Encarregado de Peças
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Introdução
Desde 1992, a NBS atua no mercado de Gestão de Concessionárias de Veículos e Auto Peças através do desenvolvimento de softwares de gestão empresarial. Nossas soluções são abrangentes e estão distribuídas por categorias e módulos. Cada módulo foi desenvolvido para desempenhar um conjunto de ações, que quando devidamente configurada, permitem aos usuários a realização de suas tarefas de forma simples e segura.
Objetivo
Apresentar as principais funções que envolvem a rotina do Estoquista, para que de maneira clara e objetiva o mesmo possa desempenhar suas atividades.
Instruções para Acesso
A NBS, em sua versão desktop, através do módulo NBSShortCut, disponibiliza uma espécie de painel de atalhos. Nele, é possível configurar quais módulos estarão disponíveis para um determinado perfil de usuário, bem como facilitar o login.
Acesso aos Módulos
Para acessá-lo, localize o ícone
Faça o login preenchendo os campos: Usuário, Senha e Servidor.
Quando o login é realizado com sucesso, o módulo é executado se concentrando originalmente na lateral direita do desktop, conforme imagem ao lado. | |
Mas, através dos botões localizados na parte superior do próprio NBSShorCut é possível personalizar sua apresentação. Alterando da lateral direita do desktop, para a esquerda (através do botão demonstrado com a seta vermelha), ou ainda, recuando para a extremidade de um dos lados da tela (através do botão demonstrado com a seta azul). |
Execução dos Módulos
Ainda por meio do NBSShortCut, a execução dos módulos pode ser feita de duas formas:
- Digitando no campo “Executar” o nome exato do módulo que se deseja abrir e pressionando a tecla “Enter”.
- Clique com o botão esquerdo do mouse sobre o módulo desejado.
Exibe a lista de módulos habilitados para um determinado perfil/ usuário.
Nota: Click botão direito do mouse para habilitar demais opções de login.
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Procedimentos
Devolução de Compra
É importante, antes mesmo de iniciar o procedimento de devolução, identificar se a nota fiscal de compra que será devolvida foi lançada já no sistema NBS, ou se foi lançada ainda no antigo DMS. Esse detalhe faz toda a diferença, pois influencia diretamente na rotina de emissão das notas.
Devolução de Compra - NBS
Acesse o módulo “Compras.exe”. Para que seja realizada a devolução de notas fiscais de compra é necessário atentar para alguns requisitos:
- O status da nota fiscal a ser devolvida não pode ser igual a “Cancelado” ou “Devolvido total”.
- É necessário ter saldo em estoque suficiente do(s) produto(s) que se pretende devolver.
Utilizando um dos filtros disponíveis na tela principal do módulo “Compras.exe” realize a busca pela nota fiscal que deseja devolver, clique sobre a nota fiscal desejada em seguida selecione a opção (conforme demonstrado abaixo).
O sistema autentica o acesso Cód.: 10206 “Pode Devolver”. Caso não possua esse acesso, contate o seu departamento de TI. |
Na tela aberta pelo sistema será possível pelo tipo de devolução: . Se selecionada a opção “Parcial”, o sistema permitirá a seleção dos produtos e quantidades através do botão .
Nota: Ainda durante a seleção do produto/ quantidade, é possível marcar o flag .
Nota: O campo “Motivo da Devolução” tem preenchimento obrigatório. Nota: Caso autorizado pelo fornecedor, a NF pode ser emitida contra um CNPJ diferente. Para tanto, através do botão faça a pesquisa e seleção do CNPJ de destino. O sistema irá autenticar o acesso Cód.: 10254. |
Ao concluir a seleção dos itens, clique em .
Nota: Na parte superior da tela ao lado será possível selecionar os dados de transportadora e detalhes sobre os volumes.
Nota: Na parte central da tela, será possível selecionar a natureza de operação do tipo “Devolução” e o vencimento para o Contas a Receber (mais à direita). Nota: Além do campo Observação poder ser alterado ou ter mais dados acrescentados a observação padrão, na parte inferior da tela é possível selecionar qual endereço será destacado na nota. |
Para concluir a operação basta clicar no botão .
