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| *** Ao marcar a opção, o vendedor/recepcionista pode fazer o fechamento da venda (pré-nota e OS com formas de pagamento específica); [[Arquivo:Botão Nova.png|semmoldura|50x50px]] | | *** Ao marcar a opção, o vendedor/recepcionista pode fazer o fechamento da venda (pré-nota e OS com formas de pagamento específica); [[Arquivo:Botão Nova.png|semmoldura|50x50px]] |
| ** CRM Parts - Exclusiva Cliente Especial | | ** CRM Parts - Exclusiva Cliente Especial |
| | *** Ao marcar esta opção, a condição salva será válida somente no módulo CRM Parts (a condição será identificada com uma estrela no módulo); |
| * CRM - Geração de Eventos Associado e Forma de Pagamento (Honda) | | * CRM - Geração de Eventos Associado e Forma de Pagamento (Honda) |
| ** Selecione a opção dentre as cadastradas; | | ** Selecione a opção dentre as cadastradas; |
Edição atual tal como às 18h59min de 26 de outubro de 2023
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Conceito
Área onde será cadastrado os grupos de venda interno
Acesse o botão: Grupos Internos.
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Ao clicar no botão, o sistema irá direcionar o usuário para o formulário abaixo.
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Grupos Internos - Tela Principal
Ao acessar o formulário, o sistema irá exibir as seguintes abas:
- Lista de Formas de Pagamento;
- Cadastro;
- Dicas;
- De-Para em Veículos;
- De-Para - Departamento;
- SAP
Aba Lista de Formas de Pagamento
Por padrão, o sistema irá abrir o formulário nesta aba.
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O sistema irá exibir todas as formas de pagamento cadastradas.
O usuário poderá utilizar os filtros (localizados na parte superior do formulário) para pesquisar as Formas de Pagamento por:
- Empresa;
- Departamento;
- Tipo;
- Descrição;
Importante: O usuário deve considerar os cadastros exibidos na imagem ao lado como um exemplo, o usuário NÃO deve efetuar a alteração das Formas de Pagamento de sua Empresa para espelhar os dados fornecidos.
Para efetuar um novo cadastro, clique no botão , o sistema irá direciona-lo para o formulário abaixo.
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Aba Cadastro - Inclusão
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Para cadastrar uma nova forma de pagamento, preencha os campos do formulário ao lado.
Atenção: Após finalizar o cadastro, o usuário deve vincular as condições de pagamento (quando necessário). Este processo será executado quando o usuário clicar no botão (exibido abaixo).
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Para o cadastro, informe:
- Descrição;
- No campo digitável, informe sob forma de uma breve descrição o nome da nova Forma de Pagamento;
- Flag Ativa;
- Por padrão, o sistema trará esta opção marcada;
- Ao marcar esta opção, o usuário está identificando o cadastro como ativo;
- Empresa;
- Selecione a Empresa dentre as opções cadastradas, para qual a nova Forma de Pagamento será vinculada.
- Departamento;
- Selecione o Departamento dentre as opções cadastradas, para qual a nova Forma de Pagamento será vinculada
- Cobrança;
- Selecione a forma de Cobrança dentre as opções cadastradas, que será vinculada à nova Forma de Pagamento;
- Dias na Fatura;
- No campo digitável, informe a quantidade de dias para o vencimento;
- Identificador TEF;
- No campo digitável, informe o código identificador;
- Juros ou Margem;
- No campo digitável, informe o percentual;
- Tipo de Pagamento pré fixados NBS
- Selecione uma das opções;
- Atenção: Pode ocorrer do sistema exibir campos extras dependendo da opção selecionada;
- À Vista [V];
- À Prazo Iguais [P];
- À Prazo Montadas [M];
- Importante: para esta opção será definida no momento do faturamento, os dados de: Prazo, Vencimento, Número de Parcelas;
- Cortesia [C];
- Financiamento [F];
- CDCI [X];
- Outros - Prazo [O];
- Cartão de Crédito [Z];
- Conta Apresentação [T];
- Troco (Cliente / Diversos) [D];
- Cheques [H];
- Veículos Usados [U];
- Adiantamento de Cliente [A];
- Desconto Incondicional [B];
- Financiamento Terceiros (Veíc) [G];
- Serviços Vendidos (Veíc.) [S];
- Comissões de Serviços (Veíc.)[E];
