Nissan - Fluxo de Ecommerce: mudanças entre as edições

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== '''Informação importante''' ==
=='''Informação importante'''==
Somente serão enviados os FL001, FL002, FL003, FL004, FL005, FL006, FL009 e FL010 caso esteja desmarcado a flag no NissanExtrator >> Cruzamento Empresa X Operação >> Fluxo de Vendas o campo Não usa CRM. Se estiver marcado a flag, somente irá enviar o FL008 de proposta faturada.
O projeto E-commerce são os envios dos veículos em estoque da Concessionária e o recebimento de eventos / preorder da Nissan - '''os eventos do ecommerce sempre já são com entrada paga do cliente no portal da Nissan'''.
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== FL001 Registro e Atualização de Atendimento ==
A NBS com o recebimento de eventos, iremos cadastrar o cliente ou atualizar o mesmo (parâmetro para poder atualizar o cliente), realizar a reserva do veículo (Somente para veículos que estejam disponíveis) e abertura do evento no '''GOLD''' com essas informações relacionadas.


=== Somente eventos com a Flag é Venda de Veículo marcado ===
As informações abaixo são em relação ao processo que precisa ser realizado na NBS para enviarmos para a Nissan e ela apresentar no portal para o cliente do estágio do processo.<hr />
Este serviço é a interface para que o Sistema CRM Homologado envie à Nissan o registro de um novo atendimento/oportunidade registrado pela concessionária como, por exemplo, uma nova campanha ou um novo Lead gerado pela concessionária em seu site, redes sociais ou anúncios diversos.
==Status 1 - Veículo Reservado==
===Recebimento de um Evento com veículo disponível para reserva===
Criado Reserva na NBS contendo todas as informações enviadas na interface, reservando o chassi para o cliente.


O mesmo serve ainda para o envio de possíveis atualizações de informações pertinentes como por exemplo: Canal de Vendas, Mídia de atração, vendedor responsável, gerente de vendas, dados básicos do cliente entre outros campos.
Foi alocado o atendimento desta venda para o Gerente de Vendas / atendente parametrizado para recepcionar o evento.


'''Todos os eventos a partir da data inicial do Cruzamento Operação X Empresa e que esteja marcado a flag É Venda de Veículo, serão enviados.'''
Enviado e-mail com todas as informações do cliente, veículo e evento criado.
 
== FL002 Registro das Tentativas de Contato ou Agendamento ==
 
=== Somente eventos com a Flag é Venda de Veículo marcado - Obrigatório ter enviado o FL001 com sucesso primeiro ===
Este serviço é a interface para que o Sistema CRM Homologado envie à Nissan as tentativas de contato ou agendamentos para visita ao showroom ou test-drive relativas a um atendimento/oportunidade. Portanto, o mesmo não deve ser utilizado para registro de todas as “ações” relativas ao atendimento/oportunidade como visitas ao showroom, test-drive, negociações, propostas, etc., mas somente deve registrar as tentativas de contato ou agendamentos. É através destas informações que a Nissan identifica o Prazo de Atendimento ao Hot Lead Nissan – importante indicador da efetividade da concessionária referente ao atendimento as Leads Nissan.
 
'''Todos os contatos do [[Processo - Hot Lead#Passo 6 .E2.80.93 Primeiro atendimento - Gold|Passo 6 – Primeiro atendimento]] - Gold e todos os agendamentos dos test-drives.'''
 
== FL003 Registro das Visitas do Cliente ao Showroom ==
 
=== Somente eventos com a Flag é Venda de Veículo marcado - Obrigatório ter enviado o FL001 com sucesso primeiro ===
Este serviço é a interface para que o Sistema CRM Homologado envie à Nissan os registros das visitas ao showroom da concessionária relativas a um atendimento/oportunidade. É através destas informações que são contabilizados o Fluxo de Loja da concessionária pela Nissan.
 
'''Todas as observações aonde é selecionado a opção Showroom.'''
 
'''É enviado o FL003 quando o test drive é realizado com sucesso.'''
 
