Vendedor de Pecas Balcao

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Introdução

Desde 1992, a NBS atua no mercado de Gestão de Concessionárias de Veículos e Auto Peças através do desenvolvimento de softwares de gestão empresarial. Nossas soluções são abrangentes e estão distribuídas por categorias e módulos. Cada módulo foi desenvolvido para desempenhar um conjunto de ações, que quando devidamente configurada, permitem aos usuários a realização de suas tarefas de forma simples e segura.


Objetivo

Apresentar as principais funções que envolvem a rotina do vendedor de peças balcão, para que de maneira clara e objetiva o mesmo possa desempenhar suas atividades.


Instruções para Acesso

A NBS, em sua versão desktop, através do módulo NBSShortCut, disponibiliza uma espécie de painel de atalhos. Nele, é possível configurar quais módulos estarão disponíveis para um determinado perfil de usuário, bem como facilitar o login.

Acesso aos Módulos

Para acessá-lo, localize o ícone Icone NBSShortcut.png

Faça o login preenchendo os campos: Usuário, Senha e Servidor.

NBSShortCut - Tela de Login.png

NBSShortCut - Tela Menu Principal.png Quando o login é realizado com sucesso, o módulo é executado se concentrando originalmente na lateral direita do desktop, conforme Figura ao lado.
NBSShortCut - Tela Principal - Recorte.png Mas, através dos botões localizados na parte superior do próprio NBSShorCut é possível personalizar sua apresentação. Alterando da lateral direita do desktop, para a esquerda (através do botão demonstrado com a seta vermelha), ou ainda, recuando para a extremidade de um dos lados da tela (através do botão demonstrado com a seta azul).

Execução dos Módulos

Ainda por meio do NBSShortCut, a execução dos módulos pode ser feita de duas formas:

  • Digitando no campo “Executar” o nome exato do módulo que se deseja abrir e pressionando a tecla “Enter”.
  • Clique com o botão esquerdo do mouse sobre o módulo desejado.
NBSShortCut - Tela Principal - Botao Direito do Mouse - Menu Extra.png Exibe a lista de módulos habilitados para um determinado perfil/ usuário.
Nota: Click botão direito do mouse para habilitar demais opções de login. 
  • Ver Versão: Opção na qual o sistema demonstra a versão do módulo selecionado.
  • Abrir mais uma instância: Permite ao usuário executar uma segunda instância de um módulo já aberto, mantendo o mesmo usuário logado.
  • Abrir com outro usuário: Permite que seja feito o login num determinado módulo com um usuário diferente do logado no NBSShortCut.

Procedimentos

Consulta Disponibilidade de Estoque 

Uma vez logado ao módulo “Vendas.exe”, seguindo as orientações contidas no item anterior, será possível observar uma grande concentração de informações ainda em sua tela principal, guia “Itens [S. F2]” (conforme figura abaixo).

NBSShortcuts - Vendas Externas.png Tela Principal Módulo Vendas > Guia Itens [S. F2].

Para realizar a consulta de um determinado produto, basta seguir os passos:

Passo 1 – Selecione a chave de Pesquisa: Código ou Descrição.

Passo 2 – Clique no botão Pesquisar oculos.png.

Caso não seja retornado nenhum valor, certifique-se de ter preenchido o valor correto no campo de busca. Agora caso possua apenas parte da informação, será necessário marcar o flag: “Qualquer Posição”.

NBSShortcuts - Vendas Externas2.png.png Como exemplo, utilizamos o produto Cód.: 9043012031 – “JUNTA DE ALUMINIO DO CARTER”.

Dos valores apresentados acima, é correto afirmar que: do total de 148 produtos em estoque, não há nenhuma reserva, logo todos estão disponíveis.

Já no grid mais centralizado “Estoque”, o sistema detalha a direita, além do estoque local, também o estoque remoto (saldo em filiais). Também no bloco da direita seria possível consultar: Antecessor e Sucessor (De-Para), Ordens de Serviços ainda em aberto com requisição do produto pesquisado (Req. Oficina), Cadastro de itens Similares, Pedidos Pendentes e em Trânsito. Locação do produto pode ser consultada através do botão Botao locacao item.png .


Gerar Orçamentos/Pré-Notas

Antes de detalhar o passo a passo na construção de cada um dos registros, primeiramente é importante saber quais as diferenças entre os mesmos:

  • Orçamento – Documento sem valor fiscal, pode ser gerado mesmo sem que haja disponibilidade em estoque dos produtos, reserva de peça “Opcional” e não emite romaneio para separação de itens.
  • Pré-Notas - Documento sem valor fiscal, necessita que haja saldo em estoque dos produtos para ser gerado, tem reserva de peça “Obrigatório” e gera romaneio para separação de itens.

Passo 1 – Após realizada consulta do produto desejado, clique no botão  para enviá-lo para guia de “Escolhidos [S. F5]”.

