NBS CRM - Tabelas - CRM GAB - Controle de Campanha

De Wiki NBS
Ir para navegação Ir para pesquisar

Voltar para a Página principal > Soluções Client Server > Veículos > NBS CRM > Tabelas > CRM GAB - Controle de Campanha

Seta-topo.png

Apresentação

Esse manual é uma solicitação de melhoria do grupo Águia Branca, quanto à nova interface de campanha e criação da seleção de base.

Cuja funcionalidade é a geração de campanhas através da seleção de dados, abrindo a possibilidade para o usuário gerar campanhas com diferentes formas de contato com o cliente (SMS, E-mail, Mala Direta, Criação de Lead, Integração Dinamize).

A NBS está em constante aprimoramento dos seus processos de negócio, objetivando a melhoria dos serviços e a satisfação dos clientes.

Acessos

Antes de iniciarmos o envio das informações, precisamos habilitar o acesso dentro do NBS, para que o usuário possa acessar os dados de forma correta, segue abaixo:

A seguir os acessos necessários para a utilização da melhoria:

Atenção: Este acesso deve ser incluso através do Módulo NBS_User.

Acesso Descrição
80362 Acessar cadastro de classe de cliente RFV

Versão

A versão mínima exigida para a utilização da funcionalidade é a:

Versão Script
3.308.0.0 1.57.61.52

Visão da Tela Principal

Acesse:

  1. Menu Principal > Tabelas > CRM GAB > Controle de Campanha
  2. Faça a parametrização dos processos
NBS CRM - Tabelas - CRM GAB - Controle de Campanha.png Ao selecionar a opção, o sistema irá direciona-lo para o formulário exibido abaixo.

Controle de Campanha

O formulário Controle de Campanha será exibido em abas e, através dessas abas o usuário irá criar/gerenciar a campanha para as diferentes formas de contato com o cliente (SMS, E-mail, Mala Direta, Criação de Lead, Integração Dinamize);

Atenção: A exibição das abas do formulário está condicionada ao preenchimento dos campos do formulário anterior (pré requisito para a exibição da próxima aba);

As abas são:

  • Controle de Campanha;
    • Nesta aba será apresentada todas as campanhas criadas (após utilizar os filtros de pesquisa), cujo status são:
      • Pendente;
        • Não foi iniciada a comunicação ou base para integração;
      • Encerrada;
        • Quando é finalizado pelo usuário
        • Expirou o período de vigência da campanha;
        • O encerramento antecipado de uma campanha em andamento fará com que os eventos vinculados (dos vendedores) sejam descartados;
      • Cancelada;
        • Descarta os eventos dos vendedores;
  • Criar Campanha;
  • Nesta opção será exibida as seguintes abas:
  • Importante: Para a exibição das Abas: 2 - Variáveis e 3 - Seleção de Base é preciso que a aba anterior esteja preenchida;
    • 1 – Parâmetros;
    • 2 – Variáveis;
    • 3 – Seleção de Base;

Através dessas abas o usuário irá criar/gerenciar a campanha para as diferentes formas de contato com o cliente (SMS, E-mail, Mala Direta, Criação de Lead, Integração Dinamize);

Controle de Campanha

Nesta aba o usuário poderá visualizar todas as campanhas em andamento (através da utilização do filtro em Tela) ou, iniciar uma nova campanha ao clicar no botão: Botao Inclusao1.png.

NBS CRM - Tabelas - CRM GAB - Controle de Campanhas - Aba Controle de Campanha.png Utilize o filtro para buscar as campanhas criadas.

Importante: O Status da Campanha irá identificar a posição da campanha, ou seja, quando o Status estiver:

  • Pendente - Significa que não foi iniciada a comunicação, ou base para integração (não foi enviada);
  • Encerrada - Campanha finalizada, porém pode ter ocorrido de ter expirado o período de vigência da campanha;

Atenção: Se a campanha for encerrada antes da previsão do seu término e esta possuir eventos, o sistema irá descarta-los (eventos dos vendedores)

  • Cancelada - O usuário cancelou a campanha;
As informações do formulário:
  1. Filtros
    • Data Inicio
      • Por padrão, o sistema trará a data do dia (sysday) marcada;
    • Data Fim
      • Por padrão, o sistema trará a data do dia (sysday) marcada;
    • Status
      • Selecione uma das opções;
      • Atenção: A seleção é opcional, o usuário poderá deixar o campo em branco, ou seja sem preenchimento;
    • Botão Pesquisa link=Caixa_Operacional_-_Bot%C3%A3o_Pesquisa
      • Ao clicar no botão, o sistema fará a busca com base nas informações fornecidas nos campos acima;
  2. Grid
    • O resultado será exibido nas colunas da grid;
  3. Botões
    • Inclusão: Botao Inclusao1.png
      • Ao clicar no botão, o sistema irá direciona-lo para sub aba: 1 - Parâmetros (Criar Campanha), conforme exibido abaixo;
    • Alteração: Botao Alteracao.png
      • Ao clicar no botão, o sistema irá habilitar os campos da sub aba: 1 = Parâmetros para alteração, conforme exibido abaixo;
  4. Botão Enviar
    • Ao marcar a campanha gerada na grid e clicar no botão Botao Enviar1.png, o sistema fará o envio da campanha, conforme Tela Informativa abaixo;
  5. Botão Encerrar Campanha
    • Ao marcar a campanha gerada na grid e clicar no botão Botao Encerrar-Cancelar Campanha.png, o sistema irá exibir o formulário abaixo para o encerramento da campanha:
    • Atenção: Feita a correção do erro ocorrido no encerramento da campanha [FireDac][Phys][Ora)] ORA-01747: especificação inválida para usuário.tabela.coluna, tabela.coluna ou de coluna e, o erro: FireDac][Phys][Ora)] ORA-20000: Não foi possível gerar os Clientes da Campanha.

Botão Enviar

Ao clicar no botão Botao Enviar1.png, o sistema fará o envio da campanha sinalizada (marcada na grid)

NBS CRM - Tabelas - CRM Gab - Controle de Campanha - Form Controle de Campanhas - Aba Controle de Campanha - Botao Enviar.png Para efetuar o envio de SMS/E-mail ou a geração de eventos:
  1. Marque a campanha;
  2. Clique no botão Enviar;
NBS CRM - Tabelas - CRM Gab - Controle de Campanha - Form Controle de Campanhas - Aba Controle de Campanha - Botao Enviar - Tela Confirmacao.png Será exibida a Tela de Confirmação do envio da Campanha;
  • Clique em SIM, para o envio;
NBS CRM - Tabelas - CRM Gab - Controle de Campanha - Form Controle de Campanhas - Aba Controle de Campanha - Botao Enviar - Tela Confirmacao2.png Ao clicar no botão OK, o sistema enviará a campanha de forma automática;
NBS CRM - Tabelas - CRM GAB - Controle de Campanhas - Form Controle de Campanha - Botao Inclusao - Aba 1-Parametros - Tela Informativa3.png Ao final do processo, o sistema irá exibir a Tela Informativa ao lado.

Botão Encerrar Campanha

Quando houver a necessidade de encerramento de uma campanha antes do período previsto para o seu término, o usuário irá marcar a campanha na grid (formulário Controle de Campanhas > Aba Controle de Campanha), e clicar no botão Botao Encerrar-Cancelar Campanha.png, a ação irá exibir o formulário abaixo.

NBS CRM - Tabelas - CRM GAB - Controle de Campanhas - Form Controle de Campanha - Botao Encerrar Campanha.png Para o encerramento de uma campanha pendente, siga os passos:
  1. Marque a campanha que deseja efetuar o Encerramento/Cancelamento da campanha;
  2. Clique no botão: Encerrar/Cancelar Campanha;
    • O usuário será direcionado para o formulário abaixo.
NBS CRM - Tabelas - CRM GAB - Controle de Campanhas - Aba Dados - Botao Encerrar Campanha - Form Encerrar Campanha.png Para o encerramento da campanha, preencha os campos do do formulário exibido ao lado.
  • Status
    • Selecione um dos motivos cadastrado;
  • Motivo
    • No campo digitavel, informe (em até 200 caracteres) o motivo do encerramento/cancelamento da campanha;
  • Botões:
    • Confirmar
      • Ao clicar no botão, o sistema irá encerrar/cancelar a campanha marcada (grid);
    • Sair
      • Ao clicar no botão, o sistema irá fechar o formulário, retornando para a tela anterior;

Aba Dados

Nesta aba será exibido os detalhes da campanha marcada (grid da aba Controle de Campanha);

NBS CRM - Tabelas - CRM GAB - Controle de Campanhas - Aba Dados3.png Ao selecionar a campanha, o sistema irá exibir as informações do formulário ao lado.

Atenção: Nesta Tela NÃO é permitido alteração.

As informações exibidas no formulário são:
  1. Tipo de Envio
    • Será exibido o Tipo de Envio selecionado para a campanha (E-mail, SMS ou Evento);
  2. Dados da Campanha
    • Será exibido os detalhes da campanha gerada como:
      • Campanha;
      • Detalhe;
      • Período de Vigência;
      • Usuário;
      • Horário Agendado;
      • Intervalo;
  3. Totalizador
    • Será exibido a quantidade de Envios efetivados;
  4. Botão Listar Clientes;
    • Ao clicar no botão Botao Listar Clientes.png, o sistema irá gerar a lista dos clientes participantes da campanha, na grid;
  5. Grid
    • Na grid será exibido os dados dos clientes participantes da campanha;
    • Importante: Foi feito tratamento para que seja exibido a resposta do SMS, Resposta do E-mail (retorno) ao listar o último registro da ação do retorno de email;
  6. Botão Exportar;
    • Ao clicar no botão, o sistema fará a Exportação das informações da campanha no formato Excel, conforme exibido abaixo.

Botão Exportar

Ao clicar no botão Botao Exportar2.png, o sistema irá exportar os dados da campanha para que seja salvo em formato Excel.

NBS CRM - Tabelas - CRM Gab - Controle de Campanha - Form Controle de Campanhas - Criar Campanha - Aba 3 Sel Base - Botao Exportar - Form Salvar Como.png O sistema irá abrir o menu raiz para salvar o arquivo;

Selecione a pasta onde será salvo e clique no botão: Salvar.

NBS CRM - Tabelas - CRM Gab - Controle de Campanha - Form Controle de Campanhas - Criar Campanha - Aba 3 Sel Base - Botao Exportar - Form Salvar Como - Tela Informativa.png Ao final do processo, o sistema irá exibir a Tela Informativa ao lado.

Criar Campanha

Na criação da campanha, o usuário terá o acesso às seguintes sub abas:

  • 1 – Parâmetros;
  • 2 – Variáveis;
  • 3 – Seleção de Base;

1 - Parâmetros

Para iniciar a criação da campanha, o usuário deve clicar no botão Botao Inclusao1.png, onde será direcionado para a aba: 1 - Parâmetros.

Nesta aba o usuário irá determinar os parâmetros para a criação da campanha.

NBS CRM - Tabelas - CRM GAB - Controle de Campanhas - Form Controle de Campanha - Botao Inclusao - Aba 1-Parametros 1.png Para a criação de uma nova campanha, o usuário irá preencher os campos do formulário exibido ao lado.
Para a geração de uma nova campanha, siga os passos:
  1. Dados Gerais
    • Empresa
      • Selecione a Empresa dentre as opções cadastradas;
      • Atenção: O usuário poderá selecionar quantas Empresas forem necessário;
    • Campanha
      • No campo digitavel, informe o nome por qual será identificada a nova campanha;
    • Detalhe
      • No campo digitavel, descreva (em até 200 caracteres) a nova campanha;
    • Vigência
      • Data Inicial
        • Informe a data de inicio da campanha;
        • Por padrão, o sistema trará marcada a data do dia (sysday).
      • Data Final
        • Informe a data de término da campanha;
        • Por padrão, o sistema trará marcada a data do dia (sysday).
    • Seleção de Base
  2. Tipo de Envio
    • Flag Criar Evento
      • Ao marcar a opção, o sistema irá habilitar o botão Botao Parametro.png
    • Botão Parâmetro
      • Ao clicar no botão Botao Parametro.png, o sistema irá direciona-lo para o formulário: Gerar Evento a partir da Campanha, conforme exibido abaixo.
    • Flag SMS
      • Ao marcar a opção, selecione o tipo de envio do SMS dentre as opções cadastradas;
    • Flag E-mail
      • Ao marcar a opção, selecione o tipo de envio do E-mail dentre as opções cadastradas;
    • Lista
      • Importante: Esta opção só será habilitada após a marcação do flag E-mail;
      • Selecione o tipo de Lista dentre as opções cadastradas;
  3. Envio Automático
    • Flag Envio Automático
      • Ao marcar a opção, o sistema fará o envio conforme parametrização feita nos campos:
    • Data inicio
      • Por padrão, o sistema trará marcada a data do dia (sysday);
      • Atenção: Por padrão, o sistema trará a data do cia (sysday)
    • Hora
      • Por padrão, o sistema trará marcada a hora: 00:00;
      • Atenção: Este campo pode ser alterado;
    • Tipo de Envio
      • Selecione o tipo de envio que deseja efetuar;
      • Personalizado;
        • Por padrão, o sistema trará esta opção marcada;
      • Dário;
      • Semanal;
      • Mensal;
  4. Botão Botao Proximo.png
    • Ao clicar no botão, o sistema irá gerar as Telas Informativas abaixo.
NBS CRM - Tabelas - CRM GAB - Controle de Campanhas - Form Controle de Campanha - Botao Inclusao - Aba 1-Parametros - Tela Confirmacao.png Ao clicar no Botão Botao Proximo.png, o sistema irá exibir a Tela para Confirmação ao lado.

Ao clicar em:

  • SIM
    • O sistema irá gravar as informações e, exibirá a Tela Informativa abaixo.
  • NÃO
    • O sistema irá cancelar a geração da campanha;
NBS CRM - Tabelas - CRM GAB - Controle de Campanhas - Form Controle de Campanha - Botao Inclusao - Aba 1-Parametros - Tela Informativa.png Será gerada o número da campanha.
NBS CRM - Tabelas - CRM GAB - Controle de Campanhas - Form Controle de Campanha - Botao Inclusao - Aba 1-Parametros - Tela Informativa3.png Ao final do processo, o sistema irá exibir a Tela Informativa ao lado.

Botão Parâmetro

Utilize o botão Botao Parametro.png para determinar as diretrizes para a geração dos eventos da campanha.

NBS CRM - Tabelas - CRM GAB - Controle de Campanhas - Form Controle de Campanha - Botao Inclusao - Aba 1-Parametros - Botao Parametro - Form Gerar Evento a partir da Campanha1.png Determine os parâmetros para a geração da campanha ao preencher os campos do formulário exibido ao lado.
Determine os parâmetros ao preencher os campos:
  1. Descrição do Evento;
    • Descrição;
      • No campo digitavel, crie uma descrição para o evento da campanha;
      • Atenção: A descrição deve possuir no máximo 160 caracteres;
    • Tipo;
      • Selecione o Tipo dentre as opções cadastradas;
    • Andamento;
      • Selecione o Andamento dentre as opções cadastradas;
    • Mídia
      • Selecione o Tipo de Mídia utilizada pelo cliente que será usada como fator de seleção para a campanha;
  2. Responsável pelo evento;
    • Definir na programação (Recomendado)
      • Esta opção virá por padrão, marcada;
    • Usuário
      • Ao escolher esta opção, o usuário deve selecionar o usuário dentre as opções cadastradas;
    • Área
      • Ao escolher esta opção, o usuário deve selecionar a área dentre as opções cadastradas;
  3. Distribuir pela Área;
    • Igualmente;
      • Esta opção está inativa no momento.
    • Dar mais p/ quem estiver mais folgado;
      • Esta opção virá por padrão, marcada;
      • Ao escolher esta opção, o sistema irá considerar os agendamentos do produtivo;
    • Primeiro, responsável pelo cliente
      • Ao escolher esta opção, o sistema irá direcionar para o atendente que primeiro atendeu ao cliente;
  4. Botão Visualizar Distribuição
    • Ao clicar no botão, o sistema irá habilitar a visualização da distribuição dos eventos na Grid (passo 5);
  5. Grid
    • O sistema irá exibir os usuários vinculados à Área selecionada (passo 2 - Responsável pelo Evento);
  6. Botões;
    • Confirmar;
      • Ao marcar esta opção, o sistema irá salvar os parâmetros para a criação do evento;
    • Cancelar;
      • Ao marcar esta opção, o sistema irá cancelar as alterações, retornando para a Tela do Menu Anterior.

2 - Variáveis

Nesta aba o usuário irá determinar as variáveis que será utilizada na interface com as informações detalhas da campanha.

Importante: Quando o usuário determinar a geração dos eventos de campanha, o sistema irá exibir uma tela extra: Eventos da Campanha.

NBS CRM - Tabelas - CRM Gab - Controle de Campanha - Form Controle de Campanhas - Criar Campanha - Aba 2 Variaveis.png Importante: O sistema só permitirá que seja marcado até 3 opções (variáveis) para cada Tipo de Envio (Evento, SMS ou E-mail) programado para a campanha.

Na ocorrência do usuário selecionar mais de 3 variáveis, este só poderá marcar ATÉ 3 opções por tipo de envio.

Para efetuar a seleção da variáveis, siga os passos:
  1. Selecione a Tabela;
  2. Selecione as Variáveis;
  3. Dentre as variáveis selecionadas, marque até 3 (três) opções do Tipo de Envio;
  4. Clique no botão Confirmar para salvar as alterações.

Eventos da Campanha

Após gerar as variáveis da campanha, o sistema exibirá a aba quando houver a geração de eventos.

NBS CRM - Tabelas - CRM Gab - Controle de Campanha - Form Controle de Campanhas - Aba Eventos da Campanha2.png Os dados exibidos no formulário:
  1. Ao clicar no botão, será exibido na grid todos os clientes para qual foi aberto evento;
  2. Os dados do Evento, cliente será exibido nas colunas da grid;
  3. Legenda;
  4. Ao clicar no botão, o evento marcado será descartado em definitivo;

Botão Descartar Evento

Quando houver a necessidade da exclusão de algum cliente da campanha e, se houve a geração de evento, será necessário que haja o descarte do evento, conforme a exemplificação abaixo.

NBS CRM - Tabelas - CRM Gab - Controle de Campanha - Form Controle de Campanhas - Aba Eventos da Campanha - Botao Descartar Evento.png Para efetuar o descarte do evento, execute o passo abaixo:
  1. Marque o evento no qual deseja efetuar o cancelamento/descarte;
  2. Clique no botão Botao Descartar Evento.png;
    • O sistema irá direciona-lo para o formulário abaixo.
NBS CRM - Tabelas - CRM Gab - Controle de Campanha - Form Controle de Campanhas - Aba Eventos da Campanha - Botao Descartar Evento - Form Encerrar Campanha.png
  • Selecione o motivo do cancelamento/descarte dentre as opções cadastradas;
  • Clique no botão Confirmar para salvar as alterações;

3 - Seleção de Base

Nesta aba o usuário irá visualizará as informações da base selecionada para a geração da campanha.

NBS CRM - Tabelas - CRM Gab - Controle de Campanha - Form Controle de Campanhas - Criar Campanha - Aba 3 Sel Base.png Para visualizar os clientes integrantes da base selecionada para a campanha, siga os passos abaixo:
  1. Clique no botão: Atualizar Seleção de Base;
  2. Será listado todos os clientes pertencentes à seleção nas colunas (escolhidas para a campanha);
  3. Clique no botão confirmar se os dados estiverem corretos;
NBS CRM - Tabelas - CRM Gab - Controle de Campanha - Form Controle de Campanhas - Criar Campanha - Aba 3 Sel Base - Tela Confirmacao.png O sistema exibirá a Tela de Confirmação;
NBS CRM - Tabelas - CRM Gab - Controle de Campanha - Form Controle de Campanhas - Criar Campanha - Aba 3 Sel Base - Tela Informativa.png Ao confirmar a geração da campanha, será exibida a Tela Informativa com o número da campanha gerada;

Botão Exportar

Ao clicar no botão, o sistema irá salvar os dados da base selecionada em formato Excel, conforme exibido abaixo.

NBS CRM - Tabelas - CRM Gab - Controle de Campanha - Form Controle de Campanhas - Criar Campanha - Aba 3 Sel Base - Botao Exportar - Form Salvar Como.png O sistema irá abrir o menu raiz para salvar o arquivo;

Selecione a pasta onde será salvo e clique no botão: Salvar.

NBS CRM - Tabelas - CRM Gab - Controle de Campanha - Form Controle de Campanhas - Criar Campanha - Aba 3 Sel Base - Botao Exportar - Form Salvar Como - Tela Informativa.png Ao final do processo, o sistema irá exibir a Tela Informativa ao lado.

Voltar para a Página principal > Soluções Client Server > Veículos > NBS CRM > Tabelas > CRM GAB - Controle de Campanha