Nissan - Fluxo de Ecommerce: mudanças entre as edições

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== '''Informação importante''' ==
=='''Informação importante'''==
Somente serão enviados os FL001, FL002, FL003, FL004, FL005, FL006, FL009 e FL010 caso esteja desmarcado a flag no NissanExtrator >> Cruzamento Empresa X Operação >> Fluxo de Vendas o campo Não usa CRM. Se estiver marcado a flag, somente irá enviar o FL008 de proposta faturada.
O projeto E-commerce são os envios dos veículos em estoque da Concessionária e o recebimento de eventos / preorder da Nissan - '''os eventos do ecommerce sempre já são com entrada paga do cliente no portal da Nissan'''.
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== FL001 Registro e Atualização de Atendimento ==
A NBS com o recebimento de eventos, iremos cadastrar o cliente ou atualizar o mesmo (parâmetro para poder atualizar o cliente), realizar a reserva do veículo (Somente para veículos que estejam disponíveis) e abertura do evento no '''GOLD''' com essas informações relacionadas.


=== Somente eventos com a Flag é Venda de Veículo marcado ===
As informações abaixo são em relação ao processo que precisa ser realizado na NBS para enviarmos para a Nissan e ela apresentar no portal para o cliente do estágio do processo.<hr />
Este serviço é a interface para que o Sistema CRM Homologado envie à Nissan o registro de um novo atendimento/oportunidade registrado pela concessionária como, por exemplo, uma nova campanha ou um novo Lead gerado pela concessionária em seu site, redes sociais ou anúncios diversos.
==Status 1 - Veículo Reservado==
===Recebimento de um Evento com veículo disponível para reserva===
Criado Reserva na NBS contendo todas as informações enviadas na interface, reservando o chassi para o cliente.


O mesmo serve ainda para o envio de possíveis atualizações de informações pertinentes como por exemplo: Canal de Vendas, Mídia de atração, vendedor responsável, gerente de vendas, dados básicos do cliente entre outros campos.
Foi alocado o atendimento desta venda para o Gerente de Vendas / atendente parametrizado para recepcionar o evento.


'''Todos os eventos a partir da data inicial do Cruzamento Operação X Empresa e que esteja marcado a flag É Venda de Veículo, serão enviados.'''
Enviado e-mail com todas as informações do cliente, veículo e evento criado.
 
== FL002 Registro das Tentativas de Contato ou Agendamento ==
 
=== Somente eventos com a Flag é Venda de Veículo marcado - Obrigatório ter enviado o FL001 com sucesso primeiro ===
Este serviço é a interface para que o Sistema CRM Homologado envie à Nissan as tentativas de contato ou agendamentos para visita ao showroom ou test-drive relativas a um atendimento/oportunidade. Portanto, o mesmo não deve ser utilizado para registro de todas as “ações” relativas ao atendimento/oportunidade como visitas ao showroom, test-drive, negociações, propostas, etc., mas somente deve registrar as tentativas de contato ou agendamentos. É através destas informações que a Nissan identifica o Prazo de Atendimento ao Hot Lead Nissan – importante indicador da efetividade da concessionária referente ao atendimento as Leads Nissan.
 
'''Todos os contatos do [[Processo - Hot Lead#Passo 6 .E2.80.93 Primeiro atendimento - Gold|Passo 6 – Primeiro atendimento]] - Gold e todos os agendamentos dos test-drives.'''
 
== FL003 Registro das Visitas do Cliente ao Showroom ==
 
=== Somente eventos com a Flag é Venda de Veículo marcado - Obrigatório ter enviado o FL001 com sucesso primeiro ===
Este serviço é a interface para que o Sistema CRM Homologado envie à Nissan os registros das visitas ao showroom da concessionária relativas a um atendimento/oportunidade. É através destas informações que são contabilizados o Fluxo de Loja da concessionária pela Nissan.
 
'''Todas as observações aonde é selecionado a opção Showroom.'''
 
'''É enviado o FL003 quando o test drive é realizado com sucesso.'''
 
== FL004 Registro e Atualização de Qualificação do Cliente ==
 
=== Somente eventos com a Flag é Venda de Veículo marcado - Obrigatório ter enviado o FL001 com sucesso primeiro ===
Este serviço é a interface para que o Sistema CRM Homologado envie à Nissan os dados referentes a qualificação de um atendimento/oportunidade.
 
'''É enviado o FL004 quando o cliente é cadastrado no banco de dados do concessionário ou seja não é somente um lead.'''


[[Arquivo:Nissan - Fluxo Ecommerce - Envio de Email.png|semmoldura|632x632px]]
[[Arquivo:Nissan - Fluxo Ecommerce - Envio de Email.png|semmoldura|632x632px]]


== FL005 Registros de Test-Drive Realizados ==
'''Evento no Gold aberto - Com reserva do veículo:'''


=== Somente eventos com a Flag é Venda de Veículo marcado - Obrigatório ter enviado o FL001 com sucesso primeiro ===
[[Arquivo:Nissan - Fluxo Ecommerce - CRM Gold - Abertura de Evento.png|semmoldura|800x800px]]
Este serviço é a interface para que o Sistema CRM Homologado envie à Nissan os dados referentes aos Test-Drives realizados relativos a um atendimento/oportunidade.
==Status 2 - Negociação Confirmada==
===Enviado o status dois quando existir proposta e aceite do gerente===
Após o cliente ir à loja e de fato concretizar a venda (evento convertido em proposta) e com aceite do gerente


No caso, o serviço deve ser chamado para cada Test-Drive realizado – pode ser mais de um.
[[Arquivo:Nissan - Fluxo Ecommerce - CRM Gold - Criacao de Proposta de Reserva.png|semmoldura|800x800px]]
==Status 3 - Nota Fiscal Emitida==
===Ao gerar uma venda (NFe autorizada pela SEFAZ) a partir da proposta e evento do ecommerce===
Após o cliente ir à loja e de fato concretizar a venda e emitir a Nota Fiscal.


'''Somente são enviados com sucesso os veículos que tenha cadastrado no veículo do test drive o chassi.'''
[[Arquivo:Nissan - Fluxo Ecommerce - NFVendas - Aba Fechamento.png|semmoldura|800x800px]]
==Status 4 - Veículo em preparação==
===Quando a agendamento da entrega do veículo===
Envio da data da previsão da data de entrega do veículo


'''Observar que o chassi tem que ser válido.'''
[[Arquivo:Nissan - Fluxo Ecommerce - CRM Gold - NFE Autorizada.png|semmoldura|800x800px]]
==Status 5 - Veículo Entregue==
===Realização da baixa da entrega do veículo===
Ao realizar a entrega do veículo para o cliente e realizado a baixa da entrega na NBS.


'''É enviado o FL005 quando o test drive é realizado com sucesso.'''
[[Arquivo:Nissan - Fluxo Ecommerce - CRM Gold - Entrega realizada.png|semmoldura|800x800px]]
==Status 6 - Venda cancelada por solicitação do usuário==
===Cancelamento do processo, por troca da versão/modelo do veículo, cor do veículo ou perda/desistência do evento.===
Caso houver a troca da versão/modelo do veículo, troca de cor do veículo ou a desistência do cliente para a compra e o concessionário realizar a perda/desistência do evento, será enviado para a Nissan que houve o cancelamento da venda e-commerce por solicitação do cliente, mas a venda poderá ser continuada como uma venda concessionária normalmente.


== FL006 Registros das Negociações ==
Se trocar apenas o chassi e todas as características (Versão, Modelo, Cor Externa, Ano Produção e Ano Modelo) permanecerem as mesmas, a jornada continua no E-Commerce até o final.


=== Somente eventos com a Flag é Venda de Veículo marcado - Obrigatório ter enviado o FL001 com sucesso primeiro[ ===
[[Arquivo:Nissan - Fluxo Ecommerce - CRM Gold - Venda Cancelada.png|semmoldura|800x800px]]
Este serviço é a interface para que o Sistema CRM Homologado envie à Nissan os dados referentes as negociações relativas a um atendimento/oportunidade.


No caso, o serviço deve ser chamado para cada negociação diferente registrada pela concessionária – pode ser mais de uma.
'''Alteração de Cor/Modelo do veículo:'''


'''É enviado o FL006 quando é feito a negociação do veículo - Somente negociação de veículos Nissan são enviadas nesta interface.'''
[[Arquivo:Nissan - Fluxo Ecommerce - CRM Gold - Alteracao de Cor.png|semmoldura|800x800px]]
==Status 0 - Problema da reserva==
===Recebimento de um Evento com veículo indisponível para reserva===
Caso o veículo não esteja mais disponível para a reserva, será criado na NBS um evento contendo todas as informações enviadas na interface, sem a reserva avulsa do veículo para o cliente.


