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Apresentação
Nesta guia o usuário irá entender em como utilizar os processos.
O usuário fará a abertura de nova ficha de atendimento, esta ficha pode ser aberta através da guia Ficha ou clicando na Tela Principal no Botão .
Acesse:
- Menu NBSRecap > Ficha > Nova Ficha
- Abertura de nova ficha para o cliente.
Aba: Dados.
O usuário irá iniciar a abertura de ficha ao acessar o formulário: Nova Ficha de Recapagem.
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Preencha a ficha seguindo os passos abaixo.
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Importante:
- Para as empresas que utilizarem o Modo "Produção" a sessão "Exame Inicial" (no formulário acima) NÃO será visível.
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Para o cadastro de nova ficha, o usuário deve efetuar o seguinte procedimento:
- Número da Ficha:
- Esta informação será gerada automaticamente pelo sistema;
- Dt. Inclusão:
- Será carregada automaticamente data e hora da abertura da Nova Ficha de Recapagem;
- Status:
- Por padrão, na abertura de uma nova ficha será carregada automaticamente a informação: A - Aberta;
- Vendedor:
- O usuário deve selecionar o vendedor dentre os cadastrados;
- Parceiro Indicador
- Selecione dentre as opções cadastradas o Parceiro Indicador.
- Importante: Este campo deve ser preenchido quando o Cliente vem por indicação do parceiro;
- Atenção: O usuário fará o cadastro na guia: Tabelas > Parâmetros > Cadastrado Parceiro Indicador.
- Valor R$
- Campo digitavel para que seja informado o valor da comissão do Parceiro Indicador;
- Cliente:
- Clique no botão Pesquisar, o sistema irá direcionar para o formulário padrão "Cliente", efetue a pesquisa do cadastro do cliente (ao utilizar os filtros em tela);
- O Nome do cliente será automaticamente carregado após o aceite do cadastro existente;
- Ao acessar o botão , será exibido o resumo do limite disponível para o cliente (conforme exemplo exibido abaixo).
- Tipo de Ficha:
- Selecione o Tipo de Ficha dentre as opções cadastradas;
- Ao clicar no botão Ficha Origem (o sistema irá abrir o formulário, para escolha da ficha, conforme exemplificado na próxima figura);
- Ao clicar no botão Motivo, o usuário deve escolher dentre as opções cadastradas;
- Pagamento:
- Atenção: Este campo terá caráter obrigatório se o parâmetro: Obrigar Informar Condição de Pagamento estiver marcado;
- Selecione a Forma de Pagamento dentre as opções cadastradas;
- Selecione a Condição Pagamento dentre as opções cadastradas;
- Atenção: Quando o Cliente for Especial, o sistema irá buscar a forma de pagamento cadastrada, portanto o campo não terá a necessidade de preenchimento.
- Importante: As Formas de Pagamento exibidas será as constante no cadastro por departamento do usuário logado (em: Módulo Tabelas > Formas de Pagamento);
- Dados do Pneu:
- Atenção: Neste ponto ao selecionar a opção no formulário: Dados Técnicos do Pneu, o usuário será direcionado para a Aba Serviços (veja o formulário abaixo). Na ocorrência do usuário não o possuir os dados Técnicos do Pneu cadastrado, terá de efetuar o preenchimento dos campos abaixo manualmente.
- IMPORTANTE: Ao selecionar os dados Técnicos do Pneu (Kit's), o sistema irá filtrar os dados da Medida, Banda e Preço, a importando para o formulário exibido abaixo.
- Informe os Dados do Pneu, ou utilize o botão Pesquisar para localizar dentre as opções cadastradas a Ficha Técnica desejada;
- Ao selecionar a opção o sistema ira preencher os demais campos desta sessão automaticamente.
- Quando necessário preencha manualmente os campos abaixo ao:
- Informe a Marca, ou utilize o botão Pesquisar para localizar dentre as opções cadastradas a Marca desejada;
- Informe a Medida ou utilize o botão Pesquisar para localizar dentre as opções cadastradas a Medida desejada;
- Informe a Modelo ou utilize o botão Pesquisar para localizar dentre as opções cadastradas a Modelo desejada;
- Informe a Desenho ou utilize o botão Pesquisar para localizar dentre as opções cadastradas o Desenho desejado;
- Informe a Banda Rod. ou utilize o botão Pesquisar para localizar dentre as opções cadastradas a Banda desejada;
- Informe o número do Dot;
- Selecione o Tipo de Pneu;
- Informe o código da Matrícula;
- Este campo NÃO é mais de preenchimento obrigatório;
- Informe o Perímetro;
- No campo digitavel informe o perímetro de raspagem do pneu
- Informe o Número Fogo;
- Marque o flag se o pneu estiver em Garantia;
- Utilize o campo para incluir as Observações que existam;
- Coleta:
- Atenção: Este campo terá caráter obrigatório se o parâmetro: Obrigar Informar Número de Coleta estiver marcado;
- Informe a Nota Fiscal Coleta;
- Será carregada automaticamente a Data e hora da abertura;
- Previsão de Entrega:
- Será carregada automaticamente a Data e hora da abertura;
- Itens (Pneus) da Coleta
- Total Itens
- No campo digitavel, informe a quantidade de itens que será agrupado
- Itens
- O sistema irá informar o somatório de itens registrado;
- Grid
- Será exibido os dados lançados nas colunas
- Exame Inicial:
- Importante: Esta sessão só será visível se o parâmetro: Usar Produção controlada por etapa estiver desmarcado.
- Utilize o botão para informar a Data;
- Laudo;
- Selecione a opção desejada
- Nr do Laudo;
- Informe a Qtde de Recauchutagens;
- Informe a Qtde de Manchões Existentes;
- Observações;
- Selecione o Status da ficha:
- Clique no Botão Confirmar para salvar a Ficha de Recapagem.
- Botão
- Ao clicar no botão, o sistema irá limpar os dados existentes no formulário o habilitando para a abertura de uma nova ficha.
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Exemplo do botão
Importante: O sistema fará a validação da validade do cadastro do cliente (Validade Limite de Crédito, Cadastro e Serasa) se, esta estiver ausente ou expirada e, a forma de pagamento for diferente de à Vista, será gerado um aviso em Tela e será bloqueado a abertura da ficha de Recapagem e, será emitido um informativo ao usuário informando o motivo do bloqueio.
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As fichas já abertas para o cliente serão exibidos no Formulário: Consulta de Fichas Originais do Ciente.
- Nome do Cliente;
- Será importado o nome do cliente da abertura da Nova Ficha de Recapagem;
- O usuário deve selecionar a ficha que deseja importar, das exibidas no Grid com as informações de fichas anteriores já abertas para o cliente nas seguintes colunas:
- Cód. Empresa;
- Nr. Ficha;
- Data Emissão;
- Resp. Inclusão;
- Status;
- Nr. Matricula;
- Tipo Ficha;
- Ficha Interna;
- Clique no botão Aceitar, para importar os dados (linha marcada) para a nova ficha;
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O formulário ao lado será exibido quando o usuário efetuar a abertura / alteração de uma ficha que possua o parâmetro: Obrigar Autorização de acesso.
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Aba Serviços
Nesta sessão, o usuário irá incluir os serviços a serem executados.
O formulário será exibido com as seguintes sub-abas:
Ficha Técnica
Inclua os dados do Kit a ser utilizado no atendimento ao cliente.
Por padrão, o sistema irá direcionar para esta aba.
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Para efetuar o lançamento da Ficha Técnica, execute os passos abaixo.
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O procedimento para o usuário irá incluir os serviços será:
- Dados de Abertura:
- O sistema irá criar automaticamente o Número da Ficha conforme o motivo da abertura (1 = Motivo e, 2 = Laudo);
- O sistema irá informar automaticamente a Data e hora da abertura da Nova Ficha de Recapagem;
- O sistema irá informar automaticamente o Status (A – Aberta) da Nova Ficha de Recapagem;
- O usuário deve informar o Vendedor, dentre os vendedores cadastrados;
- Selecione o Parceiro Indicador, dentre as opções cadastradas;
- O usuário irá selecionar os serviços através dos seguintes filtros de seleção:
- Botão Código;
- Ao escolher esta opção o usuário deve informar o código do item (ou parte dele) para pesquisa;
- Botão Descrição;
- Ao escolher esta opção o usuário deve informar a descrição do item (ou parte dele se o flag qualquer parte estiver marcado) para pesquisa;
- Campo Digitável:
- O usuário irá informar o Código/Descrição do item a ser pesquisado.
- Botão Pesquisar
- Ao clicar no botão Pesquisar, o sistema irá utilizar os filtros escolhidos para localizar o item;
- Grid;
- O sistema irá exibir os dados nas seguintes colunas:
- Kit;
- Descrição Kit;
- Empresa;
- Serviço;
- Descrição Serviço.
- Atenção: Marque a linha do item que será incluso no Kit;
- Importante: O sistema irá utilizar o valor do Cadastro do Kit como preço de venda
- Clique no Botão Incluir, o item marcado na grid será incluído no serviço.
- Ao clicar no botão, o sistema irá exibir a tela informativa (exibida abaixo) questionando se deseja efetuar a inclusão do serviço;
- Ao clicar na opção SIM, o serviço será incluso e será visível na grid superior;
- Ao clicar na opção NÃO, será abortada a ação;
- Grid
- Será exibido os dados do serviço incluído nas seguintes colunas:
- Código;
- Descrição;
- Tipo;
- Preço Venda;
- % Desconto
- Importante: O sistema permite que seja dado o desconto direto na grid (ao clicar no campo, o sistema irá validar se o usuário logado possui o acesso: E0601 - Acesso pode conceder desconto serviço ficha;
- Total Líquido;
- Total Liquido;
- Será exibido o valor Líquido Total do serviço incluso;
IMPORTANTE: NESTE PONTO, O USUÁRIO DEVE CLICAR NA ABA SERVIÇO, PARA QUE SEJA INCLUSO OS SERVIÇOS (QUANDO NECESSÁRIO) NA FICHA, E, POSTERIORMENTE OS ITENS (ABA CONSUMO), PARA ENTÃO RETORNAR À ABA DADOS PARA FINALIZAR A ABERTURA DESTA FICHA.
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Serviço / Kits
Faça a inclusão dos serviços (quando necessário) para o atendimento.
Aba: Consumo
Para efetuar a inclusão dos itens de consumo no cadastro do Kit, o usuário deve utilizar o modo Inclusão ou Alteração.
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Utilize os campos do formulário ao lado para incluir os itens necessários para a execução do serviço selecionado.
Atenção: O sistema irá exibir a Tela de Informação quando não identificar a Banda de Recapagem, quando esta não existir, o processo será abortado.
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Efetue a inclusão dos itens na sub aba Consumo ao executar os passos abaixo:
- Campos de identificação da Ficha - Estes campos serão preenchidos automaticamente NÃO permitindo alteração e, sua visualização será comum para todas as abas e sub abas.
- Número da Ficha;
- Data Inclusão;
- Status;
- Campos de identificação do Parceiro Indicado:
- Selecione a informação nos campos abaixo.
- Importante: A sua visualização será comum para todas as abas e sub abas do formulário.
- Vendedor;
- Parceiro Indicador
- Valor;
- Utilize os filtros abaixo para localizar/pesquisar o Item que será utilizado no atendimento do cliente:
- Botão Código;
- Botão Descrição;
- Flag Qualquer parte:
- Campo Digitavel:
- O usuário irá informar o Código/Descrição do item a ser pesquisado.
- Botão Pesquisar:
- Campo de identificação do Serviço
- Selecione o Tipo de serviço a ser executado.
- Quantidade
- Atenção: O sistema fará o cálculo utilizando as informações da Banda e Medidas e irá sugerir o tamanho da banda a ser aplicada.
