|
|
Linha 124: |
Linha 124: |
| |'''<span style="font-size:40px;">Atenção:</span>''' | | |'''<span style="font-size:40px;">Atenção:</span>''' |
| *<span style="font-size:20px;">As etapas exibidas serão as criadas pelo usuário e cruzadas ([[NBSRecap - Tabelas - Parâmetros#Cruzamento Usuário x Etapa|Cruzamento Usuário x Etapa]]).</span> | | *<span style="font-size:20px;">As etapas exibidas serão as criadas pelo usuário e cruzadas ([[NBSRecap - Tabelas - Parâmetros#Cruzamento Usuário x Etapa|Cruzamento Usuário x Etapa]]).</span> |
| *O usuário NÃO deve efetuar a alteração em seu ambiente para espelhar o exemplo utilizado neste manual, as etapas abaixo são ilustrativas, apenas para demonstrar os campos existentes nas fases. Para este exemplo será utilizado as seguintes fases: Avaliação; Diagnóstico, Conserto, Conclusão. | | *<span style="font-size:20px;">O usuário NÃO deve efetuar a alteração em seu ambiente para espelhar o exemplo utilizado neste manual, as etapas abaixo são ilustrativas, apenas para demonstrar os campos existentes nas fases. Para este exemplo será utilizado as seguintes fases: Avaliação; Diagnóstico, Conserto, Conclusão.</span> |
| |} | | |} |
|
| |
|
Edição das 14h02min de 22 de março de 2022
Voltar para Soluções NBS - Diversos - NBSRecap - Ficha - Produção
Apresentação
Nesta guia o usuário irá entender em como utilizar os processos.
Acesse:
- Menu NBSRecap > Ficha > Produção
- O usuário fará o lançamento dos dados na ficha
Importante: Para o acesso à esta opção, o usuário responsável deve possuir o acesso: E0801 - Acesso etapa de produção recapagem.
A Etapa de Produção é permitida somente para as fichas com o status de: ‘Aprovado’ em sua análise inicial, ou seja, para as fichas onde o pneu foi aprovado.
|
|
Após enviar a ficha para Produção (marcar a ficha na grid e clicar no botão Enviar p/ Produção), o sistema irá identificar a ficha como Em Produção (coluna Status Produção) e, a ficha será exibida no formulário abaixo.
|
Produção Recapagem Pneu
Ao clicar no botão, o sistema irá abrir o formulário selecionado para inclusão (conforme exibido abaixo).
|
Importante:
- Para a correta exibição das opções pertencentes ao Filtro por Etapa, o usuário deve já possuir o cruzamento em seu perfil com as etapas de atendimento (Cruzamento Usuário x Etapa).
|
|
Atenção:
- As etapas exibidas na parte superior do formulário só serão exibidas quando estas estiverem cruzadas para o usuário logado.
|
|
|
Ao abrir a página, por padrão, o sistema irá exibir as etapas que estiverem vinculadas à produção em tela (conforme exibição na imagem identificada ao lado).
O usuário deve efetuar o lançamento de dados na ficha ao seguir os seguintes passos descritos abaixo.
|
Para efetuar o lançamento de dados na etapa selecionada, siga os seguintes passos:
- Pesquisa Ficha;
- Filtrar Etapa
- O usuário deve selecionar a etapa cadastrada para a execução do filtro;
- Por padrão, o sistema trazer Todas as etapas marcada;
- Pesquisar Ficha
- Utilize o campo digitável para informar o número da ficha a ser pesquisada (para pesquisas específicas);
- Botão Atualizar Lista
- Ao clicar no botão o sistema irá atualizar a lista de fichas disponíveis (grid);
- Botão Editar Ficha;
- Ao clicar no botão, o sistema irá habilitar o formulário para inclusão;
- Grid;
- O sistema irá exibir os dados filtrados da Pesquisa Ficha por Etapa nas seguintes colunas:
- Sel.;
- Nrº. Ficha;
- Tipo;
- Etapa Atual;
- Data Ficha;
- Entrega Prevista;
- Matricula;
- Nrº. Fogo;
- Vendedor;
- Pos.;
- Atenção: O usuário deve selecionar a ficha para que seja efetuada o lançamento do dados;
- Botão: Lançar dados da etapa para ficha selecionada;
- Ao marcar a ficha (na grid) e clicar no botão, o sistema irá direcionar o usuário para o formulário exibido abaixo.
