NBS OS - OS - Nova: mudanças entre as edições

De Wiki NBS
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 245: Linha 245:
|-
|-
|[[Arquivo:NBS OS - OS - Nova - Form Incluir Servico - Form Agenda de Consultores - Aba Reclamacoes.png|semmoldura|769x769px]]
|[[Arquivo:NBS OS - OS - Nova - Form Incluir Servico - Form Agenda de Consultores - Aba Reclamacoes.png|semmoldura|769x769px]]
|
|Efetue a inclusão da reclamação relatada pelo Cliente através dos passos exibidos no formulário ao lado.
|-
|-
| colspan="2" |para efetuar a inclusão da Reclamação, execute o seguinte passo:
| colspan="2" |para efetuar a inclusão da Reclamação, execute o seguinte passo:
Linha 255: Linha 255:
#* Ao clicar no botão, o sistema irá incluir a reclamação no evento aberto
#* Ao clicar no botão, o sistema irá incluir a reclamação no evento aberto
# Área
# Área
#* Atenção: Utilize os botões laterais para:
#* Complementar as informações;
#* Incluir peças no serviço informado;
# Botão Confirmar;
# Botão Confirmar;
#* Ao clicar no botão, o sistema irá
#* Ao clicar no botão, o sistema irá

Edição das 19h15min de 4 de junho de 2021

Voltar para a Página principal > Soluções NBS - Oficina > NBS OS - OS - Nova


Seta-topo.png

Apresentação

Nesta aba o usuário terá todas as funcionalidades disponível para a Ordem de Serviço ou simplesmente OS.

Quando o usuário efetuar a abertura de uma nova OS, esta já estará adequada para a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), para os clientes do tipo físico.

Esta adequação será feita diretamente no cadastro do Cliente, respeitando a sua vontade conforme diretrizes preconizadas na Lei LGPD.

Para Clientes que autorizem o acesso aos dados, a exibição desses dados em formulário não sofrerá alterações.

Para os clientes Pessoa Jurídica, não houve alteração.


LGPD

A obrigatoriedade da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) fará com que os dados do cliente sejam criptografados, para clientes que não autorizem a utilização de seus dados (conforme parâmetros do Módulo Clientes > Cockpit LGPD.


Tela do Menu

Modulo NBSOS - Guia OS - Nova OS - Tela Acesso.png Ao Acessar a opção, o sistema irá abrir o formulário (abaixo) para a abertura de uma nova OS.

Pesquisa do Cliente

NBS OS - OS - Nova - Form Identificacao do Veiculo.png

Para a abertura de uma nova OS o usuário irá executar os seguintes passos:

  1. Selecione o cadastro do cliente;
  2. clique no botão próximo, o sistema irá direciona-lo para a próxima tela;

IMPORTANTE:

Ao efetuar a consulta do cliente para a emissão de NOVA ORDEM DE SERVIÇO (OS), e, se existir registro do mesmo marcado no parâmetro por Empresa (LGPD): Empresa NÃO autorizada aos dados do cliente (Opt-Out) ativo. Não será permitido a visualização dos dados do cliente, todos os dados pessoais visualizado em tela será criptografado, exceto o Nome e, será exibido a seguinte mensagem:

  • "Este cliente NÃO autorizou acesso aos seus dados! Este atendimento poderá prosseguir, mas apenas o NOME do cliente estará disponível e não será permitido imprimir esta proposta ou faturá-la sem que o cliente realize a autorização formal de consentimento para acesso aos seus dados. Solicite, por gentileza, a liberação junto ao setor responsável (Cockpit LGPD)."

