NissanExtrator - Interface: mudanças entre as edições

De Wiki NBS
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 133: Linha 133:


[[Nissan Extrator - Interface - RIM - Parâmetros|Parâmetros]]
[[Nissan Extrator - Interface - RIM - Parâmetros|Parâmetros]]
* Empresas;
* [[Nissan Extrator - Empresa#RIM - Retail Inventory Management|Empresas]];
* Operação
* [[Nissan Extrator - Operações#Guia Cadastro|Operação]]
* Web Service - URL
* [[Nissan Extrator - WebService - URL|Web Service - URL]]
* Cruzamento (Empresa x Operação)
* Cruzamento (Empresa x Operação)
* Configurações
* Configurações

Edição das 13h55min de 28 de junho de 2022


Para retornar à Página Principal - Soluções NBS - Montadoras - NISSAN - NissanExtrator - Interface


Seta-topo.png

Em Construção

Introdução

Objetivo

Disponibilizar a Interface e as rotinas necessárias para o envio de informações transacionais para os servidores da NISSAN de acordo com as especificações de layout preconizadas.

O objetivo destas integrações é a troca de informações entre a Montadora e a Rede de Concessionárias Nissan de modo a suportar o novo processo de reposição de peças chamado pela montadora de: RIM (Retail Inventory Management).

Botao Importante 3.png Importante:
  • O não envio ou até mesmo o envio com atraso dessas informações pode acarretar em perdas financeiras às concessionárias em relação ao processo de reposição de peças.

Interfaces entre o Sistema NBS e Webservice Nissan do Brasil

As informações abaixo devem ser providenciadas junto à Nissan do Brasil antes do início da configuração do módulo.

#Esta informação é fornecida pela Nissan do Brasil.#Esta informação é fornecida pela Nissan do Brasil.#Esta informação é fornecida pela Nissan do Brasil.Nissanextrator - interface entre NBS x Nissan.png
Sobre esta imagem
ID Operação Descrição
1 Código Concessionária (BIR) Esta informação é fornecida pela Nissan do Brasil.
2 E-Mail RIM / Senha Esta informação é fornecida pela Nissan do Brasil.
3 Senha (E-Mail RIM) Esta informação é fornecida pela Nissan do Brasil.

Roteiro de Configuração para a Implantação das Interfaces.

Antes de iniciarmos o envio das informações, precisamos fazer algumas checagens dentro do NBS, para que os dados sejam enviados de forma correta, segue tabela abaixo dos processos necessários:

Importante
  • É obrigatório que os parâmetros abaixo estejam ativos/configurados.
  • ID Módulo Caminho Parâmetro
    1 Tabelas Parâmetros Gerais 3 > Parâmetros > Específico > Nissan/Renault Novo Processo de Reposição de Peças
    2 Tabelas Parâmetros Gerais 3 > Parâmetros > Específico > Nissan/Renault Validar quantidade da embalagem ao inserir Pedido
    3 Tabelas Parâmetros Gerais 3 > Parâmetros > Específico > Nissan/Renault Validar quantidade mínima ao inserir Pedido
    4 Tabelas Parâmetros Gerais 3 > Parâmetros > Diversos > Peças Forçar selecionar itens “para” em itens que tenham De-Para no pedido
    5 NBS_OS Menu Tabelas > Controle de O.S > Tipos de O.S Ao ir à aba Cadastro por Empresa, deverá clicar no botão  e selecionar qual tipo de Fábrica, se adequa melhor ao tipo de O.S selecionada. Aplicar esse processo por empresa da Nissan do grupo e a todos os tipos de O.S. Ativas.

    Acessos necessários:

    Acesso Descrição
    C0266 Pode acessar NissanExtrator;
    C0267 Parâmetros > Empresas – NissanExtrator;
    C0349 Permissão de acesso a rotina de backup Carga NissanExtrator;
    C0353 Pode acessar a tela de cadastro de empresas do modulo NissanExtrator;
    C0354 Pode acessar a tela de cadastro de empresas de Web Service – URL do modulo NissanExtrator;
    C0355 Pode acessar a tela de Cruzamento do modulo NissanExtrator;
    C0356 Pode acessar tela de Manutenção de Backup NissanExtrator;
    C0357 Pode excluir Cruzamento da operação do módulo NissanExtator;
    C0358 Pode realizar Cruzamento da operação do módulo NissanExtator;
    C0359 Pode realizar cadastro de operação do módulo NissanExtrator

    Tela Principal

    RIM - Retail Inventory Management

    Nissan Extrator - Menu Interface - Rim.png Ao clicar na opção, o sistema exibirá o formulário abaixo.