- Dados Gerais;
- Os dados exibidos nos campos abaixo NÃO podem ser alterados;
- Técnico;
- Será exibido o nome do técnico que efetuou a abertura da ficha para o cliente;
- Cliente;
- Será exibido o nome completo do cliente;
- CPF/CNPJ;
- Será exibido os dados do CPF/CNPJ do cliente;
- Ficha Técnica Pneu;
- O sistema irá importar os dados da ficha selecionada e, preencherá os seguintes campos;
- Atenção: Pode ocorrer do campo ficar vazio, isso significa que o mesmo não foi preenchido na ficha do cliente;
- Marca;
- Tipo;
- Medida;
- Banda;
- Modelo;
- Matricula;
- DOT;
- Nrº de Fogo;
- Histórico Etapas;
- O sistema irá exibir o histórico das etapas da ficha marcada nas seguintes colunas da grid:
- IDM;
- ID;
- Etapa Liberada;
- Data Inicio;
- Data Fim;
- Usuário Técnico;
- Avaliação Pneu;
- Usuário Logado;
- Coleta Ficha;
- O sistema irá importar os dados da ficha selecionada e, preencherá os campos abaixo;
- Atenção: Pode ocorrer do campo ficar vazio, isso significa que o mesmo não foi preenchido na ficha do cliente;
- Tipo Ficha;
- Nrº Ficha;
- Ficha Origem;
- NF Entrada;
- Vendedor;
- Motivo;
- Data Ficha;
- Nrº Coleta;
- Data Coleta;
- Botão Sair;
- Ao clicar no botão, o sistema irá encerrar o formulário, retornando para a tela do menu principal.
|
Avaliação
|
Atenção:
- As etapas exibidas serão as criadas pelo usuário e cruzadas (Cruzamento Usuário x Etapa).
- O usuário NÃO deve efetuar a alteração em seu ambiente para espelhar o exemplo utilizado neste manual, as etapas abaixo são ilustrativas, apenas para demonstrar os campos existentes nas fases. Para este exemplo será utilizado as seguintes fases: Avaliação; Diagnóstico, Conserto, Conclusão.
|
Nesta fase o usuário irá efetuar a avaliação do Pneu.
Importante: Para esta opção só será possível efetuar a Inclusão/Lançamento de Serviços/Consumo se, foi efetuada a parametrização de ao menos uma opção de Etapa com o Parâmetro: Aponta Conserto Pneu (Cadastro de Etapa).
|
O usuário irá efetuar a avaliação do Pneu e/ou a inclusão de serviços/insumos adicional.
|
Para efetuar o processo de avaliação, o usuário irá utilizar os campos exibidos do formulário, conforme demonstrado abaixo:
Importante: A imagem acima foi printada após a seleção do status, por isso a ordem pode ficar alteada e, não ser igual a exibida em tela do usuário.
- Avaliação;
- O sistema importará os dados da ficha para os seguintes campos:
- Nrº Ficha;
- Técnico;
- Data Inicio;
- O sistema trará marcada a data do dia (sysday);
- Esta data pode ser alterada;
- Hora Inicio;
- O sistema trará marcado o horário de acesso do usuário logado;
- Este horário pode ser alterado;
- Data Término;
- O sistema trará marcada a data do dia (sysday);
- Esta data pode ser alterada;
- Hora Término;
- Osistema trará marcado o horário de acesso do usuário logado;
- Este horário pode ser alterado;
- Campos da Etapa;
- Atenção: Este campo irá exibir as informações parametrizadas na opção Cruzamento Tipos x Etapas. Para este exemplo estamos utilizando a opção de Manchão.
- Quando houver, preencha as informações solicitadas nos campos digitáveis;
- Status;
- Selecione uma das opções:
- Aprovado;
- Reprovado;
- Retrabalho;
- Dica: quando ocorrer do usuário salvar a avaliação e, por algum motivo esquecer de preencher algum campo, este pode ser efetuado no próxima etapa ou, clique na opção: Retrabalho e selecione a opção anterior, o sistema irá voltar a etapa para que seja refeita.
- Atenção: Só será habilitada as opções das etapas de lançamentos concluídas;
- Ao clicar em uma das opções, o sistema irá habilitar o botão: Serviço Adicional (Importante: Este botão só será habilitado quando houver a parametrização no cadastro da Etapa com a opção: Etapa Aponta Conserto Pneu).
- Observações;
- Utilize o campo para efetuar a inclusão de informações pertinentes ao atendimento ou, mensagens para as próximas etapas;
- Inserir Serviços/Consumos adicionais na Etapa;
- Ao clicar o botão, o sistema irá direcionar o usuário para o formulário abaixo.
- Botão Confirmar;
- Ao clicar no botão, o sistema irá salvar as alterações efetuadas;
- Quantidade de manchão;
- O sistema irá exibir beste campo a quantidade de manchão informada na ficha;
- Importante: Esta informação será exibida após o sistema salvar as alterações efetuadas;
|
Serviço Adicional
O usuário irá efetuar a inclusão de Serviços e/ou Insumos para o atendimento (Ficha do Pneu).
