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| |[[Arquivo:Sisfin - Tabelas - Cobranca Bancaria - Configura Empresa Banco - WebHook.png|semmoldura|800x800px]] | | |[[Arquivo:Sisfin - Tabelas - Cobranca Bancaria - Configura Empresa Banco - WebHook1.png|semmoldura|800x800px]] |
| |Informe a URL WebHook do Banco Itaú. | | |Informe a URL WebHook do Banco Itaú ao executar os passos abaixo: |
| | # Clique no botão Incluir |
| | # Informe a URL do WebHook Itaú; |
| | # Clique no botão para testar a comunicação com o WebHook; |
| | # Clique no botão Confirmar para salvar as alterações; |
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Edição das 19h52min de 14 de abril de 2023
Para voltar à Soluções NBS - Financeiro - SISFIN - Tabelas - Cobrança Bancária
Conceito
Na área de cobrança bancária o usuário irá efetuar aa configuração da Instituição utilizada à remessa bancária.
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Ao selecionar a opção, o sistema irá exibir o próximo menu com as opções disponíveis.
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Funcionalidades da Cobrança Bancária
O sistema irá exibir o menu com as seguintes opções disponíveis exibidas abaixo.
- Código Remessa Bancária
- Instrução Bancária
- Configura Empresa - Banco
- Código de Ocorrência - Retorno
Código Remessa Bancária
Nesta opção o usuário irá efetuar o cadastro/manutenção da forma de cobrança utilizada como remessa bancária.
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Ao clicar na opção, o sistema irá direcionar o usuário para o formulário abaixo
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No formulário exibido ao lado, o usuário irá efetuar o cadastro ou manutenção da forma de cobrança.
Para incluir um novo cadastro, execute os passos listados na imagem ao lado.
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Para um novo cadastro, execute os seguintes passos:
- Clique no botão Incluir;
- Ao clicar no botão, o sistema irá liberar os campos do formulário para o modo inclusão.
- Forma de Cobrança
- Selecione a forma de cobrança dentre as opções cadastradas;
- Código
- Informe o código da instrução bancária (este código deve ser informado de acordo com o manual de cobrança do banco selecionado);
- Descrição
- Informe uma breve descrição da remessa bancária que está sendo criada;
- Botão Confirmar
- Ao clicar no botão, o sistema irá salvar as informações.
- Importante: Ao digitar as informações nos campos, o sistema irá exibir automaticamente no campo correspondente da grid (será exibido na linha marcada), porém estes dados só serão salvos após clicar no botão Confirmar.
- Grid
- O resultado da inclusão será exibido nas seguintes colunas:
- Forma de Cobrança;
- Código;
- Descrição;
- Botão Sair
- Ao clicar no botão, o sistema irá encerrar o formulário, retornando para a tela do meu principal.
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Instrução Bancária
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Ao clicar na opção, o sistema irá direcionar o usuário para o formulário abaixo
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No formulário exibido ao lado, o usuário irá efetuar o cadastro ou manutenção da forma de cobrança.
Para incluir um novo cadastro, execute os passos listados na imagem ao lado.
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Para um novo cadastro, execute os seguintes passos:
- Clique no botão Incluir;
- Ao clicar no botão, o sistema irá liberar os campos do formulário para o modo inclusão.
- Forma de Cobrança
- Selecione a forma de cobrança dentre as opções cadastradas;
- Código Inst
- Informe o código da instrução bancária (este código deve ser informado de acordo com o manual de cobrança do banco selecionado);
- Descrição
- Informe uma breve descrição da remessa bancária que está sendo criada;
- Botão Confirmar
- Ao clicar no botão, o sistema irá salvar as informações.
- Importante: Ao digitar as informações nos campos, o sistema irá exibir automaticamente no campo correspondente da grid (será exibido na linha marcada), porém estes dados só serão salvos após clicar no botão Confirmar.
- Grid
- O resultado da inclusão será exibido nas seguintes colunas:
- Forma de Cobrança;
- Cód. Inst.;
- Descrição;
- Botão Sair
- Ao clicar no botão, o sistema irá encerrar o formulário, retornando para a tela do meu principal.
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Configura Empresa - Banco
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Ao clicar na opção, o sistema irá direcionar o usuário para o formulário abaixo, com as seguintes abas:
- Página 1;
- Página 2;
- Página 3;
- Banco BBV;
- Específico para CNAB;
- Custódia Cheque;
- Conversão;
- Citibank;
- Log Rem. Automática;
- Modalidade BB;
- Epecífico para Cobrança OnLine;
IMPORTANTE:
Para a forma de Cobrança PIX, o sistema irá exibir abas distintas, conforme imagem abaixo.
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Selecione o tipo de Arquivo Remessa (grid superior).