Caso queira adicionar mais itens, basta repetir a operação já feita até aqui quantas vezes forem necessárias.

NBSShortcut - Vendas Externas - Escolhidos.png Guia Escolhidos [S. F5].

Passo 2 – Segue as opções de ações disponíveis na guia de escolhidos, conforme já mostrado no formulário acima.

Botao Qtde.png Quando selecionado o produto no grid, através deste campo é possível alterar a quantidade.
Botao Desc. P. Unit.png Através dessa opção é possível atribuir percentual de desconto, ou valor líquido unitário para o produto selecionado no grid.
Botao Desconto.png Através desta opção é possível atribuir percentual de desconto para todos os itens do grid (respeitando o limite de desconto parametrizado para cada produto).
Botao Dem.Criada.png Utilizado para sinalizar venda produtos com baixo giro, em quantidades acima de demandas caracterizadas como varejo. Isso fará com que não seja impactado o MIP do produto ao incluí-lo em pedidos.  
Botao Exluir.png Botão usado para excluir item selecionado da aba de Escolhidos

A depender de parametrização, ao clicar em Botao Exluir.png, seguindo exemplo demonstrado no formulário acima, o sistema permitirá que seja gerado registro de “Venda Perdida”.

NBSShortcut - Vendas Externas - Tela Importante.png


Passo 3 – A guia Fechar [S. F6], tem a função de demonstrar ao vendedor a soma total de produtos no documento que está sendo gerado. 

NBSShortcut - Vendas Externas - Fechar (S.F6).png Guia Fechar [S. F6] - Demonstra ao vendedor a soma total de produtos no documento que está sendo gerado.

Além disso, antes de concluir qual tipo de documento será gerado, é necessário preencher os campos:

NBSShortcut - Vendas Externas - Fechar (S.F6) - Vendedor.png Quando o usuário logado ao módulo já tem a função de vendedor balcão. Esse campo é automaticamente preenchido. Quando não, deve-se preencher manualmente.
Nbsshortcut - vendas externas - fechar (s.f6) - balcao.png Deve-se indicar neste campo o setor pelo qual está sendo registrada a venda.

Para concluir essa etapa, deve-se optar por qual documento gerar, selecionando uma das opções: 

NBSShortcut - Vendas Externas - Fechar (S.F6) - Orcamento.png ou Nbsshortcut - vendas externas - fechar (s.f6) - pre-nota.png. Sabendo que qualquer das opções selecionadas, o restante do processo tem o mesmo andamento.


Passo 4 – Emissão de Orçamento “Cliente”. Selecionar o cliente da venda utilizando uma das chaves de pesquisa: CPF, CNPJ ou Nome/Razão Social e clicando no botão Pesquisar oculos.png (conforme Formulário abaixo).

NBSShortcut -Emissao de Orcamento - Clientes.png Emissão de Orçamento > Guia Clientes

Caso seja feita a pesquisa utilizando umas das chaves supracitadas, porém não seja retornado nenhum dado, pode significar que o cliente pesquisado ainda não tem cadastro na empresa. Para cadastrá-lo, basta clicar na opção NBSShortcut -Emissao de Orcamento - Clientes - Cadastro Novo.png e preencher o formulário de cadastro rápido de clientes.

NBSShortcut -Emissao de Orcamento - Cadastro Rapido Clientes.png Caso algum dado obrigatório não seja preenchido, o sistema irá criticar não permitindo a conclusão do cadastro sem que o mesmo seja preenchido.

Passo 5 – Guia de Fechamento. Essencial para apresentar o valor final a ser pago pelo cliente. Pois, somente após selecionados os produtos e identificado o cliente é que seria possível calcular possíveis impostos e/ou agregar valores como Frete, por exemplo.

NBSShortcut -Emissao de Orcamento - Fechamento.png Dados preenchidos no campo “Observação Mapa” somente serão impressos no caso de pré-nota. Pois, conforme descrito em aqui , orçamentos não geram “Mapa de Separação/Romaneio para Separação”.

Passo 6 – Pagamento. Nessa etapa será necessário selecionar a(s) forma(s) de pagamento no grid da esquerda, clicando no botão , até que a soma da(s) forma(s) de pagamento selecionadas seja equivalente ao total do documento.

NBSShortcut -Emissao de Orcamento - Pagamento.png Nessa operação o sistema valida alguns critérios:
  • Limite mínimo para venda prazo;
  • Limite de crédito do cliente (para o caso de venda a prazo);
  • Bloqueio de clientes

Passo 7 – Dados da Nota. Guia com preenchimento facultativo. Todavia, para os casos em que houver Frete e/ou tratar-se de uma “Venda Presencial”, para cliente domiciliado fora do estado, torna-se necessário o preenchimento de alguns campos.

NBSShortcut -Emissao de Orcamento - Dados da Nota.png Nota: Através da opção  o sistema permite acessar o atalho para cadastramento de Transportadoras.

