NBS OS - OS - Nova

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Seta-topo.png

Conceitos

Esta ação tem o intuito de permitir que o usuário realize a abertura de novas O.S.

IMPORTANTE:

  • O usuário terá ainda a opção de abertura de um novo Orçamento através do botão . Neste botão, o usuário poderá efetuar a abertura do Orçamento / O.S.

Abertura de O.S.

Tela do Menu

Modulo NBSOS - Guia OS - Nova OS - Tela Acesso.png Ao Acessar a opção, o sistema irá abrir o formulário (abaixo) para a abertura de uma nova OS.

Pesquisa do Cadastro do Cliente

NBS OS - OS - Nova - Form Identificacao do Veiculo.png

Para a abertura de uma nova OS o usuário irá executar os seguintes passos:

  1. Utilize os filtros em Tela para localizar o cadastro do cliente;
  2. Clique no botão próximo, o sistema irá direciona-lo para a próxima tela;

IMPORTANTE:

Ao efetuar a consulta do cliente para a emissão de NOVA ORDEM DE SERVIÇO (OS), e, se existir registro do mesmo marcado no parâmetro por Empresa (LGPD): Empresa NÃO autorizada aos dados do cliente (Opt-Out) ativo. Não será permitido a visualização dos dados do cliente, todos os dados pessoais visualizado em tela será criptografado, exceto o Nome e, será exibido a seguinte mensagem:

  • "Este cliente NÃO autorizou acesso aos seus dados! Este atendimento poderá prosseguir, mas apenas o NOME do cliente estará disponível e não será permitido imprimir esta proposta ou faturá-la sem que o cliente realize a autorização formal de consentimento para acesso aos seus dados. Solicite, por gentileza, a liberação junto ao setor responsável (Cockpit LGPD)."
NBSRecap - Botao Limite Credito - Form Consulta Limite de Cadastro - Tela Informativa2.png Ao efetuar a pesquisa, o sistema irá pesquisar a situação do cliente e, se o cliente não possuir Limite de Crédito será emitida a Tela Informativa ao lado;

Neste caso é recomendável que seja contatado o financeiro da empresa para liberação do cadastro do cliente.


Seleção do Veículo

Se o cliente já possuir frota cadastrada, o usuário irá selecionar o veículo

NBS OS - OS - Nova - Form Identificacao do Veiculo 2.png Neste formulário o usuário irá identificar o veículo do cliente, que pode ser efetuado das seguintes formas:
  • Selecionar a frota do Cliente (se esta estiver cadastrada);
  • Selecionar os dados de uma OS já aberta;
  • Utilizar os dados da última OS aberta;
  • Informar novos dados (novo veículo);
    • Ao selecionar estar opção, o usuário irá informar os dados do veiculo no formulário: Incluir Serviço > Aba Veículo;
O formulário será apresentado com os seguintes filtros:
  1. Nome do Cliente;
    • O sistema trará a informação selecionada no formulário anterior;
  2. Flag: Filtrar por Inscrição Estadual;
    • Ao marcar o filtro, o sistema irá habilitar o botão para seleção da inscrição estadual;
    • Atenção: O sistema só trará esta informação quando, se tratar de pessoa Jurídica;
  3. Origem dos Dados do Veículo;
    • Selecione uma das opções:
      • Novos Dados;
      • Última OS;
        • Atenção: Por padrão, o sistema trará esta opção marcada e, informará todas as OS abertas na grid para a frota do cliente;
      • Escolha OS;
      • Escolha Frota;
  4. Grid;
    • O sistema irá exibir as colunas na grid de acordo com a opção: Origem dos Dados do Veículo selecionado;
  5. Botão: Próximo
    • Após determinar a Origem dos Dados do Veículo, e, clicar no botão próximo, o sistema irá direcionar o usuário para o formulário abaixo para a confirmação dos dados do veículo selecionado;
    • Atenção: Para este exemplo utilizamos a opção: Última OS;
NBS OS - OS - Nova - Form Identificacao do Veiculo 3 - Tela Informativa.png Importante: Quando o cliente já possuir uma agenda confirmada, o sistema irá emitir a Tela Informativa ao lado como um alerta.
NBS OS - OS - Nova - Form Identificacao do Veiculo 3.png Neste formulário o usuário irá confirmar as informações selecionadas (processo efetivado no formulário anterior) onde:
  1. Será exibido os dados nos seguintes campos:
    • Nome;
    • Produto;
    • Modelo;
    • MVS;
    • Placa;
  2. Tipo de Abertura (passo não obrigatório);
    • O usuário irá selecionar uma das seguintes opções de abertura do evento;
  3. Botão Confirmar;
    • Ao clicar no botão, o sistema irá efetuar o upload dos dados do veículo selecionado para o próximo formulário, conforme abaixo;

Abertura da Ordem de Serviço

Neste formulário o usuário irá definir i tipo de evento que deseja abrir;

O formulário será apresentado com as seguintes abas:

  • Dados;
  • Veículo;
  • Reclamações;
  • Pertences;
  • Campanha;
Aba Dados

Nesta aba será incluído as informações gerais da Ordem de Serviço.

NBS OS - OS - Nova - Form Incluir Servico1.png Por padrão, o sistema irá exibir o formulário na aba Dados: Neste formulário o usuário irá determinar:
  • Tipo de Evento a ser aberto;
  • Dados iniciais do atendimento;
Para a abertura do evento o usuário preencha os campos abaixo:
  1. Tipo;
    • Selecione o Tipo de evento a ser aberto:
    • Orçamento;
    • Ordem de Serviço;
      • Por padrão, o sistema irá trazer esta opção marcada;
  2. Consultores;
    • Consultor Recepção;
      • Selecione o Consultor dentre as opções cadastradas ou clique no botão: Botao Pesquisa 3.png;
      • O sistema irá abrir o Formulário abaixo;
      • Atenção: Esta informação é obrigatória;
    • Data Prevista;
      • Por padrão, o sistema trará a data do dia marcada (sysday);
      • Esta data pode ser alterada;
    • Hora Prevista;
      • Informe a hora ao clicar no botão Botao Pesquisa 3.png;
    • Consultor de Entrega;
      • Selecione o Consultor dentre as opções cadastradas ou clique no botão: Botao Pesquisa 3.png;
      • O sistema irá abrir o Formulário abaixo;
      • Atenção: Esta informação é obrigatória;
    • Data Prometida;
      • Por padrão, o sistema trará a data do dia marcada (sysday);
      • Esta data pode ser alterada;
    • Hora Prometida;
      • Informe a hora ao clicar no botão Botao Pesquisa 3.png; (Campo obrigatório);
  3. Nota OP 60
    • Selecione uma das opções:
    • Nota Própria;
      • Por padrão o sistema irá trazer esta opção marcada;
    • Nota de Terceiros;
  4. Cliente;
    • O sistema trará os seguintes campos já preenchidos;
      • Nome;
      • Telefone;
      • Flag:
        • Selecione se necessário as opções abaixo:
        • Cadastro;
          • Esta opção virá marcada quando o usuário utilizar a informação do cadastro de clientes para a identificação do cliente;
        • Balcão;
  5. Dados Gerais;
    • Tipo de OS;
      • Selecione uma das opções cadastradas (Campo obrigatório);
      • Atenção: Para as empresas pertencentes à rede FCA, é importante que indique o tipo de OS cadastrada para a exibição dos novos formulários/Diagnóstico;
    • Consultor Técnico;
      • Selecione o Consultor dentre as opções cadastradas (Campo obrigatório);
    • Quem Abriu;
      • O sistema trará o nome do usuário que efetuou a abertura do evento;
    • Mídia;
      • Selecione uma das opções cadastradas (Campo obrigatório);
    • Seguradora;
      • Informe os dados da seguradora dentre as opções cadastradas quando for necessário;
    • Flag: Peça usada fica com cliente;
      • O flag deve ser marcado quando o cliente solicitar a peça utilizada;
    • Observação
      • Utilize o campo digitavel para inserir informações pertinentes ao evento;
  6. Setor da Venda;
    • Selecione uma das opções cadastradas (Campo obrigatório);
  7. Flag's do Serviço:
    • Marque a opção se necessário;
    • Com Serviço de Mobilidade;
      • Ao marcar este flag, o sistema irá habilitar o campo: Mobilidade (localiza-se na parte inferior do formulário - Item FILA BOTAO OITO.png)
    • Lavar Veículo;
  8. Mobilidade
    • Atenção: Este campo só será habilitado ao marcar o flag: Com Serviço de Mobilidade;
    • Selecione a opção de Mobilidade dentre as cadastradas;
  9. Garantia Estendida;
    • Selecione uma das opções:
      • Sim;
      • Não;
        • Por padrão o sistema irá exibir a opção Não, marcada;
  10. Mecânico;
    • Deslocamento Externo;
      • Por padrão o sistema irá exibir a opção marcada;
    • Produtivo;
      • Selecione o produtivo, dentre as opções cadastradas quando houver a necessidade do deslocamento externo para auxilio do cliente;
    • Local Execução;
      • Informe o local onde será executado o serviço externo (quando houver a necessidade);
  11. Quilometragem;
    • Quilometragem;
      • O campo será preenchido quando houver o deslocamento externo;
    • Deslocamento;
      • O campo será preenchido quando houver o deslocamento externo;
  12. Pagador
  13. Tipo
  14. Flag's do Veículo;
    • Marque quantas opções forem necessárias:
      • Inspeção do Veículo;
      • Cliente Collaboration;
      • Gerar uma Pré-Ordem/Agenda para esta OS;
        • Por padrão, esta opção virá marcada;
  15. Botão Confirmar;
    • Ao clicar no botão, o sistema irá direcionar o usuário para a aba: Veículo;
NBS OS - OS - Nova - Form Incluir Servico - Form Agenda de Consultores.png Importante: Este formulário será utilizado para a informação dos dados do:
  • Consultor Recepção;
  • Consultor de Entrega;

Por padrão, o sistema trará a agenda do dia, selecione:

  • Consultor;
  • Horário;

Aba Veículo
NBS OS - OS - Nova - Form Incluir Servico - Form Agenda de Consultores - Aba Veiculos.png Quando informado os dados do veículo (no passo: Seleção do Veículo), o sistema irá transpor estes dados para o formulário ao lado.

Se, os dados não foram informados, o usuário deve efetuar o procedimento nesta aba ao clicar no botão: Botao Carro.png, o sistema irá direcionar o usuário para o formulário abaixo.


Se o usuário deixar de preencher algum campo obrigatório, ao clicar no botão: Confirmar, o sistema irá exibir uma Tela Informativa identificando o campo sem preenchimento.

NBS OS - OS - Nova - Incluir Servico - Botao Procurar Produto - Form Tabela de Produtos Modelos.png Ao clicar no botão Botao Carro.png, o sistema irá exibir o formulário ao lado.

Este formulário será utilizado para pesquisa do veículo do Cliente.

Para efetuar a pesquisa, utilize:

  • Os filtros para a pesquisa;
  • Localize o veículo desejado na grid;
  • Clique no botão Aceitar para incorporar os dados no formulário acima;

Reclamações

Área descritiva onde será incluída a reclamação do defeito relatado pelo Cliente.

NBS OS - OS - Nova - Form Incluir Servico - Form Agenda de Consultores - Aba Reclamacoes.png Efetue a inclusão da reclamação relatada pelo Cliente através dos passos exibidos no formulário ao lado.
para efetuar a inclusão da Reclamação, execute o seguinte passo:
  1. Informe a Reclamação;
    • A reclamação pode ser inclusa através do:
      • Código;
      • Reclamação Livre;
  2. Clique no botão para incluir a reclamação;
    • Ao clicar no botão, o sistema irá incluir a reclamação no evento aberto
  3. Área de Inclusão de Reclamação;
    • A reclamação informada será exibida nesta área;
    • O usuário poderá informar quantas reclamações forem necessárias;
    • Atenção: Utilize os botões laterais para:
      • Alterar a ordem das reclamações;
      • Editar e/ou complementar as informações contida na reclamação;
      • Adicionar Serviço na reclamação
      • Incluir peças na reclamação informada;
      • Excluir uma reclamação adicionada;
      • Incluir Kits ElsaPro;
  4. Botão Confirmar;
    • Ao clicar no botão, o sistema irá checar as informações postadas com o tipo de OS e, não havendo pendências irá efetuar a abertura do evento;
    • Atenção: Se o chassi possuir campanha ativa, ou pertences, o sistema irá direcionar para estas abas para complemento das informações;

Pertences
NBS OS - OS - Nova - Form Incluir Servico - Aba Pertences.png Para efetuar a inclusão dos pertences (itens existentes no veículo do cliente) execute:
  1. Selecione o Item;
  2. Utilize os botões para efetuar o cruzamento;
  3. O resultado será exibido na grid;
  4. Clique no botão Confirmar para salvar as alterações.

Campanha
NBS OS - OS - Nova - Form Incluir Servico - Aba Campanha.png Nesta Aba, será exibido a programação da campanha ao qual o chassi do veículo do cliente está vinculado.

Atenção: Esta aba deve ser verificada, na possibilidade de existir alguma programação de campanha vinculada ao veículo do cliente.

LGPD

A obrigatoriedade da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) fará com que os dados do cliente sejam criptografados, para clientes que não autorizem a utilização de seus dados (conforme parâmetros do Módulo Clientes > Cockpit LGPD.

ATENÇÃO:

  • Quando o usuário efetuar a abertura de uma nova OS, esta já estará adequada para a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), para os clientes do tipo físico.
  • Esta adequação será feita diretamente no cadastro do Cliente, respeitando a sua vontade conforme diretrizes preconizadas na Lei LGPD.
  • Para Clientes que autorizem o acesso aos dados, a exibição desses dados em formulário não sofrerá alterações.
  • Para os clientes Pessoa Jurídica, não houve alteração.

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