== FL004 Registro e Atualização de Qualificação do Cliente ==
 
=== Somente eventos com a Flag é Venda de Veículo marcado - Obrigatório ter enviado o FL001 com sucesso primeiro ===
Este serviço é a interface para que o Sistema CRM Homologado envie à Nissan os dados referentes a qualificação de um atendimento/oportunidade.
 
'''É enviado o FL004 quando o cliente é cadastrado no banco de dados do concessionário ou seja não é somente um lead.'''


[[Arquivo:Nissan - Fluxo Ecommerce - Envio de Email.png|semmoldura|632x632px]]
[[Arquivo:Nissan - Fluxo Ecommerce - Envio de Email.png|semmoldura|632x632px]]


== FL005 Registros de Test-Drive Realizados ==
'''Evento no Gold aberto - Com reserva do veículo:'''
 
=== Somente eventos com a Flag é Venda de Veículo marcado - Obrigatório ter enviado o FL001 com sucesso primeiro ===
Este serviço é a interface para que o Sistema CRM Homologado envie à Nissan os dados referentes aos Test-Drives realizados relativos a um atendimento/oportunidade.
 
No caso, o serviço deve ser chamado para cada Test-Drive realizado – pode ser mais de um.
 
'''Somente são enviados com sucesso os veículos que tenha cadastrado no veículo do test drive o chassi.'''
 
'''Observar que o chassi tem que ser válido.'''
 
'''É enviado o FL005 quando o test drive é realizado com sucesso.'''


== FL006 Registros das Negociações ==
[[Arquivo:Nissan - Fluxo Ecommerce - CRM Gold - Abertura de Evento.png|semmoldura|800x800px]]
==Status 2 - Negociação Confirmada==
===Enviado o status dois quando existir proposta e aceite do gerente===
Após o cliente ir à loja e de fato concretizar a venda (evento convertido em proposta) e com aceite do gerente


=== Somente eventos com a Flag é Venda de Veículo marcado - Obrigatório ter enviado o FL001 com sucesso primeiro[ ===
[[Arquivo:Nissan - Fluxo Ecommerce - CRM Gold - Criacao de Proposta de Reserva.png|semmoldura|800x800px]]
Este serviço é a interface para que o Sistema CRM Homologado envie à Nissan os dados referentes as negociações relativas a um atendimento/oportunidade.
==Status 3 - Nota Fiscal Emitida==
===Ao gerar uma venda (NFe autorizada pela SEFAZ) a partir da proposta e evento do ecommerce===
Após o cliente ir à loja e de fato concretizar a venda e emitir a Nota Fiscal.


No caso, o serviço deve ser chamado para cada negociação diferente registrada pela concessionária – pode ser mais de uma.
[[Arquivo:Nissan - Fluxo Ecommerce - NFVendas - Aba Fechamento.png|semmoldura|800x800px]]
==Status 4 - Veículo em preparação==
===Quando a agendamento da entrega do veículo===
Envio da data da previsão da data de entrega do veículo


'''É enviado o FL006 quando é feito a negociação do veículo - Somente negociação de veículos Nissan são enviadas nesta interface.'''
[[Arquivo:Nissan - Fluxo Ecommerce - CRM Gold - NFE Autorizada.png|semmoldura|800x800px]]
==Status 5 - Veículo Entregue==
===Realização da baixa da entrega do veículo===
Ao realizar a entrega do veículo para o cliente e realizado a baixa da entrega na NBS.


== FL008 - Registro da Proposta Aceita (Faturada) DMSs ==
[[Arquivo:Nissan - Fluxo Ecommerce - CRM Gold - Entrega realizada.png|semmoldura|800x800px]]
==Status 6 - Venda cancelada por solicitação do usuário==
===Cancelamento do processo, por troca da versão/modelo do veículo, cor do veículo ou perda/desistência do evento.===
Caso houver a troca da versão/modelo do veículo, troca de cor do veículo ou a desistência do cliente para a compra e o concessionário realizar a perda/desistência do evento, será enviado para a Nissan que houve o cancelamento da venda e-commerce por solicitação do cliente, mas a venda poderá ser continuada como uma venda concessionária normalmente.


=== FL008 - Pode ser enviada independentemente de outros FL*** ===
Se trocar apenas o chassi e todas as características (Versão, Modelo, Cor Externa, Ano Produção e Ano Modelo) permanecerem as mesmas, a jornada continua no E-Commerce até o final.
Este serviço é exclusivo para Concessionárias que usam o Módulo de CRM do próprio DMS Homologado para envio da Proposta Aceita (Faturada) à Nissan referente a um atendimento/oportunidade.


No caso, o serviço deve ser chamado para cada Proposta diferente registrada pela concessionária no sistema DMS.
[[Arquivo:Nissan - Fluxo Ecommerce - CRM Gold - Venda Cancelada.png|semmoldura|800x800px]]


Por se tratar de uma funcionalidade exclusiva dos DMS’s, este serviço somente pode ser acessado pelos Fornecedores DMS Homologados.
'''Alteração de Cor/Modelo do veículo:'''


'''IMPORTANTE 1:''' antes de realizar a chamada a este serviço, o Sistema DMS Homologado deve obrigatoriamente realizar a chamada ao serviço '''WS-CL001 - Cadastro de Cliente''' para envio do Cadastro de Cliente.
[[Arquivo:Nissan - Fluxo Ecommerce - CRM Gold - Alteracao de Cor.png|semmoldura|800x800px]]
==Status 0 - Problema da reserva==
===Recebimento de um Evento com veículo indisponível para reserva===
Caso o veículo não esteja mais disponível para a reserva, será criado na NBS um evento contendo todas as informações enviadas na interface, sem a reserva avulsa do veículo para o cliente.


'''IMPORTANTE 2:''' Notas Fiscais de Veículos, somente são enviadas após o envio com sucesso do FL008.
Será alocado o atendimento desta venda para o Gerente de Vendas / atendente parametrizado para recepcionar o evento.


'''É enviado o FL008 quando é realizado o faturamento da proposta.'''
Enviado e-mail com todas as informações do cliente, veículo e evento criado.


== FL009 Registro de Oportunidade Perdida (Insucesso) ==
Este status não será apresentado no site da Nissan, o concessionário irá providenciar ajustes neste evento seja outro veiculo, cancelamento da proposta.


=== Somente eventos com a Flag é Venda de Veículo marcado - Obrigatório ter enviado o FL001 com sucesso primeiro ===
'''E-mail informando que não foi reservado o veiculo:'''
Este serviço é a interface para que os Fornecedores de Sistemas DMS/CRM Homologados enviem à Nissan o registro das Oportunidades Perdidas (Insucessos).


'''É enviado o FL009 quando é realizado a perda do lead/evento.'''
[[Arquivo:Nissan - Fluxo Ecommerce - Email de Alerta Reserva de Veiculo.png|semmoldura|633x633px]]


== FL010 Registro de Tentativa de Resgate de Oportunidade ==
'''Evento no Gold aberto - sem a reserva do veículo:'''


=== Somente eventos com a Flag é Venda de Veículo marcado - Obrigatório ter enviado o FL001 com sucesso primeiro ===
[[Arquivo:Nissan - Fluxo Ecommerce - CRM Gold - Abertura de Evento - Sem reserva.png|semmoldura|800x800px]]
Este serviço é a interface para que os Fornecedores de Sistemas DMS/CRM Homologados enviem à Nissan o registro dos processos de Tentativa de Resgate de Oportunidades Perdidas (Insucessos)


'''É enviado o FL010 quando o evento vai para o resgate, resgatado ou é realizado a venda perdida nele.'''
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Edição atual tal como às 18h18min de 30 de junho de 2023

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Informação importante

O projeto E-commerce são os envios dos veículos em estoque da Concessionária e o recebimento de eventos / preorder da Nissan - os eventos do ecommerce sempre já são com entrada paga do cliente no portal da Nissan.

