NBSRecap - Ficha - Nova Ficha

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Apresentação

Nesta guia o usuário irá entender em como utilizar os processos.

O usuário fará a abertura de nova ficha de atendimento, esta ficha pode ser aberta através da guia Ficha ou clicando na Tela Principal no Botão Botao nova ficha.png.

Acesse:

  1. Menu NBSRecap > Ficha > Nova Ficha
  2. Abertura de nova ficha para o cliente.

Menu Principal

Nbsrecap - ficha - nova ficha - tela informativa.png
NBSRecap - Ficha - Nova Ficha - Tela Informativa.png
Nbsrecap - ficha - nova ficha3.png Ao clicar na opção, o sistema irá direcionar para o formulário Nova Ficha de Recapagem.

Este será exibido com as seguintes sub abas:

  • Dados;
  • Serviços;
  • Consumo;
Nbsrecap - ficha - nova ficha - tela informativa2.png

Aba: Dados.

O usuário irá iniciar a abertura de ficha ao acessar o formulário: Nova Ficha de Recapagem.

NBSRecap - Ficha - Nova Ficha - Form Nova Ficha de Recapagem - Aba Dados5.png Preencha a ficha seguindo os passos abaixo.
Exclamation.png
Importante:
  • Para as empresas que utilizarem o Modo "Produção" a sessão "Exame Inicial" (no formulário acima) NÃO será visível.
Para o cadastro de nova ficha, o usuário deve efetuar o seguinte procedimento:
  1. Número da Ficha:
    • Esta informação será gerada automaticamente pelo sistema;
  2. Dt. Inclusão:
    • Será carregada automaticamente data e hora da abertura da Nova Ficha de Recapagem;
  3. Status:
    • Por padrão, na abertura de uma nova ficha será carregada automaticamente a informação: A - Aberta;
  4. Vendedor:
    • O usuário deve selecionar o vendedor dentre os cadastrados;
  5. Parceiro Indicador
    • Selecione dentre as opções cadastradas o Parceiro Indicador.
    • Importante: Este campo deve ser preenchido quando o Cliente vem por indicação do parceiro;
    • Atenção: O usuário fará o cadastro na guia: Tabelas > Parâmetros > Cadastrado Parceiro Indicador.
  6. Valor R$
    • Campo digitavel para que seja informado o valor da comissão do Parceiro Indicador;
  7. Cliente:
    • Clique no botão Pesquisar, o sistema irá direcionar para o formulário padrão "Cliente", efetue a pesquisa do cadastro do cliente (ao utilizar os filtros em tela);
    • O Nome do cliente será automaticamente carregado após o aceite do cadastro existente;
    • Ao acessar o botão Botao Credito.png, será exibido o resumo do limite disponível para o cliente (conforme exemplo exibido abaixo).
  8. Tipo de Ficha:
    • Selecione o Tipo de Ficha dentre as opções cadastradas;
    • Ao clicar no botão Ficha Origem (o sistema irá abrir o formulário, para escolha da ficha, conforme exemplificado na próxima figura);
    • Ao clicar no botão Motivo, o usuário deve escolher dentre as opções cadastradas;
  9. Pagamento:
    • Atenção: Este campo terá caráter obrigatório se o parâmetro: Obrigar Informar Condição de Pagamento estiver marcado;
    • Selecione a Forma de Pagamento dentre as opções cadastradas;
    • Selecione a Condição Pagamento dentre as opções cadastradas;
    • Atenção: Quando o Cliente for Especial, o sistema irá buscar a forma de pagamento cadastrada, portanto o campo não terá a necessidade de preenchimento.
    • Importante: As Formas de Pagamento exibidas será as constante no cadastro por departamento do usuário logado (em: Módulo Tabelas > Formas de Pagamento);
  10. Dados do Pneu:
    • Atenção: Neste ponto ao selecionar a opção no formulário: Dados Técnicos do Pneu, o usuário será direcionado para a Aba Serviços (veja o formulário abaixo). Na ocorrência do usuário não o possuir os dados Técnicos do Pneu cadastrado, terá de efetuar o preenchimento dos campos abaixo manualmente.
    • IMPORTANTE: Ao selecionar os dados Técnicos do Pneu (Kit's), o sistema irá filtrar os dados da Medida, Banda e Preço, a importando para o formulário exibido abaixo.