- Serviço
- Botão Imp. Reserva
- O sistema irá direciona-lo para o formulário abaixo exibido. Neste formulário será exibido o histórico das reservas/devoluções feitas para a ficha e, a lista poderá ser impressa.
- O sistema irá exibir os dados nas colunas da Grid:
- Código Item;
- Descrição Item;
- Fornecedor;
- Estoque;
- Reservado;
- Disp.;
- UN;
- Quantidade;
- Tipo Estoque;
- Preço de Venda;
- Botão Incluir
- Marque o Item na Grid e clique no botão , para a incorporar o item marcado na grid no Kit;
- Atenção: Ao efetuar a inclusão do item, o sistema fará a verificação se, a empresa possui o parâmetro: Não Permitir repetição de itens-Banda habilitado, se sim, irá verificar se o usuário responsável possui o acesso: E0603 - Permitir repetição de itens / Bandas para permitir a inclusão do item, caso não possue esta condição, o sistema não permitirá a inclusão do item em duplicidade.
- Grid
- O resultado da inclusão será visível nas colunas da Grid (parte superior do formulário)
- Botão Excluir
- Para efetuar a exclusão do item, marque o item na grid (superior) e clique no botão ;
- Confirme a quantidade de item a ser excluído (quando houver requisitado mais de um item), o sistema irá exibir a Tela informativa (exibida abaixo) perguntando se realmente deseja efetuar a exclusão;
- Botão Desconto sob item Consumo
- Ao clicar sob o botão , será exibido o formulário para desconto no item requisitado (exibido abaixo.)
- Atenção: O sistema NÃO fará o desconto único, o usuário deve efetua-lo para cada item solicitado que deseje a aplicação do desconto.
- Aba Dados
- Ao finalizar a inclusão das informações, retorne para a aba Dados (quando necessário) ou clique no botão para salvar as informações da ficha.
IMPORTANTE: NESTE PONTO, RETORNE PARA A SUB-ABA DADOS PARA, FINALIZAR (se assim for necessário) A ABERTURA DA NOVA FICHA DE RECAPAGEM.
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Confirme a quantidade de item devolvido, ao clicar no botão OK, o sistema irá exibir o formulário abaixo.
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O sistema irá questionar se o usuário deseja efetuar a devolução do material de consumo, selecione uma das opções apresentadas:
- SIM
- O sistema irá concretizar a exclusão do item;
- NÃO
- O sistema irá abortar a exclusão de itens. o usuário poderá prosseguir com a abertura da ficha normalmente.
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Botão Imp. Reserva
Ao clicar no botão, o sistema irá exibir
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Será exibido os pedidos de Reserva / Devolução.
Clique no botão Imprimir para imprimir a reserva de Material de Consumo.
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Exemplo da Impressão do Material de Consumo.
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Botão Desconto sob item Consumo
Ao clicar sob o botão , será exibido o formulário para desconto no item requisitado (exibido abaixo.)
Impressão
Ao finalizar a abertura da Ficha de Recapagem o sistema irá exibir a Tela Informativa abaixo, questionando se o usuário deseja efetuar a impressão da abertura da Nova Ficha .
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Ao finalizar o processo de abertura da Ficha de Recapagem, o sistema irá exibir a Tela Informativa ao lado e, irá questionar se o usuário logado deseja efetuar a impressão desta ficha.
Se:
- SIM;
- O sistema irá direcionar o usuário para o formulário: Tipo de Impressão (conforme exibido abaixo);
- NÃO;
- O sistema irá abortar o processo de impressão sem qualquer ônus para o usuário;
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O sistema irá exibir os Tipos de Impressão possíveis, selecione uma das opções:
- Controle;
- Por padrão, o sistema irá trazer esta opção marcada;
- Produção;
- Formulário Vipal;
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Um exemplo de ficha impressa.
ATENÇÃO: Para este manual, utilizamos a opção Controle para a impressão da ficha.
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Para efetuar alteração nas fichas com o status de Aberto ou Não Liberado, acesse a opção: Alterar.
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