Nota: Informações preenchidas no campo de “Observações” serão impressas no formulário de Orçamento/Pré-nota.

Nota: Informações preenchidas no campo de “Dados Adicionais” serão impressos no campo de Informações Complementares da NFe.


Passo 8 – Confirmação. Para concluir a emissão do Orçamento/ Pré-nota, basta clicar no botão (Formulário anterior). Ao executar essa ação, o sistema irá confirmar o número do documento gerado e fará algumas perguntas que seguem nas figuras abaixo.

NBSShortcut -Emissao de Orcamento - Dados da Nota - Confirmacao.png Confirmação para impressão de Orçamento.
NBSShortcut -Emissao de Orcamento - Dados da Nota - Confirmacao impressao.png Caso opte por não imprimir o código, no sistema ficarão os mesmos serão preservados, somente não serão impressos no formulário.
NBSShortcut -Emissao de Orcamento - Dados da Nota - ImpressaOrcamento.png Emissão de Orçamento.

Manutenção de Orçamentos / Pré-Notas

Após sua geração, os Orçamentos e Pré-notas poderão ser consultados através da guia Orçamento/Pré-nota. O formulário abaixo foi subdividido em quatro blocos, que terão os principais elementos detalhados adiante.

NBSShortcut - Cadastro Cliente.png Consulta de Orçamento/Pré-Nota.
NBSShortcut - Cadastro de Cliente - btn01.png Tipo de documento: “Orçamento ou Pré-nota”.
NBSShortcut - Cadastro de Cliente - btn02.png Status: Ativo – Ainda passível de alteração e disponível faturamento (no caso de Pré-nota) / Fechado – Já faturado, portanto, não mais passível de alteração / Cancelado – Não passível de alteração nem alteração.
NBSShortcut - Cadastro de Cliente - btn03.png Chaves de pesquisa disponíveis para pesquisar um determinado registro. Dentre as opções, as principais: Número, Cliente – Nome ou Razão Social, Emissão e Vendedor.
NBSShortcut - Cadastro de Cliente - btn04.png Botões de Ações:
NBSShortcut - Cadastro de Cliente - Cancelar.png Tipo de documento: “Orçamento ou Pré-nota”.
NBSShortcut - Cadastro de Cliente - Alterar.png Através desta opção é possível realizar manutenções em Orçamentos e Pré-notas.
NBSShortcut - Cadastro de Cliente - Reservar.png Disponível apenas para Orçamentos, faz com que sejam reservadas todas as peças com saldo disponível em estoque e que pertencem ao orçamento selecionado.
NBSShortcut - Cadastro de Cliente - Converter.png Disponível apenas para Orçamentos, transforma o Orçamento em Pré-nota. Obs.: Caso algum dos produtos não tenha saldo disponível, essa conversão não é processada.
NBSShortcut - Cadastro de Cliente - Vender.png Disponível apenas para Pré-notas, efetua o faturamento da Pré-nota.
NBSShortcut - Cadastro de Cliente - Imprimir.png Utilizado para reimpressão tanto de Orçamentos, quanto Pré-notas.
NBSShortcut - Cadastro de Cliente - Cond-Descontos.png Através desta opção é possível editar formas/condições de pagamento e aplicar descontos tanto em Orçamentos, quanto Pré-notas.
NBSShortcut - Cadastro de Cliente - Cliente.png Através desta opção é possível modificar o cliente tanto de Orçamentos, quanto Pré-notas. Obs.: Após alterado o cliente o sistema irá exigir aprovação.
NBSShortcut - Cadastro de Cliente - Aprovar.png Através desta opção é concedida aprovação em registro que tenha sido modificado.
NBSShortcut - Cadastro de Cliente - V.Perdida.png Normalmente utilizado em Orçamentos, esta opção permite que apenas os produtos sem saldo em estoque tenham o registro de Venda Perdida gerada. Obs.: Recomendável para os casos em que se deseja encomendar peça na fábrica.
NBSShortcut - Cadastro de Cliente - D.Criada.png Cria registro de “Venda Perdida”, porém identificado como “Demanda Criada”, que para a Toyota, representa a venda em grande quantidade de produto com venda esporádica, ou seja, não pontua MIP.

Para que o usuário possa utilizar a Automatização OAP corretamente, é necessário que o usuário configure os parâmetros abaixo nos seguintes módulos:


Utilização

O sistema NBS foi concebido para interagir com todos os módulos, O processo OAP irá utilizar esta interação, com isso será listado abaixo as rotinas que serão executadas em outros módulos.

Atenção: Ao clicar no hiperlink, você será direcionado para a página correspondente à essa rotina.


Relatórios

O usuário terá a disposição os seguintes relatórios:

Atenção: Ao clicar sobre o nome do relatório, você será direcionado para a página com a explicação da usabilidade.


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