Soluções NBS - Específicos - Validar cadastro de cliente via Telefone e Email
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Apresentação
Esse manual é uma solicitação de Melhoria do Grupo Cometa quanto à validação do cadastro do cliente.
A NBS está em constante aprimoramento dos seus processos de negócio, objetivando a melhoria dos serviços e a satisfação dos clientes.
Objetivo
Permitir que o usuário efetue o processo de venda apenas para os cadastros que passaram pelo processo de validação.
Pré-configuração - Módulo Tabelas
Validação do Cadastro do Cliente
Ao ativar o parâmetro, o sistema exigirá que o cadastro do cliente não possua e-mail e telefone celular já cadastrado (deve ser único) e, que o cadastro passe pelo processo de validação.
Acesse:
- Parâmetros Gerais 3 > [Aba] Diversos > [Sub Aba] Cliente.
- Ative os parâmetros de validação no cadastro do cliente.
Barrar a venda quando o cliente NÃO possuir validação
Ao ativar o parâmetro, o sistema exigirá que o cadastro do cliente possua a validação antes de finalizar o processo de venda.
Módulo Clientes
Ao ativar os parâmetros (Forçar e-mail único por cliente e, Forçar telefone celular único por cliente (Pessoa Física)) no módulo Tabelas, o sistema passará a validar a inclusão/alteração do e-mail e telefone celular no cadastro do cliente.
Acesse:
- Tela Menu Principal > [Botão] Iniciar > [Aba] Cadastro > [Sub Aba] Dados Pessoais.
- Efetue a inclusão ou alteração no cadastro do cliente.
Validação do Cadastro do Cliente
Após a ativação dos parâmetros (Validar e-mail do cliente e, Validar telefone celular do cliente), do módulo Tabelas, o sistema exigirá que o cadastro do cliente esteja validado.
O usuário poderá efetuar esta validação através do e-mail ou do telefone celular cadastrado.
O parâmetro de validação (módulo Tabelas) irá marcar o cadastro do cliente com a etiqueta de validação, na qual será identificado se o mesmo possui (etiqueta verde de Validado) ou não validação (etiqueta vermelha de Não Validado).
Atenção: Para a execução da validação do E-mail é necessário que o usuário possua o serviço do NBSMail configurado e, para a validação do Celular que possua o Serviço SMS ativo (este serviço deve ser contratado com uma empresa externa).
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Exemplo do cadastro sem a Validação.
Para efetuar a validação escolha uma das opções ao clicar nos botões:
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Ao clicar no botão , será exibido o formulário ao lado para que seja incluído o código encaminhado para o e-mail informado no cadastro do cliente.
Atenção: O cliente deve informar um e-mail que seja de fácil acesso, pois deverá acessa-lo para o recebimento do código de confirmação, passo esse necessário para a validação do cadastro. | |||
Na ocorrência do não recebimento do e-mail, o usuário poderá reenviar a correspondência de validação ao clicar no botão .
O sistema fará novo envio do e-mail para a validação. | |||
Ao clicar no botão , será exibido o formulário ao lado para que seja incluído o código encaminhado via SMS para o telefone Celular informado no cadastro do cliente. | |||
Na ocorrência do não recebimento do SMS, o usuário poderá efetuar o reenviar o reenvio ao clicar no botão .
O sistema fará novo envio do SMS para a validação. | |||
Exemplo do cadastro Validado.
Com a validação do cadastro o sistema entenderá que o cliente. está apto para a realização de vendas. Após a etapa de validação ser feita, o cadastro será identificado com a etiqueta de validado. |
Filtro Pesquisa por Validação
Após a ativação dos parâmetros no módulo Tabelas, o sistema exibira o filtro para pesquisa dos clientes validados.
Utilize o filtro para a pesquisa dos clientes com ou sem validação.
O resultado será exibido nas colunas da grid. |
Módulo Vendas
Validação do Cadastro
Ao ativar os parâmetros (Validar e-mail do cliente e, Validar telefone celular do cliente) no módulo Tabelas, o sistema irá exigir a validação do cadastro do cliente para finalização do processo de venda.
Acesse:
- Tela Menu Principal > Orçamento > [Botão] Vender > [Aba] Dados da Nota.
- Efetue a validação do cadastro do cliente.
Ao tentar efetuar a venda para o cliente cujo cadastro NÃO se encontra validado, o sistema irá exibir a Tela Informativa ao lado.
Importante: O sistema só permitirá a conclusão da venda após usuário efetuar a validação do cadastro do cliente (módulo Clientes). |
Módulo Ger Veic
Validação do Cadastro
Ao ativar os parâmetros (Validar e-mail do cliente e, Validar telefone celular do cliente) no módulo Tabelas, o sistema só permitirá a venda para clientes validados.
Acesse:
- Tela Menu Principal > Propostas > [Botão] Vender / [Botão Gerência > [Aba] Fila.
- Efetue a validação do cadastro do cliente.
Ao efetuar a ação de Vender, o sistema irá validar o cadastro do cliente e, quando este cadastro Não possuir validade, o sistema irá barrar a venda (conforme a mensagem identificada ao lado).
Importante: O sistema só permitirá a conclusão da venda após usuário efetuar a validação do cadastro do cliente (módulo Clientes). |
Módulo NBS_OS
Validação do Cadastro
Ao ativar os parâmetros (Validar e-mail do cliente e, Validar telefone celular do cliente) no módulo Tabelas, o sistema só permitirá a venda para clientes validados..
Acesse:
- Tela Menu Principal > [Aba] Lista > [Botão] Fechar.
- Efetue a validação do cadastro do cliente.
Ao efetuar a ação de Vender, o sistema irá validar o cadastro do cliente e, quando este cadastro Não possuir validade, o sistema irá barrar a venda (conforme a mensagem identificada ao lado).
Importante: O sistema só permitirá a conclusão da venda após usuário efetuar a validação do cadastro do cliente (módulo Clientes). |
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