Soluções NBS - Específicos - Validar cadastro de cliente via Telefone e Email

De Wiki NBS
Ir para navegação Ir para pesquisar

Seta-topo.png

Voltar para à Página Principal > Soluções NBS - Diversos > Específicos > Validar cadastro de cliente via Telefone e Email


Apresentação

Esse manual é uma solicitação de Melhoria do Grupo Cometa quanto à validação do cadastro do cliente.

A NBS está em constante aprimoramento dos seus processos de negócio, objetivando a melhoria dos serviços e a satisfação dos clientes.


Objetivo

Permitir que o usuário efetue o processo de venda apenas para os cadastros que passaram pelo processo de validação.


Pré-configuração - Módulo Tabelas

Validação do Cadastro do Cliente

Ao ativar o parâmetro, o sistema exigirá que o cadastro do cliente não possua e-mail e telefone celular já cadastrado (deve ser único) e, que o cadastro passe pelo processo de validação.

Acesse:

  1. Parâmetros Gerais 3 > [Aba] Diversos > [Sub Aba] Cliente.
  2. Ative os parâmetros de validação no cadastro do cliente.
Tabelas - Parâmetros Gerais 3 - Aba Diversos - Sub Aba Cliente - Parâmetro Validar Cadastro de Cliente.png Ao marcar o parâmetro, o sistema passará a exigir a Inclusão e/ou a validação do E-mail e/ou telefone Celular no cadastro do cliente.
Atenção: Ao clicar no botão Botão Informativo.png, o sistema irá exibir a Tela Informativa com instruções de utilização / Validação do parâmetro marcado.
Tabelas - Parâmetros Gerais 3 - Aba Diversos - Sub Aba Cliente - Parâmetro Validar Cadastro de Cliente - Tela Informativa.png Ao clicar no botão Botão Informativo.png, o sistema irá exibir as informações sobre a ativação de cada um dos parâmetros.

Barrar a venda quando o cliente NÃO possuir validação

Ao ativar o parâmetro, o sistema exigirá que o cadastro do cliente possua a validação antes de finalizar o processo de venda.

Tabelas - Parâmetros Gerais 3 - Aba Serviço - Sub Aba 2 - Parâmetro Barrar venda para cliente nao validado.png Ao ativar o parâmetro, o usuário obrigará a validação do cadastro do cliente e, quando este cadastro NÃO possuir a validação o sistema NÃO irá autorizar a venda.

A ativação deste parâmetro irá obrigar que os cadastros do módulo Vendas sejam válidos (validados).

Tabelas - Parâmetros Gerais 3 - Veículos - Diversos - Parâmetro Barrar venda para cliente NÃO validado.png Ao ativar o parâmetro, o usuário obrigará a validação do cadastro do cliente e, quando este cadastro NÃO possuir a validação o sistema NÃO irá autorizar a venda.

A ativação deste parâmetro irá obrigar que os cadastros do módulo Ger Veic sejam válidos (validados).

Tabelas - Parâmetros Gerais 3 - Peças - Parâmetro Barrar venda para cliente NÃO validado.png Ao ativar o parâmetro, o usuário obrigará a validação do cadastro do cliente e, quando este cadastro NÃO possuir a validação o sistema NÃO irá autorizar a venda.

A ativação deste parâmetro irá obrigar que os cadastros do módulo NBS OS sejam válidos (validados).


Módulo Clientes

Ao ativar os parâmetros (Forçar e-mail único por cliente e, Forçar telefone celular único por cliente (Pessoa Física)) no módulo Tabelas, o sistema passará a validar a inclusão/alteração do e-mail e telefone celular no cadastro do cliente.

