NBSRecap - Ficha - Produção: mudanças entre as edições

De Wiki NBS
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 75: Linha 75:
#** Possui Conserto na Etapa Atual;
#** Possui Conserto na Etapa Atual;
#** Data/Hora Liberação Última Etapa
#** Data/Hora Liberação Última Etapa
#*** Campo Novo
#*** Campo [[Arquivo:Botao Novo2.png|semmoldura|126x126px]]
#** Banda Pneu
#** Banda Pneu
#*** Campo Novo
#*** Campo [[Arquivo:Botao Novo2.png|semmoldura|126x126px]]
#* '''Atenção: O usuário deve selecionar a ficha para que seja efetuada o lançamento do dados;'''
#* '''Atenção: O usuário deve selecionar a ficha para que seja efetuada o lançamento do dados;'''
# Botão: Lançar dados da etapa para ficha selecionada;
# Botão: Lançar dados da etapa para ficha selecionada;

Edição das 15h11min de 22 de março de 2022

Voltar para Soluções NBS - Diversos - NBSRecap - Ficha - Produção


Seta-topo.png

Apresentação

O usuário irá entender em como utilizar o processo de cada fase onde, dependerá da execução da etapa anterior para que seja possível passar para a próxima (fase).

Nesta página será exibido exemplos de como executar o processo em cada fase. O usuário NÃO deve espelhar o seu processo nos exemplos abaixo, uma vez que as fases apresentadas tem o caráter de exemplificar os campos existentes no formulário. Será utilizada as seguintes fases: Avaliação, Diagnóstico, Conserto, Conclusão;

Acesse:

  1. Menu NBSRecap > Ficha > Produção
  2. O usuário fará o lançamento dos dados na ficha

Importante: Para o acesso à esta opção, o usuário responsável deve possuir o acesso: E0801 - Acesso etapa de produção recapagem.


Menu Principal

A Etapa de Produção é permitida somente para as fichas com o status de: ‘Aprovado’ em sua análise inicial, ou seja, para as fichas onde o pneu foi aprovado.

NBSRecap - Ficha - Producao - Tela Informativa.png
NBSRecap - Botao Producao.png Após enviar a ficha para Produção (marcar a ficha na grid e clicar no botão Enviar p/ Produção), o sistema irá identificar a ficha como Em Produção (coluna Status Produção) e, a ficha será exibida no formulário abaixo.

Produção Recapagem Pneu

Ao clicar no botão, o sistema irá abrir o formulário selecionado para inclusão (conforme exibido abaixo).

Botao Importante 3.png Importante:
  • Para a correta exibição das opções pertencentes ao Filtro por Etapa, o usuário deve já possuir o cruzamento em seu perfil com as etapas de atendimento (Cruzamento Usuário x Etapa).
Alfinete (2).png Atenção:
  • As etapas exibidas na parte superior do formulário só serão exibidas quando estas estiverem cruzadas para o usuário logado.
NBSRecap - Botao Producao - Form Producao Recagem Pneu1.png Ao abrir a página, por padrão, o sistema irá exibir as etapas que estiverem vinculadas à produção em tela (conforme exibição na imagem identificada ao lado).

O usuário deve efetuar o lançamento de dados na ficha ao seguir os seguintes passos descritos abaixo.

Atenção: O preenchimento dos campos foi efetuado com informações não necessariamente correspondentes, ou seja, NÃO foi considerado Tipo, Linha, Padrão, Usabilidade do Pneu, portanto, o usuário NÃO deve espelhar seus dados nas imagens apresentadas;

