Cockpit - LGPD: mudanças entre as edições

De Wiki NBS
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 84: Linha 84:


== Tela Menu Principal ==
== Tela Menu Principal ==
O usuário irá efetuar a adequação à Lei do LGPD na aba Cockpit LGPD, porém esta aba somente será visivel para os clientes que possuírem cadastro de Pessoa Física.
Na tela do Menu Principal, após o usuário efetuar a pesquisa do cliente '''Pessoa Física''', será exibido a aba Cockpit LGPD, conforme figura abaixo:
 
{| class="wikitable"
|[[Arquivo:Modulo clientes - tela menu principal.png|semmoldura|800x800px]]
|O usuário irá efetuar a adequação à Lei do LGPD na aba Cockpit LGPD, porém esta aba SOMENTE SERÁ VISÍVEL para os clientes que possuírem cadastro de Pessoa Física.
|}


<hr />
<hr />
Linha 92: Linha 97:


Esta aba terá as seguintes sub-abas:
Esta aba terá as seguintes sub-abas:
* Geral;
* [[Cockpit - LGPD - Geral|Geral]];
* Por Empresa;
* [[Cockpit - LGPD - Por Empresa|Por Empresa]];
* Anexos;
* [[Cockpit - LGPD - Anexos|Anexos]];
* Configurações;
* [[Cockpit - LGPD - Configurar Termos e Relatórios|Configurar Termos e Relatórios]];
{| class="wikitable"
{| class="wikitable"
|[[Arquivo:Modulo clientes - tela menu principal - aba cockpit lgpd.png|semmoldura|800x800px]]
|[[Arquivo:Modulo clientes - tela menu principal - aba cockpit lgpd.png|semmoldura|800x800px]]

Edição das 19h15min de 15 de julho de 2020

Em-Breve-No-Sistema-NBS.png

Apresentação

O projeto Cockpit LGPD visa adequar os Dealers à nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Este projeto irá atingir os novos cadastros de clientes onde, será necessário a anuência assinada sob a forma do Termo de Consentimento para que a empresa, possa entrar em contato com o cliente através do departamento de marketing.

A empresa terá o controle (por empresa/filial) das restrições / liberação dos dados dos clientes, já adequadas à LGPD.


Objetivo

Adequação do sistema para que o cadastro de novos usuários sejam contemplados com a determinação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A empresa que não efetuar a Manutenção do CRM flags para o LGPD, NÃO PODERÁ atualizar os módulos, uma vez que o cadastro de cliente interliga vários nos módulos, isso tornará impeditivo a sua atualização.

Para auxilio á adequação as normas do LGPD o usuário poderá acessar a tela informativa diretamente no módulo clientes ou à página do wiki em: http://ajuda.nbsi.com.br:84/index.php/Manuten%C3%A7%C3%A3o_CRM_Flags_para_LGPD


Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – Lei Nº 13.709/18

Iremos citar o primeiro capítulo, por enfatizar uma maior abrangência da lei.

CAPÍTULO I

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º Esta Lei dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.

Parágrafo único. As normas gerais contidas nesta Lei são de interesse nacional e devem ser observadas pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios. (Incluído pela Lei nº 13.853, de 2019).

Art. 2º A disciplina da proteção de dados pessoais tem como fundamentos:

I - o respeito à privacidade;

II - a autodeterminação informativa;

III - a liberdade de expressão, de informação, de comunicação e de opinião;

IV - a inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem;

V - o desenvolvimento econômico e tecnológico e a inovação;

VI - a livre iniciativa, a livre concorrência e a defesa do consumidor; e

VII - os direitos humanos, o livre desenvolvimento da personalidade, a dignidade e o exercício da cidadania pelas pessoas naturais.

Para o acesso à lei completa disponível na página da Presidência da República copie o endereço a seguir em seu navegador: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13709.htm


Cadastro do Clientes do Sistema NBS

O processo do Cockpit será semelhante ao processo já existente no NBS_CRM onde:

Ao acessar a aba Configuração o usuário irá:

  • Emitir Termo de Consentimento (Opt-in);
  • Retirara do Termo de Consentimento (Opt-out);
  • Relatório de Dados Pessoais;

Cockpit LGPD

O Cockpit LGPD irá simplificar os parâmetros existentes que irá gerir o cadastro do cliente, esse processo irá atingir os seguintes módulos:

  • Módulo NBS Gold;
  • Módulos de Carga;
  • Módulos Extrator;
  • Módulos Serviço Windows;
  • Módulo Clientes;
  • Módulo Compras;
  • Módulo Garantia;
  • Módulo Ger_Veic;
  • Módulo NF_Vendas;
  • Módulo NBS_CRM;
  • Módulo NBS_CRM Prem
  • Módulo NBS_Fiscal;
  • Módulo NBS Gerencial;
  • Módulo NBS_OS;
  • Módulo Relsisfin;
  • Módulo Tabelas;
  • Módulo Vend_Veic;
  • Módulo Vendas;

Tela Menu Principal

Na tela do Menu Principal, após o usuário efetuar a pesquisa do cliente Pessoa Física, será exibido a aba Cockpit LGPD, conforme figura abaixo:

Modulo clientes - tela menu principal.png O usuário irá efetuar a adequação à Lei do LGPD na aba Cockpit LGPD, porém esta aba SOMENTE SERÁ VISÍVEL para os clientes que possuírem cadastro de Pessoa Física.

Cockpit LGPD

O usuário irá ter o controle por Empresa das Restrições ou Liberação dos dados dos clientes conforme as exigências preconizadas na Lei LGPD.

Esta aba terá as seguintes sub-abas:

Modulo clientes - tela menu principal - aba cockpit lgpd.png
Modulo clientes - tela informativa de acesso 60000.png

Geral

O usuário XXXXXX


Por Empresa

O usuário XXXXXX


Anexos

Nesta aba será permitido anexar os arquivos referentes à LGPD ao cadastro do cliente


Configurações

Área onde o usuário pode configurar os relatórios a serem impressos com os dados dos clientes, conforme exigência da lei LGPD.

Esta área possuirá as seguintes sub-abas:

  • Termo de Consentimento (Opt-in);
  • Retirada de Consentimento (Opt-out);
  • relatório de Dados Pessoais;

Para maiores informações sobre como efetuar a manutenção do cadastro de clientes para adequação à LGPD acesse: http://ajuda.nbsi.com.br:84/index.php/Manuten%C3%A7%C3%A3o_CRM_Flags_para_LGPD