A impressão automática da nota fiscal de devolução depende de parâmetro. |
Devolução de Compra – Outro DMS
Para devoluções de produtos cuja compra foi registrada em outro DMS, a operação será realizada a partir do módulo NFVendas, opção .
Tela Principal do Módulo NFVendas – “Saídas Diversas”. |
Selecione no campo Tipo a opção “Peças-Saída de Itens com retirada do estoque (OP. 20)”.
Utilizando um dos filtros disponíveis na guia “Clientes” selecione o fornecedor para quem pretende devolver os produtos. |
Ao invés de seguir o padrão acessando na sequência a guia “Itens”. Vá até a guia “Situações Especiais”, onde deverá marcar a opção .
Ao selecionar a opção , conforme detalhado ao lado. O sistema automaticamente irá direcioná-lo para a guia “Doc. Referenciado” (conforme imagem ao lado). |
Após selecionada a opção “NF-e/ NFC-e” (em Documento Referenciado) o sistema irá habilitar o campo para preenchimento da Chave da NF-e que estaria sendo devolvida. |
Com o preenchimento das guias “Situações Especiais” e “Doc. Referenciado” conforme acima demonstrado, agora podemos retomar a guia “Itens” para inserir os produtos que irão compor a nota fiscal de devolução.
Com o auxílio dos filtros disponíveis no centro da guia “Itens” realize a busca dos itens desejado, incluindo quantos forem preciso até completar o total de produtos que irá compor a sua nota. |
Caso para a pesquisa realizada seja retornado mais de um resultado, selecione apenas o produto desejado clicando sobre o mesmo e na sequência acionando o botão . Já o botão lança para o grid superior todos os itens listados no grid inferior. E através do botão é possível excluir algum item selecionado de forma indesejada.
Para editar as informações dos itens selecionados, utilize o botão . |
Atenção: Salvo alguns estados/ legislações específicas, no geral, a nota fiscal de devolução é um “espelho” da nota fiscal devolvida. Logo, as informações contidas na nota de devolução deverão tomar por base os dados destacados na nota fiscal original, sobretudo dados relacionados a impostos. Caso enfrente dificuldades em equivaler as informações tal qual a nota original, solicite apoio do departamento fiscal. |
Segue exemplo de como informar os dados complementares exigidos por alguns fornecedores para validar a operação de devolução. |
Por meio da guia “Natureza(s)/Transporte/Rota”, como o próprio nome sugere, será possível definir a “Natureza de Operação”, bem como as informações relacionadas ao transporte dos produtos.
No exemplo ao lado foi demonstrado como preencher os dados de transporte para o caso em que o mesmo será custeado pelo destinatário. |
Para concluir a rotina acesse a guia “Pagamento” e selecione através do botão a forma de pagamento/ condição de pagamento convencionada pelo departamento financeiro de sua empresa para esse tipo de operação.
Nota: Clicando em o sistema conclui a operação e na sequência informa o número da nota fiscal geral.
Nota: A impressão automática da NF-e depende de parametrização. |
Devolução de Vendas NBS
Assim como no item 4.1 (Devolução de Compra), para realizar a devolução de venda, também é imprescindível identificar primeiramente se a nota fiscal que será devolvida foi emitida a partir do NBS, ou se por meio de outro DMS. Esse detalhe faz toda a diferença, pois influencia diretamente na rotina de emissão das notas.
Devolução de Vendas NBS
Acesse o módulo “NFVendas.exe”. Para que seja realizada a devolução de notas fiscais de venda é necessário atentar para alguns requisitos:
- O status da nota fiscal a ser devolvida não pode ser igual a “Cancelado” ou “Devolvido total”.
- Identificar qual tipo de devolução será realizada: Devolução de produtos de uma única nota, Devolução de Produtos de Notas diferentes ou Estorno (o conceito de uso de cada uma delas está brevemente discriminado no próprio módulo, imagem abaixo).
