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|}<span style="color:red">'''FUNCIONALIDADES DO MÓDULO:'''</span>
*Agenda Premium
**Agenda por Box, com controle de Faltas, Cursos, Feriados e gerenciada pelo CRM;
**É considerada hoje, item fundamental para um controle inteligente do fluxo da oficina, permitindo uma distribuição automática dos serviços por Box;
**O próprio produtivo gerencia o serviço, com contato direto com o cliente;
**Podem-se oferecer Serviços além dos já agendados, incrementando o faturamento do setor.
 
*Fácil Gerenciamento de Orçamentos / O.S. Produtivas, Internas e Garantia
*Criação de KIT's de Peças e Serviços
**Maior agilidade e confiabilidade no processo de Abertura de O.S.
*Controle de Campanhas (Recall);
**Abertura automática de Ordem de Serviços;
*Integração com o setor de Peças;
**Perdidos de 'peças em falta', interligados, agilizando a compra;
**Aviso automático de chegada de peças, acesso integrado ao catálogo eletrônico;
**Controle de Reservas;
**[[NBS OS - Agrupados de Serviços|Agrupados de Serviços]];
*Controle de Seguradora via Interface com Molicar;
**Garantia de Integridade e agilidade nos processos que envolvem funilaria;
**Controle automático das franquias;
*Integração com a Fábrica;
**Lista de preços de Peças e Serviços;
**Recall;
**Garantias;

Edição das 14h30min de 6 de março de 2023

Conceito

O Módulo Ordem de Serviço (OS) é responsável pela operacionalização do setor de Serviços (Oficina) da Concessionária. De um modo geral, o módulo registra e controla as solicitações de serviço dos clientes, tratando-se de um 'Sistema de Gerenciamento do Pós-Vendas', com CRM integrado, o qual permite o total controle do processo desde o:

  • Agendamento via 'Agenda Premium' por Box
  • Abertura de OS/Orçamentos
  • Controle dos produtivos
  • Requisições de peças integradas com pedidos e vendas perdidas
  • Controle de descontos
  • Formas de pagamento finalizando com controles de 'Pesquisas de Satisfação'.

Requisitos de Acesso

Tela Principal - Módulo OS

Interface Principal - Módulo OS.png

Aba Superior

Fluxo Principal

Inclusão de Orçamento OS

Orçar / Aprovar

Codificar Serviço

Requisitar Peças

Alterar Dados de Orçamento OS

Liberar Oficina

Entregar Veículo

Pré-Fechamento

Fechar

Agendamento

Transferências de Peças e Serviços

Frota do Cliente

Ficha de Segmento

Imprimir OS ou Orçamento

Imprimir Lista de OS ou Orçamentos

Salvar a Lista em Arquivo

Alteração de Schema

Pagamento Agrupado

Aba Central

Aba Inferior

Ações

Pen.png

Cadastro de Serviços

Esta ação tem o intuito de permitir que o usuário cadastre serviços realizados na respectiva oficina. Para executar esta ação, o usuário deve:

Ação - Cadastro de Serviços.png Na "Tela Inicial do Módulo OS":
  • Clicar na opção Tabelas (Menu Superior).
  • Posicionar o cursor na opção Serviços.
  • Clicar na opção Tabela de Serviços.

Na "Tela - Tabela de Serviços":

  • 1. Clicar no botão Inclusão.
  • 2. Preencher os campos solicitados.
  • 3. Clicar no botão Confirmar.
Pen.png

Reclamação padrão

Esta ação tem o intuito de permitir que o usuário possa inserir reclamações padronizadas ou Kit's da oficina. Para executar esta ação, o usuário deve:

Ação - Tabela de Reclamações Padrões.png Na "Tela Inicial do Módulo OS":
  • Clicar na opção Tabelas (Menu Superior).
  • Posicionar o cursor na opção Serviços.
  • Clicar na opção Reclamações Padrões / Kits.
  • O usuário será direcionado para a tela ilustrada ao lado.
Ação - Inserção de Reclamações.png Para realizar a inserção de reclamações padronizadas, na "Tela - Tabela de Reclamações padrões":
  • 1. Clicar no botão Inclusão.
  • 2. Preencher os campos solicitados.
  • 3. Clicar no botão Confirmar.
Ação - Inserção de KIT's.png Para realizar a inserção de Kit's, na "Tela - Tabela de Reclamações padrões":
  • 1. Clicar no botão Inclusão.
  • 2. Marcar o box "É Kit (com peças e valores)"
  • 3. Preencher os campos solicitados.
  • 4. Clicar no botão Confirmar.
Pen.png

Cadastro de Produtivo

Esta ação tem o intuito de permitir que o usuário cadastre de produtivos da oficina (responsáveis pela execução da OS). Para executar esta ação, o usuário deve:

Interface - Tabela de Produtivos de Serviços e Consultores Técnicos (1).png Na "Tela Inicial do Módulo OS":
  • Clicar na opção Tabelas (Menu Superior).
  • Posicionar o cursor na opção Produtivo/Consultor.
  • Clicar na opção Cadastro de Produtivo/Consultor.

O usuário será direcionado para a Tela de "Tabela de Produtivo de Serviços/Consultores Técnico". Para realizar o cadastro de um produtivo, o usuário deve:

  • 1. Selecionar, na Grid, alguma linha ()
  • 2. Clicar em
  • Clicar no botão Inclusão
Interface - Inclusão de Produtivo de Serviços-Consultor Técnico (1) .png O usuário será direcionado para a Tela de "Inclusão de Produtivo de Serviços/Consultor Técnico". Para realizar o cadastro de um produtivo, o usuário deve:
  • 1. Preencher os campos
  • 2. Clicar no botão Confirmar
Pen.png

Cadastro de Tempos padrões

O Tempo Padrão refere ao tempo necessário para que um determinado serviço seja executado de acordo com o veículo da OS. Para executar esta ação, o usuário deve:

Ação - Cadastro de Tempos Padrões.png Na Tela de "Tabela de Tempos Padrões por Produtos e Modelos", o usuário deve:
  • 1. Clicar no botão Inclusão
  • 2. Preencher os campos
  • 2. Clicar no botão Confirmar
Pen.png

Cadastro de Tipo de O.S

Esta ação tem o intuito de permitir que o usuário faço o cadastro de tipos de OS. Para executar esta ação, o usuário deve:

Ação - Cadastro de Tipo de OS.png Na Tela de "Tipos de ordens de Serviços", o usuário deve:
  • 1. Clicar no botão Inclusão
  • 2. As demais ações serão executadas nas abas "Cadastro Global" e "Cadastro por Empresa":
Ação - Cadastro de Tipo de OS (Cadastro Global).png Na Aba Cadastro Global:
  • 1. Inserir o Código do Tipo OS
  • 2. Selecionar as opções de Tipo de OS
  • 2. As demais ações serão executadas nas abas "Cadastro Global" e "Cadastro por Empresa":
Ação - Cadastro de Tipo de OS (Cadastro Global).png Na Aba Cadastro Global:
  • 1. Inserir o Código do Tipo OS
  • 2. Selecionar as opções de Tipo de OS
  • 2. As demais ações serão executadas nas abas "Cadastro Global" e "Cadastro por Empresa":
Pen.png

Cadastro de Campanha

O cadastro de campanha é utilizado para identificar manutenções a serem realizadas em determinadas faixas de veículo, podendo servir tanto para campanha de vendas quanto para recall. Para executar esta ação, o usuário deve:

