Leadzap Receptivo: mudanças entre as edições
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* '''Instalação do Robô - Linux''' Configurações mínimas recomendadas | |||
* '''Instalação do Robô - Linux'''<blockquote>''Deverá ter em mãos IP do servidor Linux, usuário, senha e a senha do root.''</blockquote><blockquote>''Arquivos necessários docker-compose.yml e application.yml''</blockquote><blockquote>Conhecimento básico em Docker e Linux.</blockquote> | |||
** '''Itens que exigem atenção'''<blockquote>Ao finalizar a instalação do Linux certifique-se que a data e hora estejam corretas. Brasil e sua região.</blockquote><blockquote>O Número de telefone irá ser para cada Schema. Não pode-se utilizar o mesmo número de telefone para diferentes schemas. Um número de telefone pode atender a várias empresas porém elas devem estar dentro do mesmo schema. </blockquote><blockquote>O docker e o docker-compose deverá ser instalado no root do linux.</blockquote><blockquote>O serviço de troca de mensagens do LeadZap irá demorar cerca de 1(Um) minuto após levantar o container.</blockquote> | |||
** '''Configurações mínimas recomendadas'''<blockquote>Ubuntu Server Versão 20.04 + SSH</blockquote><blockquote>4 GB memória</blockquote><blockquote>4 processadores 2.4 GHz</blockquote><blockquote>20 GB espaço em disco</blockquote><blockquote>Docker e Docker-Compose Versão 20.10.9. ''Deverá ser instalado no roo''t do linux.</blockquote> | |||
** '''Alterando os arquivos docker-compose.yml e application.yml'''<blockquote>Os arquivos podem ser alterados por um editor de texto simples como um bloco de notas ou mesmo o notepad++</blockquote><blockquote>'''1''' - Alterando o arquivo '''docker-compose.yml'''. Caso a porta 8600 esteja em uso por alguma outra aplicação modificar nesse arquivo.</blockquote><blockquote>[[Arquivo:Application.yml o que mudar.png|borda|784x784px|semmoldura|link=]]</blockquote><blockquote>'''container_name''': Caso esteja utilizando somente um schema não faz necessário alterar o nome do container. Caso for instalar em vários schemas mude o nome do container para leadzapmanger-seuscehma. Deverá mudar a porta para não gerar conflito de porta. Recomendo usar 8601, 8602 mudando somente o final uma para cada schema. As Demais informações não deveram ser alteradas.</blockquote><blockquote>'''2''' - Alterando o Arquivo '''application.yml'''</blockquote><blockquote>[[Arquivo:App.yml Alterando.png|790x790pxsemmoldura|link=]]</blockquote><blockquote>Deverá informar os dados referente ao banco de dados. </blockquote><blockquote>[[Arquivo:App.yml Alterando 2.png|semmoldura|link=]]</blockquote><blockquote>'''data-source-????''' É utilizado para realizar as consultas de O.S e consultas de Orçamento de Peças. Eles se tornam obrigatórios caso for habilitar no menu a opção de Consultar O.S ou Consultar Orçamento.</blockquote><blockquote>'''url:''' Informe a url onde se encontra instalado o CRMService e CRMParts. Eles se tornam obrigatórios caso for habilitar no menu a opção de Consultar O.S ou Consultar Orçamento.</blockquote><blockquote>'''timezone''': utilizado para retornar a data e hora de determinada região. Por Exemplo Cuiabá-MT usamos GMT-4, São Paulo usamos GMT-3. Certifique-se que a data do ambiente esteja correta e coma a mesma data e hora do banco de dados.</blockquote><blockquote>[[Arquivo:Menu Leadzap.png|semmoldura|link=]]</blockquote> | |||
** '''Copiando os arquivos docker-compose.yml e application.yml''' <blockquote>Caso for realizar a instalação em vários schemas. Recomendamos criar uma pasta para cada schema: Exemplo nbs/leadzapmanager-seuschema e copiar os dois arquivos para suas respectivas pastas.</blockquote><blockquote>'''1''' - Acessar o Servidor Linux via SSH. Recomendado utilizar o MobaXterm.