Utilizando-se dos filtros disponíveis na tela principal do módulo “NFVendas.exe”, realize a busca pela nota fiscal que deseja devolver, clique sobre a nota fiscal desejada em seguida selecione a opção (conforme demonstrado na imagem abaixo).
O sistema autentica o acesso Cód.: 10308 “Devolve NF de Estoque”. Caso não possua esse acesso, contate o seu departamento de TI. |
Devolução de Vendas NBS - Devolução
Demonstração do procedimento quando selecionada a opção .
Nota: Ao lado, segue demonstrada a opção de devolução “Parcial”, onde os produtos poderão ser selecionados e com o auxílio do botão , poderão ter a quantidade editada. Caso selecionada a opção “Total” o botão acima não é habilitado.
Nota: Caso selecione a opção “Usar numero de nota do Fornecedor. O sistema irá habilitar os campos: Número, Série, Data Emissão e os flags NF-e/NFA-e”. Após marcar qualquer dos flags, será preciso digitar a chave da NF-e/NFA-e. |
Após realizado o preenchimento dos dados conforme descrito acima, lembrando que o campo “Motivo” é obrigatório, clique no botão para seguir para a etapa final.
Nota: Caso tenha sido destacado valores como: Frete, Seguro e/ou Outros. Com o auxílio do flag ao lado de cada uma dessas opções, será possível zerar esses valores.
Nota: O sistema irá habilitar o tipo de natureza de operação de acordo com o(s) produto(s) selecionado(s) (no exemplo ao lado, trata-se de Combustível e Lubrificante). Nota: Será possível alterar/ complementar as informações do campo . Nota: As guias “Transportadora” e “Observação Adicional” tem preenchimento facultativo. Nota: Para concluir clique em . |
Devolução de Vendas NBS - Devolução Múltipla
Primeiramente é importante destacar que apenas notas fiscais de um mesmo cliente e que não tenham tratativas de legislação específicas distintas, poderão ser selecionadas para compor uma única nota de devolução.
O processo a ser demonstrado adiante representa as ações a serem adotadas quando selecionada a opção (conforme formulário em Devolução de Venda - NBS).
Dica: A guia “Cliente” será preenchida automaticamente pelo sistema com os dados importados a partir das notas fiscais selecionados na guia “Itens”. |
Com o auxílio dos filtros contidos no centro da Figura ao lado, poderão ser selecionadas as notas .
Botões:
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Marcando qualquer das opções ao lado, o sistema irá executar a ação descrita à frente do flag. |
Através do “Tipo nota de Compra” será possível determinar se a nota fiscal será gerada pelo próprio sistema, ou se será utilizado formulário pelo próprio cliente. Quando selecionada a segunda opção, o sistema irá habilitar os campos: Número, Série, Data Emissão, NF-e/NFA-e e Chave |
Para concluir, selecione a(s) Natureza(s), Vencimento do Contas a Pagar e clique em .
Devolução de Venda NBS - Estorno
Adiante segue a demonstração de quando selecionada a opção , após selecionada a nota fiscal que se deseja estornar (conforme formulário em Devolução de Venda - NBS).
Nota: Na guia “Natureza(s)” será possível selecionar a(s) natureza(s) de acordo com a nota original. Será possível também ajustar o vencimento do Contas a Pagar e preencher a “Informação Adicional de Interesse do Fiscal”.
Nota: Para concluir, clique no botão . |
Devolução de Venda – Outro DMS
Para devolução de produtos cuja venda tenha sido realizada através de outro DMS, acesse o módulo “Compras.exe”.
Atenção: Abaixo segue exemplo de DANFE, que representaria neste exemplo uma venda supostamente ocorrida em outro DMS. Utilizaremos essas informações para simular o preenchimento dos campos no sistema durante o lançamento da nota fiscal de devolução. |
“Exemplo de DANFE (Representando a Nota de Venda de Produtos)”. |
Ao acessar o módulo Compras.exe (conforme item 3.1), clique no botão , em seguida em .
Tela Principal do Módulo Compras – Diversas – “Compra”. |
Nota: Do campo de dados do Emitente, apenas o fornecedor é selecionado a partir do botão . Pois, os demais dados, como: Número/Série, Data de Emissão e Chave da NFe o próprio sistema irá alimentar quando for emitida a nota.
Nota: O flag precisa ser marcado. |
O conjunto de campos que compõem o “Cálculo do Imposto” (Figura acima), precisa estar perfeitamente alinhado com as informações destacadas na NF-e que está sendo devolvida (conforme formulário em Devolução de Venda - Outro DMS).
Nota: Preencha os dados ao lado conforme as informações constantes no campo Descrição dos Produtos/ Serviços do DANFE (Formulário em Devolução de Venda - Outro DMS).
Nota: Certifique-se de ter selecionado o CFOP do tipo devolução e ao preencher todos os dados, clique em , para incluir o item. |
No exemplo ao lado, o contas a pagar estaria sendo gerado em parcela única, com vencimento 30 dias após a emissão da nota e o Tipo de Pagamento foi definido como “A Prazo”. Para que essas informações fossem gravadas foi selecionada a opção . |
Acessando a guia “TotalNota” (Imagem ao lado), clique em . O objetivo dessa ação é promover um recálculo, confrontando as informações preenchidas na CapaNotafiscal X ItensNota. Fazendo com que a legenda fique igual a . |
Dica: Somente quando todos indicadores da guia “TotalTota” estiverem corretos, ou seja, com a legenda , o sistema irá habilitar a guia “Locações”. |
A guia ao lado tem por função atribuir o Local/Locação onde serão armazenados os itens. Para tanto, informe um “Local”, em seguida, no campo “Locação Padrão” informe o valor “SL”. Obs.: Caso o produto já tenha cadastro de locação, ele irá ignorar a “SL” e manterá o padrão de locação já cadastrada. |
Para finalizar a operação, acesse a guia “Situações Especiais”, em seguida “Doc. Referenciado” e selecione a opção conforme o documento devolvido, nesse exemplo “NF-e”.
Nota: Ao selecionar a opção “NF-e / NFC-e”, o sistema irá habilitar o campo “Chave NF-e” cujo preenchimento é obrigatório.
Nota: Por fim, clique em para que a nota possa então ser gerada. |
Rotinas para controle de Estoque
Cada montadora adota um critério particular para controle do estoque, análise e apuração de demandas, reposição do estoque, etc. Nesse tópico serão abordados alguns dos procedimentos exigidos pela Toyota para que haja o controle ativo do estoque.
Atenção: Existe uma série de procedimentos e transferência de dados que o sistema gerencia automaticamente através do módulo ExtratorToyota. Para detalhar a parametrização e operacionalização do módulo ExtratorToyota, existe documento específico. Este tópico, tem como principal objetivo abordar a parcela de rotinas que ainda carecem da intervenção do usuário para serem executadas para o controle e gerenciamento do estoque. |
Classificação das Curvas ABC/ICC
Partindo do princípio que a CURVA ABC refere-se a demanda, ou seja, quantidade vendida dos produtos e a CURVA ICC, refere-se à frequência de venda. É correto afirmar que a base para se executar a atualização de qualquer dos indicadores supracitados está no cálculo das demandas.
Abaixo seguem alguns recortes de material disponibilizado pela Toyota onde é possível observar o detalhamento do cálculo a ser feito para classificação das curvas.
Para que a classificação demonstrada na figura acima (Figura acima) possa ser executada no sistema, será necessário acessar o módulo “Gerência.exe” (conforme demonstrado no item 3.1).
Atenção: A rotina de atualização das curvas ABC e ICC está integrada também a atualização dos indicadores: SSMD/MIP e MAD. Todos influenciam diretamente no cálculo para sugestão de compra. A fim de manter as informações sempre atualizadas, essa rotina precisará ser executada periodicamente. Sugerimos que todas as segundas-feiras, o responsável por sua execução, faça desta uma das primeiras ações do dia. |
Tela Principal do Módulo Gerencia – Menu: Gerencial – Método Toyota – “Gerar Curva ABC”. |
Nota: Na parte superior da tela, selecione a empresa desejada marcando com um clique do mouse a coluna . Em seguida, utilizando o mesmo critério, selecione no grid inferior os fornecedores desejados.
Nota: No canto inferior da Figura ao lado, ao lado, vemos a configura padrão para geração das curvas. Nota: Para execução da rotina clique no botão . Obs.: A barra de status inferior irá indicar o andamento da operação até alcançar os 100%, quando a rotina será concluída e um aviso for exibido na tela. |
Após a execução da rotina de atualização demonstrada acima, o resultado poderá ser acompanhado através da opção “Relatório Curva ABC/ICC” (conforme Figura Gerência de Estoque).
Para execução da consulta, selecione os filtros: Empresa e Fornecedor Estoque. Em seguida clique em .
Obs.: Somente será possível selecionar um registro por filtro. |
Através do botão , disponível para alguns dos indicadores apresentado pelo sistema, será possível obter uma visão detalhada dos dados que compõe o indicador em questão.
Com o botão direito do mouse sobre um dos registros apresentados no grid, é possível acessar as opções:
Nota: Dentre as inúmeras informações disponibilizadas pelo sistema na “Ficha do Item”. Na guia “NBS3010” o sistema disponibiliza uma série de informações relacionadas aos indicadores abordados neste tópico.
Nota: Por meio do botão é possível dar manutenção nos campos: . |
Manutenção no Cadastro de SCC
A classificação da classe especial de controle (SCC) se destina a identificar alguma peça que deve ser tratada com uma condição especial em que apenas a classe de controle de inventário (ICC), pode não ser suficiente.
As Classes Especiais de Controle são divididas em duas categorias:
SCC Automática – Para "Peças Novas”
- N1 = 0 a 6 meses sem venda
- N2 = 7 a 12 meses sem venda
- N3 = 13 a 24 meses sem venda
SCC Manual – São definidas manualmente e pode conter “MAD Fixo”.
O cadastro das classes poderá ser acessado através da opção “Classes Especiais de Controle (SCC) Manual”, disponível no módulo “Gerência.exe” (conforme Figura Gerência de Estoque).
Já a manutenção da classe SCC manual dos produtos poderá ser editada em ao menos dois módulos do sistema (Tabelas.exe e Pedidos.exe). Abaixo segue demonstração de como fazê-lo através do Tabelas.
Ao acessar a “Tabela de Itens/ Fornecedor”, faça a busca do produto desejado utilizando os filtros disponíveis no canto inferior da tela, em seguida, clicando no botão . Caso seja retornado mais de um resultado para a pesquisa, selecione o produto desejado clicando sobre mesmo. Então acesse a guia “Custos”. |
Na grid superior, caso seja listada mais de uma empresa, selecione apenas aquela na qual sua alteração terá efeito através da coluna . Em seguida, no canto inferior da tela, selecione o “SCC Manual” desejado e clique no botão . |
Pedidos de Peça
A Toyota adota uma série de critérios para administrar a rotina de pedido de peças. Além de trabalhar com o conceito de um estoque enxuto, onde o MIP é um dos principais termômetros para medir a necessidade de reposição. Existem também algumas considerações que ensejam determinadas classificações para os pedidos, daí a necessidade de se criar legendas, segue:
“V”- VOR. | Pedido de peça para veículo imobilizado por indisponibilidade de peça em estoque.
Obs.: Para geração do pedido é necessário vinculá-lo a uma Ordem de Serviço. |
“U” – Urgente Oficina. | Pedido de peça urgente para veículo não imobilizado.
Obs.: Necessário vincular número de Ordem de Serviço, pedido de “Venda Pendente”. |
“S” - Special | Designado para o pedido de peças especiais. Exemplo: Motor, Chave cortada, ou produtos bloqueados na fábrica.
Obs.: Esses pedidos normalmente demandam informações adicionais do distribuidor para o processamento. Requer número de Pré-Ordem. |
“B” - Balcão | Pedidos realizados para atender demanda específica de cliente.
Obs.: Normalmente relacionados a “Vendas Perdidas”. |
“R” – Reposição | Pedido para reposição de estoque.
Obs.: Pedidos gerados manualmente, ou por meio de “Sugestão de Compra”. |
“A” – Atacado | Pedido caracterizado como “Demanda Criada”.
Obs.: Assim como os pedidos de balcão são administrados através das Vendas Perdidas, porém, como motivo específico “Demanda Criada”. |
O fluxo para atendimento dos pedidos por parte da fábrica se divide em: Demanda Real e Demanda Criada (segue detalhado nas imagens abaixo).
O módulo responsável por gerenciar os pedidos no sistema NBS é o “Pedido.exe”. Execute as instruções contidas no item 3.1 para executá-lo.
Por padrão, ao acessar o módulo serão listados todos os pedidos pendentes para a empresa do usuário logado. Entretanto, utilizando os filtros disponíveis e clicando no botão será possível tornar a pesquisa mais objetiva. |
Segue lista de ações disponíveis a partir da tela principal do módulo Pedido.exe (Imagem acima).
Botão utilizado para iniciar a ação de incluir pedidos (Todos os Tipos). | |
Utilizado para dar complementar pedidos gerados, porém ainda não transmitidos a fábrica. | |
Exclui definitivamente o pedido selecionado. | |
Através desta opção é possível realizar manutenção em praticamente toda estrutura do pedido selecionado. | |
Permite a impressão em formulário do pedido selecionado no grid. | |
Botão responsável por realizar a transmissão dos pedidos para o portal da montadora. | |
Dependendo de parâmetro, o sistema pode exigir que o pedido esteja aprovado para ser baixado, essa opção realizada a Aprovação/Desaprovação do pedido selecionado. |
Gerando Pedidos de Peça - Reposição Manual
Após clicar no botão (Figura acima), selecione no canto inferior esquerdo da tela a opção e utilizando uma das opções de busca: Código ou Descrição. Realize a pesquisa do produto desejado clicando no botão .
Caso para a sentença utilizada na pesquisa seja retornado mais de um resultado, será necessário selecionar o produto desejado e em seguida clicar no botão para que a tela de seleção de quantidade e fornecedor, exibida na Figura (ao lado) seja exibida.
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Para que seja garantida a inclusão do produto no pedido, conforme demonstrado na Figura acima, clique no botão . Caso queira inserir mais produtos no mesmo pedido, basta repetir a operação acima demonstrada até alcançar a quantidade de produtos desejado para o pedido.
Atenção: A Toyota possui uma série de fornecedores homologados, exemplo: Cosan, Keko, Bridgestone, Tunap, Clarios, etc. Na ação demonstrada na Figura acima(Inclusão de Pedidos), o fornecedor a ser selecionado deve ser aquele mesmo responsável por emitir a nota dos produtos. Outro fato relevante relacionado a seleção dos fornecedores é que cada número de pedido é associado a um único fornecedor. Caso sejam selecionados itens X fornecedores distintos durante a construção do pedido, o sistema irá desmembrá-lo ao confirmar. Assim, serão somados num pedido todos os itens selecionados para um determinado fornecedor, e o mesmo para os demais fornecedores. |
Os campos em destaque na Figura ao lado, tem preenchimento obrigatório.
Somente quando selecionado o botão e concluída a operação o sistema irá apresentar o número do pedido fábrica. |
Note na Figura ao lado, que somente quando confirmada a operação o sistema gravou valor no campo , referente a sequência do pedido na fábrica. Já o número de pedido destacado na mensagem , refere-se à sequência interna de pedido. |
Gerando Pedidos de Peça - Reposição Sugestão de Compra
Ao clicar no botão (Figura Lista de Pedidos), em seguida selecionando a opção . O sistema abre a tela de definição de parâmetros para sugestão de compra. Onde deverão ser preenchidos conforme exemplo ao lado. |
Após definidos os parâmetros conforme exemplificados na Figura acima, clique no botão para que o sistema efetue o cálculo da média de dias de entrega.
Após exibido o resultado, conforme demonstrado na Figura ao lado, clique em . |
Em seguida, ao clicar no botão (Figura 39), o sistema fará uma série de cálculos e exibirá o número da sugestão de compra gerada.
Através do botão , o sistema irá listar todas as sugestões de pedidos geradas para a empresa selecionada. Sendo possível selecionar entre os status:
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Para dar manutenção numa determinada sugestão basta selecionar a mesma no grid superior e através da coluna , disponível no grid “Itens”, selecionar apenas os produtos que deseja realizar uma determinada ação. Segue lista das ações possíveis:
Uma vez realizada seleção de produtos e clicado nesta opção o sistema altera o status de “Pendente” para “Descartado”.
Obs.: Produtos com status de “Descartados” são desconsiderados no momento de gravar o pedido de Sugestão de Compra. | |
Botão utilizado para desfazer a ação do botão “Descartar”. Retornando o status dos produtos selecionados de “Descartados” para “Dependentes”. | |
Exclui da sugestão dos itens com o status de “Descartado”.
Obs.: Após essa operação não será possível recuperar os produtos excluídos. Apenas por meio de uma nova sugestão. | |
Ao acionar este botão mantendo a seleção de produtos conforme demonstrado na figura acima, o sistema os produtos para tela de “Inclusão de Pedidos”, grid “Lista da Sugestão”.
Obs.: Apenas os produtos Pendentes são passíveis desta ação. Itens descartados não acatam este comando. |
Após realizar seleção dos produtos com auxílio do botão , ainda na tela de Inclusão de Pedido, grid “Lista da Sugestão”. Com o botão direito do mouse sobre qualquer dos itens listados do grid, o sistema permite realizar uma série de ações.
Dentre os vários recursos disponíveis através do botão direito, serão destacados dois:
Obs.: Ambos poderão auxiliar tanto na geração de nova sugestão, quanto na análise da sugestão atual. |
Caso seja selecionada a opção “Atualizar SCC/MAD Fixo”, o sistema irá abrir a seguinte tela.
Selecionando qualquer das três opções disponíveis na tela e clicando no botão o sistema irá acatar a alteração. Podendo inclusive a alteração realizada impactar no cálculo de novas sugestões de compras. |
Já se a opção selecionada for “Imprimis Sugestão – NBS2000” (na Figura "Inclusão de Pedidos" acima), será apresentado o formulário de “Sugestão de Compra”. Onde além de demonstrar a sugestão de reposição para cada produto, será possível também acessar a demanda dos últimos 6 meses, dentre outras informações:
A partir do momento em que a relação dos produtos que serão incluídos no pedido estiver pronta. Os produtos poderão ser lançados do grid “Lista da Sugestão”, para o grid “Itens do Pedido” através do botão (para incluir produto a produto), ou (para incluir todos os produtos).
Todos os demais passos até a conclusão do pedido poderão ser realizados conforme item 4.4.1.
Gerando Pedidos de Peça - Balcão/Atacado
Através do indicador “Vendas Perdidas”, que no geral nasce a partir de uma oportunidade de venda que não se concretizou, o sistema além de poder gerar um BI permita o acompanhamento desses casos. Ao mesmo tempo nutre uma base que poderá ser utilizada para controlar encomendas de peças, ou seja, pedidos que seriam designadas para atender demandas específicas.
Nota: Ao selecionar a opção de “Vendas Perdidas” (conforme Figura ao lado), o sistema permitirá utilizar qualquer dos filtros para demonstrados ao lado para tornar a busca mais específica.