    Opções do Formulário

    Ao acessar à Interface, o usuário verá o formulário abaixo com as seguintes guias/botões:

    Parâmetros

    Interface

    • NDI
    • RIM
    • ECO

    De-Para

    • Não há opções disponível para o processo RIM

    Notas Fiscais

    • Notas Fiscais Veículos
    • Notas Fisais Peças / Acessórios
    • Devolução de Veículos
    • Devolução de Peças / Acessórios

    Nissan Rim

    • Status Pedidos
    • Devolução / Scrap
    • RIM - Letra Desconto Partar
    • ITEM -DEPARA

    Alertas

    Manutenção

    • Backup

    Ajuda

    Sair

    Botões:

    Botao Home.png

    Ir para a Tela Inicial

    Nuvem enviando.png

    Envio de Cadastro de Peças / Acessórios para Nissan;

    Nuvem baixando.png

    Recebimento de Cadastro de Peças / Acessórios da Nissan


    Exclamation i.png Importante:
    • Clicar em cima dos botões ( Nuvem enviando.png e Nuvem baixando.png) da figura abaixo te transfere para as documentações
    #O usuário retornará ao Menu Principal ao clicar nesse ícone.A pesquisa de tudo que é enviado para a Nissan ao clicar neste ícone. Clique para mais informações.A pesquisa de tudo que é recebida pela a Nissan ao clicar neste ícone. Clique para mais informações.#O usuário encerrará o programa ao clicar no ícone.Interface RIM.png
    Sobre esta imagem

    Envio de Cadastro de Peças / Acessórios para a Nissan

    A opção será exibida com as seguintes abas:

    • Lista
    • Carga Manual
    Lista
    Nissan Extrator - Interface - RIM - Envio de Cadastro de Pecas-Acessorios para a Nissan - Aba Lista1.png Para efetuar a pesquisa o usuário deve utilizar ao menos um dos filtros ao lado.
    Utilize os filtros para pesquisa:
    1. Selecione a Empresa (a pesquisa deve ser feita por uma empresa de cada vez);
    2. Selecione a Operação da Nissan;
    3. Selecione o tipo de consulta:
      • Código Consulta;
      • Botão ‘Limpar’ (limpa os dados do campo digitável);
      • Campo ‘Digitável’ (espaço para inserir o código [Consulta] para a pesquisa especifica;
    4. Selecione o Status do Movimento:
      • Pendente;
      • Sucesso;
      • Rejeitado;
      • Bloqueado;
      • Parc. Rejeitado;
      • Erro;
      • Atenção;
      • Todos;
    5. Selecione os dados da Integração:
      • Integração
      • Última Atualização
      • Período:
        • Data Início;
        • Data Fim;
    6. Clique no botão Pesquisar para gerar a pesquisa com os dados selecionados;
    7. O resultado da pesquisa será exibido na grid com os seguintes campos:
      • ID;
      • Empresa;
      • Operação;
      • Dt. Integração;
      • Status;
      • Tipo Envio;
      • Tentativas;
    8. Legenda do Status do Movimento:
      • Azul – Pendente;
      • Verde – Sucesso;
      • Amarelo/Ocre – Rejeitado;
      • Vermelho – Erro;
      • Marrom – Atenção.
    Menu Flutuante

    O sistema irá oferecer novas opções de pesquisa dos dados exibidos na grid através do menu flutuante (para acessa-lo clique com o botão direito do mouse em qualquer local da grid), onde o usuário poderá acessar as seguintes opções:

    • Abrir detalhes da Consulta;
    • Reenviar selecionado;
    • Reenviar rejeitados;
    Nissan Extrator - Interface - RIM - Envio de Cadastro de Pecas-Acessorios para a Nissan - Aba Lista - Menu Flutuante.png Clique com o botão direito do mouse em qualquer local da grid para exibir as opções disponíveis do Menu Flutuante.
    Abrir detalhes da Consulta

    Os dados expandidos do formulário anterior serão exibidos para conferência, o usuário possui a possibilidade de reprocessar (caso haja necessidade) esses dados. Para maior compreensão, o usuário possui a sua disposição os dados expandidos de cada fase do processo sob forma de guias para conferência, as guias são:

    • Detalhes
    • Mensagem
    • Dados Enviado
    • Dados Recebido
    Nissan Extrator - Interface - RIM - Envio de Cadastro de Pecas-Acessorios para a Nissan - Aba Lista - Menu Flutuante - Abri Detalhes da Consulta - Detalhes.png Nesta aba o sistema irá expandir os dados do movimento marcado;
    Nissan Extrator - Interface - RIM - Envio de Cadastro de Pecas-Acessorios para a Nissan - Aba Lista - Menu Flutuante - Abri Detalhes da Consulta - Mensagem.png Nesta aba, o sistema irá exibir a mensagem com o resultado do processamento.
    Nissan Extrator - Interface - RIM - Envio de Cadastro de Pecas-Acessorios para a Nissan - Aba Lista - Menu Flutuante - Abri Detalhes da Consulta - Dados Enviado.png Nesta aba, o sistema irá exibir os dados do movimento enviado.
    Nissan Extrator - Interface - RIM - Envio de Cadastro de Pecas-Acessorios para a Nissan - Aba Lista - Menu Flutuante - Abri Detalhes da Consulta - Dados Recebido.png Nesta guia exibe as informações de retorno do arquivo encaminhado para a fábrica. O usuário pode visualizar essas informações em tela ou, se preferir salva-las em seu diretório raiz.
    Reenviar selecionado

    Ao selecionar esta opção, o sistema irá reenviar o movimento marcado na grid;

    Reenviar rejeitados

    Ao selecionar esta opção, o sistema irá reenviar TODOS os movimentos rejeitados exibidos na grid;


    Carga Manual
    Nissan Extrator - Interface - RIM - Envio de Cadastro de Pecas-Acessorios para a Nissan - Aba Carga Manual.png O sistema permitirá que o usuário efetue o envio manual através do formulário exibido ao lado.

    Nele, o usuário irá informar o código do item à ser enviado.

    Atenção: O envio manual é específico e individual, ou seja deve ser executado item a item.


    Recebimento de Cadastro de Peças / Acessórios para a Nissan

    A opção será exibida com as seguintes abas:

    • Consultas
    • Itens Recebidos
    • Manual
    Consultas
    Nissan Extrator - Interface - RIM - Recebimento de Cadastro de Pecas-Acessorios para a Nissan - Aba Consultas.png Utilize os filtros em Tela para exibir os Cadastros de Peças / Acessórios recebidos.
    Menu Flutuante

    Para este formulário, o sistema irá oferecer novas opções de pesquisa dos dados exibidos na grid através do menu flutuante, onde o usuário poderá acessar as seguintes opções:

    • Abrir detalhes da Consulta;
    • Reenviar selecionado;
    • Reenviar rejeitados;
    Nissan Extrator - Interface - RIM - Recebimento de Cadastro de Pecas-Acessorios para a Nissan - Aba Consultas - Menu Flutuante.png Ao acessar o Menu Flutuante, o sistema irá apresentar as seguintes opções:
    • Abrir detalhes da Consulta;
    • Reenviar selecionado;
    • Reenviar rejeitados;
    Abrir detalhes da Consulta

    Esta opção irá direcionar o usuário para o formulário abaixo com as seguintes abas:

    • Detalhes
    • Mensagem
    • Dados Enviado
    • Dados Recebido
    Nissan Extrator - Interface - RIM - Recebimento de Cadastro de Pecas-Acessorios para a Nissan - Aba Consultas - Menu Flutuante - Abri Detalhes da Consulta - Aba Detalhes.png Nesta aba o sistema irá expandir os dados do movimento marcado;
    Nissan Extrator - Interface - RIM - Recebimento de Cadastro de Pecas-Acessorios para a Nissan - Aba Consultas - Menu Flutuante - Abri Detalhes da Consulta - Mensagem.png Nesta aba, o sistema irá exibir a mensagem com o resultado do processamento.
    Nissan Extrator - Interface - RIM - Recebimento de Cadastro de Pecas-Acessorios para a Nissan - Aba Consultas - Menu Flutuante - Abri Detalhes da Consulta - Dados Enviado.png Nesta aba, o sistema irá exibir os dados do movimento enviado.
    Nissan Extrator - Interface - RIM - Recebimento de Cadastro de Pecas-Acessorios para a Nissan - Aba Consultas - Menu Flutuante - Abri Detalhes da Consulta - Dados Recebido.png Nesta aba, o sistema irá exibir os dados de retorno do movimento enviado.
    Reenviar selecionado

