COMPRAS - Tabela de Locações x Itens: mudanças entre as edições

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==Conceito==
==Conceito==
O usuário irá efetuar a criação das locações de Estoque.
Nesta opção, o usuário poderá efetuar pesquisas relacionadas ao cadastro de Locações x Itens além de, ser permitido que também se efetue a criação das locações de Estoque.
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==Tela Menu Principal==
==Tela Menu Principal==
{| class="wikitable"
{| class="wikitable"
|[[Arquivo:Modulo Compras - Estoquista - Tabela de Locacao.png|semmoldura|800x800px|ligação=http://ajuda.nbsi.com.br:84/index.php/Arquivo:Modulo_Compras_-_Estoquista_-_Tabela_de_Locacao.png]]
|[[Arquivo:Compras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens.png|semmoldura|800x800px]]
|Ao clicar na opção, o sistema irá direcionar o usuário para outro formulário.
|Ao clicar na opção, o sistema irá direcionar o usuário para outro formulário.
|}
|}
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|[[Arquivo:Modulo Compras - Estoque - Tabela de Locacao - Form Cadastro de Locacoes.png|semmoldura|658x658px|ligação=http://ajuda.nbsi.com.br:84/index.php/Arquivo:Modulo_Compras_-_Estoque_-_Tabela_de_Locacao_-_Form_Cadastro_de_Locacoes.png]]
|[[Arquivo:Compras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens - Form Locacoes x Codigos.png|semmoldura|713x713px]]
|Para um novo cadastro de locação, clique no botão: '''Inclusão.'''
|Para um novo cadastro de locação, clique no botão: '''Inclusão.'''
*O sistema irá direcionar o usuário para a aba '''Cadastro''' (conforme exibição da figura abaixo).
*O sistema irá direcionar o usuário para a aba '''Cadastro''' (conforme exibição da figura abaixo).
Para a alterar de um cadastro de locação, clique no botão: '''Alteração''';
*O usuário será direcionado para a aba '''Cadastro''', onde irá efetuar a alteração no campo desejado;
Para excluir um cadastro de locação não utilizado, clique no botão: '''Exclusão'''.
Para excluir um cadastro de locação não utilizado, clique no botão: '''Exclusão'''.
*Para excluir um local de locação, o usuário irá marcar a opção na grid e clicar no botão '''Excluir.'''
*Para excluir um local de locação, o usuário irá marcar a opção na grid e clicar no botão '''Excluir.'''
*'''Importante:''' O sistema só permitirá a Exclusão quando o saldo alocado é igual a 0 (zero);
Para a alterar a quantidade de Itens em uma locação, clique no botão: '''Alteração Qtde''';
*O usuário será direcionado para ao formulário: ''Estoque na Locação,'' onde irá efetuar o ajuste na quantidade de estoque de itens (conforme imagem abaixo);
Para salvar o resultado da pesquisa em formato arquivo, clique no botão: '''Excel.'''
*O usuário será direcionado para ao formulário: ''Salvar Lista em Arquivo,'' onde irá efetuar a configuração dos campos a serem exibidos (conforme imagem abaixo).
Para exibir os Locais de Estoque já cadastrados, efetue a pesquisa utilizando os filtros disponíveis e clique no botão '''Pesquisar''' (em evidência).
Para exibir os Locais de Estoque já cadastrados, efetue a pesquisa utilizando os filtros disponíveis e clique no botão '''Pesquisar''' (em evidência).