Para efetuar o lançamento de dados na etapa selecionada, siga os seguintes passos:
  1. Pesquisa Ficha;
    • Filtrar Etapa
      • O usuário deve selecionar a etapa cadastrada para a execução do filtro;
        • Por padrão, o sistema trazer Todas as etapas marcada;
    • Pesquisar Ficha
      • Utilize o campo digitável para informar o número da ficha a ser pesquisada (para pesquisas específicas);
    • Botão Atualizar Lista
      • Ao clicar no botão o sistema irá atualizar a lista de fichas disponíveis (grid);
  2. Botão Editar Ficha;
    • Ao clicar no botão, o sistema irá habilitar o formulário para inclusão;
  3. Grid;
    • O sistema irá exibir os dados filtrados da Pesquisa Ficha por Etapa nas seguintes colunas:
      • Sel.;
      • Nrº. Ficha;
      • Tipo;
      • Etapa Atual;
      • Data Ficha;
      • Entrega Prevista;
      • Matricula;
      • Nrº. Fogo;
      • Vendedor;
      • Possui Conserto na Etapa Atual;
      • Data/Hora Liberação Última Etapa
        • Campo Botao Novo2.png
      • Banda Pneu
        • Campo Botao Novo2.png
    • Atenção: O usuário deve selecionar a ficha para que seja efetuada o lançamento do dados;
  4. Botão: Lançar dados da etapa para ficha selecionada;
    • Ao marcar a ficha (na grid) e clicar no botão, o sistema irá direcionar o usuário para o formulário exibido abaixo.
  5. Dados Gerais;
    • Os dados exibidos nos campos abaixo NÃO podem ser alterados;
      • Técnico;
        • Será exibido o nome do técnico que efetuou a abertura da ficha para o cliente;
      • Cliente;
        • Será exibido o nome completo do cliente;
      • CPF/CNPJ;
        • Será exibido os dados do CPF/CNPJ do cliente;
  6. Ficha Técnica Pneu;
    • O sistema irá importar os dados da ficha selecionada e, preencherá os seguintes campos;
    • Atenção: Pode ocorrer do campo ficar vazio, isso significa que o mesmo não foi preenchido na ficha do cliente;
      • Marca;
      • Tipo;
      • Medida;
      • Banda;
      • Modelo;
      • Matricula;
      • DOT;
      • Nrº de Fogo;
  7. Histórico Etapas;
    • O sistema irá exibir o histórico das etapas da ficha marcada nas seguintes colunas da grid:
      • IDM;
      • ID;
      • Etapa Liberada;
      • Data Inicio;
      • Data Fim;
      • Usuário Técnico;
      • Avaliação Pneu;
      • Usuário Logado;
  8. Coleta Ficha;
    • O sistema irá importar os dados da ficha selecionada e, preencherá os campos abaixo;
    • Atenção: Pode ocorrer do campo ficar vazio, isso significa que o mesmo não foi preenchido na ficha do cliente;
      • Tipo Ficha;
      • Nrº Ficha;
      • Ficha Origem;
      • NF Entrada;
      • Vendedor;
      • Motivo;
      • Data Ficha;
      • Nrº Coleta;
      • Data Coleta;
  9. Botão Sair;
    • Ao clicar no botão, o sistema irá encerrar o formulário, retornando para a tela do menu principal.

Avaliação

Botao Atencao 5.png Atenção:
  • As etapas exibidas serão as criadas pelo usuário e cruzadas (Cruzamento Usuário x Etapa).
  • O usuário NÃO deve efetuar a alteração em seu ambiente para espelhar o exemplo utilizado neste manual, as etapas abaixo são ilustrativas, apenas para demonstrar os campos existentes nas fases.

Neste exemplo o usuário irá efetuar a avaliação do Pneu.

Importante: Para esta opção só será possível efetuar a Inclusão/Lançamento de Serviços/Consumo se, foi efetuada a parametrização de ao menos uma opção de Etapa com o Parâmetro: Aponta Conserto Pneu (Cadastro de Etapa).

NBSRecap - Botao Producao - Form Producao Recagem Pneu - Avaliacao2.png O usuário irá efetuar a avaliação do Pneu e/ou a inclusão de serviços/insumos adicional.
Para efetuar o processo de avaliação, o usuário irá utilizar os campos exibidos do formulário, conforme demonstrado abaixo:

Importante: A imagem acima foi printada após a seleção do status, por isso a ordem pode ficar alteada e, não ser igual a exibida em tela do usuário.