</blockquote><blockquote>'''2''' - Criar a seguinte estrutura de pastas. nbs/leadzapmanager ou (nbs/leadzapmanager-seuschema)</blockquote><blockquote>[[Arquivo:LeadZap Path.png|semmoldura|link=]]</blockquote><blockquote>'''3''' - Criar pasta config dentro nbs/leadzapmanager</blockquote><blockquote>'''4''' - Copiar arquivo docker-compose.yml para pasta nbs/leadzapmanager ou (nbs/leadzapmanager-seuschema)</blockquote><blockquote>[[Arquivo:Ls Pasta LeadZapManager.png|semmoldura|link=]]</blockquote><blockquote>'''5''' - Copiar arquivo application.yml para pasta nbs/leadzapmanager/config ou (nbs/leadzapmanager-seuschemar/config)</blockquote><blockquote>'''6''' - Após copiar e configurar os arquivos conforme demonstrado acima. Deverá executar o comando '''docker login'''. Essas credencias serão digitas por um suporte da NBS.</blockquote><blockquote>'''7''' - Após logar-se deverá executar o comando para subir a imagem. Comando deverá ser feito dentro da pasta nbs/leadzapmanager ou (nbs/leadzapmanager-seuschema). Comando: '''docker-compose up -d'''</blockquote><blockquote>'''8 -''' Caso tenha seguido o passo a passo corretamente você irá conseguir ver o seu container rodando através do comando: docker stats.</blockquote><blockquote>[[Arquivo:Container rodando.png|semmoldura|link=]]</blockquote><blockquote>'''9''' - Poderá checar os logs do seu container executando o seguinte comando: docker logs e o numero do seu container id. Exemplo: docker logs 771. Lembrando que esse número 771 é aleatório. Pode ser obtido fazendo o comando do passo 8.</blockquote><blockquote>'''10''' - Limitando o uso de memória e processador do container. Caso deseje limitar o uso de memória e processador do container basta digitar o seguinte comando: docker update leadzapmanager -m 2g --memory-swap=-1 --cpus 0.7. Lembrando sempre de verificar o nome do seu container caso tenha modificado para utilizar por schema.</blockquote> | |||
** '''Configurações CRMService'''<blockquote>'''1''' - Criar Menu '''Chatbot Receptivo'''. Menu '''Tabelas/LeadZap/Chatbot Receptivo'''. Vamos a alguns detalhes importantes deste cadastro.</blockquote><blockquote>'''Aba Cadastro'''</blockquote><blockquote>[[Arquivo:Chatbot Receptivo.png|898x898px|semmoldura|link=]]</blockquote><blockquote>- Descrição: Nome que será apresentado para o vinculo entre o número de telefone e o menu de envio para o cliente após o contato. </blockquote><blockquote>- Template (Se NÃO achar o Fone no Cadastro): Este template não precisa de ser aprovado na Zenvia. Este template deverá ser cadastrado na opção de menu Tabelas/LeadZap/Templates. Segue o exemplo do template não qualificado. Nesta opção de cadastro não irá cadastrar os menus. Pois os menus serão montados dinamicamente.</blockquote><blockquote>[[Arquivo:Template nao qualificado.png|896x896px|semmoldura|link=]]</blockquote><blockquote><s>- Mostrar Nome:</s> (Descontinuado)</blockquote><blockquote>- Mostrar e-mail(Perguntar e-mail): Caso marque essa opção e o telefone não estiver cadastrado o sistema irá enviar uma mensagem perguntando o e-mail do cliente.</blockquote><blockquote><s>- Se achar mais de um número de telefone no cadastro de cliente, pergunta qual o cliente?</s> (Descontinuado). Por padrão já pergunta qual cadastro deseja atendimento caso tenha mais de um cadastro para o telefone que entrou em contato.</blockquote><blockquote>- Template (Se achar o Fone no Cadastro): Este template não precisa de ser aprovado na Zenvia. Este template deverá ser cadastrado na opção de menu ''Tabelas/LeadZap/Templates'''''.''' Nesta opção de cadastro não irá cadastrar os menus. Pois os menus serão montados dinamicamente. Exemplo:</blockquote><blockquote>Olá [SAUDACAO]</blockquote><blockquote>[SR_SRA] [NOME_DO_CLIENTE], qual setor deseja atendimento?</blockquote><blockquote>Digite o número de uma das opções abaixo:</blockquote><blockquote>'''-''' Template Vendedor: Teste template PRECISA de aprova na Zenvia'''.''' Template usado para comunicar o vendedor sobre o cliente aguardando atendimento. Este template deverá ser cadastrado na opção de menu ''Tabelas/LeadZap/Templates''. Nesta opção de cadastro não irá cadastrar os menus. Pois os menus serão montados dinamicamente. Exemplo:</blockquote><blockquote>Evento [COD_EVENTO] via LeadZap na sua agenda.