Nota: Quando pedido for “Atacado” o Motivo deve ser: “Demanda Criada”. |
Quando definido os valores para os filtros e acionado o botão , o sistema retornará o resultado que satisfaz aos critérios de pesquisa, listando os produtos no grid “Lista dos Itens de Vendas Perdidas”.
Utilizando o mesmo critério dos demais tipos de pedido, utilize um dos botões para lançar o(s) produto(s) selecionado(s) para o grid “Itens do Pedido”.
Após selecionado o produto e fornecedor, o sistema irá habilitar a tela que vemos na figura ao lado. Onde está sendo sinalizado que o produto em questão será mantido em reserva para o cliente vinculado ao registro de “Venda Perdida”.
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A partir deste ponto e até a conclusão do pedido, será mantido o mesmo procedimento já demonstrado no item 4.4.1 (única ressalva será a marcação do campo “Tipo” com uma das opções: Balcão ou Atacado, dependendo da aplicação, Figura "Inclusão de Pedidos" acima).
Gerando Pedidos de Peças - VOR/Urgente Oficina
Tanto pedido do tipo “VOR”, quanto “Urgente Oficina” dependem que haja relação direta com uma ordem de serviço. Para tanto, de forma bem semelhante ao que ocorre com as “Vendas Perdidas” (balcão), no caso de indisponibilidade de estoque para produto cuja procura se deu na oficina, o sistema permite alimentar o indicador de “Venda Pendente” no qual a referência seria justamente o número da OS.
Ainda utilizando o item anterior como referência, ao iniciar o pedido clicando em (Figura "Pedidos - Lista dos pedidos") e selecionando a opção na sequência. O sistema irá habilitar uma tela para que sejam definidos os filtros de pesquisa.
Utilize qualquer dos filtros demonstrados na Figura ao lado, para realizar a pesquisa do registro desejado de forma mais objetiva. |
Quando definido os valores para os filtros e acionado o botão , o sistema retornará o resultado que satisfaz aos critérios de pesquisa, listando os produtos no grid “Lista dos Itens de Vendas Pendentes”.
Assim como no item 4.4.3, ao ser retornado o resultado da pesquisa, utilizando qualquer dos botões será possível passar os produtos do grid “Lista dos Itens de Vendas Pendentes”, para o grid de “Itens do Pedido”. |
A partir deste ponto e até a conclusão do pedido, será mantido o mesmo procedimento já demonstrado no item 4.4.1 (única ressalva será a marcação do campo “Tipo” com uma das opções: “VOR” ou “Urgente Oficina”, Figura "Inclusão de Pedidos - Detalhe do Fechamento").
Gerando Pedidos de Peça - Especial
Normalmente vinculado a uma Pré-Ordem, o pedido de peça especial, cuja definição/ aplicação estão presentes na tabela do item 4.4 (página 27). Pode ser gerado através do módulo de “Pedido.exe”, (Figura "Pedidos - Lista dos pedidos"), seguido da opção .
Assim como no item 4.4.3, ao ser retornado o resultado da pesquisa, utilizando qualquer dos botões será possível passar os produtos do grid “Lista dos Itens de Vendas Pendentes”, para o grid de “Itens do Pedido”. |
A exemplo dos demais tipos de pedidos, quando há um documento vinculado ao pedido, nesse caso uma Pré-Ordem, o sistema irá manter a reserva do pedido para o cliente da Pré-Ordem (apesar de não ser apresentada a tela “Quantidade Pedir e Reservar”).
Também de forma idêntica como a dos demais tipos de pedidos, deve ser realizado o preenchimento da guia “Detalhe do Fechamento”. Atentando para a marcação do “Tipo” de pedido “Especial” e que o sistema tenha preenchido corretamente os campos: “Chassi” e “N. Pré” (Número da Pré-Ordem).
Clicando no botão , antes ainda que seja gerado o pedido, será necessário indicar qual ação o sistema deverá fazer para com o registro do “Banco de Pedidos” utilizado. |
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