O processo é o mesmo já descrito na abertura de uma nova ficha (Inclusão de Serviços), onde fará a pesquisa do serviço/consumo e o incluirá na ficha.
|
Utilize o filtro disponível para localizar o Serviço/Consumo a ser incluso na ficha.
Importante: Este processo é o mesmo descrito na Inclusão de Serviços.
|
Diagnóstico
Ao utilizar o filtro da etapa: Diagnóstico, o sistema irá filtrar todos os eventos que se encontram com este tipo de ficha.
Conserto
Ao utilizar o filtro da etapa: Conserto, o sistema irá filtrar todos os eventos que se encontram com este tipo de ficha.
|
- Utilize o filtro para exibir os eventos relacionados à etapa Conserto;
- Marque o evento dentre as opções exibidas na grid;
- Clique no botão: Lançar dados da etapa para ficha selecionada;
- Ao clicar no botão, o sistema irá habilitar os campos exibidos na imagem abaixo;
|
|
Para efetuar a alteração, siga os passos identificados na imagem ao lado.
|
Para efetuar a alteração dos dados da ficha, preencha os campos abaixo:
- Botão Editar Ficha;
- Ao clicar no botão, o sistema habilita os campos abaixo para alteração;
- Campo Conserto;
- O sistema importará as informações dos campos abaixo:
- Nr. Ficha;
- Técnico;
- Data Inicio;
- Hr. Inicio
- Data Término
- Hr. Término
- Campo
- Selecione uma das opções;
- Aprovado;
- Reprovado;
- Retrabalho;
- Por padrão, o sistema trará a opção: "Aprovado" marcada;
- Ao marcar a opção, o sistema irá exibir o campo: 'Inserir serviços/consumos adicionais na Etapa', distintos para cada opção;
- Campo Observações
- Campo digitável para que o usuário insira informações pertinentes ao evento;
- Botão Confirmar;
- Botão Confirmar;
- Ao clicar no botão, o sistema irá habilitar o campo: 'Inserir serviços/consumos adicionais na Etapa', para complementação da informação;
- Botão Cancelar;
- Ao clicar no botão, o sistema irá cancelar a alteração, retornando para a tela anterior;
- Campo Inserir serviços/consumos adicionais na Etapa;
- Botão Serviço Adicional
- O campo irá habilitar o formulário respectivo conforme a seleção do campo (Aprovado; Reprovado; Retrabalho);
- Dados do Técnico/Cliente;
- O sistema trará os seguintes campos preenchidos;
- Técnico;
- Cliente;
- CPF/CNPJ
- Ficha Técnica Pneu;
- O sistema trará os campos abaixo preenchidos, conforme dados disponíveis do evento;
- Marca
- Tipo
- Medida
- Banda
- Modelo
- Matricula
- DOT
- Nr. de Fogo
- Histórico Etapas;
- Grid;
- O sistema exibirá, o histórico, ou seja, as etapas pelo qual o evento já transitou;
- Coleta/Ficha
- O sistema trará os campos abaixo preenchidos, conforme dados disponíveis do evento;
- Tipo Ficha
- Nr. Ficha
- Ficha Origem
- NF Entrada
- Vendedor
- Motivo
- Data Ficha
- Nro. Coleta
- Data Coleta;
|
Opção Reprovado
Ao selecionar a opção, o sistema irá exibir o campo específico: 'Reprovar Pneu para Recapagem'.
|
Ao selecionar a opção: 'Reprovado' o sistema irá exibir o campo: Inserir serviços/consumos adicionais na Etapa exclusivo para esta opção;
|
Ao selecionar a opção 'Reprovado', o sistema irá habilitar os seguintes campos da opção: 'Campo Inserir serviços/consumos adicionais na Etapa'
- Motivo;
- Selecione o Motivo, dentre as cadastradas;
- Laudo;
- Selecione o Laudo, dentre as cadastradas
- Nr do Laudo;
- Informe o número do Laudo, no campo digitável;
- Observações;
- No campo digitável, insira informações pertinentes ao evento;
|
Opção Retrabalho
Ao selecionar a opção, o sistema irá exibir o campo específico: 'Apontar Retrabalho para Pneu'.
Conclusão
Ao utilizar o filtro da etapa: Conclusão, o sistema irá filtrar todos os eventos que se encontram com este tipo de ficha.
Para retornar à tela principal do Manual, Acesse: NBSRecap.
Voltar para Soluções NBS - Diversos - NBSRecap - Ficha - Produção