Interface - Tabela de Campanhas.png
Interface - Inclusão de Campanha.png Para realizar o cadastro de campanhas, o usuário deve:
  • 1. Clicar no botão Inclusão.
  • 2. Preencher os campos indicados.
Interface - Inclusão de Campanha (Aba - Veículos).png Dando continuidade ao cadastro de campanhas, o usuário deve:
  • 1. Clicar na Aba Veículos.
  • 2. Preencher os campos indicados.
Interface - Inclusão de Campanha (Aba - Serviços (Sub aba - Lista)).png Dando continuidade ao cadastro de campanhas, o usuário deve:
  • 1. Clicar na Aba Serviços.
  • 2. Clicar na Aba Lista.
  • 3. Preencher os campos indicados.
Interface - Inclusão de Campanha (Aba - Serviços (Sub aba - Peças do Serviço)).png Por fim, o usuário deve:
  • 4. Clicar na Aba Peças do Serviço.
  • 5. Preencher os campos indicados.
  • 6. Clicar no botão Confirmar.
Pen.png

Cadastro Seguradora

Esta ação tem o intuito de permitir que o usuário cadastre serviços realizados na respectiva oficina. Para executar esta ação, o usuário deve:

Interface - Tabelas de Seguradoras.png
Interface - Tabela de Seguradoras (Aba Cadastro).png Para realizar o cadastro de Seguradoras, o usuário deve:
  • 1. Clicar no botão Inclusão.
  • 2. Na Aba Cadastro.
  • 3. Preencher os campos indicados.
  • 4. Preencher o campo com o nome desejado e clicar no botão Pesquisar.
  • 5. Clicar no botão Aceitar.
Interface - Consultar Cliente de Cadastro.png
Interface - Tabela de Seguradoras (ABA - Valor de Hora por Setor).png Dando continuidade ao cadastro de Seguradoras, o usuário deve:
  • 1. Na Aba Valor de Hora por Setor.
  • 2. Preencher os campos indicados.
  • 3. Clicar no botão Confirmar.
Pen.png

Agenda Premium

O Agendamento Premium é a forma de agendar um reparo técnico de um veículo, de forma a otimizar o tempo disponível do produtivo e dar mais comodidade ao cliente, pois o mesmo só irá comparecer na concessionário no dia e hora agendado. Para executar esta ação, o usuário deve:

Interface - Agendamento de Atendimento Premium.png Para realizar o Agendamento Premium, o usuário deve:
  • 1. Selecionar uma célula da Grid Agenda
  • 2. Clicar no botão Agendar.
Interface - Agendamento Rápido.png Dando continuidade ao agendamento, o usuário deve:
  • 1. Preencher os campos da seção "Cliente".
  • 2. Preencher os campos da seção "Dados do Veículo"
  • 3. Clicar no botão OK.

Após isso, o intervalo de agendamento selecionado será exibido na Grid Agenda.

Pen.png

Agenda Comum

O Agendamento Comum cria apenas o agendamento para o cliente, não permitindo que o mesmo escolha qual box será atendido. Para executar esta ação, o usuário deve:

Pen.png

Abertura de OS

A Ordem de Serviço é a base para o funcionamento de uma oficina, uma vez que todo fluxo de serviço é controlado pela OS. A partir dela, serviços são executados e peças são movimentadas. Os produtivos efetuam os reparos e ao final do processo é emitido a Nota Fiscal. Para executar esta ação, o usuário deve:

Interface - Identificação do Veículo (Abertura de OS).png Para realizar a Abertura de uma OS, o usuário deve inicialmente:

1. Escolher uma das abas para abertura de OS. A escolha por uma das abas irá acarretar em diferentes campos de filtro, conforme os itens abaixo:

  • Cliente - Pode filtrar e escolher uma OS via Nome, CNPJ ou CPF
  • Veículo - Pode filtrar e escolher uma OS via Placa ou Chassi
  • Agendamento - Pode filtrar e escolher uma OS via seleção de um agendamento Premium ou Comum

2. Selecionar uma OS presente na Grid.

3. Clicar no botão Próximo.

Interface - Novos Dados.png Dando continuidade a Abertura de uma OS, o usuário deve:
  • 1. Selecionar a Opção Novos Dados.
  • 2. Selecionar a Opção Próximo.