  1. Avaliação;
    • O sistema importará os dados da ficha para os seguintes campos:
    • Nrº Ficha;
    • Técnico;
    • Data Inicio;
      • O sistema trará marcada a data do dia (sysday);
      • Esta data pode ser alterada;
    • Hora Inicio;
      • O sistema trará marcado o horário de acesso do usuário logado;
      • Este horário pode ser alterado;
    • Data Término;
      • O sistema trará marcada a data do dia (sysday);
      • Esta data pode ser alterada;
    • Hora Término;
      • Osistema trará marcado o horário de acesso do usuário logado;
      • Este horário pode ser alterado;
  2. Campos da Etapa;
    • Atenção: Este campo irá exibir as informações parametrizadas na opção Cruzamento Tipos x Etapas. Para este exemplo estamos utilizando a opção de Manchão.
    • Quando houver, preencha as informações solicitadas nos campos digitáveis;
  3. Status;
    • Selecione uma das opções:
      • Aprovado;
      • Reprovado;
      • Retrabalho;
        • Dica: quando ocorrer do usuário salvar a avaliação e, por algum motivo esquecer de preencher algum campo, este pode ser efetuado no próxima etapa ou, clique na opção: Retrabalho e selecione a opção anterior, o sistema irá voltar a etapa para que seja refeita.
        • Atenção: Só será habilitada as opções das etapas de lançamentos concluídas;
    • Ao clicar em uma das opções, o sistema irá habilitar o botão: Serviço Adicional (Importante: Este botão só será habilitado quando houver a parametrização no cadastro da Etapa com a opção: Etapa Aponta Conserto Pneu).
  4. Observações;
    • Utilize o campo para efetuar a inclusão de informações pertinentes ao atendimento ou, mensagens para as próximas etapas;
  5. Inserir Serviços/Consumos adicionais na Etapa;
    • Ao clicar o botão, o sistema irá direcionar o usuário para o formulário abaixo.
  6. Botão Confirmar;
    • Ao clicar no botão, o sistema irá salvar as alterações efetuadas;
  7. Quantidade de manchão;
    • O sistema irá exibir beste campo a quantidade de manchão informada na ficha;
    • Importante: Esta informação será exibida após o sistema salvar as alterações efetuadas;

Serviço Adicional

O usuário irá efetuar a inclusão de Serviços e/ou Insumos para o atendimento (Ficha do Pneu).

O processo é o mesmo já descrito na abertura de uma nova ficha (Inclusão de Serviços), onde fará a pesquisa do serviço/consumo e o incluirá na ficha.

NBSRecap - Botao Producao - Form Producao Recagem Pneu - Avaliacao - Botao Servico Adicional - Form Lanc de Servicos-Consumo Conserto.png Utilize o filtro disponível para localizar o Serviço/Consumo a ser incluso na ficha.

Importante: Este processo é o mesmo descrito na Inclusão de Serviços.


Diagnóstico

Ao utilizar o filtro da etapa: Diagnóstico, o sistema irá filtrar todos os eventos que se encontram com este tipo de ficha.


Conserto

Ao utilizar o filtro da etapa: Conserto, o sistema irá filtrar todos os eventos que se encontram com este tipo de ficha.