Seleção do Veículo

Se o cliente já possuir frota cadastrada, o usuário irá selecionar o veículo

NBS OS - OS - Nova - Form Identificacao do Veiculo 2.png Neste formulário o usuário irá identificar o veículo do cliente, que pode ser efetuado das seguintes formas:
  • Selecionar a frota do Cliente (se esta estiver cadastrada);
  • Selecionar os dados de uma OS já aberta;
  • Utilizar os dados da última OS aberta;
  • Informar novos dados (novo veículo);
    • Ao selecionar estar opção, o usuário irá informar os dados do veiculo no formulário: Incluir Serviço > Aba Veículo;
O formulário será apresentado com os seguintes filtros:
  1. Nome do Cliente;
    • O sistema trará a informação selecionada no formulário anterior;
  2. Flag: Filtrar por Inscrição Estadual;
    • Ao marcar o filtro, o sistema irá habilitar o botão para seleção da inscrição estadual;
    • Atenção: O sistema só trará esta informação quando, se tratar de pessoa Jurídica;
  3. Origem dos Dados do Veículo;
    • Selecione uma das opções:
      • Novos Dados;
      • Última OS;
        • Atenção: Por padrão, o sistema trará esta opção marcada e, informará todas as OS abertas na grid para a frota do cliente;
      • Escolha OS;
      • Escolha Frota;
  4. Grid;
    • O sistema irá exibir as colunas na grid de acordo com a opção: Origem dos Dados do Veículo selecionado;
  5. Botão: Próximo
    • Após determinar a Origem dos Dados do Veículo, e, clicar no botão próximo, o sistema irá direcionar o usuário para o formulário abaixo para a confirmação dos dados do veículo selecionado;
    • Atenção: Para este exemplo utilizamos a opção: Última OS;
NBS OS - OS - Nova - Form Identificacao do Veiculo 3 - Tela Informativa.png Importante: Quando o cliente já possuir uma agenda confirmada, o sistema irá emitir a Tela Informativa ao lado como um alerta.
NBS OS - OS - Nova - Form Identificacao do Veiculo 3.png Neste formulário o usuário irá confirmar as informações selecionadas (processo efetivado no formulário anterior) onde:
  1. Dados Selecionados;
    • Serpa exibido os dados nos seguintes campos:
      • Nome;
      • Produto;
      • Modelo;
      • MVS;
      • Placa;
  2. Tipo de Abertura (passo não obrigatório);
    • Este passo não é obrigatório;
    • O usuário irá selecionar uma das seguintes opções de abertura do evento:
      • Agendada;
      • Orçamento Molicar;
      • Acessórios de Veículo Vendido / Aprovado;
      • Revisão de Veículo Novo em Estoque;
      • Palm;
  3. Botão Confirmar;
    • Ao clicar no botão, o sistema irá efetuar o upload dos dados do veículo selecionado para o próximo formulário, conforme abaixo;

Inclusão do Serviço

Neste formulário o usuário irá definir i tipo de evento que deseja abrir;

O formulário será apresentado com as seguintes abas:

  • Dados;
  • Veículo;
  • Reclamações;
  • Pertences;
  • Campanha;
Aba Dados
NBS OS - OS - Nova - Form Incluir Servico.png O formulário será apresentado com as seguintes abas:
  • Dados;
  • Veículo;
  • Reclamações;
  • Pertences;
  • Campanha;

Por padrão, o sistema irá exibir o formulário na aba Dados: Neste formulário o usuário irá determinar:

  • Tipo de Evento a ser aberto;
  • Dados iniciais do atendimento;
Para a abertura do evento o usuário preencha os campos abaixo:
  1. Tipo;
    • Selecione o Tipo de evento a ser aberto:
    • Orçamento;
    • Ordem de Serviço;
    • Por padrão, o sistema irá trazer esta opção marcada;
  2. Cliente;
    • O sistema trará os seguintes campos já preenchidos;
      • Nome;
      • Telefone;
      • Flag:
        • Cadastro;
          • Esta opção virá marcada quando o usuário utilizar a informação do cadastro de clientes para a identificação do cliente;
        • Balcão;
  3. Dados Gerais;
    • Tipo de OS;
      • Selecione uma das opções cadastradas (Campo obrigatório);
      • Atenção: Para as empresas pertencentes à rede FCA, é importante que indique o tipo de OS cadastrada para a exibição dos novos formulários/Diagnóstico;
    • Consultor Técnico;
      • Selecione o Consultor dentre as opções cadastradas (Campo obrigatório);
    • Quem Abriu;
      • O sistema trará o nome do usuário que efetuou a abertura do evento;
    • Mídia;
      • Selecione uma das opções cadastradas (Campo obrigatório);
    • Seguradora;
      • Informe os dados da seguradora dentre as opções cadastradas quando for necessário;
    • Flag: Peça usada fica com cliente;
      • O flag deve ser marcado quando o cliente solicitar a peça utilizada;
    • Andamento;
      • Esta opção será marcada quando é necessário aguardar autorização prévia;
      • Selecione o motivo dentre as opções cadastradas;
    • Observação
      • Utilize o campo digitável para inserir informações pertinentes ao evento;
  4. Setor da Venda;
    • Selecione uma das opções cadastradas (Campo obrigatório);
  5. Garantia Estendida;
    • Selecione uma das opções:
      • Sim;
      • Não;
        • Por padrão o sistema irá exibir a opção Não, marcada;
  6. Mecânico;
    • Deslocamento Externo;
      • Por padrão o sistema irá exibir a opção marcada;
    • Produtivo;
      • Selecione o produtivo, dentre as opções cadastradas quando houver a necessidade do deslocamento externo para auxilio do cliente;
    • Local Execução;
      • Informe o local onde será executado o serviço externo (quando houver a necessidade);
  7. Quilometragem;
    • Quilometragem;
      • O campo será preenchido quando houver o deslocamento externo;
    • Deslocamento;
      • O campo será preenchido quando houver o deslocamento externo;
  8. Consultores;
    • Consultor Recepção;
      • Selecione uma das opções cadastradas ou clique no botão: Botao Pesquisa 3.png;
      • O sistema irá abrir o Formulário abaixo;
      • Atenção: Esta informação é obrigatória;
    • Data Prevista;
      • Por padrão, o sistema trará a data do dia marcada (sysday);
    • Hora Prevista;
      • Informe a hora ao clicar no botão Botao Pesquisa 3.png;
    • Consultor de Entrega;
      • Selecione uma das opções cadastradas ou clique no botão: Botao Pesquisa 3.png;
      • O sistema irá abrir o Formulário abaixo;
      • Atenção: Esta informação é obrigatória;
    • Data Prometida;
      • Por padrão, o sistema trará a data do dia marcada (sysday);
    • Hora Prometida;
      • Informe a hora ao clicar no botão Botao Pesquisa 3.png; (Campo obrigatório);
  9. Flag's do Serviço:
    • Marque a opção se necessário;
      • Com Serviço de Mobilidade;
      • Lavar Veículo;
  10. Flag's do Veículo;
    • Marque quantas opções forem necessárias:
      • Cliente Collaboration;
      • Inspeção do Veículo;
      • Gerar uma Pré-Ordem/Agenda para esta OS;
        • Por padrão, esta opção virá marcada;
  11. Botão Confirmar;
    • Ao clicar no botão, o sistema irá direcionar o usuário para a aba: Veículo;
NBS OS - OS - Nova - Form Incluir Servico - Form Agenda de Consultores.png Importante: Este formulário será utilizado para a informação dos dados do:
  • Consultor Recepção;
  • Consultor de Entrega;

Por padrão, o sistema trará a agenda do dia, selecione:

  • Consultor;
  • Horário;

Aba Veículo
NBS OS - OS - Nova - Form Incluir Servico - Form Agenda de Consultores - Aba Veiculos.png Quando informado os dados do veículo (no passo: Seleção do Veículo), o sistema irá transpor estes dados para o formulário ao lado.

Se, os dados não foram informados, o usuário deve efetuar o procedimento nesta aba ao clicar no botão: Botao Carro.png, o sistema irá direcionar o usuário para o formulário abaixo.


Se o usuário deixar de preencher algum campo obrigatório, ao clicar no botão: Confirmar, o sistema irá exibir uma Tela Informativa identificando o campo sem preenchimento.

NBS OS - OS - Nova - Incluir Servico - Botao Procurar Produto - Form Tabela de Produtos Modelos.png Ao clicar no botão Botao Carro.png, o sistema irá exibir o formulário ao lado.

Este formulário será utilizado para pesquisa do veículo do Cliente.

Para efetuar a pesquisa, utilize:

  • Os filtros para a pesquisa;
  • Clique no botão Aceitar para incorporar os dados no formulário acima;

Reclamações

Área descritiva onde será incluída a reclamação do defeito relatado pelo Cliente.

NBS OS - OS - Nova - Form Incluir Servico - Form Agenda de Consultores - Aba Reclamacoes.png Efetue a inclusão da reclamação relatada pelo Cliente através dos passos exibidos no formulário ao lado.
para efetuar a inclusão da Reclamação, execute o seguinte passo:
  1. Informe a Reclamação;
    • A reclamação pode ser inclusa através do:
      • Código;
      • Reclamação Livre;
  2. Clique no botão para incluir a reclamação;
    • Ao clicar no botão, o sistema irá incluir a reclamação no evento aberto
  3. Área
    • Atenção: Utilize os botões laterais para:
    • Complementar as informações;
    • Incluir peças no serviço informado;
  4. Botão Confirmar;
    • Ao clicar no botão, o sistema irá

Pertences

Campanha

Voltar para a Página principal > Soluções NBS - Oficina > NBS OS - OS - Nova