Leadzap Receptivo

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  • Conceito -
  • Tabelas -
  • Instalação do Robô - Linux

    Deverá ter em mãos IP do servidor Linux, usuário, senha e a senha do root.

    Arquivos necessários docker-compose.yml e application.yml

    Conhecimento básico em Docker e Linux.

    • Itens que exigem atenção

      Ao finalizar a instalação do Linux certifique-se que a data e hora estejam corretas. Brasil e sua região.

      O Número de telefone irá ser para cada Schema. Não pode-se utilizar o mesmo número de telefone para diferentes schemas. Um número de telefone pode atender a várias empresas porém elas devem estar dentro do mesmo schema.

      O docker e o docker-compose deverá ser instalado no root do linux.

      O serviço de troca de mensagens do LeadZap irá demorar cerca de 1(Um) minuto após levantar o container.

    • Configurações mínimas recomendadas

      Ubuntu Server Versão 20.04 + SSH

      4 GB memória

      4 processadores 2.4 GHz

      20 GB espaço em disco

      Docker e Docker-Compose Versão 20.10.9. Deverá ser instalado no root do linux.

    • Alterando os arquivos docker-compose.yml e application.yml

      Os arquivos podem ser alterados por um editor de texto simples como um bloco de notas ou mesmo o notepad++

      1 - Alterando o arquivo docker-compose.yml. Caso a porta 8600 esteja em uso por alguma outra aplicação modificar nesse arquivo.

      Application.yml o que mudar.png

      container_name: Caso esteja utilizando somente um schema não faz necessário alterar o nome do container. Caso for instalar em vários schemas mude o nome do container para leadzapmanger-seuscehma. Deverá mudar a porta para não gerar conflito de porta. Recomendo usar 8601, 8602 mudando somente o final uma para cada schema. As Demais informações não deveram ser alteradas.

      2 - Alterando o Arquivo application.yml

      790x790pxsemmoldura

      Deverá informar os dados referente ao banco de dados.

      App.yml Alterando 2.png

      data-source-???? É utilizado para realizar as consultas de O.S e consultas de Orçamento de Peças. Eles se tornam obrigatórios caso for habilitar no menu a opção de Consultar O.S ou Consultar Orçamento.

      url: Informe a url onde se encontra instalado o CRMService e CRMParts. Eles se tornam obrigatórios caso for habilitar no menu a opção de Consultar O.S ou Consultar Orçamento.

      timezone: utilizado para retornar a data e hora de determinada região. Por Exemplo Cuiabá-MT usamos GMT-4, São Paulo usamos GMT-3. Certifique-se que a data do ambiente esteja correta e coma a mesma data e hora do banco de dados.

      Menu Leadzap.png

    • Copiando os arquivos docker-compose.yml e application.yml

      Caso for realizar a instalação em vários schemas. Recomendamos criar uma pasta para cada schema: Exemplo nbs/leadzapmanager-seuschema e copiar os dois arquivos para suas respectivas pastas.

      1 - Acessar o Servidor Linux via SSH. Recomendado utilizar o MobaXterm.

      2 - Criar a seguinte estrutura de pastas. nbs/leadzapmanager ou (nbs/leadzapmanager-seuschema)

      LeadZap Path.png

      3 - Criar pasta config dentro nbs/leadzapmanager

      4 - Copiar arquivo docker-compose.yml para pasta nbs/leadzapmanager ou (nbs/leadzapmanager-seuschema)

      Ls Pasta LeadZapManager.png

      5 - Copiar arquivo application.yml para pasta nbs/leadzapmanager/config ou (nbs/leadzapmanager-seuschemar/config)

      6 - Após copiar e configurar os arquivos conforme demonstrado acima. Deverá executar o comando docker login. Essas credencias serão digitas por um suporte da NBS.

      7 - Após logar-se deverá executar o comando para subir a imagem. Comando deverá ser feito dentro da pasta nbs/leadzapmanager ou (nbs/leadzapmanager-seuschema). Comando: docker-compose up -d

      8 - Caso tenha seguido o passo a passo corretamente você irá conseguir ver o seu container rodando através do comando: docker stats.

      Container rodando.png

      9 - Poderá checar os logs do seu container executando o seguinte comando: docker logs e o numero do seu container id. Exemplo: docker logs 771. Lembrando que esse número 771 é aleatório. Pode ser obtido fazendo o comando do passo 8.

      10 - Limitando o uso de memória e processador do container. Caso deseje limitar o uso de memória e processador do container basta digitar o seguinte comando: docker update leadzapmanager -m 2g --memory-swap=-1 --cpus 0.7. Lembrando sempre de verificar o nome do seu container caso tenha modificado para utilizar por schema.

    • Configurações CRMService

      1 - Criar Menu Chatbot Receptivo. Menu Tabelas/LeadZap/Chatbot Receptivo. Vamos a alguns detalhes importantes deste cadastro.

      Aba Cadastro

      Chatbot Receptivo.png

      - Descrição: Nome que será apresentado para o vinculo entre o número de telefone e o menu de envio para o cliente após o contato.

      - Template (Se NÃO achar o Fone no Cadastro): Este template não precisa de ser aprovado na Zenvia. Este template deverá ser cadastrado na opção de menu Tabelas/LeadZap/Templates. Segue o exemplo do template não qualificado. Nesta opção de cadastro não irá cadastrar os menus. Pois os menus serão montados dinamicamente.

      Template nao qualificado.png

      - Mostrar Nome: (Descontinuado)

      - Mostrar e-mail(Perguntar e-mail): Caso marque essa opção e o telefone não estiver cadastrado o sistema irá enviar uma mensagem perguntando o e-mail do cliente.

      - Se achar mais de um número de telefone no cadastro de cliente, pergunta qual o cliente? (Descontinuado). Por padrão já pergunta qual cadastro deseja atendimento caso tenha mais de um cadastro para o telefone que entrou em contato.

      - Template (Se achar o Fone no Cadastro): Este template não precisa de ser aprovado na Zenvia. Este template deverá ser cadastrado na opção de menu Tabelas/LeadZap/Templates. Nesta opção de cadastro não irá cadastrar os menus. Pois os menus serão montados dinamicamente. Exemplo:

      Olá [SAUDACAO]

      [SR_SRA] [NOME_DO_CLIENTE], qual setor deseja atendimento?

      Digite o número de uma das opções abaixo:

      - Template Vendedor: Teste template PRECISA de aprova na Zenvia. Template usado para comunicar o vendedor sobre o cliente aguardando atendimento. Este template deverá ser cadastrado na opção de menu Tabelas/LeadZap/Templates. Nesta opção de cadastro não irá cadastrar os menus. Pois os menus serão montados dinamicamente. Exemplo:

      Evento [COD_EVENTO] via LeadZap na sua agenda.

      [NOME_DO_CLIENTE] Aguardando você responder.

      Aba Itens do Menu

      Chat Bot Itens do Menu.png

      - Sequência: Corresponde a ordem de apresentação do menu ao cliente e o número que ele irá digitar para ter atendimento em determinada área. (Obrigatório)

      - Descrição: Nome do menu que será apresentado ao cliente. (Obrigatório)

      - Área: Informe o área de atendimento a esse menu cadastrado. Fluxo Fixado e definido pela NBS. (Obrigatório)

      - Tipo Evento: Se torna obrigatório de acordo com a área definida.

      - Atendimento: Se torna obrigatório de acordo com a área definida.

      - Time que vai Atender: Certifique-se que o time selecionado possuí usuários vinculados ao time. Se torna obrigatório de acordo com a área definida.

      2 - Cadastro LeadZap: Menu Tabelas/LeadZap/Cadastro. Vamos a alguns detalhes importantes deste cadastro.

      Cadastro LeadZap.png

      - X-API-TOKEN: Token fornecido pela Zenvia.

      - URL Api: Caminho onde se encontra hospedado o plugin de integração com a Zenvia.

      - URL Painel Web: Caminho onde se encontra hospedado o Chat para conversação.

      - Celular: Número de telefone para troca de mensagens com Zenvia(WhatsApp).

      - Descrição: Nome para identificar o cadastro.

      - Empresa: Informe a empresa que está liberado o contrato para integração. Código de Validade 212.

      - Usuário/Senha: Informe um usuário e senha para integração com o plugin. Utilizar um usuário e senha do oracle.

      - e-mail Notificação: Informe o e-mail para notificação de aprovação de templates.

      - Leadzap Receptivo: Informe o menu cadastrado em Tabelas/LeadZap/Chatbot Receptivo.

      3 - Parâmetros. Tabelas/Parâmetros

      Segue a lista dos parâmetros utilizados para LeadZap Receptivo:

      NOME_EMPRESA_LEADZAP - Informe o nome da empresa que irá ser enviado nos disparos chatbot. Caso não seja informado, será utilizado o nome da empresa do cadastro de empresa.

      EXPEDIENTE_WHATS_SEG_SEX_INIC - Informe a Hora Início Expediente WhatsApp Segunda à Sexta

      EXPEDIENTE_WHATS_SEG_SEX_FIM - Informe a Hora Fim Expediente WhatsApp Segunda à Sexta

      EXPEDIENTE_WHATS_SAB_INIC - Informe a Hora Inicio Expediente WhatsApp Sábado

      EXPEDIENTE_WHATS_SAB_FIM - Informe a Hora Fim Expediente WhatsApp Sábado

      EXPEDIENTE_WHATS_DOM_INIC - Informe a Hora Início Expediente WhatsApp Domingo

      EXPEDIENTE_WHATS_DOM_FIM - Informe a Hora Fim Expediente WhatsApp Domingo

      EXPEDIENTE_WHATS_AOS_SAB - Expediente WhatsApp Trabalha aos Sábados

      EXPEDIENTE_WHATS_AOS_DOM - Expediente WhatsApp Trabalha aos Domingos