Para encerrar o módulo, clique no botão '''Sair''' (em evidência).
Para encerrar o módulo, clique no botão '''Sair''' (em evidência).
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|[[Arquivo:Modulo Compras - Estoque - Tabela de Locacao - Form Cadastro de Locacoes - Aba Cadastro.png|semmoldura|658x658px|ligação=http://ajuda.nbsi.com.br:84/index.php/Arquivo:Modulo_Compras_-_Estoque_-_Tabela_de_Locacao_-_Form_Cadastro_de_Locacoes_-_Aba_Cadastro.png]]
|[[Arquivo:Compras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens - Form Locacoes x Codigos - Aba Cadastro.png|semmoldura|713x713px]]
|Para a inclusão de um novo cadastro de Locação, execute os seguintes passos:
|Para a inclusão de um novo cadastro de Locação, execute os seguintes passos:
*''Flag'' Ativo;
**Por ''padrão,'' o sistema trará o flag marcado como Ativo;
*Empresa;
*Empresa;
**Por ''padrão,'' o sistema trará a empresa logada marcada, o usuário poderá selecionar qualquer opção dentre as cadastradas;
**Por ''padrão,'' o sistema trará a empresa logada marcada, o usuário poderá selecionar qualquer opção dentre as cadastradas;
*Nome do Estoque;
*Cód. Item;
**Selecione o local dentre as opções cadastradas;
**Informe o código do Item a ser cadastrado;
*Tipo;
*Local do Estoque;
**Selecione o tipo dentre as opções cadastradas;
**Selecione o Local do Estoque dentre as opções cadastradas;
*''Flag: Pode ter mais de um item na locação;''
*Fornecedor'';''
**Ao marcar o ''flag'', o sistema entenderá que este novo item a ser cadastro pode dividir uma locação já existente.
**Selecione o Fornecedor dentre as opções cadastradas.
*Locação;
*Locação;
**Informe o nome para a nova locação;
**Informe o nome para a nova locação;
*Prateleira;
'''Atenção:''' O usuário poderá efetuar a pesquisa de itens por Locação ao utilizar o campo:
**Informe o endereço da prateleira onde estará localizado o item;
*Pesquisa Locação;
*Lado;
**Ao clicar no botão Pesquisar, o sistema fará a pesquisa  utilizando os dados fornecidos pelo usuário no campo digitável;
**Informe o lado onde a nova locação estará localizado;
**O resultado será exibido na grid
*Dimensão;
*O usuário deve definir que tipo de locação deseja efetuar a pesquisa;
**Selecione dentre as opções cadastradas a que melhor se enquadre no cadastro;
**Locação sem definição;
*Locação;
**Locação definidas porem vazias;
**O sistema irá exibir o nome criado para a nova locação;
**Todas as Locações;
*Botões:
*Botões:
**Confirmar;
**Confirmar;
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|O sistema irá emitir a tela informativa após a criação da nova locação.
|O sistema irá emitir a tela informativa após a criação da nova locação.
*Ao clicar na opção: '''YES''';
*Ao clicar na opção: '''YES''';
**O sistema irá habilitar o formulário para a criação de uma nova locação;
**O sistema irá habilitar o formulário para novo cadastro;
*Ao clicar na opção: '''NO;'''
*Ao clicar na opção: '''NO;'''
**O sistema irá encerrar os formulários, retornando para o menu anterior.
**O sistema irá encerrar os formulários, retornando para o menu anterior.
|-
|[[Arquivo:Compras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens - Form Locacoes x Codigos - Botao Alteracao Qtde - Form Estoque na Locacao.png|semmoldura|329x329px]]
|Ao clicar no botão: '''Alteração Qtde,''' o sistema irá direcionar o usuário para o formulário ao lado.
O formulário deve ser utilizado APENAS para ajuste de estoque e NUNCA durante uma CONTAGEM DE ESTOQUE.
Para efetuar a alteração, o usuário deve marcar o item na grid do formulário Locações x Códigos (aba Lista) e informar a quantidade de itens total em estoque.
Ao clicar em OK o sistema irá atualizar o estoque para a nova quantidade.
|-
|[[Arquivo:Compras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens - Form Locacoes x Codigos - Botao Alteracao Qtde - Tela Informativa.png|semmoldura|251x251px]]
|O sistema irá emitir a tela informativa após a alteração do estoque.
*Ao clicar na opção: '''Sim''';
**O sistema irá salvar a nova quantidade de itens em estoque;
*Ao clicar na opção: '''Não;'''
**O sistema irá encerrar os formulários, retornando para o menu anterior.
|-
|[[Arquivo:Compras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens - Form Locacoes x Codigos - Botao Excel - Form Salvar Lista em Arquivo.png|semmoldura|495x495px]]
|Ao clicar no botão: '''Excel,''' o sistema irá direcionar o usuário para o formulário ao lado para que seja efetuada a configuração.
# O sistema trará por ''padrão'' o nome do formulário como nome do relatório.
#* O sistema permite a alteração do nome do relatório.
#* Caso deseje que seja exibido a Data/Hora da geração do relatório, deve efetuar a marcação do flag.
# O usuário deve selecionar o tipo de arquivo que deseja criar;
# Por padrão, o ''flag'': Inclui Cabeçalho da Coluna, virá marcado, caso não deseje que seja exibido o cabeçalho, deve desmarcar o ''flag.''
# O usuário deve selecionar os campos que deseje que seja exibido no relatório;
# Ao utilizar as setas, os campos selecionados serão inclusos ou excluídos do relatório;
# Os campos escolhidos serão exibidos nesta coluna;
# O usuário poderá mover as colunas de posição ao utilizar as setas;
# Botões:
#* Confirmar
#** Ao clicar no botão, o sistema irá efetuar a geração do relatório considerando os parâmetros selecionados;
#* Cancelar;
#** Ao clicar no botão, o sistema irá cancelar a solicitação.
#
|-
|[[Arquivo:Compras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens - Form Locacoes x Codigos - Botao Excel - Form Salvar Como.png|semmoldura|683x683px]]
|O sistema irá direcionar o usuário para a tela do menu raiz para que seja salvo o relatório.
O usuário deve informar um nome para o arquivo.
|-
|[[Arquivo:Compras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens - Form Locacoes x Codigos - Botao Excel - Relatorio .png|semmoldura|800x800px]]
|O arquivo gerado será protegido, ou seja não será permitido nenhum tipo de alteração.
|}
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=== Menu Flutuante ===
O sistema disponibiliza outras opções de filtro ao utilizar o menu flutuante (utilize o botão direito do mouse na grid).
Os filtros extras são:
* Ordenar;
** Esta opção não está disponível no momento;
* Exportar;
** Exporta dos dados exibidos na grid sob forma de relatório TXT ou Excel;
* Imprimir;
** Imprime os dados exibidos na grid sob forma de relatório;
* Configurar;
** A ação efetua a configuração das colunas exibidas na grid;
* Salvar.
** A ação salva a configuração exibida na Grid;
* Restaurar;
** A ação restaura a configuração exibida na Grid;
* Bloquear
** A ação efetua o bloqueio de acesso para a função selecionada;
----
==== Exportar ====
Para efetuar a exportação dos dados exibidos na grid
[[Arquivo:Compras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens - Form Locacoes x Codigos - Menu Flutuante - Exportar - Tela Informativa.png|semmoldura|622x622px]]
{| class="wikitable"
|[[Arquivo:ImageCompras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens - Form Locacoes x Codigos - Menu Flutuante - Exportar.png|semmoldura|713x713px]]
|Ao clicar com o botão direito do mouse sobre a grid o sistema irá exibir o menu flutuante com novas opções de filtros.
Ao selecionar a opção Exportar, o sistema irá direcionar o usuário para o formulário Exportação, conforme exibido abaixo.
|-
|[[Arquivo:Compras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens - Form Locacoes x Codigos - Menu Flutuante - Exportar - Form Exportacao.png|semmoldura|410x410px]]
|O usuário deve selecionar as opções que deseja serem exibidas no relatório.
* Formato
** Por padrão o sistema trás marcado a opção TXT;
* Arquivo
** O usuário deve clicar no botão [[Arquivo:Botao Pesquisa 5.png|semmoldura|21x21px]], para selecionar o local onde será salvo o arquivo.
** O usuário deve nomear o relatório quando for salvar o arquivo.
|-
|[[Arquivo:Compras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens - Form Locacoes x Codigos - Menu Flutuante - Exportar - Form Exportacao - Relatorio.png|semmoldura|800x800px]]
|O relatório salvo.
'''Atenção:''' Para esse exemplo foi salvo o arquivo em modo Excel.
|}
|}
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==== Imprimir ====
Ao realizar a entrada de notas fiscais onde existam produtos sem cadastro de locação, esses produtos serão associados a uma locação padrão “SL” (Sem Locação). Porém, para que seja possível extrair uma relação desses produtos e realizar o devido ajuste, o sistema permite que o usuário imprima o resultado da pesquisa.
{| class="wikitable"
|[[Arquivo:Compras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens - Form Locacoes x Codigos - Menu Flutuante - Imprimir.png|semmoldura|713x713px]]
|A relação ao lado contempla todos os produtos que tem saldo alocado na locação “SL”. Para que seja possível imprimir essa relação, utilize o filtro disponível no menu flutuante (clique com o botão direito do mouse na grid), na opção “Imprimir” o sistema irá permitir gerar o relatório  contendo esses dados, conforme exibido na imagem abaixo.
|-
|[[Arquivo:Compras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens - Form Locacoes x Codigos - Menu Flutuante - Imprimir - Relatorio2.png|semmoldura|800x800px]]
|O relatório irá exibir os dados exibidos na Grid.
|}
----Para voltar para a [[Página principal]] > [[Soluções NBS|Soluções Client Server]] > [[Soluções NBS - Peças|Peças]] > [[COMPRAS]] - [[COMPRAS - Estoquista|Estoquista]] - '''Tabela de Locações x Itens'''
----Para voltar para a [[Página principal]] > [[Soluções NBS|Soluções Client Server]] > [[Soluções NBS - Peças|Peças]] > [[COMPRAS]] - [[COMPRAS - Estoquista|Estoquista]] - '''Tabela de Locações x Itens'''

Edição atual tal como às 13h31min de 14 de janeiro de 2021

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Conceito

Nesta opção, o usuário poderá efetuar pesquisas relacionadas ao cadastro de Locações x Itens além de, ser permitido que também se efetue a criação das locações de Estoque.


Tela Menu Principal

Compras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens.png Ao clicar na opção, o sistema irá direcionar o usuário para outro formulário.

Cadastro de Locações

O usuário irá gerenciar suas locações, podendo efetuar novas Inclusões, Alterar cadastros já existentes ou Excluir cadastros não utilizados.

Compras - Estoquista - Tabela de Locacao - Tela informativa.png
Compras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens - Form Locacoes x Codigos.png Para um novo cadastro de locação, clique no botão: Inclusão.
  • O sistema irá direcionar o usuário para a aba Cadastro (conforme exibição da figura abaixo).

Para excluir um cadastro de locação não utilizado, clique no botão: Exclusão.

  • Para excluir um local de locação, o usuário irá marcar a opção na grid e clicar no botão Excluir.
  • Importante: O sistema só permitirá a Exclusão quando o saldo alocado é igual a 0 (zero);

Para a alterar a quantidade de Itens em uma locação, clique no botão: Alteração Qtde;

  • O usuário será direcionado para ao formulário: Estoque na Locação, onde irá efetuar o ajuste na quantidade de estoque de itens (conforme imagem abaixo);

Para salvar o resultado da pesquisa em formato arquivo, clique no botão: Excel.

  • O usuário será direcionado para ao formulário: Salvar Lista em Arquivo, onde irá efetuar a configuração dos campos a serem exibidos (conforme imagem abaixo).

Para exibir os Locais de Estoque já cadastrados, efetue a pesquisa utilizando os filtros disponíveis e clique no botão Pesquisar (em evidência).

Para encerrar o módulo, clique no botão Sair (em evidência).

Compras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens - Form Locacoes x Codigos - Aba Cadastro.png Para a inclusão de um novo cadastro de Locação, execute os seguintes passos:
  • Empresa;
    • Por padrão, o sistema trará a empresa logada marcada, o usuário poderá selecionar qualquer opção dentre as cadastradas;
  • Cód. Item;
    • Informe o código do Item a ser cadastrado;
  • Local do Estoque;
    • Selecione o Local do Estoque dentre as opções cadastradas;
  • Fornecedor;
    • Selecione o Fornecedor dentre as opções cadastradas.
  • Locação;
    • Informe o nome para a nova locação;

Atenção: O usuário poderá efetuar a pesquisa de itens por Locação ao utilizar o campo:

  • Pesquisa Locação;
    • Ao clicar no botão Pesquisar, o sistema fará a pesquisa utilizando os dados fornecidos pelo usuário no campo digitável;
    • O resultado será exibido na grid
  • O usuário deve definir que tipo de locação deseja efetuar a pesquisa;
    • Locação sem definição;
    • Locação definidas porem vazias;
    • Todas as Locações;
  • Botões:
    • Confirmar;
      • Ao clicar no botão, o sistema irá salvar as alterações efetuadas;
    • Cancelar;
      • Ao clicar no botão, o sistema irá cancelar todas as alterações efetuadas;
Modulo Compras - Estoque - Tabela de Locacao - Form Cadastro de Locacoes - Tela Informativa.png O sistema irá emitir a tela informativa após a criação da nova locação.
  • Ao clicar na opção: YES;
    • O sistema irá habilitar o formulário para novo cadastro;
  • Ao clicar na opção: NO;
    • O sistema irá encerrar os formulários, retornando para o menu anterior.
Compras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens - Form Locacoes x Codigos - Botao Alteracao Qtde - Form Estoque na Locacao.png Ao clicar no botão: Alteração Qtde, o sistema irá direcionar o usuário para o formulário ao lado.

O formulário deve ser utilizado APENAS para ajuste de estoque e NUNCA durante uma CONTAGEM DE ESTOQUE.

Para efetuar a alteração, o usuário deve marcar o item na grid do formulário Locações x Códigos (aba Lista) e informar a quantidade de itens total em estoque.

Ao clicar em OK o sistema irá atualizar o estoque para a nova quantidade.

Compras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens - Form Locacoes x Codigos - Botao Alteracao Qtde - Tela Informativa.png O sistema irá emitir a tela informativa após a alteração do estoque.
  • Ao clicar na opção: Sim;
    • O sistema irá salvar a nova quantidade de itens em estoque;
  • Ao clicar na opção: Não;
    • O sistema irá encerrar os formulários, retornando para o menu anterior.
Compras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens - Form Locacoes x Codigos - Botao Excel - Form Salvar Lista em Arquivo.png Ao clicar no botão: Excel, o sistema irá direcionar o usuário para o formulário ao lado para que seja efetuada a configuração.
  1. O sistema trará por padrão o nome do formulário como nome do relatório.
    • O sistema permite a alteração do nome do relatório.
    • Caso deseje que seja exibido a Data/Hora da geração do relatório, deve efetuar a marcação do flag.
  2. O usuário deve selecionar o tipo de arquivo que deseja criar;
  3. Por padrão, o flag: Inclui Cabeçalho da Coluna, virá marcado, caso não deseje que seja exibido o cabeçalho, deve desmarcar o flag.
  4. O usuário deve selecionar os campos que deseje que seja exibido no relatório;
  5. Ao utilizar as setas, os campos selecionados serão inclusos ou excluídos do relatório;
  6. Os campos escolhidos serão exibidos nesta coluna;
  7. O usuário poderá mover as colunas de posição ao utilizar as setas;
  8. Botões:
    • Confirmar
      • Ao clicar no botão, o sistema irá efetuar a geração do relatório considerando os parâmetros selecionados;
    • Cancelar;
      • Ao clicar no botão, o sistema irá cancelar a solicitação.
Compras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens - Form Locacoes x Codigos - Botao Excel - Form Salvar Como.png O sistema irá direcionar o usuário para a tela do menu raiz para que seja salvo o relatório.

O usuário deve informar um nome para o arquivo.

Compras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens - Form Locacoes x Codigos - Botao Excel - Relatorio .png O arquivo gerado será protegido, ou seja não será permitido nenhum tipo de alteração.

Menu Flutuante

O sistema disponibiliza outras opções de filtro ao utilizar o menu flutuante (utilize o botão direito do mouse na grid).

Os filtros extras são:

  • Ordenar;
    • Esta opção não está disponível no momento;
  • Exportar;
    • Exporta dos dados exibidos na grid sob forma de relatório TXT ou Excel;
  • Imprimir;
    • Imprime os dados exibidos na grid sob forma de relatório;
  • Configurar;
    • A ação efetua a configuração das colunas exibidas na grid;
  • Salvar.
    • A ação salva a configuração exibida na Grid;
  • Restaurar;
    • A ação restaura a configuração exibida na Grid;
  • Bloquear
    • A ação efetua o bloqueio de acesso para a função selecionada;

Exportar

Para efetuar a exportação dos dados exibidos na grid

Compras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens - Form Locacoes x Codigos - Menu Flutuante - Exportar - Tela Informativa.png

ImageCompras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens - Form Locacoes x Codigos - Menu Flutuante - Exportar.png Ao clicar com o botão direito do mouse sobre a grid o sistema irá exibir o menu flutuante com novas opções de filtros.

Ao selecionar a opção Exportar, o sistema irá direcionar o usuário para o formulário Exportação, conforme exibido abaixo.

Compras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens - Form Locacoes x Codigos - Menu Flutuante - Exportar - Form Exportacao.png O usuário deve selecionar as opções que deseja serem exibidas no relatório.
  • Formato
    • Por padrão o sistema trás marcado a opção TXT;
  • Arquivo
    • O usuário deve clicar no botão Botao Pesquisa 5.png, para selecionar o local onde será salvo o arquivo.
    • O usuário deve nomear o relatório quando for salvar o arquivo.
Compras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens - Form Locacoes x Codigos - Menu Flutuante - Exportar - Form Exportacao - Relatorio.png O relatório salvo.

Atenção: Para esse exemplo foi salvo o arquivo em modo Excel.


Imprimir

Ao realizar a entrada de notas fiscais onde existam produtos sem cadastro de locação, esses produtos serão associados a uma locação padrão “SL” (Sem Locação). Porém, para que seja possível extrair uma relação desses produtos e realizar o devido ajuste, o sistema permite que o usuário imprima o resultado da pesquisa.

Compras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens - Form Locacoes x Codigos - Menu Flutuante - Imprimir.png A relação ao lado contempla todos os produtos que tem saldo alocado na locação “SL”. Para que seja possível imprimir essa relação, utilize o filtro disponível no menu flutuante (clique com o botão direito do mouse na grid), na opção “Imprimir” o sistema irá permitir gerar o relatório contendo esses dados, conforme exibido na imagem abaixo.
Compras - Estoquista - Tabela de Locacoes x Itens - Form Locacoes x Codigos - Menu Flutuante - Imprimir - Relatorio2.png O relatório irá exibir os dados exibidos na Grid.

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