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Pix Bradesco
Ao clicar na opção, o sistema irá exibir as seguintes abas:
- Certificado/Proxy
- Chave Pública / Chave Privada
- WebHook
Certificado/Proxy
Para efetuar a integração com o API, é necessário que seja executado as configurações abaixo
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Ao selecionar a aba Certificado/Proxy, o usuário irá efetuar a parametrização da forma de cobrança Bradesco PIX para que seja integrado ao API.
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O usuário deve parametrizar os campos abaixo:
- Integrador API;
- Ao selecionar a forma de cobrança, esta deve estar ativa no Integrador API
- Importante: Quando a forma de cobrança for do tipo banco e a integração estiver = S, o formulário de configuração bancária exibido será alterado para a tela de configuração do PIX (conforme imagem exibida acima);
- Certificado;
- Certificado;
- Ao clicar no botão: Selecionar Certificado, o sistema irá direcionar o usuário para o formulário para a seleção do arquivo.
- O certificado deve ser adquirido pela empresa que contratou o serviço junto ao Banco;
- Por recomendação orientamos que utilize o certificado A1.
- Senha;
- No campo digitavel, informe a senha do certificado;
- Dados Banco;
- Client ID
- No campo digitavel, informe o Client ID (esta informação será fornecida pelo banco após a contratação do serviço);
- Client Secret
- No campo digitavel, informe o Client Secret (esta informação será fornecida pelo banco após a contratação do serviço);
- Algoritmo
- Selecione a opção dentre as cadastradas;
- Conta Corrente
- Selecione a Conta Corrente do tipo banco a qual irá receber os valores processado através do PIX;
- Tipo
- Selecione a opção dentre as cadastradas;
- Chave Pix Empresa
- No campo digitavel, informe a Chave Pix Empresa (esta informação será gerada junto ao banco para a empresa contratante do serviço);
- Atenção: A chave informada estará vinculada à conta informada;
- Proxy
- Para as empresas que utilizem o sistema Proxy, devem preencher os campos abaixo;
- Flag Proxy
- Host
- Porta
- Usuário
- Senha
- Tipo de Impressão
- Formato do Papel;
- Selecione uma das opções disponível:
- Papel A4;
- Termia (80 mm);
- Papel para impressora Térmica não fiscal;
- Dados Bancários;
- Banco
- Selecione o Banco que será integrado (API) o PIX;
- Ambiente
- Selecione o Tipo de Ambiente (Homologação / Produção);
- URL
- No campo digitavel, informe a URL fornecida pelo banco (será fornecida após a contratação);
- Botão Confirmar;
- Ao clicar no botão, o sistema irá salvar as alterações efetuadas;
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Selecione o arquivo do certificado em seu diretório.
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Chave Pública / Chave Privada
Os dados desta aba será gerado automaticamente pelo sistema após a inclusão
WebHook
É um sistema de Notificação de recebimento PIX , nesse novo formato de API, o banco envia a informação de forma ativa para sua empresa, sem a necessidade de solicitação.
A notificação é enviada imediatamente, assim que a transferência ou pagamento Pix for efetivado, com a tempestividade necessária para seu negócio.
Este processo será responsável pela liquidação automática da Provisão, ou seja assim que formos notificado através do Webhook sistema irá fazer o processamento da baixa do título existente no contas a receber originário da provisão e esta baixa irá registrar o adiantamento para o cliente que efetuou o pagamento do PIX.
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Será necessário efetuar a configuração de um servidor para Webhook - Notificação de recebimento PIX e após esta configuração será definida uma URL a qual será enviada para API Banco através do Cadastro existente no modulo Sisfin.
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Pix Itaú
Para a ativação do Pix Itaú é necessário que a empresa efetue a contratação do serviço de acesso a API PIX e, ao solicitar a ativação do ambiente de produção o banco enviará para a empresa o ‘’Client_ID’’ e o Token temporário ‘’access_token_tmp’’.
Atenção: O Token enviado tem validade de 7 dias para o início do fluxo de geração de certificado e caso o Token não seja utilizado dentro desse período será necessário que o usuário efetue nova solicitação ao banco do novo Token.
Com estas informações é possível efetuar a configuração no sistema NBS.
Ativação Certificado Dinâmico
Os certificados terão validade de 365 dias e a utilização das chaves e certificados é de uso exclusivo do parceiro, sendo este o único responsável pelo seu uso apropriado. As chaves têm sua utilização monitorada, e podem ser revogadas a critério do time responsável do Itaú em casos de: Compartilhamento das chaves, Interações estabelecidas muito acima do considerado normal ou Fim da parceria, por exemplo.
Ao selecionar a forma de cobrança, o sistema irá exibir as seguintes abas:
- Certificado/Proxy;
- Token;
- Chave Pública / Chave Privada;
- WebHook;
Certificado/Proxy
Para efetuar a integração com o API, é necessário que seja executado as configurações abaixo
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Ao selecionar a aba Certificado/Proxy, o usuário irá efetuar a parametrização da forma de cobrança Itaú PIX para que seja integrado ao API.