O usuário será direcionado para a tela de Inclusão de Serviço, onde existem cinco abas:

  • Dados
  • Veículo
  • Reclamações
  • Pertences
  • Campanha
Interface - Incluir OS (Aba Dados).png Dando continuidade a Abertura de uma OS, na aba Dados, o usuário deve:
  • 1. Preencher os campos presentes na imagem ao lodo

Atenção: Deve-se selecionar no Campo Tipo a opção "Ordem de Serviço".

  • 2. Clicar no botão Confirmar.
Pen.png

Fechamento Múltiplo de OS

Esta ação tem o intuito de permitir que o usuário cadastre serviços realizados na respectiva oficina. Para executar esta ação, o usuário deve:

Pen.png

Codificação de Serviço

Esta ação tem o intuito de permitir que o usuário cadastre serviços realizados na respectiva oficina. Para executar esta ação, o usuário deve:

Pen.png

Tempo Trabalhado

Após codificar o serviço, é necessário lançar o tempo o qual o produtivo trabalhou no reparo. Esta ação tem o intuito de permitir que o usuário cadastre serviços realizados na respectiva oficina. Para executar esta ação, o usuário deve:

Pen.png

Requisição

A requisição de peças é o momento que o produtivo solicita uma peça no estoque para ser utilizado no reparo do veículo. Para executar esta ação, o usuário deve:

Interface - OS - Requisição de Peças.png Para realizar a requisição de peças, o usuário deve:
  • 1. Selecionar uma OS presente na Grid.
  • 2. Na Aba OS, clicar na opção Requisitar Peças.
Interface - Requisitar Peças.png Para realizar a requisição de peças, o usuário deve:

1. Selecionar o responsável pelo reparo.

2. Selecionar um dos filtros disponíveis.

  • Por padrão, utilize a opção de filtro "Todos"
Interface - Requisitar Peças (2).png Dando continuidade ao processo de requisição de peças, o usuário deve:

1. Pesquisar a peça do seu interesse e clicar no botão .

  • O usuário pode filtrar a pesquisa da peça via Código ou Descrição.

2. Selecionar a peça desejada na Grid

  • ATENÇÃO: Confira a quantidade de unidades da peça em estoque.

3. Clicar no botão Requisitar Item Selecionado

Interface - Entre quantidade e defeito do item.png Por fim, o usuário deve:

1. Inserir a quantidade desejada de peças, bem como os demais campos marcados na imagem ao lado.

2. Clicar no botão Confirmar.

Pen.png

Liberação de OS

A liberação da OS nada mais é que a sinalização de que o reparo foi concluído e todos os serviços foram realizados. Para executar esta ação, o usuário deve:

Interface - Liberação de OS.png Para realizar a Liberação de uma OS, o usuário deve:
  • 1. Selecionar uma OS presente na Grid.
  • 2. Na Aba OS, clicar na opção Liberar (Oficinas).
Interface - Liberação de OS - Confirmação de Serviços.png Dando continuidade ao processo de requisição de peças, o usuário deve:
  • 1. Selecionar o motivo.
  • 2. Clicar no botão Confirmar.
Interface - Liberação de OS (Final).png Por fim, o usuário deve:
  • 1. Escolher liberar OS relacionadas. (Opcional)Inserir a quantidade desejada de peças, bem como os demais campos marcados na imagem ao lado.
  • 2. Clicar no botão Confirmar.

O Processo de Liberação de OS está finalizado.

Pen.png

Pré-Fechamento de OS

O Pré-Fechamento de OS é utilizado para definir as formas de pagamento de uma OS. Para executar esta ação, o usuário deve:

Pré-Fechamento .png Para realizar o Pré-Fechamento OS, o usuário deve:
  • 1. Selecionar uma OS presente na Grid.
  • 2. Na Aba OS, clicar na opção Pré-Fechamento.