    • Informe os Dados do Pneu, ou utilize o botão Pesquisar para localizar dentre as opções cadastradas a Ficha Técnica desejada;
      • Ao selecionar a opção o sistema ira preencher os demais campos desta sessão automaticamente.
    • Quando necessário preencha manualmente os campos abaixo ao:
      • Informe a Marca, ou utilize o botão Pesquisar para localizar dentre as opções cadastradas a Marca desejada;
      • Informe a Medida ou utilize o botão Pesquisar para localizar dentre as opções cadastradas a Medida desejada;
      • Informe a Modelo ou utilize o botão Pesquisar para localizar dentre as opções cadastradas a Modelo desejada;
      • Informe a Desenho ou utilize o botão Pesquisar para localizar dentre as opções cadastradas o Desenho desejado;
      • Informe a Banda Rod. ou utilize o botão Pesquisar para localizar dentre as opções cadastradas a Banda desejada;
    • Informe o número do Dot;
    • Selecione o Tipo de Pneu;
      • Radial;
      • Diagonal;
    • Informe o código da Matrícula;
      • Este campo NÃO é mais de preenchimento obrigatório;
    • Informe o Perímetro;
      • No campo digitavel informe o perímetro de raspagem do pneu
    • Informe o Número Fogo;
    • Marque o flag se o pneu estiver em Garantia;
    • Utilize o campo para incluir as Observações que existam;
  11. Coleta:
    • Atenção: Este campo terá caráter obrigatório se o parâmetro: Obrigar Informar Número de Coleta estiver marcado;
    • Informe a Nota Fiscal Coleta;
    • Será carregada automaticamente a Data e hora da abertura;
  12. Previsão de Entrega:
    • Será carregada automaticamente a Data e hora da abertura;
  13. Itens (Pneus) da Coleta
    • Total Itens
      • No campo digitavel, informe a quantidade de itens que será agrupado
    • Itens
      • O sistema irá informar o somatório de itens registrado;
  14. Grid
    • Será exibido os dados lançados nas colunas
  15. Exame Inicial:
    • Importante: Esta sessão só será visível se o parâmetro: Usar Produção controlada por etapa estiver desmarcado.
    • Utilize o botão para informar a Data;
    • Laudo;
      • Selecione a opção desejada
    • Nr do Laudo;
    • Informe a Qtde de Recauchutagens;
    • Informe a Qtde de Manchões Existentes;
    • Observações;
    • Selecione o Status da ficha:
      • Aprovado;
      • Reprovado;
  16. Clique no Botão Confirmar para salvar a Ficha de Recapagem.
  17. Botão Botao Nova Ficha1.png
    • Ao clicar no botão, o sistema irá limpar os dados existentes no formulário o habilitando para a abertura de uma nova ficha.
NBSRecap - Ficha - Nova Ficha - Form Nova Ficha de Recapagem - Aba Dados - Botao Credito - Tela Informativa.png Exemplo do botão Botao Credito.png
NBSRecap - Ficha - Nova Ficha - Tela Informativa 1.png
NBSRecap - Ficha - Nova Ficha - Tela Informativa 2.png
Nbsrecap - ficha - nova ficha - consulta de fichas originais do clliente.png As fichas já abertas para o cliente serão exibidos no Formulário: Consulta de Fichas Originais do Ciente.
  1. Nome do Cliente;
    • Será importado o nome do cliente da abertura da Nova Ficha de Recapagem;
  2. O usuário deve selecionar a ficha que deseja importar, das exibidas no Grid com as informações de fichas anteriores já abertas para o cliente nas seguintes colunas:
    • Cód. Empresa;
    • Nr. Ficha;
    • Data Emissão;
    • Resp. Inclusão;
    • Status;
    • Nr. Matricula;
    • Tipo Ficha;
    • Ficha Interna;
  3. Clique no botão Aceitar, para importar os dados (linha marcada) para a nova ficha;
Nbsrecap - ficha - nva ficha - tela informativa3.png
ligação=Arquivo:NBSRecap%20-%20Tabelas%20-%20Par%C3%A2metros%20-%20Form%20Tipos%20de%20Recapagens%20-%20Aba%20Cadastro%20-%20Identifica%C3%A7%C3%A3o%20do%20Usu%C3%A1rio.png O formulário ao lado será exibido quando o usuário efetuar a abertura / alteração de uma ficha que possua o parâmetro: Obrigar Autorização de acesso.

