RIM - Peças: mudanças entre as edições

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==='''Roteiro de Configuração para a Implantação das Interfaces.'''===
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Antes de iniciarmos o envio das informações, precisamos fazer algumas checagens dentro do NBS, para que os dados sejam enviados de forma correta, segue tabela abaixo dos processos necessários:{{Colored box|background-content-color=#fff| icon=Exclamation.png|background-title-color=red| title=Importante| content=<li>É obrigatório que os parâmetros abaixo estejam ativos/configurados.</li>|width=500px|display=inline-block|title-color=white|content-font-size=15px|width-icon=20px|title-font-size=25px}}
Antes de iniciarmos o envio das informações, precisamos fazer algumas checagens dentro do NBS, para que os dados sejam enviados de forma correta, segue tabela abaixo dos processos necessários:{{Colored box|background-content-color=#fff| icon=Exclamation.png|background-title-color=red| title=Importante| content=<li>É obrigatório que o parâmetro 1 e 2 esteja ativo/configurados.</li>|width=500px|display=inline-block|title-color=white|content-font-size=15px|width-icon=20px|title-font-size=25px}}
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|Tabelas
|Botão Fornecedor >> Alteração
|[[Tabelas - Fornecedor|Incluir o CGC/CNPJ da Nissan no fornecedor Oficial]]
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|Tabelas
|Tabelas
|Parâmetros  Gerais 3 > Parâmetros > Específico > Nissan/Renault
|Parâmetros  Gerais 3 > Parâmetros > Específico > Nissan/Renault
|[[Parâmetros Gerais 3 - Específico - Nissan/Renault#Validar quantidade da embalagem ao inserir Pedido|Validar  quantidade da embalagem ao inserir Pedido]]
|[[Parâmetros Gerais 3 - Específico - Nissan/Renault#Validar quantidade da embalagem ao inserir Pedido|Validar  quantidade da embalagem ao inserir Pedido]]
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|Tabelas
|Tabelas
|Parâmetros Gerais 3 > Parâmetros >  Específico > Nissan/Renault
|Parâmetros Gerais 3 > Parâmetros >  Específico > Nissan/Renault
|[[Parâmetros Gerais 3 - Específico - Nissan/Renault#Validar quantidade mínima ao inserir pedido|Validar quantidade mínima ao inserir Pedido]]
|[[Parâmetros Gerais 3 - Específico - Nissan/Renault#Validar quantidade mínima ao inserir pedido|Validar quantidade mínima ao inserir Pedido]]
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|'''5'''
|Tabelas
|Tabelas
|Parâmetros  Gerais 3 > Parâmetros > Diversos > Peças
|Parâmetros  Gerais 3 > Parâmetros > Diversos > Peças
|[[Parâmetros Gerais 3 - Diversos - Peças#Forçar selecionar itens "para" em itens que tenham De-Para no pedido|Forçar  selecionar itens “para” em itens que tenham De-Para no pedido]]
|[[Parâmetros Gerais 3 - Diversos - Peças#Forçar selecionar itens "para" em itens que tenham De-Para no pedido|Forçar  selecionar itens “para” em itens que tenham De-Para no pedido]]
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|'''5'''
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|NBS_OS
|Tabelas
|Menu Tabelas > Controle  de O.S > Tipos de O.S
|Parâmetros Gerais 2 > Parâmetros > Peças 2
|Ao ir à aba Cadastro por  Empresa, deverá clicar no botão  e selecionar qual tipo de Fábrica, se adequa  melhor ao tipo de O.S selecionada. Aplicar esse processo por empresa da  Nissan do grupo e a todos os tipos de O.S. Ativas.
|[[Tabelas - Parâmetros Gerais 2 - Peças 2|Baixar pedido na Transferência]]
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*** [[Pedido - Interface - RIM#Relatório Analítico|Relatório Analítico]]
*** [[Pedido - Interface - RIM#Relatório Analítico|Relatório Analítico]]
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=== Módulo NFVendas ===
Realizar a transferência entre filiais
 
==== Gerar NF-e de Transferência ====
Após receber um pedido de transferência na Nissan pela operação PT001 (Operação 26 - NissanExtrator), irá ficar disponível o facilitador para geração da Nota Fiscal de Transferência (Operação 17) no NFVendas.
{| class="wikitable"
|+
![[Arquivo:NFVendas-NissanRIM.png|semmoldura|679x679px]]
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1 - Temos que estar logado com a empresa que irá sair o item do estoque e selecionar a empresa que necessita do item.
 
2 - Iremos selecionar um pedido por vez para gerar nota fiscal.
 
3 - Clicar no pedido Emitir NF.
 
4 - Confirmar a Nota Fiscal.
{| class="wikitable"
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![[Arquivo:NFVendas-NissanRIMTransf.png|semmoldura|800x800px]]
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==== Erro ao realizar Transferência sem saldo do item ====
Hoje o RIM ao enviar a transferência em estoque, ele envia o ultimo da cadeia do Item e não necessariamente o item que tem estoque.
 