A NBS com o recebimento de eventos, iremos cadastrar o cliente ou atualizar o mesmo (parâmetro para poder atualizar o cliente), realizar a reserva do veículo (Somente para veículos que estejam disponíveis) e abertura do evento no GOLD com essas informações relacionadas.

As informações abaixo são em relação ao processo que precisa ser realizado na NBS para enviarmos para a Nissan e ela apresentar no portal para o cliente do estágio do processo.


Status 1 - Veículo Reservado

Recebimento de um Evento com veículo disponível para reserva

Criado Reserva na NBS contendo todas as informações enviadas na interface, reservando o chassi para o cliente.

Foi alocado o atendimento desta venda para o Gerente de Vendas / atendente parametrizado para recepcionar o evento.

Enviado e-mail com todas as informações do cliente, veículo e evento criado.

Nissan - Fluxo Ecommerce - Envio de Email.png

Evento no Gold aberto - Com reserva do veículo:

Nissan - Fluxo Ecommerce - CRM Gold - Abertura de Evento.png

Status 2 - Negociação Confirmada

Enviado o status dois quando existir proposta e aceite do gerente

Após o cliente ir à loja e de fato concretizar a venda (evento convertido em proposta) e com aceite do gerente

Nissan - Fluxo Ecommerce - CRM Gold - Criacao de Proposta de Reserva.png

Status 3 - Nota Fiscal Emitida

Ao gerar uma venda (NFe autorizada pela SEFAZ) a partir da proposta e evento do ecommerce

Após o cliente ir à loja e de fato concretizar a venda e emitir a Nota Fiscal.

Nissan - Fluxo Ecommerce - NFVendas - Aba Fechamento.png

Status 4 - Veículo em preparação

Quando a agendamento da entrega do veículo

Envio da data da previsão da data de entrega do veículo

Nissan - Fluxo Ecommerce - CRM Gold - NFE Autorizada.png

Status 5 - Veículo Entregue

Realização da baixa da entrega do veículo

Ao realizar a entrega do veículo para o cliente e realizado a baixa da entrega na NBS.

Nissan - Fluxo Ecommerce - CRM Gold - Entrega realizada.png

Status 6 - Venda cancelada por solicitação do usuário

Cancelamento do processo, por troca da versão/modelo do veículo, cor do veículo ou perda/desistência do evento.

Caso houver a troca da versão/modelo do veículo, troca de cor do veículo ou a desistência do cliente para a compra e o concessionário realizar a perda/desistência do evento, será enviado para a Nissan que houve o cancelamento da venda e-commerce por solicitação do cliente, mas a venda poderá ser continuada como uma venda concessionária normalmente.

Se trocar apenas o chassi e todas as características (Versão, Modelo, Cor Externa, Ano Produção e Ano Modelo) permanecerem as mesmas, a jornada continua no E-Commerce até o final.

Nissan - Fluxo Ecommerce - CRM Gold - Venda Cancelada.png

Alteração de Cor/Modelo do veículo:

Nissan - Fluxo Ecommerce - CRM Gold - Alteracao de Cor.png

Status 0 - Problema da reserva

Recebimento de um Evento com veículo indisponível para reserva

Caso o veículo não esteja mais disponível para a reserva, será criado na NBS um evento contendo todas as informações enviadas na interface, sem a reserva avulsa do veículo para o cliente.

Será alocado o atendimento desta venda para o Gerente de Vendas / atendente parametrizado para recepcionar o evento.

Enviado e-mail com todas as informações do cliente, veículo e evento criado.

Este status não será apresentado no site da Nissan, o concessionário irá providenciar ajustes neste evento seja outro veiculo, cancelamento da proposta.

E-mail informando que não foi reservado o veiculo:

Nissan - Fluxo Ecommerce - Email de Alerta Reserva de Veiculo.png

Evento no Gold aberto - sem a reserva do veículo:

Nissan - Fluxo Ecommerce - CRM Gold - Abertura de Evento - Sem reserva.png


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