Vendas - Aba Orçamento /Pré-Nota: mudanças entre as edições

De Wiki NBS
Ir para navegação Ir para pesquisar
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 118: Linha 118:


==== PIX ====
==== PIX ====
Ao efetuar a alteração em uma pré nota e, se a mesma possuir o pagamento aprovado via POS-SITEF (PIX ou Pagamento Agrupado), o sistema irá emitir uma Tela Informativa, negando a ação, com a seguinte mensagem explicativa:<!-- "Pré-nota
Ao efetuar a alteração em uma pré nota e, se a mesma possuir o pagamento aprovado via POS-SITEF (PIX ou Pagamento Agrupado), o sistema irá emitir uma Tela Informativa, negando a ação, com a seguinte mensagem explicativa:
não pode ser alterada/excluída, pois tem pagamento SiTef aprovado". -->
 
"Pré-nota não pode ser alterada/excluída, pois tem pagamento SiTef aprovado"


xxxxx
xxxxx

Edição das 17h59min de 25 de agosto de 2023

Página principal > Soluções Client Server > Vendas > Orçamento/Pré-Nota


Seta-topo.png


Apresentação

Quando o usuário efetuar a abertura de um Orçamento ou Pré-Nota, esta já estará adequada para a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), para os clientes do tipo físico.

Esta adequação será feita diretamente no cadastro do Cliente, respeitando a sua vontade conforme diretrizes preconizadas na Lei LGPD.

Para Clientes que autorizem o acesso aos dados, a exibição desses dados em formulário não sofrerá alterações.

Para os clientes Pessoa Jurídica, não houve alteração.


LGPD

A obrigatoriedade da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) fará com que os dados do cliente sejam criptografados, para clientes que não autorizem a utilização de seus dados (conforme parâmetros do Módulo Clientes > Cockpit LGPD.


Guia Orçamento / Pré-Nota

Modulo Vendas - Aba Orcamento -Pre-Nota - Aba Lista 2.png Ao efetuar a consulta do cliente para a emissão de PRÉ-NOTA e, se existir registro do mesmo marcado no parâmetro por Empresa (LGPD): Empresa NÃO autorizada aos dados do cliente (Opt-Out) ativo. Não será permitido a visualização dos dados do cliente, todos os dados pessoais visualizado em tela estarão criptografados.

Importante: Algumas das funções disponíveis dos botões (parte inferior do formulário), estarão inibidas devido á Lei LGPD.

A guia possui as seguintes sub abas:

  • Lista;
  • Fechamento;
  • Itens;
  • Cliente;
  • Dados Adicionais;
  • Entrega;
  • Alterações;
  • Liberar Devolução de Itens;
  • Notas Fiscais de Vendas;

As funções disponíveis através dos seguintes botões:

  • Cancelar;
  • Reservar;
  • Alterar;
  • Converter;
  • Vender;
  • Imprimir
  • Vencimentos;
  • Cond/Descontos;
  • Cliente;
  • Aumentar;
  • Lib. Fatura;
  • Carga;
  • Prego;
  • Aprovar;
  • Exportar;
  • Vend Perdida;
  • Proj Irrigação;
  • Controle Dev;
  • B2B;
  • Integra cliente DEPS;
  • Solicitar Crédito DEPS;

Aba Fechamento

Regras para o fechamento ao utilizar o processo do POS-SITEF:

Pagamento PIX

Quando o usuário utilizar a forma de pagamento PIX, deve estar atento de que, ao utilizar o Tipo:

  • QR Code PIX Sitef, o recebimento será feito à partir do Sitef (o processo é automatizado e, feito integralmente através da integração do Sitef);
  • 3 - QR Code PIX Avulso será recebido diretamente no caixa (através do POS - máquina de cartão) e, deve ser feito o lançamento dos dados da confirmação do recebimento do PIX

Fechamento da venda pelo Balconista

  • Será permitido que o fechamento (venda) da Pré Nota seja feita pelo balconista;
  • Para executar este processo a pré nota deve possuir o parâmetro: Pode Fechar Balcão/Recepção, ativo no cadastro de ao menos uma das formas de pagamento (quando se tratar de múltiplos pagamentos) selecionada, (será validado se o usuário possui o acesso: 10156 - Pode Confirmar pré-nota, em sua função, para este cenário, será seguido o fluxo de fechamento da pré nota;

Fechamento da Venda somente com a aprovação do cartão

Fechamento da venda com a digitação dos dados do cartão

  • As regras para as empresas que utilizem o processo de digitação dos dados do cartão são:
  • O usuário logado deve possuir o acesso 90113 - Pode digitar cartão avulso em Vendas, em seu perfil e o parâmetro interno: Eh_Rodobens, onde, ao efetuar o processo de venda, o sistema irá mostrar o conteúdo das opções: TEF, DIGITAR;
  • Ao selecionar a opção TEF, o usuário seguirá o fluxo:
  • Ao selecionar a opção DIGITAR, o sistema irá exibir o formulário para a inclusão do valor do pagamento;
Vendas - Aba Orcamento-Pre Nota - Sub Aba Fechamento.png O sistema trará o Tipo de pagamento selecionado.
  • Será exibido a Forma de Pagamento selecionada no pré-fechamento;

Atenção: Quando selecionar a forma de pagamento PIX (Pix Avulso ou Pix Sitef), o sistema irá utilizar as regras condizentes com a seleção feita.

Pix Avulso - Fará o recebimento normal no caixa (através da maquininha de POS) e deve ir ao financeiro para verificar o recebimento do crédito;

Pix Sitef - Para as empresas que ligação=Arquivo:Bot%C3%A3o_Nova.pngpossuírem o parâmetro: Ativar Browser POS-TEF ativo, e, a forma de pagamento for a vista e tipo de cobrança PIX=1 QRCode PIX/SITEF (esta forma de pagamento é considerada À Vista, ou seja não solicita liberação de Crédito, etc), o sistema irá chamar o TEF e gerar a fila do Browser POS-TEF (o sistema irá lançar a op tesouraria = 7-Nota Fiscal e irá utilizar as regras existentes).

Importante: Para as empresas que ligação=Arquivo:Bot%C3%A3o_Nova.pngpossuam o parâmetro interno Eh_Rodobens ativo, será obrigatório a informação do Caixa SAP.


Botões

Algumas dessas funções (botões) serão demonstradas abaixo:

Modulo Vendas - Aba Orcamento -Pre-Nota - Aba Lista 2.png Os dados relacionados ao cliente serão omitidos, conforme as diretrizes da Lei da LGPD.

Botão Cancelar

Modulo Vendas - Orcamento - Pre Nota - Tela informativa 2.png
  • Ao clicar no botão CANCELAR, o sistema irá cancelar a Pré-Nota.

Botão Alterar

PIX

Ao efetuar a alteração em uma pré nota e, se a mesma possuir o pagamento aprovado via POS-SITEF (PIX ou Pagamento Agrupado), o sistema irá emitir uma Tela Informativa, negando a ação, com a seguinte mensagem explicativa:

"Pré-nota não pode ser alterada/excluída, pois tem pagamento SiTef aprovado"

xxxxx

DEPS

Modulo Vendas - Orcamento - PreNota - Tela Informativa 3.png Ao clicar no botão ALTERAR:

Ao utilizar a Integração DEPS:

  • Se a Empresa utilizar a Integração DEPS, não poderá efetuar alteração;

Ao NÃO usar a Ingegração DEPS:

  • O sistema irá direcionar o usuário para a aba Escolhidos (S. F5);

Tela: Devolução de Itens

Modulo Vendas - Orcamento - PreNota - Botao Alterar .png Tela: Devolução de Itens

Selecione a pré-nota e clique no ícone Botao Alterar.png Botão Alterar, o usuário será encaminhado automaticamente para a tela de alteração Pré-Nota.

A tela estará com o número da Pré-Nota bem visível.

Clique no botão Devolver.

  • Os itens zerados em tela serão mostrados riscados.

Atenção: Ao clicar na opção "Devolver" o sistema irá validar o código de acesso 91031 - "Pode devolver Itens Autorizado"

Nota: é necessário que utilize a função "Controle Dev" (na parte inferior da tela) mara a marcação de Itens a ser efetuado a devolução, o procedimento é pré-requisito para esta devolução.


Botão Vender

Modulo Vendas - Orcamento - PreNota - Botao Vender - Aba Dados Da Nota.png Ao clicar no botão VENDER:

Para usuário que autoriza a utilização de dados:

  • O sistema irá verificar a existência de reserva para o item, caso hão exista será emitida uma mensagem de alerta.
  • Assim que todos os itens forem validados pelo sistema (efetuado a reserva de item), seguirá para o fechamento normal da pré-nota ao direcionar o usuário para o Formulário Vendas.
O usuário irá preencher as informações do Formulário:
  1. Frete;
    • O usuário irá selecionar o tipo de Modalidade;
    • Deve preencher os dados da Transportadora ou CLICAR no botão CADASTRO, o sistema irá direciona-lo para o formulário com o cadastro da Transportadora.
  2. Classificação;
    • Ao marcar o flag: Usar Classificação, o usuário deve marcar uma das duas opções disponíveis;
  3. Volumes;
    • Informe os dados da embalagem da peça;
  4. Tipo de Venda;
    • Selecione o tipo de venda, dentre as opções disponíveis;
    • CAIXA SAP ligação=Arquivo:Bot%C3%A3o_Nova.png
    • Será obrigatório a seleção do Caixa SAP, quando a empresa possuir o parâmetro interno Eh_Rodobens ativo;
  5. Observação;
    • Espaço disponível para a inserção de observação;
  6. Ao marcar o flag: Local de Entrega Diferente do endereço destinatário, o sistema irá habilitar os campos para informação do endereço;
  7. Dados da Nota;
    • O sistema irá exibir os dados da nota;
  8. Botão Confirmar;
    • Ao clicar no botão CONFIRMAR, o sistema irá salvar a alteração das informações;
Modulo Vendas - Orcamento - PreNota - Botao Vender - Aba Dados Da Nota - Tela Informativa.png Para as empresas que utilizem o parâmetro interno Eh_Rodobens ativo, é obrigatório que seja selecionado o Caixa SAP dentre as opções cadastradas.

O sistema irá exibir a Tela Informativa ao lado quando não foi feita esta seleção.

ligação=Arquivo:Vendas_-_Aba_Or%C3%A7amento-Prenota_-_Bot%C3%A3o_Vender_-_Form_Venda_-_Tela_Informativa.png

Validação do Cadastro

Ao ativar os parâmetros Validar Cadastro do Cliente (Validar e-mail do cliente e, Validar telefone celular do cliente) no módulo Tabelas, o sistema irá exigir a validação do cadastro do cliente para finalização do processo de venda.


Ao tentar efetuar a venda para o cliente cujo cadastro NÃO se encontra validado (Barrar venda para cliente NÃO validado), o sistema irá exibir a Tela Informativa ao lado.
Importante: O sistema só permitirá a conclusão da venda após usuário efetuar a validação do cadastro do cliente (módulo Clientes).
Modulo Vendas - Orcamento - PreNota - Botao Vender - Aba Condicoes do Cliente.png O sistema irá exibir os dados na Grid;
Modulo Vendas - Orcamento - PreNota - Botao Vender - Tela Informativa 4.png Ao clicar no botão VENDER:

Para usuário que NÃO autorize a utilização de dados:

  • O sistema irá exibir a Tela informativa de que o cliente NÃO autoriza a exibição de dados, bloqueando qualquer exibição de dados;

Botão Imprimir

Modulo Vendas - Aba Orcamento - PreNota - Tela de geracao de Impressao.png Ao clicar no Botão Imprimir:

Para o cliente que autorize a utilização de dados:

O sistema irá exibir o formulário de IMPRESSÃO do relatório.

Modulo Vendas - Orcamento - PreNota - Botao Vender - Tela Informativa 4.png Ao clicar no Botão Imprimir:

Para o cliente que NÃO autorize a utilização de dados:

O sistema irá exibir a mensagem de que não será permitido a impressão devido a não autorização de dados.


Menu Flutuante

Ao acessar o Menu Flutuante (clique com o botão direito do mouse em qualquer ponto da grid), o sistema irá exibir as seguintes opções (conforme imagem abaixo) de filtros extras:

Vendas - Guia Orcamento-Pre Nota - Menu Flutuante.png Menu Flutuante: Ao clicar em qualquer local da grid com o botão direito do mouse, o sistema irá exibir opções extras de filtros, conforme exibido ao lado.
Clique no hiperlink abaixo para ser direcionado para a página correspondente.

Botao Novo2.png


Cancelar Orçamento/Pré Nota como Venda Perdida


Vendas - Orcamento - Lista - Exclusao.png Ao Cancelar um Orçamento e Pré venda, é possível incluir uma Venda Perdida.
  • Após clicar em Cancelar o sistema vai solicitar uma confirmação.
Vendas - Orcamento - Lista - Exclusao - Confirmacao.png O sistema verificará se deseja registrar uma Venda Perdida com os itens escolhidos na grid. Caso o botão seja Sim, o sistema prossegue para a tela exibida abaixo.
Venda - Orcamento - Lista - Exclusao - Informar Motivo.png Após confirmar que deseja registrar uma Venda Perdida o sistema também verificará se deseja informar o motivo da Venda Perdida, caso queira, basta clicar em Yes e o sistema prossegue para a tela exibida abaixo.
Venda - Orcamento - Lista - Exclusao - Lancamento Venda Perdida.png Ao clicar em Yes, a tela de Lançamento de Venda Perdida é exibida para que seja informado o Motivo e caso tenha alguma observação a mais.

Após, só Confirmar e está lançado uma Venda Perdida com o motivo.


Página principal > Soluções Client Server > Vendas > Orçamento/Pré-Nota