Com isso pode gerar erro ao realizar a transferência, informando o usuário que não tem mais saldo no estoque:
 
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'''Erro'''
 
'''---------------------------'''
 
'''Falta incluir Nota Fiscal de Saidas Diversas!'''
 
'''Não foi possível concluir a transação. A operação será abortada.'''
 
'''Motivo: Estoque do peça (XXXXX) desapareceu durante confirmação!'''
 
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'''OK   '''
 
'''---------------------------'''
 
[[Arquivo:NFVendas-RIM-Erro.png|semmoldura|800x800px]]
 
Para isso, basta retornar ao modulo pedido e realizar a alteração do item do pedido, para o item que tem estoque.
 
Após retornar ao NFVendas e concluir a transferência.
 
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'''Para retornar à''' [[Soluções NBS|Página Principal]] - [[Soluções NBS - Montadoras - NISSAN]] - '''NissanRIM'''
[[Categoria:Nissan Extrator - Interface]]
[[Categoria:Nissan Extrator - Interface]]
[[Categoria:Nissan]]
[[Categoria:Nissan]]

Edição atual tal como às 21h51min de 13 de maio de 2024


Para retornar à Página Principal - Soluções NBS - Montadoras - NISSAN - NissanRIM


Seta-topo.png

Introdução

Objetivo

Disponibilizar a Interface e as rotinas necessárias para o envio de informações transacionais para os servidores da NISSAN de acordo com as especificações de layout preconizadas.

O objetivo destas integrações é a troca de informações entre a Montadora e a Rede de Concessionárias Nissan de modo a suportar o novo processo de reposição de peças chamado pela montadora de: RIM (Retail Inventory Management).

Importante
  • O não envio ou até mesmo o envio com atraso dessas informações pode acarretar em perdas financeiras às concessionárias em relação ao processo de reposição de peças.

  • Interfaces entre o Sistema NBS e Webservice Nissan do Brasil

    As informações abaixo devem ser providenciadas junto à Nissan do Brasil antes do início da configuração do módulo.

    {{{alt}}}
    ID Operação Descrição
    1 Código Concessionária (BIR) Esta informação é fornecida pela Nissan do Brasil.
    2 E-Mail RIM / Senha Esta informação é fornecida pela Nissan do Brasil.
    3 Senha (E-Mail RIM) Esta informação é fornecida pela Nissan do Brasil.

    Roteiro de Configuração para a Implantação das Interfaces.

    Antes de iniciarmos o envio das informações, precisamos fazer algumas checagens dentro do NBS, para que os dados sejam enviados de forma correta, segue tabela abaixo dos processos necessários:

    Importante
  • É obrigatório que o parâmetro 1 e 2 esteja ativo/configurados.
  • ID Módulo Caminho Parâmetro
    1 Tabelas Parâmetros Gerais 3 > Parâmetros > Específico > Nissan/Renault Novo Processo de Reposição de Peças
    2 Tabelas Botão Fornecedor >> Alteração Incluir o CGC/CNPJ da Nissan no fornecedor Oficial
    3 Tabelas Parâmetros Gerais 3 > Parâmetros > Específico > Nissan/Renault Validar quantidade da embalagem ao inserir Pedido
    4 Tabelas Parâmetros Gerais 3 > Parâmetros > Específico > Nissan/Renault Validar quantidade mínima ao inserir Pedido
    5 Tabelas Parâmetros Gerais 3 > Parâmetros > Diversos > Peças Forçar selecionar itens “para” em itens que tenham De-Para no pedido
    6 Tabelas Parâmetros Gerais 2 > Parâmetros > Peças 2 Baixar pedido na Transferência

    Acessos necessários:

    Acesso Descrição
    C0266 Pode acessar NissanExtrator;
    C0267 Parâmetros > Empresas – NissanExtrator;
    C0349 Permissão de acesso a rotina de backup Carga NissanExtrator;
    C0353 Pode acessar a tela de cadastro de empresas do modulo NissanExtrator;
    C0354 Pode acessar a tela de cadastro de empresas de Web Service – URL do modulo NissanExtrator;
    C0355 Pode acessar a tela de Cruzamento do modulo NissanExtrator;
    C0356 Pode acessar tela de Manutenção de Backup NissanExtrator;
    C0357 Pode excluir Cruzamento da operação do módulo NissanExtator;
    C0358 Pode realizar Cruzamento da operação do módulo NissanExtator;
    C0359 Pode realizar cadastro de operação do módulo NissanExtrator

    Tela Principal

    RIM - Retail Inventory Management

    Nissan Extrator - Menu Interface - Rim.png Ao clicar na opção, o sistema exibirá o formulário abaixo.