Aba Serviços

Nesta sessão, o usuário irá incluir os serviços a serem executados.

O formulário será exibido com as seguintes sub-abas:

  • Ficha Técnica
  • Serviço

Ficha Técnica

Inclua os dados do Kit a ser utilizado no atendimento ao cliente.

Por padrão, o sistema irá direcionar para esta aba.

NBSRecap - Ficha - Nova Ficha - Form Nova Ficha de Recapagem - Servicos - Ficha Tecnica1.png Para efetuar o lançamento da Ficha Técnica, execute os passos abaixo.
O procedimento para o usuário irá incluir os serviços será:
  1. Dados de Abertura:
    • O sistema irá criar automaticamente o Número da Ficha conforme o motivo da abertura (1 = Motivo e, 2 = Laudo);
    • O sistema irá informar automaticamente a Data e hora da abertura da Nova Ficha de Recapagem;
    • O sistema irá informar automaticamente o Status (A – Aberta) da Nova Ficha de Recapagem;
    • O usuário deve informar o Vendedor, dentre os vendedores cadastrados;
    • Selecione o Parceiro Indicador, dentre as opções cadastradas;
  2. O usuário irá selecionar os serviços através dos seguintes filtros de seleção:
    • Botão Código;
      • Ao escolher esta opção o usuário deve informar o código do item (ou parte dele) para pesquisa;
    • Botão Descrição;
      • Ao escolher esta opção o usuário deve informar a descrição do item (ou parte dele se o flag qualquer parte estiver marcado) para pesquisa;
    • Campo Digitável:
      • O usuário irá informar o Código/Descrição do item a ser pesquisado.
    • Botão Pesquisar
      • Ao clicar no botão Pesquisar, o sistema irá utilizar os filtros escolhidos para localizar o item;
  3. Grid;
    • O sistema irá exibir os dados nas seguintes colunas:
      • Kit;
      • Descrição Kit;
      • Empresa;
      • Serviço;
      • Descrição Serviço.
      • Atenção: Marque a linha do item que será incluso no Kit;
      • Importante: O sistema irá utilizar o valor do Cadastro do Kit como preço de venda
  4. Clique no Botão Incluir, o item marcado na grid será incluído no serviço.
    • Ao clicar no botão, o sistema irá exibir a tela informativa (exibida abaixo) questionando se deseja efetuar a inclusão do serviço;
    • Ao clicar na opção SIM, o serviço será incluso e será visível na grid superior;
    • Ao clicar na opção NÃO, será abortada a ação;
  5. Grid
    • Será exibido os dados do serviço incluído nas seguintes colunas:
      • Código;
      • Descrição;
      • Tipo;
      • Preço Venda;
      • % Desconto
        • Importante: O sistema permite que seja dado o desconto direto na grid (ao clicar no campo, o sistema irá validar se o usuário logado possui o acesso: E0601 - Acesso pode conceder desconto serviço ficha;
      • Total Líquido;
  6. Total Liquido;
    • Será exibido o valor Líquido Total do serviço incluso;

IMPORTANTE: NESTE PONTO, O USUÁRIO DEVE CLICAR NA ABA SERVIÇO, PARA QUE SEJA INCLUSO OS SERVIÇOS (QUANDO NECESSÁRIO) NA FICHA, E, POSTERIORMENTE OS ITENS (ABA CONSUMO), PARA ENTÃO RETORNAR À ABA DADOS PARA FINALIZAR A ABERTURA DESTA FICHA.


Serviço / Kits

Faça a inclusão dos serviços (quando necessário) para o atendimento.

NBSRecap - Ficha - Nova Ficha - Form Nova Ficha de Recapagem - Servicos - Aba Servico1.png Para efetuar o lançamento dos Serviços, execute os passos abaixo.
Efetue a inclusão seguindo os passos abaixo:
  1. Dados do Vendedor / Parceiro
    • Os campos abaixo deve ser preenchido uma única vez, os mesmos são comuns para todas as abas e sub abas do formulário.
      • Vendedor;
      • Parceiro Indicador;
      • Valor;
        • O valor a ser repassado ao Parceiro pela indicação.
  2. Filtros de Pesquisa;
    • Utilize os filtros disponíveis para efetuar a pesquisa dos Serviços e/ou Kits a serem utilizados no atendimento;
      • Ao escolher esta opção o usuário deve informar o código do item (ou parte dele) para pesquisa;
  3. Grid (inferior)
    • O resultado da pesquisa será exibido nas seguintes colunas da Grid:
  4. Botão Desconto por Serviços
    • Ao clicar no botão, será exibido o formulário abaixo.
  5. Botão Inclusão;
    • Ao clicar no botão Botao Seta Vermelha para cima.png, o sistema irá efetuar a inclusão do item marcado na grid (passo 3) na ficha;
    • Importante: O item incluso na ficha será exibido na Grid (passo 5)
  6. Grid (Superior)
    • O cruzamento será exibido nas colunas:
    • Código;
    • Descrição;
    • Tipo;
    • Preço de Venda;
      • Atenção: O usuário poderá efetuar a alteração do desconto ao clicar diretamente no campo. Para executar este processo é necessário que o usuário logado possua o acesso: E0602;
    • % Desconto;
      • Atenção: O usuário poderá efetuar a alteração do desconto ao clicar diretamente no campo. Para executar este processo é necessário que o usuário logado possua o acesso: E0601;
    • Total Líquido
  7. Botão Exclusão;
    • Ao clicar no botão Botao lixeira 2.png, será exibido o formulário abaixo.
  8. Total Líquido
    • O campo irá exibir o valor líquido do serviço (após a incidência do desconto);
  9. Aba Consumo
    • Clique na aba Consumo (quando necessário) para incluir os Itens necessários (consumo) para o atendimento do Serviço selecionado;

IMPORTANTE: NESTE PONTO, O USUÁRIO DEVE CLICAR NA ABA CONSUMO, PARA QUE SEJA INCLUSO OS ITENS DE CONSUMO (QUANDO NECESSÁRIO) NA FICHA, PARA ENTÃO RETORNAR À ABA DADOS PARA FINALIZAR A ABERTURA DESTA FICHA.

NBSRecap - Botao Limite Credito - Form Consulta Limite de Cadastro - Tela Informativa2.png O sistema fará a pesquisa da situação do Cliente e, quando este não possuir Limite de Crédito será exibido a Tela Informativa ao lado;
NBSRecap - Ficha - Nova Ficha - Form Nova Ficha de Recapagem - Servicos - Aba Servico - Botão Desconto por Serviço.png Quando necessário efetue o desconto no valor do Serviço.

Clique no botão Confirmar para salvar a alteração.


Aba: Consumo

Para efetuar a inclusão dos itens de consumo no cadastro do Kit, o usuário deve utilizar o modo Inclusão ou Alteração.

NBSRecap - Ficha - Nova Ficha - Form Nova Ficha de Recapagem - Aba Consumo1.png Utilize os campos do formulário ao lado para incluir os itens necessários para a execução do serviço selecionado.
Atenção: O sistema irá exibir a Tela de Informação quando não identificar a Banda de Recapagem, quando esta não existir, o processo será abortado.
Efetue a inclusão dos itens na sub aba Consumo ao executar os passos abaixo:
  1. Campos de identificação da Ficha - Estes campos serão preenchidos automaticamente NÃO permitindo alteração e, sua visualização será comum para todas as abas e sub abas.
    • Número da Ficha;
    • Data Inclusão;
    • Status;
  2. Campos de identificação do Parceiro Indicado:
    • Selecione a informação nos campos abaixo.
    • Importante: A sua visualização será comum para todas as abas e sub abas do formulário.
      • Vendedor;
      • Parceiro Indicador
      • Valor;
  3. Utilize os filtros abaixo para localizar/pesquisar o Item que será utilizado no atendimento do cliente:
    • Botão Código;
    • Botão Descrição;
    • Flag Qualquer parte:
    • Campo Digitavel:
      • O usuário irá informar o Código/Descrição do item a ser pesquisado.
    • Botão Pesquisar:
  4. Campo de identificação do Serviço
    • Selecione o Tipo de serviço a ser executado.
    • Quantidade
      • Atenção: O sistema fará o cálculo utilizando as informações da Banda e Medidas e irá sugerir o tamanho da banda a ser aplicada.
    • Serviço
    • Botão Imp. Reserva
    • O sistema irá direciona-lo para o formulário abaixo exibido. Neste formulário será exibido o histórico das reservas/devoluções feitas para a ficha e, a lista poderá ser impressa.
  5. O sistema irá exibir os dados nas colunas da Grid:
    • Código Item;
    • Descrição Item;
    • Fornecedor;
    • Estoque;
    • Reservado;
    • Disp.;
    • UN;
    • Quantidade;
    • Tipo Estoque;
    • Preço de Venda;
  6. Botão Incluir
    • Marque o Item na Grid e clique no botão Botao Seta Vermelha para cima.png, para a incorporar o item marcado na grid no Kit;
    • Atenção: Ao efetuar a inclusão do item, o sistema fará a verificação se, a empresa possui o parâmetro: Não Permitir repetição de itens-Banda habilitado, se sim, irá verificar se o usuário responsável possui o acesso: E0603 - Permitir repetição de itens / Bandas para permitir a inclusão do item, caso não possue esta condição, o sistema não permitirá a inclusão do item em duplicidade.
  7. Grid
    • O resultado da inclusão será visível nas colunas da Grid (parte superior do formulário)
  8. Botão Excluir
    • Para efetuar a exclusão do item, marque o item na grid (superior) e clique no botão Botao lixeira 2.png;
    • Confirme a quantidade de item a ser excluído (quando houver requisitado mais de um item), o sistema irá exibir a Tela informativa (exibida abaixo) perguntando se realmente deseja efetuar a exclusão;
  9. Botão Desconto sob item Consumo
    • Ao clicar sob o botão Botão Desconto sob item Consumo.png, será exibido o formulário para desconto no item requisitado (exibido abaixo.)
    • Atenção: O sistema NÃO fará o desconto único, o usuário deve efetua-lo para cada item solicitado que deseje a aplicação do desconto.
  10. Aba Dados
    • Ao finalizar a inclusão das informações, retorne para a aba Dados (quando necessário) ou clique no botão Botao Confirmar4.png para salvar as informações da ficha.

IMPORTANTE: NESTE PONTO, RETORNE PARA A SUB-ABA DADOS PARA, FINALIZAR (se assim for necessário) A ABERTURA DA NOVA FICHA DE RECAPAGEM.

