Tabelas - Formas de Pagamento: mudanças entre as edições

De Wiki NBS
Ir para navegação Ir para pesquisar
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
 
Linha 111: Linha 111:
*** Ao marcar a opção, o vendedor/recepcionista pode fazer o fechamento da venda (pré-nota e OS com formas de pagamento específica); [[Arquivo:Botão Nova.png|semmoldura|50x50px]]
*** Ao marcar a opção, o vendedor/recepcionista pode fazer o fechamento da venda (pré-nota e OS com formas de pagamento específica); [[Arquivo:Botão Nova.png|semmoldura|50x50px]]
** CRM Parts - Exclusiva Cliente Especial
** CRM Parts - Exclusiva Cliente Especial
*** Ao marcar esta opção, a condição salva será válida somente no módulo CRM Parts (a condição será identificada com uma estrela no módulo);
* CRM - Geração de Eventos Associado e Forma de Pagamento (Honda)
* CRM - Geração de Eventos Associado e Forma de Pagamento (Honda)
** Selecione a opção dentre as cadastradas;
** Selecione a opção dentre as cadastradas;

Edição atual tal como às 18h59min de 26 de outubro de 2023

Retornar para a Página principal > Soluções Client Server > TABELAS > Formas de Pagamento


Seta-topo.png

Conceito

Área onde será cadastrado os grupos de venda interno


Tela Menu Principal

Acesse o botão: Grupos Internos.

Tabelas - Botao Formas de Pagamento.png Ao clicar no botão, o sistema irá direcionar o usuário para o formulário abaixo.

Grupos Internos - Tela Principal

Ao acessar o formulário, o sistema irá exibir as seguintes abas:

  • Lista de Formas de Pagamento;
  • Cadastro;
  • Dicas;
  • De-Para em Veículos;
  • De-Para - Departamento;
  • SAP

Aba Lista de Formas de Pagamento

Por padrão, o sistema irá abrir o formulário nesta aba.

Tabelas - Botao Formas de Pagamento - Form Forma de Pagamento.png O sistema irá exibir todas as formas de pagamento cadastradas.

O usuário poderá utilizar os filtros (localizados na parte superior do formulário) para pesquisar as Formas de Pagamento por:

  • Empresa;
  • Departamento;
  • Tipo;
  • Descrição;

Importante: O usuário deve considerar os cadastros exibidos na imagem ao lado como um exemplo, o usuário NÃO deve efetuar a alteração das Formas de Pagamento de sua Empresa para espelhar os dados fornecidos.
Para efetuar um novo cadastro, clique no botão Botao Inclusao1.png, o sistema irá direciona-lo para o formulário abaixo.