    Opções do Formulário

    Ao acessar à Interface, o usuário verá o formulário abaixo com as seguintes guias/botões:

    Parâmetros
    Interface
    • NDI
    • RIM
    • ECO
    DE-PARA * Não há opções disponível para o processo RIM
    Notas Fiscais * O processo RIM não faz uso destas opções;
    Nissan RIM
    Alertas * Alertas
    Manutenção * Backup
    Botao Home.png Ir para a Tela Inicial
    Nuvem enviando.png Envio de Cadastro de Peças / Acessórios para Nissan;
    Nuvem baixando.png Recebimento de Cadastro de Peças / Acessórios da Nissan

    Outros Módulos

    Módulo Pedidos

    Ao visualizar a tela, o usuário terá acesso às funções imediatas (através dos botões na parte inferior do formulário) de: Inclusão, Continuar (dará continuidade ao processo do Pedido de Compra), Edição/Alteração, Exclusão, Impressão dos Pedidos de Compra, Interface, Aprovação e Geração do CSV.

    Inclusão

    Quando o usuário efetuar a inclusão do Pedido, o sistema realizará o cruzamento das informações relacionadas ao cadastramento do pedido de compra, com seus respectivos itens, reservas e informações relacionadas ao transporte.

    Pedidos - Botao Inclusao - Form Inclusao de Pedidos - Aba Fechamento - Aba Detalhe do Fechamento.png Ao selecionar o Tipo: 'Outros Pedidos', o sistema NÃO ENVIARÁ A INFORMAÇÃO PARA A MONTADORA, esta opção não irá enviar e validar nenhuma regra da Nissan.
    Tipos de Pedido:
    • 880 – PVI = É enviada para a Nissan somente com O.S. aberta – Aba Pedido – Filtro Vendas Pendentes OU na guia "Fechamento > Detalhe do Fechamento" o campo "Chassi" deve ser preenchido.;
    • 190 – DMS (Manual) = Item do catalogo da Nissan do tipo NBA – Se a flag para a empresa no NissanExtrator - Menu Parâmetros – Cruzamento Empresa x Operação (Pedidos Aprovados e Não Aprovados) – campo Pedidos DSH estiver ativa, também poderá incluir itens para este tipo;
    • 270 – Syncron = Pedidos feitos via site da Nissan – Não possível de inclusão na NBS;
    • 370 – Peças DHS = Pedidos feitos via site da Nissan – Não possível de inclusão na NBS;
    • 170 – NBA(Manual) = Pedidos feitos via site da Nissan – Não possível de inclusão na NBS;
    • Outros Pedidos = Não é enviada para a Nissan e não obedece a nenhum tratamento específico para o RIM. 

    Exclusão Pedido

    Pedidos - Botao Excluir - Tela Informativa.png O sistema NÃO permitirá a exclusão do pedido. Quando houver a necessidade de se efetuar a exclusão, o usuário deve contatar a montadora para que esta realize o procedimento de exclusão.

    Alterar Pedido

    O pedido só poderá ser alterado quando o status não for o de status Enviado.

    Caso já foi enviado o pedido para a fábrica, qualquer alteração nele, conforme a mensagem, não irá ser enviada para a mesma.

    Pedidos - Botao Alterar - Tela Informativa.png O sistema não efetuará a alteração do pedido junto à Montadora, o processo só será executado na NBS.

    Interface RIM

    Consulta de Status do Pedido na Fabrica


    Módulo NFVendas

    Realizar a transferência entre filiais

    Gerar NF-e de Transferência

    Após receber um pedido de transferência na Nissan pela operação PT001 (Operação 26 - NissanExtrator), irá ficar disponível o facilitador para geração da Nota Fiscal de Transferência (Operação 17) no NFVendas.

    NFVendas-NissanRIM.png

    1 - Temos que estar logado com a empresa que irá sair o item do estoque e selecionar a empresa que necessita do item.

    2 - Iremos selecionar um pedido por vez para gerar nota fiscal.

    3 - Clicar no pedido Emitir NF.

    4 - Confirmar a Nota Fiscal.

    NFVendas-NissanRIMTransf.png

    Erro ao realizar Transferência sem saldo do item

    Hoje o RIM ao enviar a transferência em estoque, ele envia o ultimo da cadeia do Item e não necessariamente o item que tem estoque.

    Com isso pode gerar erro ao realizar a transferência, informando o usuário que não tem mais saldo no estoque:

    ---------------------------

    Erro

    ---------------------------

    Falta incluir Nota Fiscal de Saidas Diversas!

    Não foi possível concluir a transação. A operação será abortada.

    Motivo: Estoque do peça (XXXXX) desapareceu durante confirmação!

    ---------------------------

    OK   

    ---------------------------

    NFVendas-RIM-Erro.png

    Para isso, basta retornar ao modulo pedido e realizar a alteração do item do pedido, para o item que tem estoque.

    Após retornar ao NFVendas e concluir a transferência.


    Para retornar à Página Principal - Soluções NBS - Montadoras - NISSAN - NissanRIM