NBSRecap - Ficha - Nova Ficha - Form Nova Ficha Recapagem - Consumo - Form Devolucao de Item de Consumo.png Confirme a quantidade de item devolvido, ao clicar no botão OK, o sistema irá exibir o formulário abaixo.
NBSRecap - Ficha - Nova Ficha - Form Nova Ficha Recapagem - Consumo - Form Devolucao de Item de Consumo - Tela Informativa.png O sistema irá questionar se o usuário deseja efetuar a devolução do material de consumo, selecione uma das opções apresentadas:
  • SIM
    • O sistema irá concretizar a exclusão do item;
  • NÃO
    • O sistema irá abortar a exclusão de itens. o usuário poderá prosseguir com a abertura da ficha normalmente.

Botão Imp. Reserva

Ao clicar no botão, o sistema irá exibir

NBSRecap - Ficha - Nova Ficha - Form Nova Ficha de Recapagem - Aba Consumo - Botão Imp Reserva.png Será exibido os pedidos de Reserva / Devolução.

Clique no botão Imprimir para imprimir a reserva de Material de Consumo.

NBSRecap - Ficha - Nova Ficha - Form Nova Ficha de Recapagem - Aba Consumo - Botão Imp Reserva - Relat.png Exemplo da Impressão do Material de Consumo.

Botão Desconto sob item Consumo

Ao clicar sob o botão Botão Desconto sob item Consumo.png, será exibido o formulário para desconto no item requisitado (exibido abaixo.)

NBSRecap - Ficha - Nova Ficha - Form Nova Ficha de Recapagem - Aba Consumo - Botao Desconto sob item Consumo.png Atenção: O desconto só será concedido quando o item for cadastrado como Venda. Para os itens cadastrados como Consumo, o sistema irá apresentar a mensagem informativa ao lado.
NBSRecap - Ficha - Nova Ficha - Form Nova Ficha de Recapagem - Aba Consumo - Botao Desconto sob item Consumo1.png Marque o Item a ser beneficiado com o desconto e clique no botão.

Informe o valor do desconto e clique no botão Confirmar para salvar as alterações.

Atenção: O sistema irá permitir que seja concedido o desconto até o percentual (%) máximo concedido ao usuário. Para descontos acima do permitido, será necessário que o usuário possua o acesso.

NBSRecap - Ficha - Nova Ficha - Form Nova Ficha de Recapagem - Aba Consumo - Botao Desconto sob item Consumo - Tela Informativa.png Quando o usuário informar o desconto acima do permitido para a função.
NBSRecap - Ficha - Nova Ficha - Form Nova Ficha de Recapagem - Aba Consumo - Botao Desconto sob item Consumo - Form Identificação do Usuário.png Para autorizar o desconto, deve ser concedido o acesso ao usuário.

Impressão

Ao finalizar a abertura da Ficha de Recapagem o sistema irá exibir a Tela Informativa abaixo, questionando se o usuário deseja efetuar a impressão da abertura da Nova Ficha .

NBSRecap - Ficha - Ficha Nova - Form Nova Ficha de Recapagem - Form Confirmacao.png Ao finalizar o processo de abertura da Ficha de Recapagem, o sistema irá exibir a Tela Informativa ao lado e, irá questionar se o usuário logado deseja efetuar a impressão desta ficha.

Se:

  • SIM;
    • O sistema irá direcionar o usuário para o formulário: Tipo de Impressão (conforme exibido abaixo);
  • NÃO;
    • O sistema irá abortar o processo de impressão sem qualquer ônus para o usuário;
NBSRecap - Ficha - Ficha Nova - Form Nova Ficha de Recapagem - Form Tipo de Impressao.png O sistema irá exibir os Tipos de Impressão possíveis, selecione uma das opções:
  • Controle;
    • Por padrão, o sistema irá trazer esta opção marcada;
  • Produção;
  • Formulário Vipal;
NBSRecap - Ficha - Ficha Nova - Form Nova Ficha de Recapagem - Form Impressao Ficha Controle1.png Um exemplo de ficha impressa.

ATENÇÃO: Para este manual, utilizamos a opção Controle para a impressão da ficha.


Para efetuar alteração nas fichas com o status de Aberto ou Não Liberado, acesse a opção: Alterar.


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