    Ao selecionar esta opção, o sistema irá reenviar o movimento marcado na grid;

    Reenviar rejeitados

    Ao selecionar esta opção, o sistema irá reenviar TODOS os movimentos rejeitados exibidos na grid;


    Itens Recebidos

    Nissan Extrator - Interface - RIM - Recebimento de Cadastro de Pecas-Acessorios para a Nissan - Aba Itens Recebidos.png Utilize os filtros em Tela para exibir os dados dos itens recebidos. O resultado da pesquisa será exibida na grid.
    Importante: Para outras ações referente ao item, utilize as opções disponíveis no Menu Flutuante.
    Menu Flutuante

    Para este formulário, o sistema também irá oferecer as opções de pesquisa através do menu flutuante, através das seguintes opções:

    • Abrir detalhes da Consulta;
      • Detalhes;
      • Mensagem;
      • Dados Enviado;
      • Dados Recebido;
    • Reenviar selecionado;
    • Reenviar rejeitados;

    Atenção: O formulário "Detalhes > Dados Recebido" sofreu alteração, os demais formulários permanecem inalterados, ou seja, são os mesmos já exibidos para a opção acima;

    Detalhes
    Dados Recebidos
    NIssan Extrator - Interface RIM - Recebimento Cadastro de Pecas - Aba Itens Recebidos - Detalhes - Dados Recebidos.png O formulário ao lado sofreu alteração, onde foi efetuada a inclusão da opção pesquisa no formulário.

    Esta opção facilitará a localização do registro no arquivo recebido.


    Manual

    Nissan Extrator - Interface - RIM - Recebimento de Cadastro de Pecas-Acessorios para a Nissan - Aba Manual1.png Gerar Movimento Manual

    O sistema permitirá que o usuário efetue o envio manual através do formulário exibido ao lado.

    Nele, o usuário irá informar o operação bem como o período à ser enviado.

    Atenção: O envio manual é específico e individual, ou seja deve ser executado por operação.

    Carga Inicial

    O formulário irá exibir a opção para o usuário que gostaria de fazer a carga inicial;

    O usuário irá selecionar a Empresa (esta deve estar cruzada e ativa para a op DM002);

    Atenção: É recomendado que execute este processo APÓS o expediente, uma vez que o processo poderá sobrecarregar a rede a tornando lenta.

    Ao clicar no botão OK, o sistema irá exibir a Tela Informativa abaixo.

    Nissan Extrator - Interface - RIM - Recebimento de Cadastro de Pecas-Acessorios para a Nissan - Aba Manual - Tela Informativa.png O sistema irá perguntar se o usuário deseja efetuar o processo de carga;
    • Ao clicar em SIM, o processo será iniciado;
    • Ao clicar em NÃO, o processo será abortado;

    Módulo Pedidos

    Feito alteração no formulário do Status Pedido.

    Tela Menu Principal

    Pedidos - Tela Menu Principal - Interface - Nissan Rim - Status Pedidos.png Ao acessar a opção, o sistema irá direcionar o usuário para o formulário : Consulta de Status de Pedidos.

    Status Pedidos

    O formulário será exibido com as seguintes abas.

    • Lista
    • Dados

    Lista

    Pedidos - Tela Menu Principal - Interface - Nissan Rim - Status Pedidos - Form Consulta de Status de Pedido - Aba Lista.png Feito a substituição do filtro:

    De: Staus Montadora;

    Para Cód. Ped. SAP/DSH
    Os dados gerados para este filtro será exibido na coluna: Cód. Ped. SAP e DSH

    Dados

    Pedidos - Tela Menu Principal - Interface - Nissan Rim - Status Pedidos - Form Consulta de Status de Pedido - Aba Dados.png Feito alteração nas regras de exibição e de nomenclatura na coluna: Uncreated Reason;

    De: Uncreated Reason;

    Para: Motivo Não Criado;

    Nesta coluna será concatenado o número e a descrição do motivo da rejeição;


    Para retornar à Página Principal - Soluções NBS - Montadoras - NISSAN - NissanExtrator - Interface