Aba Cadastro - Inclusão

Tabelas - Botão Formas de Pagamento - Formulário Forma de Pagamento - Aba Cadastro1.png Para cadastrar uma nova forma de pagamento, preencha os campos do formulário ao lado.
Atenção: Após finalizar o cadastro, o usuário deve vincular as condições de pagamento (quando necessário). Este processo será executado quando o usuário clicar no botão Botao Cond. Pgto.png (exibido abaixo).
Para o cadastro, informe:
  • Descrição;
    • No campo digitável, informe sob forma de uma breve descrição o nome da nova Forma de Pagamento;
  • Flag Ativa;
    • Por padrão, o sistema trará esta opção marcada;
    • Ao marcar esta opção, o usuário está identificando o cadastro como ativo;
  • Empresa;
    • Selecione a Empresa dentre as opções cadastradas, para qual a nova Forma de Pagamento será vinculada.
  • Departamento;
    • Selecione o Departamento dentre as opções cadastradas, para qual a nova Forma de Pagamento será vinculada
  • Cobrança;
    • Selecione a forma de Cobrança dentre as opções cadastradas, que será vinculada à nova Forma de Pagamento;
  • Dias na Fatura;
    • No campo digitável, informe a quantidade de dias para o vencimento;
  • Identificador TEF;
    • No campo digitável, informe o código identificador;
  • Juros ou Margem;
    • No campo digitável, informe o percentual;
  • Tipo de Pagamento pré fixados NBS
    • Selecione uma das opções;
    • Atenção: Pode ocorrer do sistema exibir campos extras dependendo da opção selecionada;
      • À Vista [V];
      • À Prazo Iguais [P];
      • À Prazo Montadas [M];
        • Importante: para esta opção será definida no momento do faturamento, os dados de: Prazo, Vencimento, Número de Parcelas;
      • Cortesia [C];
      • Financiamento [F];
      • CDCI [X];
      • Outros - Prazo [O];
      • Cartão de Crédito [Z];
      • Conta Apresentação [T];
      • Troco (Cliente / Diversos) [D];
      • Cheques [H];
      • Veículos Usados [U];
      • Adiantamento de Cliente [A];
      • Desconto Incondicional [B];
      • Financiamento Terceiros (Veíc) [G];
      • Serviços Vendidos (Veíc.) [S];
      • Comissões de Serviços (Veíc.)[E];
      • Consórcios [K];
      • Leasing [J];
      • Grupo de Amigos [N];
  • Obs p/ Veículo
    • Utilize o campo digitável para inserir observações pertinentes para veículos;
  • CRM - Geração de Eventos Associado a Forma de Pgto (HONDA)
    • Selecione uma das opções cadastradas;
  • Financiamento Próprio
    • Flag Financiamento Próprio
    • Texto reserva de domínio na proposta
      • Utilize o campo digitável para inserir observações pertinentes de domínio na proposta pertencente ao Financiamento Próprio;
  • Flags
    • Selecione quantas opções forem necessárias:
    • É Bônus Banco (F&I);
    • Usar e-commerce;
    • Forma será usada no FORD FÁCIL (Tipo V,U,F,T);
    • Identifica Veículo usado na avaliação;
    • É Taxa de quitação de Usado FI (específico troco);
    • Controlado pelo DEPS;
    • Pode Fechar Balcão/Recepção
      • Ao marcar a opção, o vendedor/recepcionista pode fazer o fechamento da venda (pré-nota e OS com formas de pagamento específica); Botão Nova.png
    • CRM Parts - Exclusiva Cliente Especial
      • Ao marcar esta opção, a condição salva será válida somente no módulo CRM Parts (a condição será identificada com uma estrela no módulo);
  • CRM - Geração de Eventos Associado e Forma de Pagamento (Honda)
    • Selecione a opção dentre as cadastradas;
  • Integração c/ SAP
    • NIVEL_TES
    • PYMT_METH
    • Flag Obrigar Boleto Bancário
  • Autopeças
    • Especial;
    • Ignora Criticas;
  • Rotas de Entrega
    • Desconto;
      • No campo digitável informe o percentual (quando houver);
    • Promoção
      • No campo digitável informe o percentual (quando houver);

Aba Cadastro - Inclusão PIX

Para a adequação da forma de cobrança Pix, o usuário deve parametrizar os novos tipos de pagamento para a modalidade modalidade 'A Vista'.

Ao selecionar a modalidade 'A Vista', será exibido o novo campo: 'Tipo Cobrança PIX' e, este apresentará as seguintes opções:

  • QR Code Pix Sitef (Tipo 1);
  • QR Code Avulso (Tipo 3);

'Importante: Este campo só será visível se o Tipo de Pagamento selecionado for: 'A Vista.