Acesse:

  1. Tela Menu Principal > [Botão] Iniciar > [Aba] Cadastro > [Sub Aba] Dados Pessoais.
  2. Efetue a inclusão ou alteração no cadastro do cliente.
Botao Importante2.png Importante:
  • Para este exemplo foi simulado a utilização de um número celular e e-mail já utilizado em outro cadastro.
Clientes - Tela Menu Principal - Aba Cadastro - Sub Aba Dados Pessoais - Botão Incluir - Email.png Para este exemplo utilizamos um e-mail já cadastrado neste novo cadastro.
Clientes - Tela Menu Principal - Aba Cadastro - Sub Aba Dados Pessoais - Botão Incluir - Email - Tela Informativa.png O sistema irá validar o E-mail informado e ao constatar que o mesmo já foi utilizado em outro cadastro será exibido a Tela Informativa ao lado.

Atenção: O processo de inclusão/alteração só poderá ser concluído após a regularização da pendência.

Clientes - Tela Menu Principal - Aba Telefones - Celular.png Para este exemplo utilizamos o número do telefone celular já cadastrado neste novo cadastro.
Clientes - Tela Menu Principal - Aba Telefones - Celular - Tela Informativa.png O sistema irá validar o Telefone informado e ao constatar que o mesmo já foi utilizado em outro cadastro será exibido a Tela Informativa ao lado.

Atenção: O processo de inclusão/alteração só poderá ser concluído após a regularização da pendência.


Validação do Cadastro do Cliente

Após a ativação dos parâmetros (Validar e-mail do cliente e, Validar telefone celular do cliente), do módulo Tabelas, o sistema exigirá que o cadastro do cliente esteja validado.

O usuário poderá efetuar esta validação através do e-mail ou do telefone celular cadastrado.

O parâmetro de validação (módulo Tabelas) irá marcar o cadastro do cliente com a etiqueta de validação, na qual será identificado se o mesmo possui (etiqueta verde de Validado) ou não validação (etiqueta vermelha de Não Validado).

Atenção: Para a execução da validação do E-mail é necessário que o usuário possua o serviço do NBSMail configurado e, para a validação do Celular que possua o Serviço SMS ativo (este serviço deve ser contratado com uma empresa externa).

Botao Atencao1.png Atenção:
  • O cadastro NÃO validado fará com que o sistema impeça a finalização do processo de venda para o cliente.
Clientes - Tela Menu Principal - Aba Cadastro - Sub Aba Dados Pessoais - Cadastro Sem Validação.png Exemplo do cadastro sem a Validação.
Para efetuar a validação escolha uma das opções ao clicar nos botões:
  • Botão E-mail.png - Ao clicar no botão, o sistema irá utilizar o serviço do NBSMail para enviar a comunicação de validação para o e-mail informado no cadastro;
  • Botão Cel.png - Ao clicar no botão, o sistema irá utilizar o serviço contratado (de mensagens SMS) pelo cliente para o envio de comunicação para a validação do telefone Celular informado no cadastro.
Clientes - Tela Menu Principal - Aba Cadastro - Sub Aba Dados Pessoais - Cadastro Sem Validação - Botão Email - Tela Validação.png Ao clicar no botão Botão E-mail.png, será exibido o formulário ao lado para que seja incluído o código encaminhado para o e-mail informado no cadastro do cliente.
Atenção: O cliente deve informar um e-mail que seja de fácil acesso, pois deverá acessa-lo para o recebimento do código de confirmação, passo esse necessário para a validação do cadastro.
Clientes - Tela Menu Principal - Aba Cadastro - Sub Aba Dados Pessoais - Cadastro Sem Validação - Botão Email - Tela Validação - Botão Reenviar.png Na ocorrência do não recebimento do e-mail, o usuário poderá reenviar a correspondência de validação ao clicar no botão Botão Reenviar.png.

O sistema fará novo envio do e-mail para a validação.