</blockquote><blockquote>[NOME_DO_CLIENTE] Aguardando você responder.</blockquote><blockquote>'''Aba Itens do Menu'''</blockquote><blockquote>[[Arquivo:Chat Bot Itens do Menu.png|878x878px|semmoldura|link=]]</blockquote><blockquote>- Sequência''':''' Corresponde a ordem de apresentação do menu ao cliente e o número que ele irá digitar para ter atendimento em determinada área. (Obrigatório)</blockquote><blockquote>- Descrição''':''' Nome do menu que será apresentado ao cliente. (Obrigatório) </blockquote><blockquote>- Área: Informe o área de atendimento a esse menu cadastrado. Fluxo Fixado e definido pela NBS. (Obrigatório)</blockquote><blockquote>- Tipo Evento''':''' Se torna obrigatório de acordo com a área definida.</blockquote><blockquote>- Atendimento: Se torna obrigatório de acordo com a área definida.</blockquote><blockquote>- Time que vai Atender''':''' Certifique-se que o time selecionado possuí usuários vinculados ao time. Se torna obrigatório de acordo com a área definida.</blockquote><blockquote>'''2''' - '''Cadastro LeadZap''': Menu '''Tabelas/LeadZap/Cadastro'''. Vamos a alguns detalhes importantes deste cadastro.</blockquote><blockquote>[[Arquivo:Cadastro LeadZap.png|870x870px|semmoldura|link=]]</blockquote><blockquote>- X-API-TOKEN: Token fornecido pela Zenvia. </blockquote><blockquote>- URL Api: Caminho onde se encontra hospedado o plugin de integração com a Zenvia. </blockquote><blockquote>- URL Painel Web: Caminho onde se encontra hospedado o Chat para conversação.</blockquote><blockquote>- Celular: Número de telefone para troca de mensagens com Zenvia(WhatsApp).</blockquote><blockquote>- Descrição: Nome para identificar o cadastro.</blockquote><blockquote>- Empresa: Informe a empresa que está liberado o contrato para integração. Código de Validade 212.</blockquote><blockquote>- Usuário/Senha: Informe um usuário e senha para integração com o plugin. Utilizar um usuário e senha do oracle.</blockquote><blockquote>- e-mail Notificação: Informe o e-mail para notificação de aprovação de templates.</blockquote><blockquote>- Leadzap Receptivo''':''' Informe o menu cadastrado em ''Tabelas/LeadZap/Chatbot Receptivo.''</blockquote><blockquote>'''3 - Parâmetros. Tabelas/Parâmetros'''</blockquote><blockquote>Segue a lista dos parâmetros utilizados para LeadZap Receptivo:</blockquote><blockquote>NOME_EMPRESA_LEADZAP - Informe o nome da empresa que irá ser enviado nos disparos chatbot. Caso não seja informado, será utilizado o nome da empresa do cadastro de empresa.</blockquote><blockquote>EXPEDIENTE_WHATS_SEG_SEX_INIC - Informe a Hora Início Expediente WhatsApp Segunda à Sexta</blockquote><blockquote>EXPEDIENTE_WHATS_SEG_SEX_FIM - Informe a Hora Fim Expediente WhatsApp Segunda à Sexta</blockquote><blockquote>EXPEDIENTE_WHATS_SAB_INIC - Informe a Hora Inicio Expediente WhatsApp Sábado</blockquote><blockquote>EXPEDIENTE_WHATS_SAB_FIM - Informe a Hora Fim Expediente WhatsApp Sábado</blockquote><blockquote>EXPEDIENTE_WHATS_DOM_INIC - Informe a Hora Início Expediente WhatsApp Domingo</blockquote><blockquote>EXPEDIENTE_WHATS_DOM_FIM - Informe a Hora Fim Expediente WhatsApp Domingo</blockquote><blockquote>EXPEDIENTE_WHATS_AOS_SAB - Expediente WhatsApp Trabalha aos Sábados</blockquote><blockquote>EXPEDIENTE_WHATS_AOS_DOM - Expediente WhatsApp Trabalha aos Domingos</blockquote> |
Edição atual tal como às 19h08min de 25 de agosto de 2022
- Conceito -
- Tabelas -
- Instalação do Robô - Linux
Deverá ter em mãos IP do servidor Linux, usuário, senha e a senha do root.
Arquivos necessários docker-compose.yml e application.yml
Conhecimento básico em Docker e Linux.
- Itens que exigem atenção
Ao finalizar a instalação do Linux certifique-se que a data e hora estejam corretas. Brasil e sua região.
