Remessa em Garantia
Apresentação
Esse manual constitui um instrumento de orientação para os clientes NBS, quanto à utilização dos módulos ‘Tabelas, ‘Compras’ e ‘NBS_OS’ referentes ao processo de Remessa em Garantia das concessionárias da marca Nissan.
A NBS está em constante aprimoramento dos seus processos de negócio, objetivando a melhoria dos serviços e a satisfação dos clientes.
Módulos
Tabelas
Selecione o aplicativo no diretório ou atalho padrão onde se encontram os módulos do Sistema NBS e execute-o, informando o ‘login/senha/servidor’ para a abertura do módulo:
Importante Ao acessar a tela de login do usuário, é necessário que seja informado: |
Parametrização
A primeira coisa a ser feita é habilitar a opção Controlar Estoque de Fábrica - Recall.
Acesse:
Parâmetros Gerais [3] > Escolher a empresa, clicar em Alteração > Diversos > Peças
Classe Contábil
Após, o próximo passo é criar uma Classe Contábil específica para a remessa.
Acesse:
Acesse: Menu Principal > Classe Contábil | |
Clique em Inclusão | |
Crie uma classe contábil e habilite a opção:
Estoque de Terceiros Recall. Clique em Ok na informação.
Após, clicar em Confirmar. |
Locais de Estoque
Em seguida, deve ser criado um Local de Estoque que é específico para essas peças da remessa.
Acesse: Menu Principal > Local de Estoque | |
Clique em Inclusão | |
No cadastro de estoques físicos, preencha a empresa, crie o nome do local do estoque e selecione Estoque de Terceiros Recall, na Aplicação: Somente Oficina e Categoria do Estoque: Secundário.-
Feito isso, clique em Confirmar. |
Fornecedor
Agora, é necessário criar um fornecedor para a Nissan.
Acesse: Menu Principal > Fornecedor | |
Clique em Inclusão | |
Crie o nome do fornecedor de preferência identificando com Remessa, coloque a Marca e clique em Confirmar. |
Tabela de Itens/Fornecedor
Após criar o fornecedor, cruzar o Item com o Fornecedor criado no passo anterior.
Acesse: Menu Principal > Tabela de Itens/Fornecedor | |
Duplique o item da remessa Nissan e coloque o fornecedor com o que foi criado no passo anterior.
No exemplo ao lado o mesmo item está duplicado, porém com fornecedores diferentes. | |
No item duplicado, basta selecionar a Classe Contábil cadastrada para habilitar automaticamente a opção Estoque de Terceiros.
Após, basta clicar em Confirmar. |
Parametrizar Emissão de Nota Interna para Cliente
Acesse: Menu Principal > Tabela de Itens/Fornecedor | |
Habilitar a opção Permite emissão de nota fiscal em Nome do Cliente para O.S. Interna e clicar em Confirmar. |
Compras
Selecione o aplicativo no diretório ou atalho padrão onde se encontram os módulos do Sistema NBS e execute-o, informando o ‘login/senha/servidor’ para a abertura do módulo:
Importante Ao acessar a tela de login do usuário, é necessário que seja informado: |
No módulo Compras, será vinculado o local de estoque com uma locação específica.
Estoquista > Tabela de Locação
Acesse Menu Principal > Estoquista > Tabela de Locação | |
Clique em Inclusão para criar um Locação e vincular ao Local de Estoque criado no módulo Tabelas, conforme mostrado anteriormente. | |
Em Nome do Estoque, vincule ao Local de Estoque já cadastrado no módulo Tabelas.
Após, clique em Confirmar. |
Estoquista > Tabela de Locações x Itens
Acesse Menu Principal > Estoquista > Tabela de Locação x Itens. | |
Esse cruzamento é feito manualmente para alguns itens pois não são todos que fazem parte da Remessa em Garantia. |
Quando um item faz parte da Remessa em Garantia? Quando o item é grande que o concessionário não tem em estoque devido também ao custo elevado. Então a Fábrica emite uma nota de remessa que registra a entrada de estoque sem gerar financeiro, mas consta em estoque pois gera nota de saída para o cliente sem custos para a concessionária e nem ao cliente. |
Esse cruzamento é feito manualmente para alguns itens pois não são todos que fazem parte da Remessa em Garantia. |
Entrada de Nota – Remessa em Garantia
O processo de abertura de Remessa em Garantia é iniciado no Portal da Nissan onde é informado o chassi do carro e o item que será trocado. Essa nota só pode ser dada entrada como Remessa. O sistema não aceita outra forma de entrada pois não gera financeiro.
Quando a nota é emitida pela Nissan, ela já informa para qual chassi essa peça está vinculada para substituição.
Essa informação serve para que a peça seja utilizada somente no veículo informado e não possa ser vendido para outro cliente e nem instalado em outro serviço.
Para incluir uma Nota de Remessa basta clicar em Incluir. | |
Informe a opção Compra | |
Informe a opção Entrada Sem Frete | |
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Ao alterar o tipo de Dado da Nota a seguinte mensagem ao lado aparecerá. Clique em Sim | |
Você pode dar entrada na Nota clicando nas notas listadas na grid da tela ou carregar uma Nota Fiscal clicando no botão Carregar conforme mostrado ao lado. | |
Selecione o layout de importar a Nota. | |
Selecione a forma de importar a Nota. |
Na importação por XML
Escolha o arquivo XML da nota de Remessa. | |
Informe o Fornecedor cadastrado para Remessas em Garantia e clicar em Confirmar. | |
Confirme a mensagem de leitura da nota. | |
O sistema vai listar a nota carregada.
É o mesmo processo já existente para outras notas. | |
Informe o CFOP¹ próprio para Peças em Garantia, clique em OK² e em Aceitar³. | |
O sistema só confirma que a nota é de simples remessa de peças substituição em Garantia. Pode clicar em Sim. |
O sistema fará a comparação se os valores estão OK.
Na guia Locações, o sistema trata só a Locação cadastrada como estoque terceiros da operação. Nem traz as demais locações
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OBS: A aba financeiro não aparece por não gerar Financeiro nesse tipo de remessa.
O sistema só confirma que a compra é interestadual e a data da barreira não foi preenchida mas pode clicar em Sim. | |
O sistema informa o número da nota e que não gerou a Confirmação da Operação. Clique em OK. | |
O sistema pergunta se deseja imprimir o relatório de locação. É livre de escolha. | |
O sistema informa a gravação da Nota com sucesso. |
Após a entrada da nota, o sistema vincula o chassi do veículo ao produto que veio na nota.
Selecione a nota. | |
Na guia Itens > Itens > Vai ser listada o produto com o chassi vinculado na nota de remessa enviada pela Nissan. |
Para listar os produtos em estoque para Remessa em Garantia, basta clicar no Menu Relatórios > Compra por Classificação Fiscal.
Contab
Selecione o aplicativo no diretório ou atalho padrão onde se encontram os módulos do Sistema NBS e execute-o, informando o ‘login/senha/servidor’ para a abertura do módulo:
Importante Ao acessar a tela de login do usuário, é necessário que seja informado: |
Após efetuar o Login, o sistema irá solicitar que o usuário confirme os seguintes dados abaixo, esses dados serão utilizados no processo de contabilização.
- Empresa
- Filial;
- Exercício Contábil
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- Por não existir financeiro para a entrada esta será uma conta de Crédito;
- Podendo ser uma conta do Ativo, Passivo ou Resultado.
- A critério do contador do dealer.
OBS.: A definição da conta contábil referente ao débito é de responsabilidade da contabilidade do dealer |
Atenção: A baixa do estoque será feito no faturamento da ordem de serviço interno recall.
OBS.: Nesta opção pode-se definir: O cruzamento da classe contábil com o setor de serviço. |
Será feito o cruzamento da classe contábil com o serviço.
- Localize a classe contábil a efetuar o cruzamento com o serviço e clique na seta vermelha apontando para a direita;
- Escolha um serviço dentre os disponíveis nos setores cadastrados e clique na seta vermelha apontando para cima a direita;
- Preencha o centro custo para essa classe.
- Salve as alterações efetuadas.
Importante: A Ordem de Serviços de Debito Interno Recall de Peças não tem mão de obra, portanto é necessário ter um serviço do tipo não cobrar para que ao requisitar a peça seja verificado qual o setor do serviço e configurar somente aquele setor.
OBS.: Caso não esteja configura na emissão da nota fiscal pelo módulo Nbs_OS para o debito interno de peças será gerado uma crítica de contabilização para essa nota fiscal emitida.
NBS_OS
Selecione o aplicativo no diretório ou atalho padrão onde se encontram os módulos do Sistema NBS e execute-o, informando o login, senha e servidor para a abertura do módulo. Abaixo é ilustrado os campos necessários para acesso.
Importante Ao acessar a tela de login do usuário, é necessário que seja informado: |
Na guia Tabelas > Controle de OS > Tipos de O.S. você vai criar um tipo de O.S. específico para a remessa.
Para incluir tipo de Ordem de Serviço basta clicar em Inclusão. | |
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Para Remessa em Garantia são geradas duas O.S’s.
- Em uma será alocada a O.S. do serviço que foi executado pela garantia;
- A O.S. interna será utilizada para requisitar a peça e emitir a Nota de Saída em nome do cliente.
Pesquise a O.S., selecione na grid |
OBS: O.S. interna que tentar requisitar a peça da Remessa de Garantia passará por uma validação do sistema onde será checado o chassi. Se o chassi informado não for o que veio referente a peça o sistema emitirá a seguinte mensagem:
Se for uma O.S. que não é do tipo interna e tentar utilizar a peça da Remessa em Garantia o sistema emitirá a seguinte mensagem: