Para voltar à Soluções NBS - Financeiro - SISFIN - Botão Clientes
Conceito
Nesta área o usuário efetuará a consulta/Manutenção do cadastro do cliente.
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Atenção:
- Para novos cadastros o usuário deve utilizar o Módulo Clientes, estes não mais poderão ser feitos através desta opção..
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Ao clicar no botão, o sistema irá direcionar o usuário para o formulário abaixo.
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Ao abrir o formulário, o sistema irá exibir os seguintes botões:
- Pesquisa
- Limpa Parâmetros de Pesquisa
- Manutenção Cliente / Fornecedor
- Observações
- Bloqueia/Desbloqueia/Limite de Crédito
- CEP Nacional
- Conta Contábil Cliente / Fornecedor
- Análise de Cadastro de Cliente
- Saldo Anterior Cliente/Fornecedor (F5)
- Relatório Análise de Crédito
- Aceitar Cliente Selecionado
- Sair
A seguir daremos uma breve explicação da função de cada botão abaixo:
Pesquisa
Utilize este botão para, pesquisar os dados do Cliente/Fornecedor.
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Para pesquisar o Cliente/Fornecedor, execute os passos exibidos na figura ao lado.
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Preencha ao menos um dos filtros abaixo:
- Utilize os filtros;
- Nome;
- No campo Digitável informe o nome do Cliente/Fornecedor;
- Flag Qualquer Posição
- Ao marcar a opção, o sistema irá efetuar a pesquisa considerando a informação digitada em qualquer posição do nome;
- CPF/CNPJ
- No campo Digitável informe o CPF/CNPJ (sem máscara, ou seja, sem pontos ou traços);
- Flag Iniciado Com
- Ao marcar a opção, o sistema irá efetuar a pesquisa considerando a informação digitada em qualquer posição (esta opção é válida quando o usuário não tem possui o CPF/CNPJ completo do Cliente/Fornecedor);
- Clique no botão Pesquisar;
- Ao clicar no botão, o sistema irá efetuar a pesquisa, considerando as informações fornecidas nos campos acima descritos;
- O resultado será exibido na Grid;
- O resultado da pesquisa será exibido nas seguintes colunas da Grid:
- CPF/CNPJ;
- Nome;
- Bloqueado;
- Não Bloqueado;
- Fone Contato
- Limite Crédito;
- Vencimento Limite;
- É Terceiro;
- Validade Serasa;
- Total Vencido;
- Total a Vencer;
- TP Pessoa;
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Limpa Parâmetros de Pesquisa
Ao acionar este botão, o sistema irá limpar o último filtro de pesquisa utilizado.
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Utilizamos o mesmo filtro constante no exemplo do botão anterior (Campo Nome - Botão Pesquisa) e, ao clicar no botão: Limpa Parâmetros de Pesquisa, o sistema irá limpar o filtro utilizado, como exibido na figura identificada ao lado.
Atenção: O sistema irá limpar o preenchimento dos filtros utilizados e não o resultado da pesquisa.
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Manutenção Cliente / Fornecedor
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Selecione o cadastro do cliente dentre os exibidos na gris que, será feito a manutenção.
O sistema irá exibir o formulário abaixo.
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O usuário será direcionado para o formulário abaixo, que possui as seguintes abas:
- Dados Gerais
- Complemento
- Inf. Terceiro
- Dados Módulos Clientes
- SAP
- Chaves Pix
Dados Gerais
Nesta opção, o usuário só poderá efetuar ajustes no cadastro (Alteração/Exclusão), pois o modo Inclusão será executado apensa no módulo Clientes.
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O sistema irá exibir os dados pertencentes ao cadastro do Cliente/Fornecedor.
Para habilitar o modo Alteração/Exclusão, clique no botão correspondente.
Modo Alterar:
Ao clicar no botão, o sistema irá habilitar o cadastro para alteração, para que o cliente efetue os ajustes dos campos divergentes;
Modo Excluir:
Ao clicar no botão, o sistema irá excluir o cadastro em definitivo.
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Ao tentar efetuar a inclusão, o sistema irá exibir a Tela Informativa exibida ao lado.
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Complemento
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Nesta aba o usuário poderá parametrizar os seguintes campos:
- Observação;
- Diversos;
- Crédito em Conta;
- Faturamento Diverso;
- Limite de Adiantamento;
Os seguintes campos será apenas para ciência:
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Inf. Terceiro
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Nesta aba o usuário irá parametrizar os campos exibidos na figura exibida ao lado quando, se tratar de informação de terceiro.
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Dados Módulos Clientes
Esta aba possui duas sub abas:
Endereço
Atenção: As informações desta aba são as mesmas exibidas no cadastro do Módulo Clientes.
Esta aba será exibida com três sub abas:
- Residencial
- Comercial
- Cobrança
Residencial
Por padrão, o sistema irá abrir nesta aba;
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O usuário poderá efetuar ajustes quando necessário nesta aba;
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Comercial
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O usuário poderá efetuar ajustes quando necessário nesta aba;
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Cobrança
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O usuário poderá efetuar ajustes quando necessário nesta aba;
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Telefone
Por padrão, o sistema irá abrir nesta aba;
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O usuário poderá efetuar ajustes quando necessário nesta aba;
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SAP
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Efetue os ajustes quando necessário nesta aba;
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Chaves Pix
Nesta aba o usuário fará a inclusão das chaves Pix do cliente.
Importante: As chaves devem ser inclusas no cadastro já existente do cliente no modo Alterar.
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O cliente poderá oferecer os seguintes tipos de chaves:
- Celular;
- E-mail;
- CPF/CNPJ;
- Chave Aleatória;
Regras:
Celular: Para a inclusão desta chave, o usuário deve informar: +55 (código do Brasil), com o DDD, e número de celular com nove dígitos;
E-mail: Deve ser informado um e-mail válido (completo com "@") com o tamanho máximo de 77 caracteres;
CPF/CNPJ: Para esta chave, deve ser informado os 11 dígitos no caso do CPF, e 14 dígitos no caso do CNPJ, o usuário NÃO deve informar pontos ou traços;
Chave Aleatória: Para esta chave, deve ser informado um texto com no mínimo 7 posições e no máximo 77 sem pontuação;
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Para efetuar a inclusão da chave Pix no cadastro do cliente, clique no botão e, execute os passos abaixo:
- Informe os dados da chave nos seguintes campos:
- Selecione o Tipo de Chave;
- 1 - Celular;
- 2 - E-mail;
- 3 - CPF/CNPJ
- 4 - Chave Aleatória
- Chave PIX
- No campo digitável, informe a chave do cliente (correspondente à opção selecionada no filtro anterior);
- Descrição Livre
- No campo digitável, informe a descrição para a chave do cliente;
- Botões:
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- Ao clicar no botão, o sistema irá habilitar o formulário para nova adição (será criado uma nova linha na grid para o cadastro da chave);
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- Ao clicar no botão, o sistema irá excluir a linha marcada na grid;
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- Ao clicar no botão, o sistema irá habilitar chave marcada na grid para alteração;
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- Ao clicar no botão, o sistema irá salvar o cadastro/alteração da chave;
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- Ao clicar no botão, o sistema irá cancelar o o último comando efetuado.
- A chave será incluída nas seguintes colunas da Grid:
- Tipo de Chave;
- O sistema irá exibir o código referente ao tipo de chave que foi feita a inclusão
- Chave Pix;
- Descrição;
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Observações
Nesta Aba o usuário irá posta observações pertinentes no cadastro do Cliente/Fornecedor.
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Ao clicar no botão, o sistema irá direciona-lo para o formulário abaixo.
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Para inserir Observação para o cliente, clique no botão: Acrescentar.
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Botão Acrescentar
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Informe a observação e clique no botão Confirmar para salvar as alterações.
Se for necessário efetuar a inclusão de nova informação, basta o usuário clicar novamente no botão Acrescentar, digitar a Observação e salvar ao clicar no botão Confirmar.
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Botão Alterar
Clique neste botão, quando for necessário a alteração da Observação.
O sistema irá habilitar o campo para alteração.
Clique no botão Confirmar para salvar as alterações feitas.
Botão Imprimir
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Clique no botão imprimir, o sistema irá exibir a tela para parametrização (como exibido na figura ao lado) do relatório (conforme exibido abaixo.
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Exemplo da impressão da Observação.
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Bloqueia/Desbloqueia/Limite de Crédito
Neste botão, o usuário fará a parametrização do Limite de Crédito e/ou Bloqueio/Desbloqueio do Cliente/Fornecedor.
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Ao clicar no botão, o sistema irá direciona-lo para o formulário abaixo.
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O usuário fará a parametrização dos campos exibidos no formulário ao lado.
Importante: Os campos: Validade do Cadastro e Data Validade Serasa poderá ou não possuir a mesma data;
No campo: Qtde dias p/ Bloqueio, o usuário irá informar a quantidade de dias necessárias para que o sistema bloqueie automaticamente o cliente (em caso de atraso) (campo não obrigatório);
No campo Mínimo p/ Fatura, o usuário irá informar o valor mínimo para a emissão da fatura (campo não obrigatório);
Para os campos Limite de Crédito, o usuário irá informar o valor máximo de crédito disponível ao cliente (ao confirmar o sistema irá atualizar o valor indicado automaticamente).
O formulário possui os seguintes botões:
- Informações de Limite de Crédito;
- Informação (Help Complemento Crédito);
- Imprimir Ocorrências do Cliente;
- Cadastro CheckList Finan;
Ao clicar neles, o sistema irá direcionar para os formulários exibidos abaixo.
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Botão Informações de Limite de Crédito
Atenção: Este Botão não está mais ativo. Ao clicar nele, o sistema irá direcionar o usuário para uma Tela Informativa, conforme exibido abaixo.
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Importante: As informações do Limite de Crédito será exibida em Tela, o sistema não mais exibirá estas informações ao clicar no botão: Informações de Limite de Crédito (conforme figura identificado na imagem exibida ao lado), exibindo a Tela Informativa abaixo.
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O sistema irá exibir a Tela Informativa ao lado quando o usuário clicar no botão: Informações de Limite de Crédito.
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Botão Informação (Help Complemento Crédito)
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Ao clicar no botão: Help Complemento Crédito (conforme figura identificado na imagem exibida ao lado), o sistema irá direcionar o usuário para o formulário abaixo.
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Será exibido a Tela ao lado com informações sobre o Complemento de Crédito.
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Botão Imprimir Ocorrências do Cliente
Botão Cadastro CheckList Finan
CEP Nacional
Nesta área o usuário fará a identificação do CEP do Cliente.
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Ao clicar no botão, o usuário será direcionado para o formulário abaixo.
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Para efetuar a Consulta/Alteração do CEP, siga os passos exibidos na figura ao lado.
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Para localizar o CEP, execute os passos:
- Informe o Estado;
- No campo digitável informe a sigla (UF) do Estado ou, a localize dentre as opções apresentadas;
- Informe a Cidade;
- No campo digitável informe a cidade ou, a localize dentre as opções apresentadas;
- Pesquise utilizando os filtros
- Selecione uma das opções de filtros:
- Flag Qualquer posição;
- Ao marcar esta opção, o sistema irá efetuar a pesquisa considerando a informação do campo digitável;
- Campo Digitável;
- Escreva a informação a ser pesquisada referente à opção de filtro selecionada;
- Botão Pesquisa;
- Ao clicar no botão, o sistema fará a pesquisa com base nas informações fornecidas nos filtros acima;
- O resultado será exibido na Grid;
- O resultado será exibido nas seguintes colunas:
- CEP;
- Logradouro;
- Bairro;
- Clique no botão Aceita
- Ao clicar no botão, o sistema irá efetuar o upload para o cadastro do cliente, da informação marcada na grid;
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Conta Contábil Cliente / Fornecedor
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Ao clicar na opção, o sistema irá apresentar o menu com as seguintes opções:
- Cliente/Fornecedor;
- Adiantamento
- Carteira Cheque
Ao clicar em uma destas opções, o usuário será direcionado para os formulários abaixo:
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Cliente/Fornecedor;
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Ao clicar na opção Cliente/Fornecedor, o sistema irá direcionar o usuário para o formulário abaixo, este será apresentado com as seguintes abas:
- Contas a Receber;
- Contas a Pagar
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Contas a Receber;
Por padrão, o sistema irá abrir o formulário nesta aba, onde será exibida a seguinte sub aba:
Receber
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Preencha os campos informando a conta contábil da:
- Contas a Receber;
- No campo digitável, informe a conta contábil;
- Quando o usuário não souber o número da conta contábil cadastrada, clique no botão , onde, será trazido a conta contábil cadastrada pelo sistema (conforme imagem exibida abaixo);
- Contas a Receber Dev.
- No campo digitável, informe a conta contábil;
- Quando o usuário não souber o número da conta contábil cadastrada, clique no botão , onde, será trazido a conta contábil cadastrada pelo sistema (conforme imagem exibida abaixo);
- Botão
- Ao clicar no botão, o sistema irá direcionar o usuário para o formulário abaixo;
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Ao clicar no botão , o sistema irá buscar o cadastro da Conta a Receber, ao localizar será emitido a Tela Informativa ao lado e, o sistema irá efetuar o upload da informação ao preencher o campo.
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Ao clicar no botão , o sistema irá exibir a Tela Informativa ao lado, onde, ao clicar no botão:
- SIM
- O sistema irá espelhar esta conta contábil (alteração) para as demais filiais (quando existir);
- Em confirmação do processo, será exibido a Tela Informativa abaixo;
- NÃO
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Será exibido a Tela Informativa ao lado, confirmando a alteração da Conta Contábil para todas as filiais.
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Contas a Pagar
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Preencha os campos informando a conta contábil da:
- Contas a Pagar;
- No campo digitável, informe a conta contábil;
- Quando o usuário não souber o número da conta contábil cadastrada, clique no botão , onde, será trazido a conta contábil cadastrada pelo sistema (conforme exemplo citado acima);
- Contas a Pagar Despesas (Opcional).
- No campo digitável, informe a conta contábil;
- Quando o usuário não souber o número da conta contábil cadastrada, clique no botão , onde, será trazido a conta contábil cadastrada pelo sistema (conforme exemplo citado acima);
- Contas a Pagar Dev.
- No campo digitável, informe a conta contábil;
- Quando o usuário não souber o número da conta contábil cadastrada, clique no botão , onde, será trazido a conta contábil cadastrada pelo sistema (conforme exemplo citado acima);
- Botão
- Ao clicar no botão, o sistema irá direcionar o usuário para a Tela Informativa (conforme exemplo citado acima);
- Clique no botão para encerrar o formulário.
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Adiantamento
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Ao clicar na opção Adiantamento, o sistema irá direcionar o usuário para o formulário abaixo
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- Selecione o Tipo de Adiantamento dentre as opções cadastradas;
- Informe a Conta Contábil ou, clique no botão , o sistema trará a Conta Contábil cadastrada para o Tipo de Adiantamento selecionado.
- O sistema irá exibir a informação na Grid;
- Clique no botão para encerrar o formulário.
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Carteira Cheque
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Ao clicar na opção Carteira Cheque, o sistema irá direcionar o usuário para o formulário abaixo
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- Selecione o Tipo de Cheque dentre as opções cadastradas;
- Informe a Conta Contábil ou, clique no botão , o sistema trará a Conta Contábil cadastrada para o Tipo de Cheque selecionado.
- O sistema irá exibir a informação na Grid;
- Clique no botão para encerrar o formulário.
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Análise de Cadastro de Cliente
Saldo Anterior Cliente/Fornecedor (F5)
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Ao clicar no botão, o usuário será direcionado para o formulário abaixo.
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No campo digitável, informe:
- Saldo Anterior do Contas a Receber;
- Saldo Anterior do Contas a Pagar;
- Clique no botão para salvar as alterações;
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Relatório Análise de Crédito
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Ao clicar no botão, o usuário será direcionado para o formulário abaixo.
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O sistema trará as informações do Cliente, preencha os seguintes campos digitáveis ao informar:
- Limite de Crédito;
- Filial;
- Clique no botão para salvar as alterações;
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Aceitar Cliente Selecionado
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Ao clicar no botão, o cliente marcado na grid será aceito e seus dados serão utilizados para a emissão de nota, etc. e, o formulário será encerrado.
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