O Número de telefone irá ser para cada Schema. Não pode-se utilizar o mesmo número de telefone para diferentes schemas. Um número de telefone pode atender a várias empresas porém elas devem estar dentro do mesmo schema.
O docker e o docker-compose deverá ser instalado no root do linux.
O serviço de troca de mensagens do LeadZap irá demorar cerca de 1(Um) minuto após levantar o container.
- Configurações mínimas recomendadas
Ubuntu Server Versão 20.04 + SSH
4 GB memória
4 processadores 2.4 GHz
20 GB espaço em disco
Docker e Docker-Compose Versão 20.10.9. Deverá ser instalado no root do linux.
- Alterando os arquivos docker-compose.yml e application.yml
Os arquivos podem ser alterados por um editor de texto simples como um bloco de notas ou mesmo o notepad++
1 - Alterando o arquivo docker-compose.yml. Caso a porta 8600 esteja em uso por alguma outra aplicação modificar nesse arquivo.
container_name: Caso esteja utilizando somente um schema não faz necessário alterar o nome do container. Caso for instalar em vários schemas mude o nome do container para leadzapmanger-seuscehma. Deverá mudar a porta para não gerar conflito de porta. Recomendo usar 8601, 8602 mudando somente o final uma para cada schema. As Demais informações não deveram ser alteradas.
2 - Alterando o Arquivo application.yml
Deverá informar os dados referente ao banco de dados.
data-source-???? É utilizado para realizar as consultas de O.S e consultas de Orçamento de Peças. Eles se tornam obrigatórios caso for habilitar no menu a opção de Consultar O.S ou Consultar Orçamento.
url: Informe a url onde se encontra instalado o CRMService e CRMParts. Eles se tornam obrigatórios caso for habilitar no menu a opção de Consultar O.S ou Consultar Orçamento.
timezone: utilizado para retornar a data e hora de determinada região. Por Exemplo Cuiabá-MT usamos GMT-4, São Paulo usamos GMT-3. Certifique-se que a data do ambiente esteja correta e coma a mesma data e hora do banco de dados.
- Copiando os arquivos docker-compose.yml e application.yml
Caso for realizar a instalação em vários schemas. Recomendamos criar uma pasta para cada schema: Exemplo nbs/leadzapmanager-seuschema e copiar os dois arquivos para suas respectivas pastas.
1 - Acessar o Servidor Linux via SSH. Recomendado utilizar o MobaXterm.
2 - Criar a seguinte estrutura de pastas. nbs/leadzapmanager ou (nbs/leadzapmanager-seuschema)
3 - Criar pasta config dentro nbs/leadzapmanager
4 - Copiar arquivo docker-compose.yml para pasta nbs/leadzapmanager ou (nbs/leadzapmanager-seuschema)
5 - Copiar arquivo application.yml para pasta nbs/leadzapmanager/config ou (nbs/leadzapmanager-seuschemar/config)
6 - Após copiar e configurar os arquivos conforme demonstrado acima. Deverá executar o comando docker login. Essas credencias serão digitas por um suporte da NBS.
7 - Após logar-se deverá executar o comando para subir a imagem. Comando deverá ser feito dentro da pasta nbs/leadzapmanager ou (nbs/leadzapmanager-seuschema). Comando: docker-compose up -d
8 - Caso tenha seguido o passo a passo corretamente você irá conseguir ver o seu container rodando através do comando: docker stats.
9 - Poderá checar os logs do seu container executando o seguinte comando: docker logs e o numero do seu container id. Exemplo: docker logs 771. Lembrando que esse número 771 é aleatório. Pode ser obtido fazendo o comando do passo 8.
10 - Limitando o uso de memória e processador do container. Caso deseje limitar o uso de memória e processador do container basta digitar o seguinte comando: docker update leadzapmanager -m 2g --memory-swap=-1 --cpus 0.7. Lembrando sempre de verificar o nome do seu container caso tenha modificado para utilizar por schema.
- Configurações CRMService
1 - Criar Menu Chatbot Receptivo. Menu Tabelas/LeadZap/Chatbot Receptivo. Vamos a alguns detalhes importantes deste cadastro.
Aba Cadastro
- Descrição: Nome que será apresentado para o vinculo entre o número de telefone e o menu de envio para o cliente após o contato.
- Template (Se NÃO achar o Fone no Cadastro): Este template não precisa de ser aprovado na Zenvia. Este template deverá ser cadastrado na opção de menu Tabelas/LeadZap/Templates. Segue o exemplo do template não qualificado. Nesta opção de cadastro não irá cadastrar os menus. Pois os menus serão montados dinamicamente.
