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== Introdução ==
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Nos últimos tempos, as mudanças no '''Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)''' têm levado a um '''aumento significativo no número de devoluções de veículos'''. Nesse contexto, é fundamental entender o '''processo de "Devolução de Compra"''' no Renave, o Registro Nacional de Veículos Automotores, visto que essa etapa se mostra crucial para regularizar a situação do veículo e evitar problemas futuros. Além disso, é essencial conhecer os passos necessários para emitir corretamente a nota fiscal de devolução de compra, e processar essa operação no Renave. Logo, este manual tem por objetivo detalhar:
<!-- BEGIN Voltar ao Topo - Este Código Abaixo Cria um Botão Voltar para o Topo. O Link da ancora deve ser o id da página onde colocarmos o código-->
* O Fluxo Principal de Devolução de Compra e as suas implicações no renave '''(Este fluxo é o caminho correto a ser seguido entre os envolvidos no processo)'''.
<div class="noprint botao-voltar-topo" style="position: fixed;bottom: 15px;right: 15px;padding: 0;margin: 0;">
* O '''Fluxo Alternativo,''' para situações onde o usuário seleciona a opção '''"Devolução Montadora"''' no módulo ''NFVendas'' ao invés de selecionar a opção '''"Cancelamento Entrada".'''
[[Arquivo:Seta-topo.png|link=#firstHeading|]]
 
== Fluxos ==
<div class="mw-collapsible mw-collapsed" data-expandtext="Clique Aqui" data-collapsetext="Recolher" style="display: table; border-radius: 6px; background-color: #ecf3ff; border: 1px solid #333; margin: 0.5em 1em 0 1em; padding: 6px; box-shadow: 5px 5px 5px #AAA; width:95%;">
[[file:Pen.png|left|20px|link=]]
<div style="margin-top: -15px;">
=== Fluxo Principal de Devolução de Compra ===
</div>
</div>
<div class="mw-collapsible-content" style="background-color: white; padding: 6px; border: 1px solid #333;">
<!-- END Voltar ao Topo-->
{| class="wikitable"
<!-------------------------------------------------------------->
|'''Quando seguir este fluxo:''' o fluxo principal representa situações onde a concessionária realiza uma devolução de veículo para a montadora e a mesma irá devolver o veículo ao estoque da concessionária com a correção do valor do IPI sobre o veículo. Neste processo, faz-se necessário que a concessionária efetue corretamente o processamento das operações do Renave. Para isso, o usuário deve:
|}
{| class="wikitable"
![[Arquivo:Renave - Cancelamento de Entrada (Devolução Montadora - Img 1).png|semmoldura|639x639px]]
|
* Durante a emissão da Nota Fiscal no processo de devolução de compra de uma montadora para uma concessionária'','' o usuário '''(concessionária)''' deve selecionar a opção '''"Devolução Montadora"''' assim como demonstrado ao lado.
'''IMPORTANTE:'''
* Esta ação é realizada no módulo NFVENDAS, especificamente em: ''Saídas Diversas > Op. 71/81 - Devolução de Compra > Aba "Situações Especiais"''
|}
{| class="wikitable"
![[Arquivo:Renave - Cancelamento de Entrada (Devolução Montadora - Img 2).png|semmoldura|640x640px]]
|
* Na tela do Renave 0KM será gerada a operação '''"Devolução Montadora"''', ''a qual se processada irá desativar o Pré-Cadastro (BIN) do respectivo chassi.''


* Após isso, cabe a montadora enviar o veículo novamente a concessionária, emitindo a nova Nota Fiscal de Venda com o valor do IPI reduzido e também reativando o Pré-cadastro (BIN) do respectivo chassi'', respectivamente neste ordem.''
'''Para retornar à''' [[Página principal]] > [[Soluções Web]] > '''CRM Parts'''
* Por fim, o usuário '''(concessionária),''' ao acessar a seção do RENAVE 0KM no módulo GER_VEIC, terá um novo lançamento de registro com a operação '''Entrada de Estoque'''
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'''IMPORTANTE:''' A Montadora DEVE sempre reativar o pré-cadastro  (BIN) do chassi. Caso não faça, a concessionária não encontrará o chassi disponível para iniciar o fluxo em seu estoque.
O CRMparts é o novo sistema WEB de Venda de Peças  Varejo & Atacado
|}</div>
 
</div>
''Desenvolvido pelo framework JAVA  FREEDOM da NBS.''
 