Recapagem - Botao Producao - Conserto.png
  1. Utilize o filtro para exibir os eventos relacionados à etapa Conserto;
  2. Marque o evento dentre as opções exibidas na grid;
  3. Clique no botão: Lançar dados da etapa para ficha selecionada;
    • Ao clicar no botão, o sistema irá habilitar os campos exibidos na imagem abaixo;
Recapagem - Botao Producao - Conserto - Botao Lancar dados da etapa para ficha selecionada - Altecao1.png Para efetuar a alteração, siga os passos identificados na imagem ao lado.
Para efetuar a alteração dos dados da ficha, preencha os campos abaixo:
  1. Botão Editar Ficha;
    • Ao clicar no botão, o sistema habilita os campos abaixo para alteração;
  2. Campo Conserto;
    • O sistema importará as informações dos campos abaixo:
    • Nr. Ficha;
    • Técnico;
    • Data Inicio;
    • Hr. Inicio
    • Data Término
    • Hr. Término
    • Campo
      • Selecione uma das opções;
      • Aprovado;
      • Reprovado;
      • Retrabalho;
        • Por padrão, o sistema trará a opção: "Aprovado" marcada;
        • Ao marcar a opção, o sistema irá exibir o campo: 'Inserir serviços/consumos adicionais na Etapa', distintos para cada opção;
    • Campo Observações
      • Campo digitável para que o usuário insira informações pertinentes ao evento;
  3. Botão Confirmar;
    • Botão Confirmar;
      • Ao clicar no botão, o sistema irá habilitar o campo: 'Inserir serviços/consumos adicionais na Etapa', para complementação da informação;
    • Botão Cancelar;
      • Ao clicar no botão, o sistema irá cancelar a alteração, retornando para a tela anterior;
  4. Campo Inserir serviços/consumos adicionais na Etapa;
    • Botão Serviço Adicional
      • O campo irá habilitar o formulário respectivo conforme a seleção do campo (Aprovado; Reprovado; Retrabalho);
  5. Dados do Técnico/Cliente;
    • O sistema trará os seguintes campos preenchidos;
    • Técnico;
    • Cliente;
    • CPF/CNPJ
  6. Ficha Técnica Pneu;
    • O sistema trará os campos abaixo preenchidos, conforme dados disponíveis do evento;
    • Marca
    • Tipo
    • Medida
    • Banda
    • Modelo
    • Matricula
    • DOT
    • Nr. de Fogo
  7. Histórico Etapas;
    • Grid;
    • O sistema exibirá, o histórico, ou seja, as etapas pelo qual o evento já transitou;
  8. Coleta/Ficha
    • O sistema trará os campos abaixo preenchidos, conforme dados disponíveis do evento;
    • Tipo Ficha
    • Nr. Ficha
    • Ficha Origem
    • NF Entrada
    • Vendedor
    • Motivo
    • Data Ficha
    • Nro. Coleta
    • Data Coleta;

Opção Reprovado

Ao selecionar a opção, o sistema irá exibir o campo específico: 'Reprovar Pneu para Recapagem'.

Recapagem - Botao Producao - Conserto - Botao Lancar dados da etapa para ficha selecionada - Opcao Reprovado.png Ao selecionar a opção: 'Reprovado' o sistema irá exibir o campo: Inserir serviços/consumos adicionais na Etapa exclusivo para esta opção;
Ao selecionar a opção 'Reprovado', o sistema irá habilitar os seguintes campos da opção: 'Campo Inserir serviços/consumos adicionais na Etapa'
  • Motivo;
    • Selecione o Motivo, dentre as cadastradas;
  • Laudo;
    • Selecione o Laudo, dentre as cadastradas
  • Nr do Laudo;
    • Informe o número do Laudo, no campo digitável;
  • Observações;
    • No campo digitável, insira informações pertinentes ao evento;

Opção Retrabalho

Ao selecionar a opção, o sistema irá exibir o campo específico: 'Apontar Retrabalho para Pneu'.

Recapagem - Botao Producao - Conserto - Botao Lancar dados da etapa para ficha selecionada - opcao Retrabalho.png

Conclusão

Ao utilizar o filtro da etapa: Conclusão, o sistema irá filtrar todos os eventos que se encontram com este tipo de ficha.


Para retornar à tela principal do Manual, Acesse: NBSRecap.


Voltar para Soluções NBS - Diversos - NBSRecap - Ficha - Produção