Botão] Veículo Test-Drive

Esta configuração é necessária para a execução das operações de Fluxo de Vendas no módulo Nissan Extrator.

Para a parametrização, execute os seguintes passos:

 1. Clique no botão Incluir/Alterar;

Todos os veículos de test-drive deverão ter a informação do Chassi.


Primeiro Contato

Para contar como primeiro contato, o usuário deverá registrar na observação do evento, uma forma de contato (Caso não indique nenhuma opção da forma de contato, não irá enviar para a Nissan a informação) e alguma mensagem sobre o contato, exemplo (Entrei em contato com o cliente).

CRM Gold - Ficha de Detalhamento de Evento.png

Módulo Tab Veic

O usuário deve possuir cadastrada a logo da Marca.

Descrição Caminho / OBS
Vincular todas as marcas que são Nissan (Novos e Usados) com a marca Nissan Tab Veic > Secundárias > Marcas
Tab Veic-Marcas.jpg Acesse:

1. Menu Principal > Secundárias > Marcas

2. O usuário irá cruzar todas as marcas Nissan (Novo ou Usado) ao tipo concessionária Nissan. O usuário irá cruzar a marca no módulo ao tipo concessionária, este procedimento é obrigatório.

Efetue a inclusão do ícone da marca Tab Veic > Secundárias > Marcas
Tab Veic - Marcas - Icone.png
Para a inclusão da logo o usuário irá executar os seguintes passos:

1.       Clique no Botão Incluir ou Alterar;

2.       Clique no Botão Selecionar Imagem;

a.      O sistema irá direcionar o usuário para o seu menu raiz para localizar o ícone a ser usado (o sistema irá aceitar (preferencialmente) imagens do tamanho 32 x 32 até 64 x 64 em PNG;

3.       Clique no Botão Confirmar para salvar as alterações efetuadas;

Tabveic - tela informativa - icone.png Tabveic - tela informativa - parametrizacao crm gold.png

Módulo NBS_OS

Descrição Caminho / OBS
Selecione Consulta de Veículos Nissan - WebService NBS_OS > OS > Orçamento > OS Passante > Orç. Passante > Serviço Rápido > [Aba] Veículo > [Botão] Frota Veículo (Botao frota do cliente - os.png)
Nbsos - tela informativa - abertura de tela.png Os dados podem ser exibidos utilizando os filtros do formulário:

O usuário terá acesso ao ícone dinâmico da Nissan ao acessar as seguintes funções:

  • Inclusão de OS ou Orçamento;
  • Alterar dados;
Nbsos - tela informativa - icone nissan so visivel para nissan.png

Quando o usuário efetuar a abertura da tela para exibir a frota do Cliente, o sistema irá validar se o veículo é da marca Nissan e, se a empresa (da Agendamento/Orçamento/OS) está cruzada para a operação 8 – Consulta Veículos Nissan.

Com estas condições válidas será exibido o ícone da Nissan. Este ícone é dinâmico, filtrando o veículo da Nissan no formulário ‘Consulta Veículos Nissan’.

A pesquisa pode ser feita pelo usuário utilizando os dados do chassi ou pela placa do veículo.

Os dados podem ser exibidos utilizando os filtros do formulário:

 O usuário terá acesso ao ícone dinâmico da Nissan ao acessar as seguintes funções:

  • Inclusão de OS ou Orçamento;
  • Alterar dados;
  • Tabelas > Identificação do Veículo > Frotas
  • Identificação do Veículo > Serviço Rápido (para OS, OS passante e Orçamento Passante);
  • Inclusão de Serviços (inclusão de OS ou Orçamento);

 No processo de abertura do: Orçamento / Orç. Passante / OS / OS Passante, quando o usuário efetuar a verificação da Frota do Veículo (ao acionar o botão: Frota Veículo, na aba Veículo.

