|
|
(2 revisões intermediárias por 2 usuários não estão sendo mostradas) |
Linha 8: |
Linha 8: |
| <!-- END Voltar ao Topo--> | | <!-- END Voltar ao Topo--> |
| <!--------------------------------------------------------------> | | <!--------------------------------------------------------------> |
| == Apresentação == | | == Conceitos == |
| Nesta aba o usuário terá todas as funcionalidades disponível para a Ordem de Serviço ou simplesmente OS.
| | Esta ação tem o intuito de permitir que o usuário realize a abertura de novas O.S. |
|
| |
|
| Quando o usuário efetuar a abertura de uma nova OS, esta já estará adequada para a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), para os clientes do tipo físico.
| | <span style="color:red">'''IMPORTANTE:'''</span> |
| | * O usuário terá ainda a opção de abertura de um novo Orçamento através do botão . Neste botão, o usuário poderá efetuar a abertura do Orçamento / O.S. |
|
| |
|
| Esta adequação será feita diretamente no cadastro do Cliente, respeitando a sua vontade conforme diretrizes preconizadas na Lei LGPD.
| | == Abertura de O.S. == |
| | |
| Para Clientes que autorizem o acesso aos dados, a exibição desses dados em formulário não sofrerá alterações.
| |
| | |
| Para os clientes Pessoa Jurídica, não houve alteração.
| |
| ----
| |
| | |
| == LGPD ==
| |
| A obrigatoriedade da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) fará com que os dados do cliente sejam criptografados, para clientes que não autorizem a utilização de seus dados (conforme parâmetros do Módulo Clientes > [[Cockpit - LGPD - Por Empresa|Cockpit LGPD]].
| |
| ----
| |
|
| |
|
| === Tela do Menu === | | === Tela do Menu === |
Linha 87: |
Linha 79: |
| |[[Arquivo:NBS OS - OS - Nova - Form Identificacao do Veiculo 3.png|semmoldura|653x653px]] | | |[[Arquivo:NBS OS - OS - Nova - Form Identificacao do Veiculo 3.png|semmoldura|653x653px]] |
| |Neste formulário o usuário irá confirmar as informações selecionadas (processo efetivado no formulário anterior) onde: | | |Neste formulário o usuário irá confirmar as informações selecionadas (processo efetivado no formulário anterior) onde: |
| Será exibido os dados nos seguintes campos: | | # Será exibido os dados nos seguintes campos: |
| | | #* Nome; |
| Nome; | | #* Produto; |
| Produto; | | #* Modelo; |
| Modelo; | | #* MVS; |
| MVS; | | #* Placa; |
| Placa; | | # Tipo de Abertura (passo não obrigatório); |
| Tipo de Abertura (passo não obrigatório); | | #* O usuário irá selecionar uma das seguintes opções de abertura do evento; |
| Este passo não é obrigatório;
| | # Botão Confirmar; |
| O usuário irá selecionar uma das seguintes opções de abertura do evento: | | #* Ao clicar no botão, o sistema irá efetuar o upload dos dados do veículo selecionado para o próximo formulário, conforme abaixo; |
| Agendada;
| |
| Orçamento Molicar;
| |
| Acessórios de Veículo Vendido / Aprovado;
| |
| Revisão de Veículo Novo em Estoque;
| |
| Palm;
| |
| Botão Confirmar; | |
| Ao clicar no botão, o sistema irá efetuar o upload dos dados do veículo selecionado para o próximo formulário, conforme abaixo; | |
| |} | | |} |
| ---- | | ---- |
Linha 118: |
Linha 103: |
|
| |
|
| ===== Aba Dados ===== | | ===== Aba Dados ===== |
| | Nesta aba será incluído as informações gerais da Ordem de Serviço. |
| {| class="wikitable" | | {| class="wikitable" |
| |- | | |- |
| |[[Arquivo:NBS OS - OS - Nova - Form Incluir Servico1.png|semmoldura|783x783px]] | | |[[Arquivo:NBS OS - OS - Nova - Form Incluir Servico1.png|semmoldura|783x783px]] |
| |O formulário será apresentado com as seguintes abas: | | |Por ''padrão'', o sistema irá exibir o formulário na aba Dados: Neste formulário o usuário irá determinar: |
| * Dados;
| |
| * Veículo;
| |
| * Reclamações;
| |
| * Pertences;
| |
| * Campanha;
| |
| Por ''padrão'', o sistema irá exibir o formulário na aba Dados: Neste formulário o usuário irá determinar: | |
| * Tipo de Evento a ser aberto; | | * Tipo de Evento a ser aberto; |
| * Dados iniciais do atendimento; | | * Dados iniciais do atendimento; |
