Usuário:Thiago.lobo

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Revisão de 14h22min de 27 de fevereiro de 2023 por Thiago.lobo (discussão | contribs)
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Conceito

O Módulo Ordem de Serviço (OS) é responsável pela operacionalização do setor de Serviços (Oficina) da Concessionária. De um modo geral, o módulo registra e controla as solicitações de serviço dos clientes, tratando-se de um 'Sistema de Gerenciamento do Pós-Vendas', com CRM integrado, o qual permite o total controle do processo desde o:

  • Agendamento via 'Agenda Premium' por Box
  • Abertura de OS/Orçamentos
  • Controle dos produtivos
  • Requisições de peças integradas com pedidos e vendas perdidas
  • Controle de descontos
  • Formas de pagamento finalizando com controles de 'Pesquisas de Satisfação'.

Requisitos de Acesso

Tela Principal - Módulo OS

Interface Principal - Módulo OS.png

Aba Superior

Fluxo Principal

Inclusão de Orçamento OS

Orçar / Aprovar

Codificar Serviço

Requisitar Peças

Alterar Dados de Orçamento OS

Liberar Oficina

Entregar Veículo

Pré-Fechamento

Fechar

Agendamento

Transferências de Peças e Serviços

Frota do Cliente

Ficha de Segmento

Imprimir OS ou Orçamento

Imprimir Lista de OS ou Orçamentos

Salvar a Lista em Arquivo

Alteração de Schema

Pagamento Agrupado

Aba Central

Aba Inferior

Ações

Pen.png

Cadastro de Serviços

Esta ação tem o intuito de permitir que o usuário cadastre serviços realizados na respectiva oficina. Para executar esta ação, o usuário deve:

Ação - Cadastro de Serviços.png Na "Tela Inicial do Módulo OS":
  • Clicar na opção Tabelas (Menu Superior).
  • Posicionar o cursor na opção Serviços.
  • Clicar na opção Tabela de Serviços.

Na "Tela - Tabela de Serviços":

  • 1. Clicar no botão Inclusão.
  • 2. Preencher os campos solicitados.
  • 3. Clicar no botão Confirmar.
Pen.png

Reclamação padrão

Esta ação tem o intuito de permitir que o usuário possa inserir reclamações padronizadas ou Kit's da oficina. Para executar esta ação, o usuário deve:

Ação - Tabela de Reclamações Padrões.png Na "Tela Inicial do Módulo OS":
  • Clicar na opção Tabelas (Menu Superior).
  • Posicionar o cursor na opção Serviços.
  • Clicar na opção Reclamações Padrões / Kits.
  • O usuário será direcionado para a tela ilustrada ao lado.
Ação - Inserção de Reclamações.png Para realizar a inserção de reclamações padronizadas, na "Tela - Tabela de Reclamações padrões":
  • 1. Clicar no botão Inclusão.
  • 2. Preencher os campos solicitados.
  • 3. Clicar no botão Confirmar.
Ação - Inserção de KIT's.png Para realizar a inserção de Kit's, na "Tela - Tabela de Reclamações padrões":
  • 1. Clicar no botão Inclusão.
  • 2. Marcar o box "É Kit (com peças e valores)"
  • 3. Preencher os campos solicitados.
  • 4. Clicar no botão Confirmar.
Pen.png

Cadastro de Produtivo

Esta ação tem o intuito de permitir que o usuário cadastre de produtivos da oficina (responsáveis pela execução da OS). Para executar esta ação, o usuário deve:

Interface - Tabela de Produtivos de Serviços e Consultores Técnicos (1).png Na "Tela Inicial do Módulo OS":
  • Clicar na opção Tabelas (Menu Superior).
  • Posicionar o cursor na opção Produtivo/Consultor.
  • Clicar na opção Cadastro de Produtivo/Consultor.