Módulo NBS_CRM

Descrição Caminho / OBS
Selecione Consulta de Veículos Nissan – WebService NBS_CRM > Eventos Manuais > Oportunidade > Agendamento de Atendimento Premium 01 > Frota Ciente > NBS – Cadastro Rápido de Agenda
Quando o usuário for efetuar o agendamento do atendimento, ao localizar o veículo na frota do cliente será visível o ícone da Nissan (este ícone só será visível quando o veículo for um Nissan). O usuário terá acesso ao ícone dinâmico da Nissan ao acessar as seguintes funções:

Consulta Veículo Nissan;

Botão Atendimento Telefônico;

Botão Reclamação;

Atendimento – Contato – Frota;

Acesse:

  1. Menu Principal > Eventos Manuais > Oportunidade > Agendamento de Atendimento Premium 01 > Frota Ciente > NBS – Cadastro Rápido de Agenda.
  2. Selecione Consulta de Veículos Nissan – WebService.

 Quando o usuário efetuar a abertura da tela para exibir a frota do Cliente, o sistema irá validar se o veículo é da marca Nissan e, se a empresa (do evento) está cruzada para a operação 8 – Consulta Veículos Nissan.

Com estas condições válidas será exibido o ícone da Nissan. Este ícone é dinâmico, sendo exibido apenas quando o veículo for Nissan.

 O usuário terá acesso ao ícone dinâmico da Nissan ao acessar as seguintes funções:

  • Consulta Veículo Nissan;
  • Botão Atendimento Telefônico;
  • Botão Reclamação;
  • Atendimento – Contato – Frota; 

Quando o usuário for efetuar o agendamento do atendimento, ao localizar o veículo na frota do cliente será visível o ícone da Nissan (este ícone só será visível quando o veículo for um Nissan).

Ao efetuar o agendamento do Atendimento Premium, o usuário irá executar os seguintes passos:

  1. Clique no botão Agendar (para que seja iniciado o processo de agendamento);
  2. Selecione o veículo da Frota do Cliente;
  3. O Ícone Nissan será exibido quando o veículo for um Nissan (estiver cadastrado como um);
  4. Clique no botão Incluir para finalizar o processo;

Utilização

Acesso

Selecione o aplicativo Botao nissanextrator.pngno diretório ou atalho padrão onde se encontram os módulos do Sistema NBS e execute-o, informando o ‘login/senha/servidor’ para a abertura do módulo.

Tela login - nissanextrator.png Modulo nissanextrator - tela informativa - login.png
NissanExtrator - Tela Menu Principal - Tela Informativa.png

Visão da Tela Principal

NissanExtrator - Tela Menu Principal 1.png Após logar, o usuário terá a visão da página principal do módulo, conforme imagem ao lado.

A seguir, iremos iniciar a configuração através da Guia Parâmetros (na tela principal), pedimos que a acesse e em seguida (através deste manual) iremos lhe direcionar para os passos seguintes.

Abaixo o detalhamento de algumas funcionalidades presentes na tela principal:

Menu Descrição
Parâmetros Parametrização do Módulo através das guias disponíveis;
Interface
De-Para De-Para para envio das informações no padrão da Nissan;
Manutenção Efetua o backup dos dados armazenados;
Notas Fiscais Serão exibidas as operações faturadas pela Nissan;
Nissan Rim
Alertas Lista com os alertas gerados pela ferramenta;
Ajuda Fornece as informações sobre a versão utilizada e o histórico das versões anteriores;
Sair Sai do módulo;
Botao home.png Retorna à página principal.
Botao movimento de consulta de ficha gama.png Movimento de Consulta de Ficha Gama (Cadastro de Modelos);
Botao movimento de cadastro de clientes.png Movimento de Cadastro de Clientes
Botao movimento fluxo de atendimento de vendas.png Fluxo de Atendimento de Vendas (Envio de Leads);
Hot Lead.png Hot Leads
Nota Fiscal.png Recebimento e Envio de Nota Fiscal - NFe
Botao Fechar.png Encerra o Módulo

Agora iremos iniciar a parametrização, pedimos que acesse a guia: Parâmetros.


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