O usuário será direcionado para a tela "OS Pré-Fechamento", a qual apresenta três abas:

  • Desconto
  • Pagamento
  • CFPS, CST, CNAE
Interface - OS Pré Fechamento (Descontos).png Na Aba Descontos (1), o usuário deve:
  • Indicar possíveis descontos na OS (2).
  • Clicar no botão Confirmar (3).
Interface - OS Pré Fechamento (Pagamento).png Na Aba Pagamentos (1), o usuário deve:
  • Indicar a forma de pagamento (2)
  • Clicar no botão de "Aceita Forma de Pagamento" (3).
  • Clicar no botão Confirmar (4).
Interface - OS Pré Fechamento (CFPS, CST. CNAE).png Na Aba CFPS, CST, CNAE (1), o usuário deve:
  • Indicar o CST, CFPS e CNAE (2)
  • Clicar no botão Confirmar (3).
Pen.png

Fechamento de OS

Esta ação tem o intuito de permitir que o usuário realize a emissão das respectivas notas fiscais de uma OS, bem como o contas a receber. Para executar esta ação, o usuário deve:

Interface - Fechamento de OS.png Para realizar o Fechamento OS, o usuário deve:
  • 1. Selecionar uma OS presente na Grid.
  • 2. Na Aba OS, clicar na opção Fechar.
Interface - Fechamento de OS (2).png Conferir as informações de Pagamento da OS.
Interface - Fcehamento de OS (3).png Por fim, o usuário deve:
  • 1. Preencher os campos indicados.
  • 2. Clicar em Confirmar.
Pen.png

OS de Seguradora

Para executar esta ação, o usuário deve:

Pen.png

OS de Campanha

Para executar esta ação, o usuário deve:

Pen.png

Abertura de OS/Orçamento

Estes acessos compreendem TODAS as permissões para a ação de abertura dos Orçamentos/OS.

A relação abaixo, foi compilada a partir do módulo NBS_User e, classificada por função/utilidade. Devido à esta classificação é possível encontrar um mesmo acesso em duas listas diferentes;

Código Descrição

Alteração de OS/Orçamento

Estes acessos compreendem TODAS as permissões para a ação de Alteração dos Orçamentos/OS.

Código Descrição

Cancelamento de OS/Orçamento

Estes acessos compreendem TODAS as permissões para a ação de Cancelamento dos Orçamentos/OS.

Código Descrição

Exclusão de OS/Orçamento

Estes acessos compreendem TODAS as permissões para a ação de Exclusão dos Orçamentos/OS.

Código Descrição

Codificação OS/Orçamento

Estes acessos compreendem TODAS as permissões para a ação de Codificação dos Orçamentos/OS.

Código Descrição

Pagamento

Estes acessos compreendem TODAS as permissões para a ação de Pagamento dos Orçamentos/OS.

Código Descrição

Relatórios

Estes acessos compreendem TODAS as permissões para a ação de emissão dos Relatórios de Orçamentos/OS.

Código Descrição

Diversos

Código Descrição
FUNCIONALIDADES DO MÓDULO:
  • Agenda Premium
    • Agenda por Box, com controle de Faltas, Cursos, Feriados e gerenciada pelo CRM;
    • É considerada hoje, item fundamental para um controle inteligente do fluxo da oficina, permitindo uma distribuição automática dos serviços por Box;
    • O próprio produtivo gerencia o serviço, com contato direto com o cliente;
    • Podem-se oferecer Serviços além dos já agendados, incrementando o faturamento do setor.
  • Fácil Gerenciamento de Orçamentos / O.S. Produtivas, Internas e Garantia
  • Criação de KIT's de Peças e Serviços
    • Maior agilidade e confiabilidade no processo de Abertura de O.S.
  • Controle de Campanhas (Recall);
    • Abertura automática de Ordem de Serviços;
  • Integração com o setor de Peças;
    • Perdidos de 'peças em falta', interligados, agilizando a compra;
    • Aviso automático de chegada de peças, acesso integrado ao catálogo eletrônico;
    • Controle de Reservas;
    • Agrupados de Serviços;
  • Controle de Seguradora via Interface com Molicar;
    • Garantia de Integridade e agilidade nos processos que envolvem funilaria;
    • Controle automático das franquias;
  • Integração com a Fábrica;
    • Lista de preços de Peças e Serviços;
    • Recall;
    • Garantias;