== FL008 - Registro da Proposta Aceita (Faturada) DMSs ==
Será alocado o atendimento desta venda para o Gerente de Vendas / atendente parametrizado para recepcionar o evento.


=== FL008 - Pode ser enviada independentemente de outros FL*** ===
Enviado e-mail com todas as informações do cliente, veículo e evento criado.
Este serviço é exclusivo para Concessionárias que usam o Módulo de CRM do próprio DMS Homologado para envio da Proposta Aceita (Faturada) à Nissan referente a um atendimento/oportunidade.


No caso, o serviço deve ser chamado para cada Proposta diferente registrada pela concessionária no sistema DMS.
Este status não será apresentado no site da Nissan, o concessionário irá providenciar ajustes neste evento seja outro veiculo, cancelamento da proposta.


Por se tratar de uma funcionalidade exclusiva dos DMS’s, este serviço somente pode ser acessado pelos Fornecedores DMS Homologados.
'''E-mail informando que não foi reservado o veiculo:'''


'''IMPORTANTE 1:''' antes de realizar a chamada a este serviço, o Sistema DMS Homologado deve obrigatoriamente realizar a chamada ao serviço '''WS-CL001 - Cadastro de Cliente''' para envio do Cadastro de Cliente.
[[Arquivo:Nissan - Fluxo Ecommerce - Email de Alerta Reserva de Veiculo.png|semmoldura|633x633px]]
 
'''IMPORTANTE 2:''' Notas Fiscais de Veículos, somente são enviadas após o envio com sucesso do FL008.
 
'''É enviado o FL008 quando é realizado o faturamento da proposta.'''
 
== FL009 Registro de Oportunidade Perdida (Insucesso) ==
 
=== Somente eventos com a Flag é Venda de Veículo marcado - Obrigatório ter enviado o FL001 com sucesso primeiro ===
Este serviço é a interface para que os Fornecedores de Sistemas DMS/CRM Homologados enviem à Nissan o registro das Oportunidades Perdidas (Insucessos).


'''É enviado o FL009 quando é realizado a perda do lead/evento.'''
'''Evento no Gold aberto - sem a reserva do veículo:'''
 
== FL010 Registro de Tentativa de Resgate de Oportunidade ==
 
=== Somente eventos com a Flag é Venda de Veículo marcado - Obrigatório ter enviado o FL001 com sucesso primeiro ===
Este serviço é a interface para que os Fornecedores de Sistemas DMS/CRM Homologados enviem à Nissan o registro dos processos de Tentativa de Resgate de Oportunidades Perdidas (Insucessos)
 
'''É enviado o FL010 quando o evento vai para o resgate, resgatado ou é realizado a venda perdida nele.'''
 
== Abertura de evento, cadastro de Cliente e reserva de Veículo - CRM Gold ==
[[Arquivo:Nissan - Fluxo Ecommerce - CRM Gold - Abertura de Evento.png|semmoldura|800x800px]]
 
=== Detalhes do Ecommerce - Aba Dados Enviado ===
[[Arquivo:Nissan - Fluxo Ecommerce - Detalhes Ecommerce - Aba Dados Enviado.png|semmoldura|800x800px]]
 
=== Detalhes do Ecommerce - Aba Dados Recebido ===
[[Arquivo:Nissan - Fluxo Ecommerce - Detalhes Ecommerce - Aba Dados Recebido.png|semmoldura|800x800px]]
 
== '''Abertura de Evento, cadastro de Cliente não realizar reserva de veiculo''' ==
[[Arquivo:Nissan - Fluxo Ecommerce - Abertura de eventoo sem reserva de veiculo - form Detalhes Ecommerce - Aba Dados Recebido.png|semmoldura|800x800px]]
 
=== E-mail de Alerta Nissan ===
[[Arquivo:Nissan - Fluxo Ecommerce - Email de Alerta Reserva de Veiculo.png|semmoldura|633x633px]]


=== Abertura de Evento CRM Gold ===
[[Arquivo:Nissan - Fluxo Ecommerce - CRM Gold - Abertura de Evento - Sem reserva.png|semmoldura|800x800px]]


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Edição atual tal como às 18h18min de 30 de junho de 2023

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Seta-topo.png

Informação importante

O projeto E-commerce são os envios dos veículos em estoque da Concessionária e o recebimento de eventos / preorder da Nissan - os eventos do ecommerce sempre já são com entrada paga do cliente no portal da Nissan.