O usuário será direcionado para a Tela de "Tabela de Produtivo de Serviços/Consultores Técnico". Para realizar o cadastro de um produtivo, o usuário deve:

  • 1. Selecionar, na Grid, alguma linha ()
  • 2. Clicar em
  • Clicar no botão Inclusão
Interface - Inclusão de Produtivo de Serviços-Consultor Técnico (1) .png O usuário será direcionado para a Tela de "Inclusão de Produtivo de Serviços/Consultor Técnico". Para realizar o cadastro de um produtivo, o usuário deve:
  • 1. Preencher os campos
  • 2. Clicar no botão Confirmar
Pen.png

Cadastro de Tempos padrões

O Tempo Padrão refere ao tempo necessário para que um determinado serviço seja executado de acordo com o veículo da OS. Esta ação tem o intuito de permitir que o usuário cadastre serviços realizados na respectiva oficina. Para executar esta ação, o usuário deve:

Ação - Cadastro de Tempos Padrões.png Na Tela de "Tabela de Tempos Padrões por Produtos e Modelos", o usuário deve:
  • 1. Clicar no botão Inclusão
  • 2. Preencher os campos
  • 2. Clicar no botão Confirmar
Pen.png

Cadastro de Tipo de O.S

Esta ação tem o intuito de permitir que o usuário faço o cadastro de tipos de OS. Para executar esta ação, o usuário deve:

Ação - Cadastro de Tipo de OS.png Na Tela de "Tipos de ordens de Serviços", o usuário deve:
  • 1. Clicar no botão Inclusão
  • 2. As demais ações serão executadas nas abas "Cadastro Global" e "Cadastro por Empresa":
Ação - Cadastro de Tipo de OS (Cadastro Global).png Na Aba Cadastro Global:
  • 1. Inserir o Código do Tipo OS
  • 2. Selecionar as opções de Tipo de OS
  • 2. As demais ações serão executadas nas abas "Cadastro Global" e "Cadastro por Empresa":
Ação - Cadastro de Tipo de OS (Cadastro Global).png Na Aba Cadastro Global:
  • 1. Inserir o Código do Tipo OS
  • 2. Selecionar as opções de Tipo de OS
  • 2. As demais ações serão executadas nas abas "Cadastro Global" e "Cadastro por Empresa":
Pen.png

Cadastro de Campanha

O cadastro de campanha é utilizado para identificar manutenções a serem realizadas em determinadas faixas de veículo, podendo servir tanto para campanha de vendas quanto para recall. Esta ação tem o intuito de permitir que o usuário []. Para executar esta ação, o usuário deve:

Interface - Tabela de Campanhas.png
Interface - Inclusão de Campanha.png Para realizar o cadastro de campanhas, o usuário deve:
  • 1. Clicar no botão Inclusão.
  • 2. Preencher os campos indicados.
Interface - Inclusão de Campanha (Aba - Veículos).png Dando continuidade ao cadastro de campanhas, o usuário deve:
  • 1. Clicar na Aba Veículos.
  • 2. Preencher os campos indicados.
Interface - Inclusão de Campanha (Aba - Serviços (Sub aba - Lista)).png Dando continuidade ao cadastro de campanhas, o usuário deve:
  • 1. Clicar na Aba Serviços.
  • 2. Clicar na Aba Lista.
  • 3. Preencher os campos indicados.
Interface - Inclusão de Campanha (Aba - Serviços (Sub aba - Peças do Serviço)).png Por fim, o usuário deve:
  • 4. Clicar na Aba Peças do Serviço.
  • 5. Preencher os campos indicados.
  • 6. Clicar no botão Confirmar.
Pen.png

Cadastro Seguradora

Esta ação tem o intuito de permitir que o usuário cadastre serviços realizados na respectiva oficina. Para executar esta ação, o usuário deve:

Interface - Tabelas de Seguradoras.png
Interface - Tabela de Seguradoras (Aba Cadastro).png Para realizar o cadastro de Seguradoras, o usuário deve:
  • 1. Clicar no botão Inclusão.
  • 2. Na Aba Cadastro.
  • 3. Preencher os campos indicados.
  • 4. Preencher o campo com o nome desejado e clicar no botão Pesquisar.
  • 5. Clicar no botão Aceitar.
Interface - Consultar Cliente de Cadastro.png
Interface - Tabela de Seguradoras (ABA - Valor de Hora por Setor).png Dando continuidade ao cadastro de Seguradoras, o usuário deve:
  • 1. Na Aba Valor de Hora por Setor.
  • 2. Preencher os campos indicados.
  • 3. Clicar no botão Confirmar.
Pen.png