== '''Conceitos & Facilidades'''  ==
'''[[Canal de Origem do LEAD|LEAD]]'''
* Todo Atendimento, independente do "[[Canal de Origem do LEAD|Canal de Origem]]" será feito com a Criação de um EVENTO. Não haverá Venda sem Evento.
'''[[Pendências]]'''
* Foram levantado todas as possíveis [[Pendências que impedem a finalização de uma venda|Situações que impedem a finalização de uma venda]]. Exemplo: Cliente sem limite de crédito, Peça sem Estoque suficiente, etc.
* O Sistema vai permitir fazer o orçamento sem nenhum impedimento,  porém ao confirmar será verificado se possui alguma restrição e caso positivo, serão geradas as devidas pendências que serão encaminhadas para a fila da função ou usuário responsável pela liberação ou recusa das mesmas. Será aprovado e faturado somente quando TODAS as pendências forem aprovadas.
* O Vendedor terá uma visão completa das pendências para fechar os orçamentos.
 
'''[[Pendências|Aprovação Automática de orçamentos]]'''
 
Quando um orçamento esta com todas as suas pendências aprovadas sem nenhuma recusa, ele automaticamente é aprovado pelo sistema. Esta ação será feita pelo '''JOB_CRMPARTS_APR_ORC,''' que a cada 10 minutos verifica todos os orçamentos. 
 
Em resumo o Gerente não precisa entrar orçamento a orçamento para aprovar, basta resolver as pendências que estão associadas a sua função.
 
'''[[Pré-Pedidos|Pré-Pedido {Tracking}]]'''
* O sistema terá todo o controle de peças que o vendedor pediu para comprar.
* Estes pré-pedidos deverão ser aprovados/recusados pelo Gerente(ou pessoa autorizada) e já alimentam o pedido.
* O Vendedor vai saber em que estágio esta cada peça pedida com Tracking completo das peças.
* Caso o vendedor resolva Excluir/Alterar uma peça que já foi pedida, o sistema não permitirá e irá pedir autorização do gerente para isto. Elimina a situação em que chega uma peça e o orçamento não existe mais.
'''Reserva de Peças'''
* Veja [[Politica de Reserva]]
'''Tabela de preços'''
* Veja [[Politica de Preços|Política de Preços]]
'''[[Família e Modelos das Peças|Família e Modelos das peças]]'''
* Existe O JOB_CRMPARTS_APLICCAO que, baseando-se nas REQUISIÇÕES da oficina, classifica diariamente as peças por Família, modelo e ano.
* Isto facilita por demais filtra  aplicação das peças.
 
'''B to B'''
* Será possível marcar os clientes Especiais(Oficinas/Autopeças/Seguradoras,...) e o mesmos poderão ter acesso ao sistema e fazer orçamento.
* Como o sistema já identifica o login, todas as condições de descontos já ficam associadas ao mesmo.
'''[[LEADZAP CRMPARTS|Whatsapp]]'''


<div class="mw-collapsible mw-collapsed" data-expandtext="Clique Aqui" data-collapsetext="Recolher" style="display: table; border-radius: 6px; background-color: #ecf3ff; border: 1px solid #333; margin: 0.5em 1em 0 1em; padding: 6px; box-shadow: 5px 5px 5px #AAA; width:95%;">
[[file:Pen.png|left|20px|link=]]
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=== Fluxo Alternativo  ===
</div>
<div class="mw-collapsible-content" style="background-color: white; padding: 6px; border: 1px solid #333;">
{| class="wikitable"
{| class="wikitable"
|'''Quando seguir este fluxo:''' este fluxo deve ser seguido em situações onde o usuário deseja cancelar a entrada, mas seleciona a opção '''"Devolução Montadora"''' no módulo NFVendas ao invés de selecionar a opção '''"Cancelamento Entrada"'''.
|Seguindo uma tendência que é o uso cada vez maior do  Whatsapp como canal de comunicação com o cliente,
 
a NBS , em parceria com o polo tecnológico de Florianópolis, criou a empresa LEADZAP que vai permitir esta integração.
|[[Arquivo:Imageleadzapcrmparts.png|200x200px|semmoldura|link=]]
|}
|}
{| class="wikitable"
 
![[Arquivo:Renave - Cancelamento de Entrada (Devolução Montadora - Img 1).png|semmoldura|639x639px]]
== '''Versões'''  ==
|Durante a emissão da Nota Fiscal realizada no módulo NFVENDAS ''(Saídas Diversas > Op. 71/81 - Devolução de Compra > Aba "Situações Especiais"),'' ao selecionar a opção '''"Devolução Montadora"''' assim como demonstrado ao lado, na tela do Renave 0KM será gerada a operação '''"Devolução Montadora"''', a qual se processada irá realizar o Cancelamento do Pré-Cadastro (BIN) do chassi referente.
[[Versões CRMPARTS|Acesse as versões do CRMPARTS]]
 
== '''Tela Principal''' ==
{|
|
* [[Painel Gerencial do Vendedor|Painel Gerencial]] 
* [[Pesquisa Eventos|Pesquisa Orçamentos]]
* [[Pesquisa item por Código ou descrição]]
* [[Usuario|Usuário]]
* [[Novo Lead]]
![[Arquivo:Painel Gerencial.png|semmoldura|link=|900x900px]]
|}
|}
== '''Menu''' ==
=== Opções do Menu ===
{| class="wikitable"
{| class="wikitable"
![[Arquivo:Renave - Cancelamento de Entrada (Devolução Montadora - Img 2).png|semmoldura|640x640px]]
!
|Quando selecionado "Devolução Montadora" como operação no ato da Emissão da Nota Fiscal de Devolução de Compra, a operação "Devolução Montadora" será gerada no Renave 0KM, como no exemplo ao lado.
!Item
|}
!Descrição
{| class="wikitable"
|-
![[Arquivo:Renave Venda Direta - Cancelar entrega (Devolução Montadora Img 3.0).png|semmoldura|640x640px]]
| rowspan="9" |[[Arquivo:Menu.png|semmoldura|link=]]
|Para o usuário reverter esta situação, inicialmente ele deve:
|[[Gerenciamento de Leads|Leads]]
1. Selecione a operação "Devolução Montadora".
|
2. Clicar com o botão direito do mouse e após isso selecionar a opção '''"Inutilizar/ Utilizar Operação"''', com intuito de inutilizar a operação "Devolução Montadora" previamente escolhida.
* Gerenciamento dos Leads
|}
* Agenda de contatos
{| class="wikitable"
|-
![[Arquivo:Renave Venda Direta - Cancelar entrega (Devolução Montadora Img 4).png|semmoldura|639x639px]]
|[[Funil de Vendas]]
|
* Funil segmentado pelas Pendências
|-
|[[Central de Pendências|Pendências]]
|
* Centraliza todas as pendência vindas dos orçamentos
* Gerente toma as decisões de aprovar ou não
|-
|[[Pré-Pedidos]]
|
* Gerenciamento de todas as peças que foram pedidas pelos vendedores
|-
|[[Entregas]]
|
|
* O sistema irá retornar a seguinte mensagem '''''"Deseja inutilizar/utilizar registros selecionados?"'''''  
* Gerencia as entregas de mercadoria.
* O usuário deve clicar na opção '''"Sim"'''.
|-
|}
|Gerenciamento
{| class="wikitable"
|'''[[Clientes]]'''
![[Arquivo:Renave Venda Direta - Cancelar entrega (Devolução Montadora Img 4.0).png|semmoldura|640x640px]]
*Controle situações especiais dos clientes
|Com isso, a operação '''"Devolução Montadora"''' será inutilizada. Desse modo, agora o usuário pode seguir normalmente os demais passos para cancelar a entrada.
*Pareto, super pratica, com mesmo conceito de Peças
|}
'''Promoção'''
{| class="wikitable"
* Gerencial
![[Arquivo:Release - Cancelar Entrada (Devolução Montadora Img 5.0.0).png|semmoldura|640x640px]]
* Rotatividade
* Curva ABC
 
*
'''[[Letras de Desconto]]'''
* Estabelece as politicas de desconto.
|-
|BI
|
|
* Após a inutilização da operação "Devolução Montadora", direcione o mouse para a operação '''"Entrada Estoque"'''.
* Painel de Gestão e Dashboard
* O usuário deve clicar com o botão direto do mouse e selecionar a opção '''"Cancelar Entrada"'''.
|-
|}
|[[Tabelas]]
{| class="wikitable"
![[Arquivo:Renave - Cancelar Entrada (Devolução Montadora Img 6).png|semmoldura|640x640px]]
|
|
* O sistema irá retornar uma mensagem de confirmação ''"Confirma o cancelamento da entrada sem ter sido cancelada a Nota Fiscal de entrada?"''
* Tabelas do sistema CRMPARTS
* O usuário deve clicar na opção "Sim".
|-
|}
|[[Utilitários]]
{| class="wikitable"
![[Arquivo:Renave - Cancelar Entrada (Devolução Montadora Img 7).png|semmoldura|640x640px]]
|
|
* Observe que gerou uma operação por nome "Cancelar Entrada Estoque" com status 'Processado' com sucesso.
* Procedimentos de implantação , Jobs, etc
* Importante ressaltar que após gerar a operação '''"Cancelar Entrada Estoque"''' com status '''"Processado"''' com sucesso, o chassi referente já teve a sua Entrada Estoque cancelada, sendo possível assim os ajustes da Fábrica.
|}
|}
</div>
 
</div>
== '''Implantação''' ==
[[Passos para Implantação|Como o CRMPARTS utiliza as mesmas tabelas do NBS, não existe conversão de dados, somente alguns procedimentos que vamos detalhar.]]
 
'''Para retornar à''' [[Página principal]] > [[Soluções Web]] > '''CRM Parts'''
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Edição atual tal como às 13h44min de 7 de agosto de 2023

Seta-topo.png

Para retornar à Página principal > Soluções Web > CRM Parts


O CRMparts é o novo sistema WEB de Venda de Peças Varejo & Atacado

Desenvolvido pelo framework JAVA FREEDOM da NBS.

Conceitos & Facilidades

LEAD

  • Todo Atendimento, independente do "Canal de Origem" será feito com a Criação de um EVENTO. Não haverá Venda sem Evento.

Pendências

  • Foram levantado todas as possíveis Situações que impedem a finalização de uma venda. Exemplo: Cliente sem limite de crédito, Peça sem Estoque suficiente, etc.
  • O Sistema vai permitir fazer o orçamento sem nenhum impedimento, porém ao confirmar será verificado se possui alguma restrição e caso positivo, serão geradas as devidas pendências que serão encaminhadas para a fila da função ou usuário responsável pela liberação ou recusa das mesmas. Será aprovado e faturado somente quando TODAS as pendências forem aprovadas.
  • O Vendedor terá uma visão completa das pendências para fechar os orçamentos.

Aprovação Automática de orçamentos

Quando um orçamento esta com todas as suas pendências aprovadas sem nenhuma recusa, ele automaticamente é aprovado pelo sistema. Esta ação será feita pelo JOB_CRMPARTS_APR_ORC, que a cada 10 minutos verifica todos os orçamentos.

Em resumo o Gerente não precisa entrar orçamento a orçamento para aprovar, basta resolver as pendências que estão associadas a sua função.

Pré-Pedido {Tracking}

  • O sistema terá todo o controle de peças que o vendedor pediu para comprar.
  • Estes pré-pedidos deverão ser aprovados/recusados pelo Gerente(ou pessoa autorizada) e já alimentam o pedido.
  • O Vendedor vai saber em que estágio esta cada peça pedida com Tracking completo das peças.
  • Caso o vendedor resolva Excluir/Alterar uma peça que já foi pedida, o sistema não permitirá e irá pedir autorização do gerente para isto. Elimina a situação em que chega uma peça e o orçamento não existe mais.

Reserva de Peças

Tabela de preços

Família e Modelos das peças

  • Existe O JOB_CRMPARTS_APLICCAO que, baseando-se nas REQUISIÇÕES da oficina, classifica diariamente as peças por Família, modelo e ano.
  • Isto facilita por demais filtra aplicação das peças.

B to B

  • Será possível marcar os clientes Especiais(Oficinas/Autopeças/Seguradoras,...) e o mesmos poderão ter acesso ao sistema e fazer orçamento.
  • Como o sistema já identifica o login, todas as condições de descontos já ficam associadas ao mesmo.

Whatsapp

Seguindo uma tendência que é o uso cada vez maior do Whatsapp como canal de comunicação com o cliente,

a NBS , em parceria com o polo tecnológico de Florianópolis, criou a empresa LEADZAP que vai permitir esta integração.

Imageleadzapcrmparts.png

Versões

Acesse as versões do CRMPARTS

Tela Principal

Painel Gerencial.png

Menu

Opções do Menu

Item Descrição
Menu.png Leads
  • Gerenciamento dos Leads
  • Agenda de contatos
Funil de Vendas
  • Funil segmentado pelas Pendências
Pendências
  • Centraliza todas as pendência vindas dos orçamentos
  • Gerente toma as decisões de aprovar ou não
Pré-Pedidos
  • Gerenciamento de todas as peças que foram pedidas pelos vendedores
Entregas
  • Gerencia as entregas de mercadoria.
Gerenciamento Clientes
  • Controle situações especiais dos clientes
  • Pareto, super pratica, com mesmo conceito de Peças

Promoção

  • Gerencial
  • Rotatividade
  • Curva ABC

Letras de Desconto

  • Estabelece as politicas de desconto.
BI
  • Painel de Gestão e Dashboard
Tabelas
  • Tabelas do sistema CRMPARTS
Utilitários
  • Procedimentos de implantação , Jobs, etc

Implantação

Como o CRMPARTS utiliza as mesmas tabelas do NBS, não existe conversão de dados, somente alguns procedimentos que vamos detalhar.

Para retornar à Página principal > Soluções Web > CRM Parts