NDI - Nissan Dealer Integration

De Wiki NBS
Ir para navegação Ir para pesquisar

Seta-topo.png

Para retornar à Página Principal - Soluções NBS - Montadoras - NISSAN - NissanExtrator - NDI - Nissan Dealer Integration

Apresentação

Esse manual constitui um instrumento de orientação para os clientes NBS, quanto à utilização do Módulo ‘NissanExtrator’.

A NBS está em constante aprimoramento dos seus processos de negócio, objetivando a melhoria dos serviços e a satisfação dos clientes.

Introdução

Objetivo

O objetivo destas integrações é a troca de informações entre a Montadora e a Rede de Concessionárias Nissan de modo a suportar a operação dos diversos processos de negócio existentes, como por exemplo:

  • Apuração e Pagamento de Incentivos de Ações Comerciais;
  • Apuração e Pagamento de Incentivos por Performance em Vendas;
  • Apuração e Pagamento de Incentivos nas Operações de Trade-In e Fidelidade Nissan;
  • Apuração e Pagamento de Comissões por Venda Direta;
  • Critério de Elegibilidade do Programa de Performance de Qualidade;
  • Pesquisas de Qualidade SSI e CSI;
  • Programa Voice of Customer;
  • Gestão de Leads e Fluxo de Loja;
  • Gestão das Centrais de Agendamento Ativo;
  • Informações para os Cockpits de Vendas e Pós-Vendas das concessionárias;
Importante
  • O não envio ou até mesmo o envio com atraso dessas informações pode acarretar em perdas financeiras às concessionárias em relação ao processos/incentivos citados acima.
  • Interfaces entre o Sistema NBS e Webservice Nissan do Brasil

    As informações abaixo devem ser providenciadas junto à Nissan do Brasil antes do início da configuração do módulo.

    {{{alt}}}


    Roteiro de Configuração para a Implantação das Interfaces.

    Antes de iniciarmos o envio das informações, precisamos fazer algumas checagens dentro do NBS, para que os dados sejam enviados de forma correta, segue tabela abaixo dos processos necessários:

    Importante
  • É obrigatório que os parâmetros abaixo estejam ativos/configurados.
  • ID Módulo Caminho Parâmetro
    1 Tabelas Parâmetros Gerais 2 > Parâmetros > Serviços > [Aba] [1] Forçar atualizar cadastro de clientes a cada 1 dias;
    2 Tabelas Parâmetros Gerais 2 > Parâmetros > Peças > [Aba] [1] Forçar atualizar cadastro de clientes a cada 1 dias;
    3 Tabelas Parâmetros Gerais 2 > Parâmetros > Veículos > Propostas Forçar atualizar cadastro de clientes a cada 1 dias;
    4 Tabelas Parâmetros Gerais 3 > Parâmetros > Diversos > Cliente Forçar CNAE em cadastro de pessoa jurídica.
    5 Tabelas Parâmetros Gerais 3 > Parâmetros > Diversos > Diversos Forçar campos na inclusão/alteração no cadastro de usuário.

    Os vendedores e gerentes serão obrigados a ter e-mail e CPF cadastrado no NBS_USER

    6 Tabelas Parâmetros Gerais 3 > Específico > Nissan / Renault Para empresas que gostariam do usuário não alterar as

    informações do AT001 (NF-e Nissan / Concessionária (ATACADO)

    (substituto do BIR.CAR)), poderá marcar o parâmetro e não

    poderá alterar as informações vinda da fabrica como o produto,

    modelo, cor, renavam e motor.

    7 Tab_Veic Tab Veic > Secundárias > Marcas Vincular todas as marcas que são Nissan (Novos e Usados) com a marca Nissan. Na opção Tipo Concessionária.

    Tab Veic-Marcas.jpg

    8 NBS_User Usuários > Incluir / Alterar Todos os gerentes e vendedores tem que estar cadastrado

    CPF e E-mail.

    9 CRM Gold Test Drive > Veículo Test Drive Todo veículo de test-drive usado por empresa Nissan

    deverá ter que cadastrar o Chassi,

    10 CRM Gold Controle de Lead > Tipo de Evento Parâmetro:
    • Veio da Montadora;
    • Tempo Atenção Fábrica para atendimento 60 Minutos;
    • Tempo de Fábrica para atendimento 120 Minutos;
    11 Serviços do Windows NBS O usuário deve efetuar a instalação dos serviços Nissan (ao lado),

    conforme instruções do Manual de Instalação NBServicePanel

    (publicado no FTP, em: Sistema Delphi > Manuais > Interfaces >

    Especificas > Manual de Usuário – NBSServicePanel.pdf)

    Serviços:
    • Nissan NDI CRM Vendas;
    • Nissan NDIGet;
    • Nissan NDIPost;
    Importante
  • Os parâmetros do módulo Tabelas devem ser configurados para 1 dia.
  • O parâmetro do CRM Gold deve ser configurado para 120 minutos..
  • Roteiro de configuração para implantação das Interfaces

    Para o início do envio das informações, é necessário que se efetue algumas checagens dentro do NBS, para que os dados sejam enviados de forma correta, conforme abaixo:

    Nissan extrator - tela nbs user.png

    Módulo Caminho Configuração
    NBS_USER NBS_User.exe > Grupo de E-mail Configurar Grupo de E-mail para TI (Para o recebimento das notificações de Envio)
    NBS_USER NBS_User.exe > Acesso x Função Configurar os acessos para o responsável na execução do Módulo

    Os itens acima devem estar devidamente configurados uma vez que serão necessários ao longo da execução deste manual.

    Outros Módulos

    O módulo Nissan Extrator fará a integração com outros módulos, através de acessos específicos, conforme exemplificado abaixo:

    Módulo Caminho
    NBS CRM
    NBS OS

    Interface Nissan – Operações.

    A Nissan opera com 18 operações padrão e 03 serviços do Windows NBS, são elas:

    ID Operação Nissan; Ícone Descrição
    1 DM001 Ficha Gama – EMI Nissan;
    Botao movimento de consulta de ficha gama.png
    1
    Esta interface visa fornecer aos Sistemas DMS e CRM Homologados as informações oficiais de Veículos Nissan, o que inclui códigos de modelos, versões, cores disponíveis além das descrições comerciais padrões além da Tabela de Preços Atualizada dos Veículos Nissan.
    2 CL001 Cadastro de Clientes; 2
    Botao movimento de cadastro de clientes.png
    Esta interface visa integrar as informações de Cadastros de Clientes existentes no Banco de Dados dos Sistemas DMS Homologados sempre que acontecer uma nova inclusão ou atualização nos registros.

    No caso, entende-se por cliente o “cliente de fato”, ou seja, aquele para o qual foi emitido ao menos uma Proposta (Pedido); Ordens de Serviço; Notas Fiscais de venda (NF-e ou NFS-e) de veículos, peças, acessórios, lubrificantes, pneus, serviços, etc.

    Para estes casos acima, todas as informações do cliente devem ser previamente enviadas através deste serviço.

    3 FL001 – Registro e Atualização de Atendimento; 3
    Botao movimento fluxo de atendimento de vendas.png
    Este serviço é a interface para que o Sistema CRM Homologado envie à Nissan o registro de um novo atendimento/oportunidade registrado pela concessionária como, por exemplo, uma nova campanha ou um novo Lead gerado pela concessionária em seu site, redes sociais ou anúncios diversos.

    O mesmo serve ainda para o envio de possíveis atualizações de informações pertinentes como, por exemplo: Canal de Vendas, Mídia de atração, vendedor responsável, gerente de vendas, dados básicos do cliente entre outros campos.

    4 FL002 – Registro das Tentativas de Contato ou Agendamento; 3
    Botao movimento fluxo de atendimento de vendas.png
    Este serviço é a interface para que o Sistema CRM Homologado envie à Nissan as tentativas de contato ou agendamentos para visita ao showroom ou test-drive relativas a um atendimento/oportunidade.

    Portanto, o mesmo não deve ser utilizado para registro de todas as “ações” relativas ao atendimento/oportunidade como visitas ao showroom, test-drive, negociações, propostas, etc., mas somente deve registrar as tentativas de contato ou agendamentos.

    É através destas informações que a Nissan identifica o Prazo de Atendimento ao Hot Lead Nissan – importante indicador da efetividade da concessionária referente ao atendimento aos Leads.

    5 FL003 – Registro das Visitas do Cliente ao Showroom; 3
    Botao movimento fluxo de atendimento de vendas.png
    Este serviço é a interface para que o Sistema CRM Homologado envie à Nissan os registros das visitas ao showroom da concessionária relativas a um atendimento/oportunidade.

    É através destas informações que são contabilizados o Fluxo de Loja da concessionária pela Nissan.

    6 FL004 – Registro e Atualização da Qualificação do Cliente; 3
    Botao movimento fluxo de atendimento de vendas.png
    Este serviço é a interface para que o Sistema CRM Homologado envie à Nissan os dados referentes a qualificação de um atendimento/oportunidade.
    7 Fl005 – Registros de Test-Drive Realizados; 3
    Botao movimento fluxo de atendimento de vendas.png
    Este serviço é a interface para que o Sistema CRM Homologado envie à Nissan os dados referentes aos Test-Drives realizados relativos a um atendimento/oportunidade.
    8 FL006 – Registros das Negociações; 3
    Botao movimento fluxo de atendimento de vendas.png
    Este serviço é a interface para que o Sistema CRM Homologado envie à Nissan os dados referentes as negociações relativas a um atendimento/oportunidade.
    9 FL007 – Registro do Sucesso – CRMs; - OPERAÇÃO NÃO LIBERADA PELA NISSAN PARA A NBS – Por default está desabilitada!

    Este serviço é exclusivo às Concessionárias que usam Ferramentas Específicas de CRM Homologadas (não o módulo de CRM dos DMS) para informar à Nissan do “Sucesso” na(s) venda(s) referente a um atendimento/oportunidade.

    10 FL008 – Registro da Proposta Aceita (Pedido) DMSs; 3
    Botao movimento fluxo de atendimento de vendas.png
    Este serviço é exclusivo para Concessionárias que usam o Módulo de CRM do próprio DMS Homologado para envio da Proposta Aceita (Pedido Firme) à Nissan referente a um atendimento/oportunidade.

    IMPORTANTE: Antes de realizar a chamada a este serviço, o Sistema DMS Homologado deve obrigatoriamente realizar a chamada ao serviço (Operação 2) – CL001 – Cadastro de Cliente para envio do Cadastro de Cliente.

    11 FL009 – Registro de Oportunidade Perdida (Insucesso); 3
    Botao movimento fluxo de atendimento de vendas.png
    Este serviço é a interface para que os Fornecedores de Sistemas DMS/CRM Homologados enviem à Nissan o registro das Oportunidades Perdidas (Insucessos).
    12 FL010 – Registro de Tentativa de Resgate de Oportunidade; 3
    Botao movimento fluxo de atendimento de vendas.png
    Este serviço é a interface para que os Fornecedores de Sistemas DMS/CRM Homologados enviem à Nissan o registro dos processos de Tentativa de Resgate de Oportunidades Perdidas (Insucessos).
    13 LD001 – Hot Leads Nissan; 4
    Hot Lead.png
    Este serviço visa prover aos Sistemas CRM Homologados o consumo dos Leads gerados e enriquecidos pelo processo de Lead Management Nissan de tal forma que a concessionária dê continuidade no atendimento ao cliente que começou com a Nissan.
    14 AT001 NF-e Nissan / Concessionária (ATACADO) 5
    Nota Fiscal.png
    Esta interface visa fornecer aos Sistemas DMS e CRM Homologados as informações de todas as Notas Fiscais faturadas pela Nissan contra a concessionária (todas as operações fiscais) para que tanto o estoque contábil de veículos como de peças das concessionárias seja devidamente atualizado com estas informações. São informadas ainda neste serviço as NFs de Venda Direta faturadas pela Nissan (Nissan > Cliente Final) relativas a concessionária “agente da venda”.

    Também, em caso de NF de Venda Varejo (Nissan > Concessionária), os possíveis descontos comerciais aplicados a cada NF como, por exemplo, Mídia cooperada, Fundo FVN e Desconto Comercial Incondicional são informados.

