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Objetivo
Nesta sessão será exemplificado em como o usuário fará para gerar os lançamentos do Lalur/Lacs.
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Importante As informações nas imagens deste manual é apenas para exemplificar o processo. O usuário NÃO deve alterar suas configurações para espelhar as informações aqui contidas.
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Ao efetuar a seleção da opção, o sistema irá exibir o formulário abaixo:
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Aba Listagem
Nesta sessão o usuário (através dos filtros em tela) verá todos os lançamentos do período especificado (se não utilizar o filtro data inicial/final, o sistema irá pesquisar todos os lançamentos, respeitando o preenchimento dos outros filtros), nas colunas da grid.
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Utilize os filtros em tela para gerar a pesquisa nas colunas da grid.
Utilize o botão para limpar os campos e, gerar nova pesquisa.
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Aba Manutenção
Nesta sessão o usuário fará a manutenção/inclusão de lançamentos.
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Importante: Foi alterada a exibição deste formulário para que exibisse todos os botões e campos, por isso, a exibição ao lado NÃO corresponde à realidade do usuário.
Atenção: Dependendo do Tipo de Conta LALUR utilizada (Parte A ou Parte B), a exibição dos campos do formulário ao lado será alterada (conforme os formulários abaixo).
Para a criar o Tipo de Conta, habilite o Modo Inclusão ao clicar no botão .
Para habilitar o Modo Edição, marque a conta a ser alterada na aba listagem, o sistema irá exibir os dados nesta aba, clique no botão e, efetue a alteração.
Para Salvar a Alteração, clique no botão , para salvar as alterações;
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Cadastro Conta LALUR - Parte A
Atenção: Ao preencher o campo com a Conta LALUR identificada como Parte A, o formulário será alterado com a exibição do campo: Tipo de Relacionamento (Parte A), conforme imagem identificada abaixo.
Ative o modo de Inclusão ao clicar no botão , para a criação do Tipo de Conta.
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Para gerar um novo lançamento, preencha os campos do formulário ao lado, conforme a exemplificação abaixo.
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Preencha os campos do formulário ao informar:
- Conta LALUR
- No campo digitavel informe o número da Conta LALUR (ao utilizar a tecla Tab, o sistema irá preencher automaticamente os seguintes campos: Descrição, Identificação; Tipo Conta e Tipo Tributos);
- Tecla F5
- Clique no campo e utilize a tecla F5, será exibido o formulário: Contas LALUR/LACS (exibido abaixo) para localizar a conta a ser utilizada;
- Identificação
- Este campo será preenchido automaticamente após a identificação da Conta LALUR válida;
- Tipo Conta
- Este campo será preenchido automaticamente após a identificação da Conta LALUR válida;
- Tipo Tributos
- Este campo será preenchido automaticamente após a identificação da Conta LALUR válida;
- Natureza
- Quando a opção de conta escolhida for do tipo Parte A, o sistema irá desabilitar este campo;
- Data
- Informe a data do lançamento;
- Valor
- Informe o valor do lançamento;
- Histórico Padrão
- Selecione o histórico Padrão;
- Tecla F6
- Quando houver dúvida, o usuário poderá efetuar a pesquisa das contas do Histórico Padrão, ao clicar no campo e utilize a tecla F6, acesse o formulário: Histórico Padrão (exibido abaixo);
- Complemento HP
- Utilize o campo para a inclusão de observações pertinentes à inclusão do lançamento;
- Tipo de Relacionamento (Parte A)
- Atenção: Este campo SÓ será exibido quando a conta LALUR for do tipo Parte A;
- Selecione o Tipo de Relacionamento a ser cruzado com a conta;
- Identificação de Processo Ref. ao Lançamento
- Identificação
- Selecione o tipo de identificação do processo (quando necessário);
- Número
- No campo digitavel, informe o número do processo;
- Botão
- Clique no botão para salvar as alterações;
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Cadastro Conta LALUR - Parte B
Atenção: Ao preencher o campo com a Conta LALUR identificada como Parte B, o formulário será alterado com a exibição do campo: Tributação Diferida, conforme imagem identificada abaixo.
Ative o modo de Inclusão ao clicar no botão , para a criação do Tipo de Conta.
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Para gerar um novo lançamento, preencha os campos do formulário ao lado, conforme a exemplificação abaixo.
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Preencha os campos do formulário ao informar:
- Conta LALUR
- No campo digitavel informe o número da Conta LALUR (ao utilizar a tecla Tab, o sistema irá preencher automaticamente os seguintes campos: Descrição, Identificação; Tipo Conta e Tipo Tributos);
- Tecla F5
- Clique no campo e utilize a tecla F5, será exibido o formulário: Contas LALUR/LACS (exibido abaixo) para localizar a conta a ser utilizada;
- Identificação
- Este campo será preenchido automaticamente após a identificação da Conta LALUR válida;
- Tipo Conta
- Este campo será preenchido automaticamente após a identificação da Conta LALUR válida;
- Tipo Tributos
- Este campo será preenchido automaticamente após a identificação da Conta LALUR válida;
- Natureza
- Selecione a Natureza dentre as opções cadastradas;
- Data
- Informe a data do lançamento;
- Valor
- Informe o valor do lançamento;
- Histórico Padrão
- Selecione o histórico Padrão;
- Tecla F6
- Quando houver dúvida, o usuário poderá efetuar a pesquisa das contas do Histórico Padrão, ao clicar no campo e utilize a tecla F6, acesse o formulário: Histórico Padrão (exibido abaixo);
- Complemento HP
- Utilize o campo para a inclusão de observações pertinentes à inclusão do lançamento;
- Tributação Diferida
- Atenção: Este campo SÓ será exibido quando a conta LALUR for do tipo Parte B;
- Marque o flag quando o lançamento se tratar de Tributação Diferida;
- Identificação de Processo Ref. ao Lançamento
- Identificação
- Selecione o tipo de identificação do processo (quando necessário);
- Número
- No campo digitavel, informe o número do processo;
- Botão
- Clique no botão para salvar as alterações;
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Tecla F5
O formulário poderá ser exibido com 1 ou 2 abas, isso dependerá do tipo de Identificação da Conta utilizada (Parte A ou Parte B);
- Listagem
- Saldo Parte B (esta aba só será exibida quando o usuário clicar no resultado da pesquisa na gris e esta for uma conta for do tipo Parte B)
Tecla F6
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- Utilize o campo para gerar a pesquisa nas colunas da grid;
- Marque o Histórico Padrão a ser utilizado no cadastro e clique no botão , para importar a informação para o formulário acima;
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Contas Contábeis Relacionadas
Esta sessão será exibida após a geração da pesquisa (aba Listagem)
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Clique no botão para iniciar o processo de relacionamento das contas e, por consequência a importação dos lançamentos para a grid.
O usuário será direcionado para o formulário abaixo.
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Para gerar o relacionamento das contas contábeis, siga os passos abaixo.
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Preencha os campos para executar a pesquisa:
- Efetue a Pesquisa
- Clique no botão , será exibido o formulário abaixo;
- Conta
- Função F5
- Se existir dúvidas quanto à qual Conta Contábil selecionar, clique no campo digitavel e acione a tecla F5, será exibido o formulário abaixo;
- C. Custo
- Selecione o Centro custo, ou clique no botão , será exibido o formulário abaixo;
- Data
- Informe a Data Inicial
- Informe a Data Final
- Clique no botão , para gerar o resultado nas colunas da grid;
- Marque o resultado desejado na Grid, o qual terá as contas contábeis relacionadas
- O resultado marcado na grid, terá a exibição do histórico nos campos:
- Histórico;
- Complemento;
- Saldo
- Clique no botão , para importar as informações do resultado marcado para o formulário anterior.
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Selecione quantas empresas forem necessárias.
Clique no botão , para salvar a seleção a ser utilizada no processo acima.
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Para pesquisar um Centro Custo, execute os passos:
- Preencha ao menos um dos filtros de pesquisa
- Descrição;
- Apelido;
- Classificação;
- Reduzido;
- Tipo;
- Situação da conta;
- Clique no botão
- Será gerada a pesquisa, o resultado será exibido nas colunas da grid;
- grid
- Marque o resultado a ser utilizado no formulário anterior;
- Botão
- Será exportado as informações do Centro Custo marcado.
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Nas colunas da grid, será exibido as Contas Contábeis importada do formulário Razão.
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Lançamentos Automáticos
Nesta sessão o usuário fará o lançamento no período selecionado (Mensal/Trimestral)
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