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O usuário deve parametrizar os campos abaixo:
- Integrador API;
- Ao selecionar a forma de cobrança, esta deve estar ativa no Integrador API;
- Certificado;
- Certificado;
- Não será necessário o preenchimento deste campo;
- Senha;
- Não será necessário o preenchimento deste campo;
- Botão Seleciona Certificado
- O usuário deve selecionar o certificado para que seja salvo;
- Este certificado fará a comunicação com a API;
- Dados Banco;
- Client ID
- No campo digitável, informe o Client ID (esta informação será fornecida pelo banco após a contratação do serviço);
- Client Secret
- Esta informação será preenchida automaticamente no final do processo;
- Algoritmo
- Selecione a opção dentre as cadastradas;
- Conta Corrente
- Selecione a Conta Corrente do tipo banco a qual irá receber os valores processado através do PIX;
- Tipo
- Selecione a opção dentre as cadastradas;
- Chave Pix Empresa
- No campo digitável, informe a Chave Pix Empresa (esta informação será gerada junto ao banco para a empresa contratante do serviço);
- Proxy
- Para as empresas que utilizem o sistema Proxy, devem preencher os campos abaixo;
- Flag Proxy
- Host
- Porta
- Usuário
- Senha
- Tipo de Impressão
- Selecione o formato do Papel;
- Selecione uma das opções disponível:
- Papel A4;
- Termia (80 mm);
- Papel para impressora Térmica não fiscal;
- Dados do Banco;
- Banco;
- Selecione o tipo de banco
- Ambiente;
- URL
- Botão Confirmar;
- Ao clicar no botão, o sistema irá ativar o Token (gera o certificado CSR) enviando os dados para o Itaú solicitando a ativação.
- O Itaú irá processar estes dados e, fará o retorno das informações do:
- Client Secret;
- Chave Privada do certificado;
- Estas informações serão salvas automaticamente pelo sistema;
- Importante: Este processo terá a validade de 1 ano;
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Selecione o arquivo do certificado em seu diretório.
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Token
O Token temporário recebido pelo usuário deve ser informado neste campo juntamente com a data de validação.
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Informe o Token recebido do Banco Itaú.
Ao confirmar a inclusão, o sistema irá efetuar o preenchimento dos campos: 'Client Secret' (aba Certificado Proxy).
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Chave Pública / Chave Privada
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Devido ao tempo de validade do certificado (12 meses), foi criado a funcionalidade que, ao entrar na tela de parâmetro do PIX, o sistema verifique a validade. Se, o certificado estiver expirado, o sistema irá exibir a Tela Informativa com mensagem questionando se o usuário deseja efetuar o processo de revalidação.(Gerenciador Pix)
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WebHook
O processo do WebHook permanece o mesmo, ou seja, o usuário deve informar a URL WebHook
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Informe a URL WebHook do Banco Itaú ao executar os passos abaixo:
- Clique no botão Incluir
- Informe a URL do WebHook Itaú;
- Clique no botão para testar a comunicação com o WebHook;
- Clique no botão Confirmar para salvar as alterações;
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Código de Ocorrência - Retorno
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Ao clicar na opção, o sistema irá direcionar o usuário para o formulário abaixo
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Botão Incluir
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No formulário exibido ao lado, o usuário irá efetuar o cadastro ou manutenção da forma de cobrança.
Para incluir um novo cadastro, execute os passos listados na imagem ao lado.
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Para um novo cadastro, execute os seguintes passos:
- Clique no botão Incluir;
- Ao clicar no botão, o sistema irá liberar os campos do formulário para o modo inclusão.
- Forma de Cobrança
- Selecione a forma de cobrança dentre as opções cadastradas;
- Código
- Informe o código da instrução bancária (este código deve ser informado de acordo com o manual de cobrança do banco selecionado);
- Descrição
- Informe uma breve descrição da remessa bancária que está sendo criada;
- Ocorrência NBS
- Selecione a opção que será vinculada ao Arquivo Retorno dentre as opções cadastras;
- Botão Confirmar
- Ao clicar no botão, o sistema irá salvar as informações.
- Importante: Ao digitar as informações nos campos, o sistema irá exibir automaticamente no campo correspondente da grid (será exibido na linha marcada), porém estes dados só serão salvos após clicar no botão Confirmar.
- Grid
- O resultado da inclusão será exibido nas seguintes colunas:
- Forma de Cobrança;
- Cód.;
- Descrição;
- Ocorrência NBS
- Botão Sair
- Ao clicar no botão, o sistema irá encerrar o formulário, retornando para a tela do meu principal.
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Botão Excluir
Ao clicar no botão, o sistema irá excluir (de forma definitiva) o cadastro marcado na grid.
Botão Alterar
Ao clicar no botão, o sistema irá habilitar o cadastro marcado na grid para alteração.
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