- Mostrar Nome:(Descontinuado)- Mostrar e-mail(Perguntar e-mail): Caso marque essa opção e o telefone não estiver cadastrado o sistema irá enviar uma mensagem perguntando o e-mail do cliente.
- Se achar mais de um número de telefone no cadastro de cliente, pergunta qual o cliente?(Descontinuado). Por padrão já pergunta qual cadastro deseja atendimento caso tenha mais de um cadastro para o telefone que entrou em contato.- Template (Se achar o Fone no Cadastro): Este template não precisa de ser aprovado na Zenvia. Este template deverá ser cadastrado na opção de menu Tabelas/LeadZap/Templates. Nesta opção de cadastro não irá cadastrar os menus. Pois os menus serão montados dinamicamente. Exemplo:
Olá [SAUDACAO]
[SR_SRA] [NOME_DO_CLIENTE], qual setor deseja atendimento?
Digite o número de uma das opções abaixo:
- Template Vendedor: Teste template PRECISA de aprova na Zenvia. Template usado para comunicar o vendedor sobre o cliente aguardando atendimento. Este template deverá ser cadastrado na opção de menu Tabelas/LeadZap/Templates. Nesta opção de cadastro não irá cadastrar os menus. Pois os menus serão montados dinamicamente. Exemplo:
Evento [COD_EVENTO] via LeadZap na sua agenda.
[NOME_DO_CLIENTE] Aguardando você responder.
Aba Itens do Menu
- Sequência: Corresponde a ordem de apresentação do menu ao cliente e o número que ele irá digitar para ter atendimento em determinada área. (Obrigatório)
- Descrição: Nome do menu que será apresentado ao cliente. (Obrigatório)
- Área: Informe o área de atendimento a esse menu cadastrado. Fluxo Fixado e definido pela NBS. (Obrigatório)
- Tipo Evento: Se torna obrigatório de acordo com a área definida.
- Atendimento: Se torna obrigatório de acordo com a área definida.
- Time que vai Atender: Certifique-se que o time selecionado possuí usuários vinculados ao time. Se torna obrigatório de acordo com a área definida.
2 - Cadastro LeadZap: Menu Tabelas/LeadZap/Cadastro. Vamos a alguns detalhes importantes deste cadastro.
- X-API-TOKEN: Token fornecido pela Zenvia.
- URL Api: Caminho onde se encontra hospedado o plugin de integração com a Zenvia.
- URL Painel Web: Caminho onde se encontra hospedado o Chat para conversação.
- Celular: Número de telefone para troca de mensagens com Zenvia(WhatsApp).
- Descrição: Nome para identificar o cadastro.
- Empresa: Informe a empresa que está liberado o contrato para integração. Código de Validade 212.
- Usuário/Senha: Informe um usuário e senha para integração com o plugin. Utilizar um usuário e senha do oracle.
- e-mail Notificação: Informe o e-mail para notificação de aprovação de templates.
- Leadzap Receptivo: Informe o menu cadastrado em Tabelas/LeadZap/Chatbot Receptivo.
3 - Parâmetros. Tabelas/Parâmetros
Segue a lista dos parâmetros utilizados para LeadZap Receptivo:
NOME_EMPRESA_LEADZAP - Informe o nome da empresa que irá ser enviado nos disparos chatbot. Caso não seja informado, será utilizado o nome da empresa do cadastro de empresa.
EXPEDIENTE_WHATS_SEG_SEX_INIC - Informe a Hora Início Expediente WhatsApp Segunda à Sexta
EXPEDIENTE_WHATS_SEG_SEX_FIM - Informe a Hora Fim Expediente WhatsApp Segunda à Sexta
EXPEDIENTE_WHATS_SAB_INIC - Informe a Hora Inicio Expediente WhatsApp Sábado
EXPEDIENTE_WHATS_SAB_FIM - Informe a Hora Fim Expediente WhatsApp Sábado
EXPEDIENTE_WHATS_DOM_INIC - Informe a Hora Início Expediente WhatsApp Domingo
EXPEDIENTE_WHATS_DOM_FIM - Informe a Hora Fim Expediente WhatsApp Domingo
EXPEDIENTE_WHATS_AOS_SAB - Expediente WhatsApp Trabalha aos Sábados
EXPEDIENTE_WHATS_AOS_DOM - Expediente WhatsApp Trabalha aos Domingos
- Itens que exigem atenção