    15 AT002 - Cancelamento de NF-e Veículos Nissan (ATACADO) 6
    Nota Fiscal.png
    Esta interface visa fornecer aos Sistemas DMS e CRM Homologados as informações de cancelamentos de NF-e de Veículos e Peças Nissan previamente faturados contra a concessionária para que o estoque contábil de veículos dela seja devidamente atualizado com essas informações.
    16 NF001- Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) 7
    Nota Fiscal.png
    Esta interface visa integrar todas as informações de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) emitidas pelas concessionárias, independente do código de operação fiscal (CFOP).
    17 NF002 - Cancelamento de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) 7
    Nota Fiscal.png
    Quando houver um Cancelamento de uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), este serviço deve ser acessado para informar tal evento.
    18 DM004 – Consulta Veículos Nissan 8
    Botao movimento de consulta de ficha gama.png
    Esta interface visa fornecer aos Sistemas DMS e CRM Homologados a possibilidade de consultar as informações oficiais de Veículos Nissan a partir da Placa ou do Chassi do Veículo.
    28 DM007 - Ficha Gama de Veículo de Outras Marcas (FIPE) 8
    Botao movimento de consulta de ficha gama.png
    Esse serviço visa disponibilizar aos DMS Homologados a Ficha Gama de Veículos de Outras Marcas baseada na tabela FIPE.
    Serviços do Windows NBS
    1 NBS – Nissan NDIGet 1 Operações NBS: 1, 4, 5, 6 e 8
    2 NBS – Nissan NDIPost 2 Operações NBS: 2 e 7. 
    3 NBS – Nissan NDI CRM Vendas 3 Operação NBS: 3.
    Alfinete2.png Importante
  • As informações nas imagens deste manual é apenas para exemplificar o processo. O usuário NÃO deve alterar suas configurações para espelhar as informações aqui contidas.
  • Pré-Configuração

    NBS_User

    Selecione o aplicativo NBS_User no diretório ou atalho padrão onde se encontram os módulos do Sistema NBS e execute-o, informando o ‘login/senha/servidor’ para a abertura do módulo: 

    Módulo Caminho Configuração
    NBS_USER NBS_User.exe > Grupo de E-mail Configurar Grupo de E-mail para TI (Para o recebimento das notificações de Envio)
    NBS_USER NBS_User.exe > Acesso x Função Configurar os acessos para o usuário responsável;

    Liberação de Acesso ao Usuário.

    Para o acesso ao módulo é necessário que seja concedido os seguintes acessos ao usuário (através do Módulo NBS_User):

    Acesso Descrição
    C0266 Pode acessar NissanExtrator;
    C0267 Parâmetros > Empresas – NissanExtrator;
    C0349 Permissão de acesso a rotina de backup Carga NissanExtrator;
    C0352 Pode acessar menu DE-PARA do módulo NissanExtrator;
    C0353 Pode acessar a tela de cadastro de empresas do modulo NissanExtrator;
    C0354 Pode acessar a tela de cadastro de empresas de Web Service – URL do modulo NissanExtrator;
    C0355 Pode acessar a tela de Cruzamento do modulo NissanExtrator;
    C0356 Pode acessar tela de Manutenção de Backup NissanExtrator;
    C0357 Pode excluir Cruzamento da operação do módulo NissanExtator;
    C0358 Pode realizar Cruzamento da operação do módulo NissanExtator;
    C0359 Pode realizar cadastro de operação do módulo NissanExtrator
    91701 Pode acessar menu preços da interface E-commerce Veículos Nissan;
    91702 Pode visualizar demais empresas para bloquear/ajustar veículos E-commerce Nissan.
    91703 Pode bloquear/desbloquear/justar veículos E-commerce Nissan;

    Repita o processo para todos os acessos necessários.

    Importante
  • Habilitar os acessos para que o usuário responsável possa acessar corretamente o módulo Nissan Extrator.
  • Utilização

    Acesso

    Selecione o aplicativo Botao nissanextrator.pngno diretório ou atalho padrão onde se encontram os módulos do Sistema NBS e execute-o, informando o ‘login/senha/servidor’ para a abertura do módulo.

    Tela login - nissanextrator.png
    Importante

    Ao acessar a tela de login do usuário, é necessário que seja informado:

  • O nome do usuário cadastrado;
  • A senha registrada e;
  • O servidor vinculado.
  • Alfinete2.png Atenção
    O 'Sistema' validará se a função do usuário logado possui o acesso:
  • C0266(Pode Acessar Nissan Extrator).
  • Visão da Tela Principal

    Após logar, o usuário terá a visão da página principal do módulo, conforme imagem abaixo.

    _
    {{{alt}}}
    Atenção

    Todas as imagens dos botões na tela principal te transferem para as documentações.

  • De-Para
  • Manutenção
  • Notas Fiscais
  • Nissan Rim
  • Alertas
  • Ajuda

  • Agora iremos iniciar a parametrização, pedimos que acesse a guia: Parâmetros.


    Para retornar à Página Principal - Soluções NBS - Montadoras - NISSAN - NissanExtrator - NDI - Nissan Dealer Integration