Voltar para Nissan
Apresentação
Esse manual constitui um instrumento de orientação aos clientes NBS, quanto à configuração do módulo ‘NBSIntegrações’ para o processo Nissan Service Booking.
|
ATENÇÃO As informações contidas nas imagens deste manual, serão apenas para exemplificar o processo.
O usuário NÃO deve alterar suas configurações para espelhar as informações aqui contidas.
|
Objetivo
Permitir que o cliente faça um agendamento online em um Dealer Nissan.
Utilização
Acesso
Selecione o aplicativo no diretório ou atalho padrão onde se encontram os módulos do Sistema NBS e execute-o, informando o ‘login/senha/servidor’ para a abertura do módulo.
|
Importante
Ao acessar a tela de login do usuário, é necessário que seja informado:
O nome do usuário cadastrado;
A senha registrada e;
O servidor vinculado.
|
Selecionar Processo de Integração
|
Após o login, é necessário selecionar a Montadora, Plugins Nissan e Processo, Plugin - Nissan Service Booking, conforme imagem ao lado.
|
Visão da Tela Principal
Após logar e selecionar o Processo de Integração, o usuário terá a visão da página principal do módulo.
Cadastro (Parâmetros)
Processo
Ao selecionar o menu Cadastro > Processo, você é direcionado para a aba Lista, onde é apresentado o processos Nissan Service Booking que já vêm cadastrado via script no momento da implantação.
Para editar o processo, basta seleciona-lo na grid e clicar no ícone no formato de lápis , em seguir abrirá a aba Cadastro, onde deverá ser feito algumas configurações.
|
Nesta tela não tem nenhum Parâmetro cadastrado, apenas o processo com a ID, Sigla, Descrição, Modo de Comunicação, Tipo de Integração, Grupo, se Possui Frequência e se esta Ativo.
|
Empresa
Ao selecionar o menu Cadastro > Empresa, você é direcionado para a aba Lista onde são listados as empresas que farão parte da integração conforme imagem abaixo:
Para incluir, editar ou excluir um registro de empresa, basta usar um dos botões abaixo:
Ao clicar em Incluir Registro ou Alterar Registro da empresa selecionada na grid, a guia Cadastro.
|
- Empresa: Será listado as empresas que atendem os critérios para fazer parte da integração.
- Grupo de E-mail: Usado para enviar e-mails de notificações da integração.
|
Grupo de Operações
Neste processo será utilizado somente o Agendamento que já vêm cadastrado via script no momento da implantação.
Obs: No Grupo de Operações não tem nenhum Parâmetro cadastrado, apenas a Descrição e a flag Ativo selecionado.
Operação
Neste processo será utilizado somente o Agendamento que já vêm cadastrado via script no momento da implantação.
Aba Lista
Nesta configuração será cruzado a empresa com as operações do processo:
- Consulta Agenda
- Grava Agendamento
- Atualizar Status do Agendamento
Conforme imagem abaixo:
Configurações
Aba Lista
Nesta configuração será cruzado a empresa com as operações do processo:
- Consulta Agenda
- Grava Agendamento
- Atualizar Status do Agendamento
Conforme imagem abaixo:
Quando o cliente acessa o portal da Nissan consultar a agenda da Concessionária, o portal consulta na base do Dealer checar a agenda dos consultores para verificar a disponibilidade de data e hora.
|
É necessário informar o código do Dealer, período_final e periodo_inicial.
Período Inicial: Informar com quantos dias, a partir de uma data, a agenda do consultor ficará disponível. (Mínimo de 1 dia).
Ex: Se hoje é dia 01/08, a data disponível para agendamento é somente dia 02/08.
Período Final: Informar a data final de disponibilidade da agenda do Consultor. (O período máximo de dias definido pela Nissan é de 21 dias).
|
|
É necessário informar o código do Dealer, Grupo de E-mail e na grid informar:
grupo_email: Quando houver agendamento via portal da Nissan, será disparado um e-mail para quem fizer parte desse grupo de e-mail configurado dentro do NBS_USER.
usuario_logado: É o usuário padrão que vai criar a agenda.
cod_produto: Código do Produto no sistema TAB VEIC. Caso o carro não tenha ainda um cadastro na base do Dealer, ele utilizará o cod_produto parametrizado nesse momento pois essa informação é obrigatória.
cod_modelo: (Mesmo caso do cod_produto) Código do Modelo no sistema TAB VEIC. Caso o carro não tenha ainda um cadastro na base do Dealer, ele utilizará o cod_produto parametrizado nesse momento pois essa informação é obrigatória. Após, o consultor vai confirmar o agendamento e atualizar para o modelo correto do veículo.
|
Entidades Integradas
|
São listados todos os eventos de agendamento.
|
|
Aqui estão listados os Consultores que terão seus horários de suas agendas disponibilizadas para o Agendamento dentro do Portal Nissan. Não será exibido o nome do consultor no momento do agendamento e sim o horário disponível.
|
|
Aqui são cruzados os serviços listados pela Nissan com os serviços cadastrados no Sistema NBS.
|
Voltar para Nissan
NBS_OS
No módulo NBS_OS, para consultar o Agendamento, basta acessar o menu Agendamento > Agendar/Consultar (Para quem não usa o Premium) conforme imagem abaixo:
Agendamento de Visitas
Os agendamentos de visita a oficina fica disponível na tela abaixo:
|
É possível filtrar pelo Status, Data, Veículo, Atendente, Consultor, Prisma/Box, Placa, Cliente e Cód. Agenda conforme destacado ao lado.
|
Agendamento que NÃO realizado pelo Portal Nissan
Para Nissan, foi criada a coluna Online para identificar os agendamentos feitos via portal. No caso dos agendamentos que não foram feitos online, o campo da coluna Online fica vazio, conforme imagem abaixo:
Agendamento Realizado via Portal Nissan
No caso do agendamento feito via portal, fica identificado na coluna como Não Lido, no caso de nenhum consultor ter marcado como lido. Também é identificado um grupo de e-mail parametrizado aqui.
|
- Campo Não Lido que identifica que o agendamento foi feito via portal Nissan. Há também uma observação conforme imagem ao lado.
- Para detalhar esse evento, basta clicar no botão Det. Interface
|
|
Nessa tela estão os detalhes preenchidos lá no Portal Nissan na hora da abertura do agendamento e traz as seguintes informações como a data e hora do agendamento além de:
- Dados do veículo;
- Observações;
- Dados do Cliente.
|
Caso o sistema não encontre o veículo através da placa, será preenchido o modelo padrão configurado aqui.
|
- Modelo Padrão configurado no NBSIntegrações.
|
|
Na guia Apontaria: Serviços/Peças/Produtivos vem os serviços selecionados no Portal Nissan que foram cruzados no NBSIntegrações.
|
Para o Consultor informar a Nissan que ele visualizou o agendamento:
|
Selecione a linha da agenda, clique bom o botão direito do mouse e clique em Marcar Como Lido.
|
|
Após, o sistema identificará a coluna como Lido e a Nissan estará ciente que algum consultor do Dealer tem conhecimento desse agendamento. Esse processo é diferente da Confirmação da Agenda onde o Consultor liga 1 dia antes para confirmar a visita à oficina, possivelmente adicionar algum outro serviço, alterar a data, cancelar e entre outros.
|