Linha 252: |
Linha 232: |
| Para efetuar a pesquisa, utilize: | | Para efetuar a pesquisa, utilize: |
| * Os filtros para a pesquisa; | | * Os filtros para a pesquisa; |
| | * Localize o veículo desejado na grid; |
| * Clique no botão Aceitar para incorporar os dados no formulário acima; | | * Clique no botão Aceitar para incorporar os dados no formulário acima; |
| |} | | |} |
Linha 273: |
Linha 254: |
| #* O usuário poderá informar quantas reclamações forem necessárias; | | #* O usuário poderá informar quantas reclamações forem necessárias; |
| #* '''Atenção:''' Utilize os botões laterais para: | | #* '''Atenção:''' Utilize os botões laterais para: |
| #* Alterar a ordem das reclamações; | | #** Alterar a ordem das reclamações; |
| #* Editar e/ou complementar as informações contida na reclamação; | | #** Editar e/ou complementar as informações contida na reclamação; |
| #* Adicionar Serviço na reclamação | | #** Adicionar Serviço na reclamação |
| #* Incluir peças na reclamação informada; | | #** Incluir peças na reclamação informada; |
| #* Excluir uma reclamação adicionada; | | #** Excluir uma reclamação adicionada; |
| #* Incluir Kits ElsaPro; | | #** Incluir Kits ElsaPro; |
| # Botão Confirmar; | | # Botão Confirmar; |
| #* Ao clicar no botão, o sistema irá checar as informações postadas com o tipo de OS e, não havendo pendências irá efetuar a abertura do evento; | | #* Ao clicar no botão, o sistema irá checar as informações postadas com o tipo de OS e, não havendo pendências irá efetuar a abertura do evento; |
Linha 288: |
Linha 269: |
| |- | | |- |
| |[[Arquivo:NBS OS - OS - Nova - Form Incluir Servico - Aba Pertences.png|semmoldura|769x769px]] | | |[[Arquivo:NBS OS - OS - Nova - Form Incluir Servico - Aba Pertences.png|semmoldura|769x769px]] |
| |Para efetuar a inclusão dos pertences execute: | | |Para efetuar a inclusão dos pertences (itens existentes no veículo do cliente) execute: |
| # Selecione o Item; | | # Selecione o Item; |
| # Utilize os botões para efetuar o cruzamento; | | # Utilize os botões para efetuar o cruzamento; |
Linha 300: |
Linha 281: |
| |[[Arquivo:NBS OS - OS - Nova - Form Incluir Servico - Aba Campanha.png|semmoldura|769x769px]] | | |[[Arquivo:NBS OS - OS - Nova - Form Incluir Servico - Aba Campanha.png|semmoldura|769x769px]] |
| |Nesta Aba, será exibido a programação da campanha ao qual o chassi do veículo do cliente está vinculado. | | |Nesta Aba, será exibido a programação da campanha ao qual o chassi do veículo do cliente está vinculado. |
| | '''Atenção:''' Esta aba deve ser verificada, na possibilidade de existir alguma programação de campanha vinculada ao veículo do cliente. |
| |} | | |} |
| | == LGPD == |
| | A obrigatoriedade da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) fará com que os dados do cliente sejam criptografados, para clientes que não autorizem a utilização de seus dados (conforme parâmetros do Módulo Clientes > [[Cockpit - LGPD - Por Empresa|Cockpit LGPD]]. |
| | |
| | <span style="color:red">'''ATENÇÃO:'''</span> |
| | * Quando o usuário efetuar a abertura de uma nova OS, esta já estará adequada para a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), para os clientes do tipo físico. |
| | |
| | * Esta adequação será feita diretamente no cadastro do Cliente, respeitando a sua vontade conforme diretrizes preconizadas na Lei LGPD. |
| | |
| | * Para Clientes que autorizem o acesso aos dados, a exibição desses dados em formulário não sofrerá alterações. |
| | * Para os clientes Pessoa Jurídica, não houve alteração. |
| ----Voltar para a [[Página principal]] > [[Soluções NBS - Oficina]] > [[Soluções NBS - Oficina - NBS OS|NBS OS]] - [[NBS OS - OS|OS]] '''- Nova''' | | ----Voltar para a [[Página principal]] > [[Soluções NBS - Oficina]] > [[Soluções NBS - Oficina - NBS OS|NBS OS]] - [[NBS OS - OS|OS]] '''- Nova''' |
Voltar para a Página principal > Soluções NBS - Oficina > NBS OS - OS - Nova
Conceitos
Esta ação tem o intuito de permitir que o usuário realize a abertura de novas O.S.
IMPORTANTE:
- O usuário terá ainda a opção de abertura de um novo Orçamento através do botão . Neste botão, o usuário poderá efetuar a abertura do Orçamento / O.S.
Abertura de O.S.
|
Ao Acessar a opção, o sistema irá abrir o formulário (abaixo) para a abertura de uma nova OS.
|
Pesquisa do Cadastro do Cliente
|
Para a abertura de uma nova OS o usuário irá executar os seguintes passos:
- Utilize os filtros em Tela para localizar o cadastro do cliente;
- Clique no botão próximo, o sistema irá direciona-lo para a próxima tela;
IMPORTANTE:
Ao efetuar a consulta do cliente para a emissão de NOVA ORDEM DE SERVIÇO (OS), e, se existir registro do mesmo marcado no parâmetro por Empresa (LGPD): Empresa NÃO autorizada aos dados do cliente (Opt-Out) ativo. Não será permitido a visualização dos dados do cliente, todos os dados pessoais visualizado em tela será criptografado, exceto o Nome e, será exibido a seguinte mensagem:
- "Este cliente NÃO autorizou acesso aos seus dados! Este atendimento poderá prosseguir, mas apenas o NOME do cliente estará disponível e não será permitido imprimir esta proposta ou faturá-la sem que o cliente realize a autorização formal de consentimento para acesso aos seus dados. Solicite, por gentileza, a liberação junto ao setor responsável (Cockpit LGPD)."
|
|
Ao efetuar a pesquisa, o sistema irá pesquisar a situação do cliente e, se o cliente não possuir Limite de Crédito será emitida a Tela Informativa ao lado;
Neste caso é recomendável que seja contatado o financeiro da empresa para liberação do cadastro do cliente.
|
Seleção do Veículo
Se o cliente já possuir frota cadastrada, o usuário irá selecionar o veículo
|
Neste formulário o usuário irá identificar o veículo do cliente, que pode ser efetuado das seguintes formas:
- Selecionar a frota do Cliente (se esta estiver cadastrada);
- Selecionar os dados de uma OS já aberta;
- Utilizar os dados da última OS aberta;
- Informar novos dados (novo veículo);
- Ao selecionar estar opção, o usuário irá informar os dados do veiculo no formulário: Incluir Serviço > Aba Veículo;
|
O formulário será apresentado com os seguintes filtros:
- Nome do Cliente;
- O sistema trará a informação selecionada no formulário anterior;
- Flag: Filtrar por Inscrição Estadual;
- Ao marcar o filtro, o sistema irá habilitar o botão para seleção da inscrição estadual;
- Atenção: O sistema só trará esta informação quando, se tratar de pessoa Jurídica;
- Origem dos Dados do Veículo;
- Selecione uma das opções:
- Novos Dados;
- Última OS;
- Atenção: Por padrão, o sistema trará esta opção marcada e, informará todas as OS abertas na grid para a frota do cliente;
- Escolha OS;
- Escolha Frota;
- Grid;
- O sistema irá exibir as colunas na grid de acordo com a opção: Origem dos Dados do Veículo selecionado;
- Botão: Próximo
- Após determinar a Origem dos Dados do Veículo, e, clicar no botão próximo, o sistema irá direcionar o usuário para o formulário abaixo para a confirmação dos dados do veículo selecionado;
- Atenção: Para este exemplo utilizamos a opção: Última OS;
|
|
Importante: Quando o cliente já possuir uma agenda confirmada, o sistema irá emitir a Tela Informativa ao lado como um alerta.
|
|
Neste formulário o usuário irá confirmar as informações selecionadas (processo efetivado no formulário anterior) onde:
- Será exibido os dados nos seguintes campos:
- Nome;
- Produto;
- Modelo;
- MVS;
- Placa;
- Tipo de Abertura (passo não obrigatório);
- O usuário irá selecionar uma das seguintes opções de abertura do evento;
- Botão Confirmar;
- Ao clicar no botão, o sistema irá efetuar o upload dos dados do veículo selecionado para o próximo formulário, conforme abaixo;
|
Abertura da Ordem de Serviço
Neste formulário o usuário irá definir i tipo de evento que deseja abrir;
O formulário será apresentado com as seguintes abas:
- Dados;
- Veículo;
- Reclamações;
- Pertences;
- Campanha;
Aba Dados
Nesta aba será incluído as informações gerais da Ordem de Serviço.
|
Por padrão, o sistema irá exibir o formulário na aba Dados: Neste formulário o usuário irá determinar:
- Tipo de Evento a ser aberto;
- Dados iniciais do atendimento;
|
Para a abertura do evento o usuário preencha os campos abaixo:
- Tipo;
- Selecione o Tipo de evento a ser aberto:
- Orçamento;
- Ordem de Serviço;
- Por padrão, o sistema irá trazer esta opção marcada;
- Consultores;
- Consultor Recepção;
- Selecione o Consultor dentre as opções cadastradas ou clique no botão: ;
- O sistema irá abrir o Formulário abaixo;
- Atenção: Esta informação é obrigatória;
- Data Prevista;
- Por padrão, o sistema trará a data do dia marcada (sysday);
- Esta data pode ser alterada;
- Hora Prevista;
- Informe a hora ao clicar no botão ;
- Consultor de Entrega;
- Selecione o Consultor dentre as opções cadastradas ou clique no botão: ;
- O sistema irá abrir o Formulário abaixo;
- Atenção: Esta informação é obrigatória;
- Data Prometida;
- Por padrão, o sistema trará a data do dia marcada (sysday);
- Esta data pode ser alterada;
- Hora Prometida;
- Informe a hora ao clicar no botão ; (Campo obrigatório);
- Nota OP 60
- Selecione uma das opções:
- Nota Própria;
- Por padrão o sistema irá trazer esta opção marcada;
- Nota de Terceiros;
- Cliente;
- O sistema trará os seguintes campos já preenchidos;
- Nome;
- Telefone;
- Flag:
- Selecione se necessário as opções abaixo:
- Cadastro;
- Esta opção virá marcada quando o usuário utilizar a informação do cadastro de clientes para a identificação do cliente;
- Balcão;
- Dados Gerais;
- Tipo de OS;
- Selecione uma das opções cadastradas (Campo obrigatório);
- Atenção: Para as empresas pertencentes à rede FCA, é importante que indique o tipo de OS cadastrada para a exibição dos novos formulários/Diagnóstico;
- Consultor Técnico;
- Selecione o Consultor dentre as opções cadastradas (Campo obrigatório);
- Quem Abriu;
- O sistema trará o nome do usuário que efetuou a abertura do evento;
- Mídia;
- Selecione uma das opções cadastradas (Campo obrigatório);
- Seguradora;
- Informe os dados da seguradora dentre as opções cadastradas quando for necessário;
- Flag: Peça usada fica com cliente;
- O flag deve ser marcado quando o cliente solicitar a peça utilizada;
- Observação
- Utilize o campo digitavel para inserir informações pertinentes ao evento;
- Setor da Venda;
- Selecione uma das opções cadastradas (Campo obrigatório);
- Flag's do Serviço:
- Marque a opção se necessário;
- Com Serviço de Mobilidade;
- Ao marcar este flag, o sistema irá habilitar o campo: Mobilidade (localiza-se na parte inferior do formulário - Item )
- Lavar Veículo;
- Mobilidade
- Atenção: Este campo só será habilitado ao marcar o flag: Com Serviço de Mobilidade;
- Selecione a opção de Mobilidade dentre as cadastradas;
- Garantia Estendida;
- Selecione uma das opções:
- Sim;
- Não;
- Por padrão o sistema irá exibir a opção Não, marcada;
- Mecânico;
- Deslocamento Externo;
- Por padrão o sistema irá exibir a opção marcada;
- Produtivo;
- Selecione o produtivo, dentre as opções cadastradas quando houver a necessidade do deslocamento externo para auxilio do cliente;
- Local Execução;
- Informe o local onde será executado o serviço externo (quando houver a necessidade);
- Quilometragem;
- Quilometragem;
- O campo será preenchido quando houver o deslocamento externo;
- Deslocamento;
- O campo será preenchido quando houver o deslocamento externo;
- Pagador
- Tipo
- Flag's do Veículo;
- Marque quantas opções forem necessárias:
- Inspeção do Veículo;
- Cliente Collaboration;
- Gerar uma Pré-Ordem/Agenda para esta OS;
- Por padrão, esta opção virá marcada;
- Botão Confirmar;
- Ao clicar no botão, o sistema irá direcionar o usuário para a aba: Veículo;
|
|
Importante: Este formulário será utilizado para a informação dos dados do:
- Consultor Recepção;
- Consultor de Entrega;
Por padrão, o sistema trará a agenda do dia, selecione:
|
Aba Veículo
|
Quando informado os dados do veículo (no passo: Seleção do Veículo), o sistema irá transpor estes dados para o formulário ao lado.
Se, os dados não foram informados, o usuário deve efetuar o procedimento nesta aba ao clicar no botão: , o sistema irá direcionar o usuário para o formulário abaixo.
Se o usuário deixar de preencher algum campo obrigatório, ao clicar no botão: Confirmar, o sistema irá exibir uma Tela Informativa identificando o campo sem preenchimento.
|
|
Ao clicar no botão , o sistema irá exibir o formulário ao lado.
Este formulário será utilizado para pesquisa do veículo do Cliente.
Para efetuar a pesquisa, utilize:
- Os filtros para a pesquisa;
- Localize o veículo desejado na grid;
- Clique no botão Aceitar para incorporar os dados no formulário acima;
|
Reclamações
Área descritiva onde será incluída a reclamação do defeito relatado pelo Cliente.
|
Efetue a inclusão da reclamação relatada pelo Cliente através dos passos exibidos no formulário ao lado.
|
para efetuar a inclusão da Reclamação, execute o seguinte passo:
- Informe a Reclamação;
- A reclamação pode ser inclusa através do:
- Código;
- Reclamação Livre;
- Clique no botão para incluir a reclamação;
- Ao clicar no botão, o sistema irá incluir a reclamação no evento aberto
- Área de Inclusão de Reclamação;
- A reclamação informada será exibida nesta área;
- O usuário poderá informar quantas reclamações forem necessárias;
- Atenção: Utilize os botões laterais para:
- Alterar a ordem das reclamações;
- Editar e/ou complementar as informações contida na reclamação;
- Adicionar Serviço na reclamação
- Incluir peças na reclamação informada;
- Excluir uma reclamação adicionada;
- Incluir Kits ElsaPro;
- Botão Confirmar;
- Ao clicar no botão, o sistema irá checar as informações postadas com o tipo de OS e, não havendo pendências irá efetuar a abertura do evento;
- Atenção: Se o chassi possuir campanha ativa, ou pertences, o sistema irá direcionar para estas abas para complemento das informações;
|
Pertences
|
Para efetuar a inclusão dos pertences (itens existentes no veículo do cliente) execute:
- Selecione o Item;
- Utilize os botões para efetuar o cruzamento;
- O resultado será exibido na grid;
- Clique no botão Confirmar para salvar as alterações.
|
Campanha
|
Nesta Aba, será exibido a programação da campanha ao qual o chassi do veículo do cliente está vinculado.
Atenção: Esta aba deve ser verificada, na possibilidade de existir alguma programação de campanha vinculada ao veículo do cliente.
|
LGPD
A obrigatoriedade da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) fará com que os dados do cliente sejam criptografados, para clientes que não autorizem a utilização de seus dados (conforme parâmetros do Módulo Clientes > Cockpit LGPD.
ATENÇÃO:
- Quando o usuário efetuar a abertura de uma nova OS, esta já estará adequada para a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), para os clientes do tipo físico.
- Esta adequação será feita diretamente no cadastro do Cliente, respeitando a sua vontade conforme diretrizes preconizadas na Lei LGPD.
- Para Clientes que autorizem o acesso aos dados, a exibição desses dados em formulário não sofrerá alterações.
- Para os clientes Pessoa Jurídica, não houve alteração.
Voltar para a Página principal > Soluções NBS - Oficina > NBS OS - OS - Nova