Clientes - Tela Menu Principal - Aba Cadastro - Sub Aba Dados Pessoais - Cadastro Sem Validação - Botão Email - Tela Validação.png Ao clicar no botão Botão Cel.png, será exibido o formulário ao lado para que seja incluído o código encaminhado via SMS para o telefone Celular informado no cadastro do cliente.
Clientes - Tela Menu Principal - Aba Cadastro - Sub Aba Dados Pessoais - Cadastro Sem Validação - Botão Cel - Tela Validação - Botão Reenviar.png Na ocorrência do não recebimento do SMS, o usuário poderá efetuar o reenviar o reenvio ao clicar no botão Botão Reenviar.png.

O sistema fará novo envio do SMS para a validação.

Clientes - Tela Menu Principal - Aba Cadastro - Sub Aba Dados Pessoais - Cadastro Validado.png Exemplo do cadastro Validado.

Com a validação do cadastro o sistema entenderá que o cliente. está apto para a realização de vendas.


Após a etapa de validação ser feita, o cadastro será identificado com a etiqueta de validado.

Filtro Pesquisa por Validação

Após a ativação dos parâmetros no módulo Tabelas, o sistema exibira o filtro para pesquisa dos clientes validados.

Clientes - Tela Menu Principal - Aba Lista - Filtro Cliente Validado.png Utilize o filtro para a pesquisa dos clientes com ou sem validação.

O resultado será exibido nas colunas da grid.


Módulo Vendas

Validação do Cadastro

Ao ativar os parâmetros (Validar e-mail do cliente e, Validar telefone celular do cliente) no módulo Tabelas, o sistema irá exigir a validação do cadastro do cliente para finalização do processo de venda.

Acesse:

  1. Tela Menu Principal > Orçamento > [Botão] Vender > [Aba] Dados da Nota.
  2. Efetue a validação do cadastro do cliente.
ligação=Arquivo:Vendas_-_Aba_Or%C3%A7amento-Prenota_-_Bot%C3%A3o_Vender_-_Form_Venda_-_Tela_Informativa.png Ao tentar efetuar a venda para o cliente cujo cadastro NÃO se encontra validado, o sistema irá exibir a Tela Informativa ao lado.
Importante: O sistema só permitirá a conclusão da venda após usuário efetuar a validação do cadastro do cliente (módulo Clientes).

Módulo Ger Veic

Validação do Cadastro

Ao ativar os parâmetros (Validar e-mail do cliente e, Validar telefone celular do cliente) no módulo Tabelas, o sistema só permitirá a venda para clientes validados.

Acesse:

  1. Tela Menu Principal > Propostas > [Botão] Vender / [Botão Gerência > [Aba] Fila.
  2. Efetue a validação do cadastro do cliente.
Ger Veic - Propostas - Form Propostas - Botao Vender - Tela Informativa1.png Ao efetuar a ação de Vender, o sistema irá validar o cadastro do cliente e, quando este cadastro Não possuir validade, o sistema irá barrar a venda (conforme a mensagem identificada ao lado).
Importante: O sistema só permitirá a conclusão da venda após usuário efetuar a validação do cadastro do cliente (módulo Clientes).

Módulo NBS_OS

Validação do Cadastro

Ao ativar os parâmetros (Validar e-mail do cliente e, Validar telefone celular do cliente) no módulo Tabelas, o sistema só permitirá a venda para clientes validados..

Acesse:

  1. Tela Menu Principal > [Aba] Lista > [Botão] Fechar.
  2. Efetue a validação do cadastro do cliente.
NBS OS - Tela Menu Principal - Botão Fechar - Tela Informativa.png Ao efetuar a ação de Vender, o sistema irá validar o cadastro do cliente e, quando este cadastro Não possuir validade, o sistema irá barrar a venda (conforme a mensagem identificada ao lado).
Importante: O sistema só permitirá a conclusão da venda após usuário efetuar a validação do cadastro do cliente (módulo Clientes).

Voltar para à Página Principal > Soluções NBS - Diversos > Específicos > Validar cadastro de cliente via Telefone e Email