Agenda Premium

O Agendamento Premium é a forma de agendar um reparo técnico de um veículo, de forma a otimizar o tempo disponível do produtivo e dar mais comodidade ao cliente, pois o mesmo só irá comparecer na concessionário no dia e hora agendado. Esta ação tem o intuito de permitir que o usuário cadastre serviços realizados na respectiva oficina. Para executar esta ação, o usuário deve:

Interface - Agendamento de Atendimento Premium.png Para realizar o Agendamento Premium, o usuário deve:
  • 1. Selecionar uma célula da Grid Agenda
  • 2. Clicar no botão Agendar.
Interface - Agendamento Rápido.png Dando continuidade ao agendamento, o usuário deve:
  • 1. Preencher os campos da seção "Cliente".
  • 2. Preencher os campos da seção "Dados do Veículo"
  • 3. Clicar no botão OK.

Após isso, o intervalo de agendamento selecionado será exibido na Grid Agenda.

Pen.png

Agenda Comum

O Agendamento Comum cria apenas o agendamento para o cliente, não permitindo que o mesmo escolha qual box será atendido. Esta ação tem o intuito de permitir que o usuário cadastre serviços realizados na respectiva oficina. Para executar esta ação, o usuário deve:

Pen.png

Abertura de OS

A Ordem de Serviço é a base para o funcionamento de uma oficina, uma vez que todo fluxo de serviço é controlado pela OS. A partir dela, serviços são executados e peças são movimentadas. Os produtivos efetuam os reparos e ao final do processo é emitido a Nota Fiscal

Esta ação tem o intuito de permitir que o usuário cadastre serviços realizados na respectiva oficina. Para executar esta ação, o usuário deve:

O usuário pode buscar as OS de um cliente já cadastrado

O usuário pode buscar as OS de um veículo que já tenha, ao menos uma OS

O usuário pode buscar uma OS através de um agendamento criado (Premium ou Comum)

Interface - Identificação do Veículo (Abertura de OS).png Para realizar a Abertura de uma OS, o usuário deve inicialmente:

1. Escolher uma das abas para abertura de OS. A escolha por uma das abas irá acarretar em diferentes campos de filtro, conforme os itens abaixo:

  • Cliente - Pode filtrar e escolher uma OS via Nome, CNPJ ou CPF
  • Veículo - Pode filtrar e escolher uma OS via Placa ou Chassi
  • Agendamento - Pode filtrar e escolher uma OS via seleção de um agendamento Premium ou Comum

2. Selecionar uma OS presente na Grid.

3. Clicar no botão Próximo.

Pen.png

Fechamento Múltiplo de OS

Esta ação tem o intuito de permitir que o usuário cadastre serviços realizados na respectiva oficina. Para executar esta ação, o usuário deve:

Pen.png

Codificação de Serviço

Esta ação tem o intuito de permitir que o usuário cadastre serviços realizados na respectiva oficina. Para executar esta ação, o usuário deve:

Pen.png

Tempo Trabalhado

Esta ação tem o intuito de permitir que o usuário cadastre serviços realizados na respectiva oficina. Para executar esta ação, o usuário deve:

Pen.png

Requisição

Esta ação tem o intuito de permitir que o usuário cadastre serviços realizados na respectiva oficina. Para executar esta ação, o usuário deve:

Pen.png

Liberação de OS

Esta ação tem o intuito de permitir que o usuário cadastre serviços realizados na respectiva oficina. Para executar esta ação, o usuário deve:

Pen.png

Pré-Fechamento de OS

Esta ação tem o intuito de permitir que o usuário cadastre serviços realizados na respectiva oficina. Para executar esta ação, o usuário deve:

Pen.png

Fechamento de OS

Esta ação tem o intuito de permitir que o usuário cadastre serviços realizados na respectiva oficina. Para executar esta ação, o usuário deve:

Pen.png

OS de Seguradora

Esta ação tem o intuito de permitir que o usuário cadastre serviços realizados na respectiva oficina. Para executar esta ação, o usuário deve:

Pen.png

OS de Campanha

Esta ação tem o intuito de permitir que o usuário cadastre serviços realizados na respectiva oficina. Para executar esta ação, o usuário deve:

Pen.png

OS de Campanha

Esta ação tem o intuito de permitir que o usuário cadastre serviços realizados na respectiva oficina. Para executar esta ação, o usuário deve: