Sisfin - Tabelas - Cobrança Bancária

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Seta-topo.png

Conceito

Na área de cobrança bancária o usuário irá efetuar aa configuração da Instituição utilizada à remessa bancária.


Tela - Menu Principal

Sisfin - Tabelas - Cobranca Bancaria.png Ao selecionar a opção, o sistema irá exibir o próximo menu com as opções disponíveis.

Funcionalidades da Cobrança Bancária

O sistema irá exibir o menu com as seguintes opções disponíveis exibidas abaixo.

  • Código Remessa Bancária
  • Instrução Bancária
  • Configura Empresa - Banco
  • Código de Ocorrência - Retorno

Código Remessa Bancária

Nesta opção o usuário irá efetuar o cadastro/manutenção da forma de cobrança utilizada como remessa bancária.

Sisfin - Tabelas - Cobranca Bancaria - Codigo Remessa Bancaria.png Ao clicar na opção, o sistema irá direcionar o usuário para o formulário abaixo
Sisfin - Tabelas - Cobranca Bancaria - Codigo Remessa Bancaria - Form Codigo de Remessa Bancaria1.png No formulário exibido ao lado, o usuário irá efetuar o cadastro ou manutenção da forma de cobrança.

Para incluir um novo cadastro, execute os passos listados na imagem ao lado.

Para um novo cadastro, execute os seguintes passos:
  1. Clique no botão Incluir;
    • Ao clicar no botão, o sistema irá liberar os campos do formulário para o modo inclusão.
  2. Forma de Cobrança
    • Selecione a forma de cobrança dentre as opções cadastradas;
  3. Código
    • Informe o código da instrução bancária (este código deve ser informado de acordo com o manual de cobrança do banco selecionado);
  4. Descrição
    • Informe uma breve descrição da remessa bancária que está sendo criada;
  5. Botão Confirmar
    • Ao clicar no botão, o sistema irá salvar as informações.
    • Importante: Ao digitar as informações nos campos, o sistema irá exibir automaticamente no campo correspondente da grid (será exibido na linha marcada), porém estes dados só serão salvos após clicar no botão Confirmar.
  6. Grid
    • O resultado da inclusão será exibido nas seguintes colunas:
      • Forma de Cobrança;
      • Código;
      • Descrição;
  7. Botão Sair
    • Ao clicar no botão, o sistema irá encerrar o formulário, retornando para a tela do meu principal.

Instrução Bancária

Sisfin - Tabelas - Cobranca Bancaria - Instrucao Bancaria.png Ao clicar na opção, o sistema irá direcionar o usuário para o formulário abaixo
Sisfin - Tabelas - Cobranca Bancaria - Instrucao Bancaria - Form Instrucao Bancaria.png No formulário exibido ao lado, o usuário irá efetuar o cadastro ou manutenção da forma de cobrança.

Para incluir um novo cadastro, execute os passos listados na imagem ao lado.

Para um novo cadastro, execute os seguintes passos:
  1. Clique no botão Incluir;
    • Ao clicar no botão, o sistema irá liberar os campos do formulário para o modo inclusão.
  2. Forma de Cobrança
    • Selecione a forma de cobrança dentre as opções cadastradas;
  3. Código Inst
    • Informe o código da instrução bancária (este código deve ser informado de acordo com o manual de cobrança do banco selecionado);
  4. Descrição
    • Informe uma breve descrição da remessa bancária que está sendo criada;
  5. Botão Confirmar
    • Ao clicar no botão, o sistema irá salvar as informações.
    • Importante: Ao digitar as informações nos campos, o sistema irá exibir automaticamente no campo correspondente da grid (será exibido na linha marcada), porém estes dados só serão salvos após clicar no botão Confirmar.
  6. Grid
    • O resultado da inclusão será exibido nas seguintes colunas:
      • Forma de Cobrança;
      • Cód. Inst.;
      • Descrição;
  7. Botão Sair
    • Ao clicar no botão, o sistema irá encerrar o formulário, retornando para a tela do meu principal.

Configura Empresa - Banco

Sisfin - Tabelas - Cobranca Bancaria - Configuracao Empresa Banco.png Ao clicar na opção, o sistema irá direcionar o usuário para o formulário abaixo, com as seguintes abas:
  • Página 1;
  • Página 2;
  • Página 3;
  • Banco BBV;
  • Específico para CNAB;
  • Custódia Cheque;
  • Conversão;
  • Citibank;
  • Log Rem. Automática;
  • Modalidade BB;
  • Epecífico para Cobrança OnLine;

IMPORTANTE:

Para a forma de Cobrança PIX, o sistema irá exibir abas distintas, conforme imagem abaixo.

Sisfin - Tabelas - Cobranca Bancaria - Configura Empresa Banco.png Selecione o tipo de Arquivo Remessa (grid superior).

Pix Bradesco

Ao clicar na opção, o sistema irá exibir as seguintes abas:

  • Certificado/Proxy
  • Chave Pública / Chave Privada
  • WebHook
Certificado/Proxy

Para efetuar a integração com o API, é necessário que seja executado as configurações abaixo

Sisfin - Tabelas - Cobranca Bancaria - Configura Empresa Banco - Certificado Proxy.png Ao selecionar a aba Certificado/Proxy, o usuário irá efetuar a parametrização da forma de cobrança Bradesco PIX para que seja integrado ao API.
O usuário deve parametrizar os campos abaixo:
  1. Integrador API;
    • Ao selecionar a forma de cobrança, esta deve estar ativa no Integrador API;
  2. Certificado;
    • Certificado;
      • Ao clicar no botão: Selecionar Certificado, o sistema irá direcionar o usuário para o formulário para a seleção do arquivo.
        • O certificado deve ser adquirido pela empresa que contratou o serviço junto ao Banco;
      • Por recomendação orientamos que utilize o certificado A1.
    • Senha;
      • No campo digitável, informe a senha do certificado;
  3. Dados Banco;
    • Client ID
      • No campo digitável, informe o Client ID (esta informação será fornecida pelo banco após a contratação do serviço);
    • Client Secret
      • No campo digitável, informe o Client Secret (esta informação será fornecida pelo banco após a contratação do serviço);
    • Algoritmo
      • Selecione a opção dentre as cadastradas;
    • Conta Corrente
      • Selecione a Conta Corrente do tipo banco a qual irá receber os valores processado através do PIX;
    • Tipo
      • Selecione a opção dentre as cadastradas;
    • Chave Pix Empresa
      • No campo digitável, informe a Chave Pix Empresa (esta informação será gerada junto ao banco para a empresa contratante do serviço);
  4. Proxy
    • Para as empresas que utilizem o sistema Proxy, devem preencher os campos abaixo;
      • Flag Proxy
      • Host
      • Porta
      • Usuário
      • Senha
  5. Tipo de Impressão
    • Formato do Papel;
    • Selecione uma das opções disponível:
      • Papel A4;
      • Termia (80 mm);
        • Papel para impressora Térmica não fiscal;
  6. URL;
    • No campo digitável, informe a URL fornecida pelo banco Bradesco (será fornecida após a contratação);
  7. Botão Confirmar;
    • Ao clicar no botão, o sistema irá salvar as alterações efetuadas;
Sisfin - Tabelas - Cobranca Bancaria - Configura Empresa Banco - Certificado Proxy - Selecionar certificado.png Selecione o arquivo do certificado em seu diretório.

Chave Pública / Chave Privada

Os dados desta aba será gerado automaticamente pelo sistema após a inclusão

Sisfin - Tabelas - Cobranca Bancaria - Configura Empresa Banco - Chave Publica1.png

WebHook

É um sistema de Notificação de recebimento PIX , nesse novo formato de API, o banco envia a informação de forma ativa para sua empresa, sem a necessidade de solicitação.

A notificação é enviada imediatamente, assim que a transferência ou pagamento Pix for efetivado, com a tempestividade necessária para seu negócio.

Este processo será responsável pela liquidação automática da Provisão, ou seja assim que formos notificado através do Webhook sistema irá fazer o processamento da baixa do título existente no contas a receber originário da provisão e esta baixa irá registrar o adiantamento para o cliente que efetuou o pagamento do PIX.

Sisfin - Tabelas - Cobranca Bancaria - Configura Empresa Banco - WebHook.png Será necessário efetuar a configuração de um servidor para Webhook - Notificação de recebimento PIX e após esta configuração será definida uma URL a qual será enviada para API Banco através do Cadastro existente no modulo Sisfin.

Pix Itaú

Para a ativação do Pix Itaú é necessário que a empresa efetue a contratação do serviço de acesso a API PIX e, ao solicitar a ativação do ambiente de produção o banco enviará para a empresa o ‘’Client_ID’’ e o Token temporário ‘’access_token_tmp’’.

Com estas informações é possível efetuar a configuração no sistema NBS.

Atenção: O Token enviado tem validade de 7 dias para o início do fluxo de geração de certificado e caso o Token não seja utilizado dentro desse período será necessário que o usuário efetue nova solicitação ao banco do novo Token.

Ativação Certificado Dinâmico

Os certificados terão validade de 365 dias e a utilização das chaves e certificados é de uso exclusivo do parceiro, sendo este o único responsável pelo seu uso apropriado. As chaves têm sua utilização monitorada, e podem ser revogadas a critério do time responsável do Itaú em casos de: Compartilhamento das chaves, Interações estabelecidas muito acima do considerado normal ou Fim da parceria, por exemplo.

Ao selecionar a forma de cobrança, o sistema irá exibir as seguintes abas:

  • Certificado/Proxy;
  • Token;
  • Chave Pública / Chave Privada;
  • WebHook;
Certificado/Proxy

Para efetuar a integração com o API, é necessário que seja executado as configurações abaixo

Ao selecionar a aba Certificado/Proxy, o usuário irá efetuar a parametrização da forma de cobrança Itaú PIX para que seja integrado ao API.
O usuário deve parametrizar os campos abaixo:
  1. Integrador API;
    • Ao selecionar a forma de cobrança, esta deve estar ativa no Integrador API;
  2. Certificado;
    • Certificado;
      • Não será necessário o preenchimento deste campo;
    • Senha;
      • Não será necessário o preenchimento deste campo;
  3. Dados Banco;
    • Client ID
      • No campo digitável, informe o Client ID (esta informação será fornecida pelo banco após a contratação do serviço);
    • Client Secret
      • Não será necessário o preenchimento deste campo;
    • Algoritmo
      • Selecione a opção dentre as cadastradas;
    • Conta Corrente
      • Selecione a Conta Corrente do tipo banco a qual irá receber os valores processado através do PIX;
    • Tipo
      • Selecione a opção dentre as cadastradas;
    • Chave Pix Empresa
      • No campo digitável, informe a Chave Pix Empresa (esta informação será gerada junto ao banco para a empresa contratante do serviço);
  4. Proxy
    • Para as empresas que utilizem o sistema Proxy, devem preencher os campos abaixo;
      • Flag Proxy
      • Host
      • Porta
      • Usuário
      • Senha
  5. Tipo de Impressão
    • Formato do Papel;
    • Selecione uma das opções disponível:
      • Papel A4;
      • Termia (80 mm);
        • Papel para impressora Térmica não fiscal;
  6. Dados do Banco;
    • Banco;
    • Ambiente;
    • URL
  7. Botão Confirmar;
    • Ao clicar no botão, o sistema irá salvar as alterações efetuadas;
Sisfin - Tabelas - Cobranca Bancaria - Configura Empresa Banco - Certificado Proxy - Selecionar certificado.png Selecione o arquivo do certificado em seu diretório.

Token

O Token temporário recebido pelo usuário deve ser informado neste campo juntamente com a data de validação.

Sisfin - Tabelas - Cobranca Bancaria - Configura Empresa Banco - Token1.png Informe o Token recebido do Banco Itaú.

Ao confirmar a inclusão, o sistema irá efetuar o preenchimento dos campos: 'Client Secret' (aba Certificado Proxy).


Chave Pública / Chave Privada
Sisfin - Tabelas - Cobranca Bancaria - Configura Empresa Banco - Chave Publica-Privada.png Devido ao tempo de validade do certificado (12 meses), foi criado a funcionalidade que, ao entrar na tela de parâmetro do PIX, o sistema verifique a validade. Se, o certificado estiver expirado, o sistema irá exibir a Tela Informativa com mensagem questionando se o usuário deseja efetuar o processo de revalidação.(Gerenciador Pix)

WebHook

O processo do WebHook permanece o mesmo, ou seja, o usuário deve informar a URL WebHook

Sisfin - Tabelas - Cobranca Bancaria - Configura Empresa Banco - WebHook.png Informe a URL WebHook do Banco Itaú.

Código de Ocorrência - Retorno

Sisfin - Tabelas - Cobranca Bancaria - Codigo de Ocorrencia Retorno.png Ao clicar na opção, o sistema irá direcionar o usuário para o formulário abaixo

Botão Incluir

Sisfin - Tabelas - Cobranca Bancaria - Configuracao Empresa Banco - Form Ocorrencia de Arquivo Retorno.png No formulário exibido ao lado, o usuário irá efetuar o cadastro ou manutenção da forma de cobrança.

Para incluir um novo cadastro, execute os passos listados na imagem ao lado.

Para um novo cadastro, execute os seguintes passos:
  1. Clique no botão Incluir;
    • Ao clicar no botão, o sistema irá liberar os campos do formulário para o modo inclusão.
  2. Forma de Cobrança
    • Selecione a forma de cobrança dentre as opções cadastradas;
  3. Código
    • Informe o código da instrução bancária (este código deve ser informado de acordo com o manual de cobrança do banco selecionado);
  4. Descrição
    • Informe uma breve descrição da remessa bancária que está sendo criada;
  5. Ocorrência NBS
    • Selecione a opção que será vinculada ao Arquivo Retorno dentre as opções cadastras;
  6. Botão Confirmar
    • Ao clicar no botão, o sistema irá salvar as informações.
    • Importante: Ao digitar as informações nos campos, o sistema irá exibir automaticamente no campo correspondente da grid (será exibido na linha marcada), porém estes dados só serão salvos após clicar no botão Confirmar.
  7. Grid
    • O resultado da inclusão será exibido nas seguintes colunas:
      • Forma de Cobrança;
      • Cód.;
      • Descrição;
      • Ocorrência NBS
  8. Botão Sair
    • Ao clicar no botão, o sistema irá encerrar o formulário, retornando para a tela do meu principal.

Botão Excluir

Ao clicar no botão, o sistema irá excluir (de forma definitiva) o cadastro marcado na grid.


Botão Alterar

Ao clicar no botão, o sistema irá habilitar o cadastro marcado na grid para alteração.


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