A NBS com o recebimento de eventos, iremos cadastrar o cliente ou atualizar o mesmo (parâmetro para poder atualizar o cliente), realizar a reserva do veículo (Somente para veículos que estejam disponíveis) e abertura do evento no GOLD com essas informações relacionadas.

As informações abaixo são em relação ao processo que precisa ser realizado na NBS para enviarmos para a Nissan e ela apresentar no portal para o cliente do estágio do processo.


Status 1 - Veículo Reservado

Recebimento de um Evento com veículo disponível para reserva

Criado Reserva na NBS contendo todas as informações enviadas na interface, reservando o chassi para o cliente.

Foi alocado o atendimento desta venda para o Gerente de Vendas / atendente parametrizado para recepcionar o evento.

Enviado e-mail com todas as informações do cliente, veículo e evento criado.

Nissan - Fluxo Ecommerce - Envio de Email.png

Evento no Gold aberto - Com reserva do veículo:

Nissan - Fluxo Ecommerce - CRM Gold - Abertura de Evento.png

Status 2 - Negociação Confirmada

Enviado o status dois quando existir proposta e aceite do gerente

Após o cliente ir à loja e de fato concretizar a venda (evento convertido em proposta) e com aceite do gerente

Nissan - Fluxo Ecommerce - CRM Gold - Criacao de Proposta de Reserva.png

Status 3 - Nota Fiscal Emitida

Ao gerar uma venda (NFe autorizada pela SEFAZ) a partir da proposta e evento do ecommerce

Após o cliente ir à loja e de fato concretizar a venda e emitir a Nota Fiscal.

Nissan - Fluxo Ecommerce - NFVendas - Aba Fechamento.png

Status 4 - Veículo em preparação

Quando a agendamento da entrega do veículo

Envio da data da previsão da data de entrega do veículo

Nissan - Fluxo Ecommerce - CRM Gold - NFE Autorizada.png

Status 5 - Veículo Entregue

Realização da baixa da entrega do veículo

Ao realizar a entrega do veículo para o cliente e realizado a baixa da entrega na NBS.

Nissan - Fluxo Ecommerce - CRM Gold - Entrega realizada.png

Status 6 - Venda cancelada por solicitação do usuário

Cancelamento do processo, por troca da versão/modelo do veículo, cor do veículo ou perda/desistência do evento.

Caso houver a troca da versão/modelo do veículo, troca de cor do veículo ou a desistência do cliente para a compra e o concessionário realizar a perda/desistência do evento, será enviado para a Nissan que houve o cancelamento da venda e-commerce por solicitação do cliente, mas a venda poderá ser continuada como uma venda concessionária normalmente.

Se trocar apenas o chassi e todas as características (Versão, Modelo, Cor Externa, Ano Produção e Ano Modelo) permanecerem as mesmas, a jornada continua no E-Commerce até o final.

Nissan - Fluxo Ecommerce - CRM Gold - Venda Cancelada.png

Alteração de Cor/Modelo do veículo:

Nissan - Fluxo Ecommerce - CRM Gold - Alteracao de Cor.png

Status 0 - Problema da reserva

Recebimento de um Evento com veículo indisponível para reserva

Caso o veículo não esteja mais disponível para a reserva, será criado na NBS um evento contendo todas as informações enviadas na interface, sem a reserva avulsa do veículo para o cliente.

Será alocado o atendimento desta venda para o Gerente de Vendas / atendente parametrizado para recepcionar o evento.

Enviado e-mail com todas as informações do cliente, veículo e evento criado.

Este status não será apresentado no site da Nissan, o concessionário irá providenciar ajustes neste evento seja outro veiculo, cancelamento da proposta.

E-mail informando que não foi reservado o veiculo:

Nissan - Fluxo Ecommerce - Email de Alerta Reserva de Veiculo.png

Evento no Gold aberto - sem a reserva do veículo:

Nissan - Fluxo Ecommerce - CRM Gold - Abertura de Evento - Sem reserva.png


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