- Consórcios [K];
- Leasing [J];
- Grupo de Amigos [N];
- Obs p/ Veículo
- Utilize o campo digitável para inserir observações pertinentes para veículos;
- CRM - Geração de Eventos Associado a Forma de Pgto (HONDA)
- Selecione uma das opções cadastradas;
- Financiamento Próprio
- Flag Financiamento Próprio
- Texto reserva de domínio na proposta
- Utilize o campo digitável para inserir observações pertinentes de domínio na proposta pertencente ao Financiamento Próprio;
- Flags
- Selecione quantas opções forem necessárias:
- É Bônus Banco (F&I);
- Usar e-commerce;
- Forma será usada no FORD FÁCIL (Tipo V,U,F,T);
- Identifica Veículo usado na avaliação;
- É Taxa de quitação de Usado FI (específico troco);
- Controlado pelo DEPS;
- Pode Fechar Balcão/Recepção
- Ao marcar a opção, o vendedor/recepcionista pode fazer o fechamento da venda (pré-nota e OS com formas de pagamento específica);
- CRM Parts - Exclusiva Cliente Especial
- Ao marcar esta opção, a condição salva será válida somente no módulo CRM Parts (a condição será identificada com uma estrela no módulo);
- CRM - Geração de Eventos Associado e Forma de Pagamento (Honda)
- Selecione a opção dentre as cadastradas;
- Integração c/ SAP
- NIVEL_TES
- PYMT_METH
- Flag Obrigar Boleto Bancário
- Autopeças
- Especial;
- Ignora Criticas;
- Rotas de Entrega
- Desconto;
- No campo digitável informe o percentual (quando houver);
- Promoção
- No campo digitável informe o percentual (quando houver);
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Aba Cadastro - Inclusão PIX
Para a adequação da forma de cobrança Pix, o usuário deve parametrizar os novos tipos de pagamento para a modalidade modalidade 'A Vista'.
Ao selecionar a modalidade 'A Vista', será exibido o novo campo: 'Tipo Cobrança PIX' e, este apresentará as seguintes opções:
- QR Code Pix Sitef (Tipo 1);
- QR Code Avulso (Tipo 3);
'Importante: Este campo só será visível se o Tipo de Pagamento selecionado for: 'A Vista.
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Ao selecionar uma das opções no campo: "Tipo Cobrança Pix', será exibido os seguintes campos para preenchimento:
- Empresa;
- Será listada para seleção, todas as empresas cadastradas;
- Vincule a Empresa ao novo cadastro;
- Conta Corrente PIX
- Será listada para seleção, todas as Contas Correntes Ativas (do tipo Banco);
- Selecione a Conta Corrente que será vinculada o Tipo de Cobrança PIX selecionado;
- O sistema fará o lançamento do valor do PIX para a conta informada.
- Atenção: O preenchimento deste campo será OBRIGATÓRIO.
- O usuário deve completar a configuração da Forma de Pagamento, conforme padronização utilizada;
- Clique no botão Confirmar, para salvar as alterações.
Importante:
Ao selecionar a opção:
1 - QR Code PIX Sitef, o cliente fará o pagamento através SITEF;
3 - QR Code Avulso, o cliente fará o pagamento através das maquininhas POS (cartão de Crédito);
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Aba Cadastro - Inclusão Troco
Foi efetuado ajustes na opção de Troco para que seja executada a baixa automática/gerar adiantamento.
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Ao selecionar a opção 'Troco', será exibido o seguinte campo para preenchimento:
- Baixar Automático/Gerar Adiantamento;
- O usuário deve selecionar (dentre as opções cadastradas) o tipo de Baixa/adiantamento a ser vinculado.
Importante: Será disponibilizado os adiantamentos do Tipo Entrada.
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Aba Dicas
Nesta aba o sistema trará de uma forma simplificada a explicação sobre os tipos de pagamento existe.
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Na imagem exibida ao lado, está listada todos os Tipos de Pagamento e, uma breve explicação sobre sua ação.
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De-Para em Veículos;
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Ao selecionar a Empresa, o sistema irá exibir todas as formas de pagamento cadastradas.
Importante: O usuário deve considerar os cadastros exibidos na imagem ao lado como um exemplo, o usuário NÃO deve efetuar a alteração das Formas de Pagamento de sua Empresa para espelhar os dados fornecidos.
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Efetue o De-Para ao efetuar o cruzamento das informações, conforme os passos descritos abaixo:
- Empresa
- Origem
- Selecione a Empresa dentre as opções cadastradas;
- Destino
- Selecione a Empresa dentre as opções cadastradas
- Forma de Pagamento
- Origem
- Marque a Forma de Pagamento dentre as opções exibidas na lista;
- Destino
- Marque a Forma de Pagamento dentre as opções exibidas na lista
- Botões
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- Clique neste botão para efetuar o cruzamento do De-Para
-
- Clique neste botão para cancelar o cruzamento do De-Para (marcado na grid = passo 4);
- Grid
- O resultado do De-Para será exibido nas seguintes colunas:
- C. Emp. De;
- De;
- C. Emp. De;
- Para;
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De-Para - Departamento;
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Ao selecionar a Empresa, o sistema irá exibir todos os Departamentos cadastrados.
Importante: O usuário deve considerar os cadastros exibidos na imagem ao lado como um exemplo, o usuário NÃO deve efetuar a alteração das Formas de Pagamento de sua Empresa para espelhar os dados fornecidos.
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Para efetuar o De-Para Departamento, siga os seguintes passos:
- Selecione o Departamento que deseja efetuar o De-Para;
- Selecione o departamento de cada empresa cadastrada;
- O usuário deve clicar dentro do campo, o sistema irá habilitar a célula para que ao clicar seja exibido as opções cadastradas;
- Ao preencher a linha com as informações dos Departamentos/Empresas cadastradas, clique no botão .
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SAP
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Preencha os campos do formulário exibido na imagem ao lado.
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Botão Exclusão
Ao clicar no botão, o sistema irá excluir (de forma definitiva) o cadastro marcado na grid.
Botão Alteração
Ao clicar no botão, o sistema irá habilitar o cadastro marcado na grid para alteração.
Botão Cond. Pgto
O usuário fará o cruzamento da forma de pagamento para o Tipo de Pagamento selecionado ou seja, as condições destes pagamentos.
IMPORTANTE: Esta opção só será habilitada quando o cadastro possuir o Tipo de Pagamento: Parcelas Iguais.
Atenção: O usuário poderá utilizar esta opção para desenvolver uma forma de pagamento exclusiva para Clientes Especiais.
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Ao clicar no botão , o sistema irá direciona-lo para o formulário abaixo.
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O sistema irá exibir o cruzamento entre a Forma de pagamento e as Condições de Pagamento;
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O sistema irá exibir a condição de pagamento cadastrada:
- Dados Empresa;
- O sistema irá trazer os dados da:
- Empresa vinculada;
- Departamento vinculado;
- Grid;
- O sistema trará os dados da Forma de Pagamento selecionada;
- Condição de Pagamento;
- O sistema trará a condição de pagamento vinculada ao cadastro;
- Outros;
- O sistema trará os dados cadastrados para a forma de pagamento selecionada;
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Cadastro - Inclusão
Clique no botão , para habilitar o formulário para o cadastro da nova condição de pagamento.
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Informe os dados nos campos do formulário exibido ao lado.
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Para cadastrar uma nova condição de pagamento, informe os seguintes dados:
- Dados Empresa;
- O sistema irá exibir os dados da empresa da última Condição de Pagamento marcado;
- Grid;
- O sistema irá exibir os dados da última Condição de Pagamento marcado;
- Botão Inclusão;
- Ao clicar no botão, o sistema irá habilitar os campos para a inclusão do novo cadastro;
- Outros;
- Preencha os seguintes campos (quando necessário);
- Descrição;
- No campo digitável, informe uma descrição para a nova Condição de Pagamento;
- Juros por mês;
- No campo digitável, informe o valor do Juros Mensal para a nova Condição de Pagamento;
- Desconto p/ Rotas Externas
- Desconto
- No campo digitável, informe o valor do desconto para a nova Condição de Pagamento;
- Promoção
- No campo digitável, informe o valor Promocional para a nova Condição de Pagamento;
- Geração Parcelas;
- No campo digitável, informe os valores para os campos abaixo;
- Entrada Dias;
- Intervalo;
- Qtde Parcelas;
- Observação;
- No campo digitável, informe uma observação pertinente para a nova Condição de Pagamento;
- Flag Ativa;
- Este flag virá por padrão marcado quando se tratar de uma nova condição de pagamento.
- Botão Confirmar;
- Ao clicar no botão, o sistema irá salvar a nova condição de pagamento;
- Condições de Pagamento;
- A nova condição de pagamento será exibida na grid.
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