Tabelas - Botao Formas de Pagamento - Form Forma de Pagamento - Aba Cadastro2.png Ao selecionar uma das opções no campo: "Tipo Cobrança Pix', será exibido os seguintes campos para preenchimento:
  • Empresa;
    • Será listada para seleção, todas as empresas cadastradas;
    • Vincule a Empresa ao novo cadastro;
  • Conta Corrente PIX
    • Será listada para seleção, todas as Contas Correntes Ativas (do tipo Banco);
    • Selecione a Conta Corrente que será vinculada o Tipo de Cobrança PIX selecionado;
      • O sistema fará o lançamento do valor do PIX para a conta informada.
    • Atenção: O preenchimento deste campo será OBRIGATÓRIO.
  • O usuário deve completar a configuração da Forma de Pagamento, conforme padronização utilizada;
  • Clique no botão Confirmar, para salvar as alterações.

Importante:

Ao selecionar a opção:

1 - QR Code PIX Sitef, o cliente fará o pagamento através SITEF;

3 - QR Code Avulso, o cliente fará o pagamento através das maquininhas POS (cartão de Crédito);


Aba Cadastro - Inclusão Troco

Foi efetuado ajustes na opção de Troco para que seja executada a baixa automática/gerar adiantamento.

Tabelas - Botao Formas de Pagamento - Form Forma de Pagamento - Aba Cadastro - Tipo Troco.png Ao selecionar a opção 'Troco', será exibido o seguinte campo para preenchimento:
  • Baixar Automático/Gerar Adiantamento;
    • O usuário deve selecionar (dentre as opções cadastradas) o tipo de Baixa/adiantamento a ser vinculado.

Importante: Será disponibilizado os adiantamentos do Tipo Entrada.


Aba Dicas

Nesta aba o sistema trará de uma forma simplificada a explicação sobre os tipos de pagamento existe.

Tabelas - Botao Formas de Pagamento - Form Forma de Pagamento - Aba Dicas.png Na imagem exibida ao lado, está listada todos os Tipos de Pagamento e, uma breve explicação sobre sua ação.

De-Para em Veículos;

Tabelas - Botao Formas de Pagamento - Form Forma de Pagamento - Aba De-Para Veiculo.png Ao selecionar a Empresa, o sistema irá exibir todas as formas de pagamento cadastradas.
Importante: O usuário deve considerar os cadastros exibidos na imagem ao lado como um exemplo, o usuário NÃO deve efetuar a alteração das Formas de Pagamento de sua Empresa para espelhar os dados fornecidos.
Efetue o De-Para ao efetuar o cruzamento das informações, conforme os passos descritos abaixo:
  1. Empresa
    • Origem
      • Selecione a Empresa dentre as opções cadastradas;
    • Destino
      • Selecione a Empresa dentre as opções cadastradas
  2. Forma de Pagamento
    • Origem
      • Marque a Forma de Pagamento dentre as opções exibidas na lista;
    • Destino
      • Marque a Forma de Pagamento dentre as opções exibidas na lista
  3. Botões
    • Botao Seta 4.png
      • Clique neste botão para efetuar o cruzamento do De-Para
    • Botao Seta 5.png
      • Clique neste botão para cancelar o cruzamento do De-Para (marcado na grid = passo 4);
  4. Grid
    • O resultado do De-Para será exibido nas seguintes colunas:
      • C. Emp. De;
      • De;
      • C. Emp. De;
      • Para;

De-Para - Departamento;

Tabelas - Botao Formas de Pagamento - Form Forma de Pagamento - Aba De-Para Departamento.png Ao selecionar a Empresa, o sistema irá exibir todos os Departamentos cadastrados.
Importante: O usuário deve considerar os cadastros exibidos na imagem ao lado como um exemplo, o usuário NÃO deve efetuar a alteração das Formas de Pagamento de sua Empresa para espelhar os dados fornecidos.
Para efetuar o De-Para Departamento, siga os seguintes passos:
  • Selecione o Departamento que deseja efetuar o De-Para;
  • Selecione o departamento de cada empresa cadastrada;
  • O usuário deve clicar dentro do campo, o sistema irá habilitar a célula para que ao clicar seja exibido as opções cadastradas;
  • Ao preencher a linha com as informações dos Departamentos/Empresas cadastradas, clique no botão Botao Confirmar 2.png.

SAP

Tabelas - Botao Formas de Pagamento - Form Forma de Pagamento - Aba SAP.png Preencha os campos do formulário exibido na imagem ao lado.

Botão Exclusão

Ao clicar no botão, o sistema irá excluir (de forma definitiva) o cadastro marcado na grid.


Botão Alteração

Ao clicar no botão, o sistema irá habilitar o cadastro marcado na grid para alteração.


Botão Cond. Pgto

O usuário fará o cruzamento da forma de pagamento para o Tipo de Pagamento selecionado ou seja, as condições destes pagamentos.

IMPORTANTE: Esta opção só será habilitada quando o cadastro possuir o Tipo de Pagamento: Parcelas Iguais.

Atenção: O usuário poderá utilizar esta opção para desenvolver uma forma de pagamento exclusiva para Clientes Especiais.

Tabelas - Botao Formas de Pagamento - Form Forma de Pagamento - Botao Cond Pgto.png Ao clicar no botão Botao Cond. Pgto.png, o sistema irá direciona-lo para o formulário abaixo.
Tabelas - Botao Formas de Pagamento - Form Forma de Pagamento - Botao Cond Pgto - Form Condicao de Pagamento.png O sistema irá exibir o cruzamento entre a Forma de pagamento e as Condições de Pagamento;
O sistema irá exibir a condição de pagamento cadastrada:
  1. Dados Empresa;
    • O sistema irá trazer os dados da:
      • Empresa vinculada;
      • Departamento vinculado;
  2. Grid;
    • O sistema trará os dados da Forma de Pagamento selecionada;
  3. Condição de Pagamento;
    • O sistema trará a condição de pagamento vinculada ao cadastro;
  4. Outros;
    • O sistema trará os dados cadastrados para a forma de pagamento selecionada;
Cadastro - Inclusão

Clique no botão Botao Inclusao1.png, para habilitar o formulário para o cadastro da nova condição de pagamento.

Tabelas - Botao Formas de Pagamento - Form Forma de Pagamento - Botao Cond Pgto - Form Condicao de Pagamento - Botao Inclusao1.png Informe os dados nos campos do formulário exibido ao lado.
Para cadastrar uma nova condição de pagamento, informe os seguintes dados:
  1. Dados Empresa;
    • O sistema irá exibir os dados da empresa da última Condição de Pagamento marcado;
  2. Grid;
    • O sistema irá exibir os dados da última Condição de Pagamento marcado;
  3. Botão Inclusão;
    • Ao clicar no botão, o sistema irá habilitar os campos para a inclusão do novo cadastro;
  4. Outros;
    • Preencha os seguintes campos (quando necessário);
      • Descrição;
        • No campo digitável, informe uma descrição para a nova Condição de Pagamento;
      • Juros por mês;
        • No campo digitável, informe o valor do Juros Mensal para a nova Condição de Pagamento;
      • Desconto p/ Rotas Externas
        • Desconto
          • No campo digitável, informe o valor do desconto para a nova Condição de Pagamento;
        • Promoção
          • No campo digitável, informe o valor Promocional para a nova Condição de Pagamento;
      • Geração Parcelas;
        • No campo digitável, informe os valores para os campos abaixo;
        • Entrada Dias;
        • Intervalo;
        • Qtde Parcelas;
      • Observação;
        • No campo digitável, informe uma observação pertinente para a nova Condição de Pagamento;
      • Flag Ativa;
        • Este flag virá por padrão marcado quando se tratar de uma nova condição de pagamento.
  5. Botão Confirmar;
    • Ao clicar no botão, o sistema irá salvar a nova condição de pagamento;
  6. Condições de Pagamento;
    • A nova condição de pagamento será exibida na grid.

Retornar para a Página principal > Soluções Client Server > TABELAS > Formas de Pagamento